sexta-feira, 3 de junho de 2022

NÃO CHORES!



Texto: Lucas 7.11-17

Meus irmãos, jamais devemos nos esquecer desta grande verdade. “O MUNDO QUE NOS CERCA ESTÁ CHEIO DE TRISTEZAS. ENFERMIDADES, DORES, POBREZA, TRABALHO ÁRDUO, E PROBLEMAS EXISTEM POR TODOS OS LADOS”, CAUSANDO EM MUITOS DESESPERO E CHORO.

O evangelista Lucas nos diz, que Jesus depois de ter passado por Cafarnaum  e curado o servo do centurião no dia seguinte ele foi para a cidade de Naim, quando se aproximava do portão daquela cidade  se depara com um cortejo fúnebre logo na entrada. Ao falar sobre este fato Lucas, deixa bem claro que a mulher era viúva e que o enterro era do seu único filho. O mestre Jesus sentiu o sofrimento daquela mulher e sabia que aquele filho era muito mais que um filho, representava a sua esperança, honra e o seu futuro, pois seria através dele que teria a condição de sobreviver naquela sociedade.

Aquela mulher tinha todos os motivos pra chorar naquele momento. Se a mulher tinha motivos pra chorar, Jesus também tinha seus motivos pra dizer o que disse. E os motivos de Cristo não só fazia com que ela parasse de chorar, como também a todos os que estavam em volta no cortejo, parassem também.

Neste texto podemos VER JESUS DIZENDO: NÃO CHORES! Mas, porque Ele disse a mulher não chores!?

1º – PORQUE JESUS É O DEUS DE TODA A CONSOLAÇÃO (Lc 7.12,13)

Não era Pedro, nem Tiago, Mateus, João ou muito menos qualquer um de nós, seres humanos limitados, que por mais que nos esforcemos em consolar ou porque somos amigos chegados da família ou da pessoa aflita, mesmo assim não conseguiremos consolar alguém neste momento com nossas palavras. Nesta hora as palavras não consolam!

Mas, quem falava com aquela mulher era o Deus de toda a Consolação. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” 2Co 1.3,4. Cristo pode consolar a qualquer um e em qualquer circunstância. Seja a mais adversa possível, Ele nos consola!

Quem sabe você está chorando neste momento, não pela perda de um filho, mas por outras perdas que teve durante a sua vida. E alguns disseram pra você não chorar, mas nada adiantou até o exato momento. Por mais que você tenha motivos pra chorar, mas hoje Cristo está te dizendo: “Não Chores!” e Ele tem motivo pra dizer isso pois Ele é o Deus de toda a consolação, somente Ele pode te consolar e acalmar o teu coração aflito.

2º – PORQUE PARA JESUS NADA É IMPOSSÍVEL(7.14)

A mulher ainda não havia compreendido que, quem estava diante dela era o Criador do mundo,  o Sustentador do Universo e Autor da Vida (Nm. 16.22 – At. 3.15).Jesus é o Deus do impossível - “Pois para Deus nada é impossível” (Lc. 1.37). “Nenhum dos seus planos podem ser impedidos” (Jó 42:2).

Jesus quando disse: “não chores!  aquela mulher, Ele não disse na condição humana Dele. Pois como homem Ele não teria condição de consolar aquela mulher com palavras. Ele disse na condição Divina, sabendo que para Ele nada era impossível, e estava prestes a efetuar um grande milagre. Ele sabia que poderia ressuscitar aquele jovem.

Pois tanto o querer quanto o efetuar pertence a Deus (Fp. 2.13), e Cristo tanto quis, como fez o milagre na vida daquele rapaz o ressuscitando dos mortos, e restaurando a mulher o que ela havia perdido. Este é o nosso salvador, ele não está morto, não a nada a temer, nem a morte pode nos assustar, porque Jesus venceu a morte, e na cruz nós contemplamos a morte da morte na morte de Cristo.

3º – PORQUE JESUS É O AUTOR DA VIDA(7.15)

Jesus sendo o autor da vida, ele podia e pode transformar a  morte em vida “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão”. Jesus é este que fere, mas também sara e dar a vida.  (Dt. 32.39).Quando Jesus disse pra ela não chorar, ele sabia o que ia realizar ali diante de todos. 

Quem sabe alguma coisa na tua vida morreu, e isto é mais um motivo pra você chorar, porém o Autor da Vida está te dizendo: Crê somente, e verás a Glória de Deus! Não desanime, quem sabe sua alegria e sua esperança morreram. Pode ser que sua alegria e sua esperança já estão sendo levadas ao cemitério, e mesmo que já esteja avançado no caminho, Cristo pode parar este cortejo e ressuscitar a sua alegria e a sua esperança e te dar vitória.

Em nome de Jesus! Meu amado, por mais que você tenha motivos para chorar, por causa de algumas circunstâncias e adversidades que enfrenta na sua vida. Jesus têm muito mais motivos para nos consolar, nos abençoar e nos dar vitória. E é por esses motivos que têm, que Ele é compelido à nos dizer: “Não Chores!”, e quando Ele diz esta frase, Ele se responsabiliza para sermos de fato consolados, restaurados e mais do que vitoriosos porque Ele nos ama e nele está a verdadeira vida.

Pr.  Eli Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *