quarta-feira, 1 de junho de 2022

Lições no Livro de Atos – Um Livro Cristocêntrico, Teocrático, Fidedigno e Atual

 

Pastor Ronaldo Lidório

Em 2020 partiu para o Senhor o querido Rev. José João de Paula, amigo do coração. Naqueles dias, escrevíamos juntos um comentário do livro de Atos. Sua última mensagem, no mês de maio, falava de sua alegria em experimentar a graça de Deus ao se debruçar sobre os ensinos do Senhor. Deixou saudades e um exemplo de fidelidade a Deus, amor à família e compromisso com a missão.

Gostaria de partilhar com vocês sobre alguns preciosos ensinos do Senhor no livro de Atos nos próximos dias. Iniciarei hoje com uma visão mais panorâmica.

Atos dos Apóstolos é um livro cristocêntrico, teocrático, fidedigno e atual. Cristocêntrico, pois apresenta Jesus, sua identidade e missão. Já no capítulo 1, verso 1, Lucas diz que escreveu um primeiro livro (referindo-se ao evangelho segundo Lucas) “relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar”. A introdução de Atos, portanto, se encontra no fim do evangelho segundo Lucas e é sobre Jesus, tudo o que ele fez e o que ele ensinou. O livro não é sobre a igreja ou os apóstolos, mas sobre Jesus, sua vida, seus ensinos e missão.

Além de cristocêntrico, o livro é também teocrático, pois foi escrito para nos encorajar a crer que Deus está no controle de todas as coisas. Encontramos neste livro os relatos da ação de Deus cuidando, encorajando, guiando e empoderando o seu povo. Mesmo em meio ao terrível sofrimento, como lemos em Atos 8, vemos Deus agindo com mão de poder e graça, espalhando a verdade do Reino e glorificando o seu próprio nome. São relatos fascinantes da presença, intervenção, bondade e poder do Altíssimo. Portanto, ler o livro de Atos nos encoraja a crer que Deus governa sobre todas as coisas, todas as pessoas, todas as realidades, em todo lugar e em todo o tempo.

O livro também é fidedigno, pois foi escrito para demonstrar que Deus cumpre todas as suas promessas. Deus não cumpre o que não prometeu, mas todas as suas promessas serão cumpridas. Veja o capítulo 2. No capítulo anterior, Jesus havia prometido que o seu povo receberia “poder ao descer sobre vós o Espírito Santo” (At 1:8), e logo depois lemos que “todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2:4). Ao longo deste livro vemos Jesus presente com o seu povo em todas as circunstâncias, como Ele mesmo prometeu que estaria conosco “todos os dias até a consumação do século” (Mt 28.20).

Por fim, Atos é um livro atual. É histórico, doutrinário e atual. Não trata apenas sobre um apanhado de acontecimentos do que Deus fez, mas daquilo que o Senhor continua fazendo em nosso meio. Ele continua chamando o seu povo para crer, amar, seguir, servir e proclamar o Senhor Jesus a cada dia. Ele continua conduzindo o seu povo a ser edificado na Palavra, pela ação do Espírito Santo, que leva a igreja de Cristo a ser fiel ao seu Senhor.

É curioso que no fim do livro encontramos o apóstolo Paulo fazendo algo que precisamos continuar fazendo em nossos dias: “pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo”.

Ele estava preso, vivia momentos incertos e debaixo de inúmeras pressões. Mesmo assim, o Espírito Santo relata que Paulo fazia a obra de Deus “sem impedimento algum”. É o Senhor quem abre as portas e faz tudo acontecer. Sigamos em paz, gratos pelo que Ele fez. Sigamos firmes, anunciando as maravilhas do Senhor!

Fonte: https://www.facebook.com/eli.vieira.7545?ref=bookmarks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *