segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pastor, você ouve também ou só fala?


miller-ouvir

Tudo bem que você, como pastor, deve ensinar as ovelhas de Cristo. Mas como ensinar se você não as ouve? Como ressalta Matthew Miller no artigo “O pastor e o ouvir”:
[...] nessa competição pela atenção do rebanho, estamos propensos a perder a importância do ouvir—não somente ouvir o Senhor (como alguns já abordaram neste assunto), mas também ouvir o nosso povo, bem como o conselho de colegas pastores e anciãos. Ainda mais quando é o próprio Senhor quem nos diz em sua Palavra: “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar”. (Tiago 1:19). “Todos” inclui também os pregadores.
Deixe eu ressaltar uma parte:
“Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar”. (Tiago 1:19). “Todos” inclui também os pregadores.
Miller continua sobre a importância de ouvir o rebanho:
Assim como Paulo e o autor de Hebreus, devemos estar atentos ao nosso povo, a fim de avaliarmos a melhor forma de alimentá-los a partir do púlpito. Paulo diz em 1 Coríntios 3:2, “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”. (leia também Hebreus 5:12). Quando eu comecei o meu ministério de pregação, um dos membros de noventa anos de idade da minha igreja me repreendeu, de maneira gentil, após ouvir uma pregação na qual eu fui além do que a congregação poderia assimilar. Ele disse: “Você quer um conselho de um homem idoso? Você precisa deixar o pote de biscoitos ao alcance das mãos das crianças”. Somente no final daquela tarde eu consegui deixar aquela dócil crítica penetrar as minhas defesas naturais, e, até hoje, sou grato por aquele feedback. Se quisermos alimentar nosso povo para um verdadeiro crescimento espiritual, temos o dever de saber em que parte do caminho eles estão. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos” (Provérbios 27:23). E para isso é necessário ouvir.
Matthew Miller continua mostrando que o pastor deve ouvir cada membro individualmente, outros presbíteros e pastores e colaboradores. Confira o artigo inteiro:

2013_TBT_01_Jan
O Rev. Matthew Miller é pastor sênior da Greenville Associate Reformed Presbyterian Church, em Greenville, Carolina do Sul.
Por Matthew Miller. Extraído do site www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: Listening and the Pastor.
Este artigo faz parte da edição de Janeiro de 2013 da revista Tabletalk sobre “As Virtudes Perdidas de Ouvir, Meditar e Pensar”.
Tradução: Isabela Siqueira. Revisão: Renata Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: Ouvindo o Mundo e Pastor, você ouve também ou só fala?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *