terça-feira, 14 de junho de 2022

QUANDO TUDO PARECE PERDIDO

 

Jesus o Senhor do Impossível

João 11.1-42

Meus irmãos, “as crises são inevitáveis. Há momentos em que somos bombardeados por problemas que escapam ao nosso controle: enfermidades, perdas, prejuízos, luto. Oramos, e nada acontece. Aliás, as coisas pioram. Queremos alívio, e a dor aumenta”(HDL). Os problemas produzem angústia e muitas vezes podem aumentar. Como discípulos de Jesus não estamos isentos de problemas neste mundo, Lázaro era amigo e de Jesus ficou doente e morreu.

Este é o sétimo, o último e o maior dos milagres públicos operados por Jesus e registrado no evangelho de João. Foi realizado na última semana antes de Jesus ser preso e morto na cruz. Seu propósito foi despertar a fé nos salvos e a fúria definitiva dos inimigos.

Neste texto de João 11.1-46 podemos aprender algumas lições preciosas para enfrentarmos os  problemas neste mundo em que vivemos.

1)JESUS NÃO SE LIMITA A VISÃO HUMANA (Jo 1.14,16,21,32 e 37). Nestes versículos podemos olhar para os discípulos e ver a visão que eles tinham daquele momento em que Jesus estava passando, principalmente no que diz respeito a perseguição cada vez maior dos Judeus ao Senhor Jesus. Podemos perceber isto nas palavras de Tomé quando ele disse: “vamos também nós para morrermos com ele” (Jo. 11.16), este era o pensamento de Tomé, diante das circunstâncias adversas que os cercavam.

Como conciliar a nossa necessidade com a demora de Jesus? (11.6,39). Em vez de mudar sua agenda para socorrer Lázaro, Jesus ficou ainda mais dois dias onde estava. Em vez de ir pessoalmente, mandou apenas um recado. Marta precisou lidar não apenas com a doença do irmão, mas também com a demora de Jesus. Perguntas surgiram em sua mente: Por que ele não veio? Será que ele virá? Será que ele nos ama mesmo? Muitos passaram a censurar a demora de Jesus.

É interessante olharmos para as irmãs e os judeus quando Jesus chegou a Betânia, Marta disse: “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão” ( Jo 11.21), quando Maria chegou ao lugar que Jesus estava disse: “Senhor, se estivaras aqui não teria morrido meu irmão“(Jo 11.32), alguns judeus ao contemplarem a dor daquelas mulheres falaram: “não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?”(Jo 11.37).

A visão de todos fora  humana, diante de toda aquela triste situação em que eles estavam passando. Muitas vezes, nós também pensamos e  falamos como eles ou ficamos nos questionando dizendo “SE” ou “não podia ele ter feito” isso ou aquilo outro, etc. Visão humana. Graças a Deus, o Senhor Jesus não se limita a nossa visão, ele sabe o que eu e você estamos passando, ele conhece as nossas dores, os problemas que estamos vivendo. Então, não permita, que os seus pensamentos o impeçam de contemplar quem realmente é o Senhor Jesus.

2-NADA É IMPOSSÍVEL PARA JESUS ( Jo 11.38-44) – Neste texto podemos ver o poder de Jesus. Lázaro estava morto a quatro dias(Jo 11.39), já cheirava mal, o corpo estava em decomposição, na visão humana não havia mais nada para se fazer. Aquele era um caso perdido, não adiantava a abrir o túmulo.

Mas ali estava o Senhor da vida, o eu SOU todo poderoso, o doador da vida. Nada é impossível para ele. Ele disse: “Tirai a pedra”, mas Marta disse:  “Senhor , já cheira mal, porque é de quatro dias”(jo 11.39), significa enfrentar uma situação que não queremos mais mexer. A incredulidade nos impede de ver a manifestação plena do ser divino. Jesus disse: […] se creres, verás a glória de Deus (Jo 11.40). Em vez de duvidar, questionar e lamentar, Marta deveria crer. A porta do milagre é aberta com a chave da fé.  Mas Jesus não tem compaixão apenas; tem também poder. Ele não apenas sente os nossos dramas, mas também tem poder para resolvê-los.

A voz de Jesus é poderosa(11.43,44) Vede o milagre extraordinário. Até um morto a escuta e obedece. Lázaro ouve, atende e sai da caverna da morte. Ele sai todo enfaixado, coberto de mortalha. Jesus ordena que o desatem e o deixem ir. Lázaro agora estava vivo, mas com vestes mortuárias. Seus pés, suas mãos e seu rosto estavam enfaixados. Precisamos nos despir das vestes da velha vida. Precisamos nos revestir das roupagens do novo homem.

Eu não sei qual momento você está vivendo neste dia, mas eu sei que as circunstâncias adversas chegam para todos, seja pobre, rico, preto, branco, etc. Mais quando os problemas baterem a sua porta não diga não tem jeito, tudo está perdido não há mais esperança, que tudo acabou. É preciso confiar e orar na certeza que Deus proverá. O Senhor Jesus continua o mesmo, ele sabe o que você está passando, ele conhece o seu e o meu sofrer, os nossos desafios. Não se desespere, Jesus tem a última palavra. Ele o único que ressuscita mortos, que pode transformar a morte em vida, a derrota em vitória (Jo 11.43), nada é impossível para ele.

3- VOCÊ PRECISA CRER EM JESUS (11.40,45) – O maior milagre público de Jesus tem um duplo efeito: fé (11.45) e incredulidade (11.46-57). Muitos judeus creram em Jesus outros foram incrédulos. Qual será a sua atitude? Confiar ou duvidar de Jesus? Há como é difícil crer, quando o médico diz: é câncer! Quando os seus cálculos lhe mostram que o dinheiro que você tem não dá para pagar as suas contas amanhã, e os credores vão bater a sua porta! Há o que fazer?

         Ser crente quando tudo vai bem é fácil. São nos momentos adversos que Jesus quer que nós confiemos nele independente das circunstâncias, pois só assim você poderá contemplar a glória de Deus no seu viver.

O mesmo Senhor que deu a vida a Lázaro pode mudar a situação em que você está passando. Veja o que Deus fez com José, foi vendido por seus irmãos, traído pela mulher do seu senhor, foi preso e esquecido. Mas, o Senhor não o deixou, José tinha esta certeza. Na conversa que ele teve com os seus irmãos depois da morte de seu pai Jacó, ele disse: “Vós, na verdade intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”(Gn 50.20). O nosso Deus é o único que pode transformar até mesmo o mal em bem.

Ser crente quando tudo vai bem é fácil, são nos momentos adversos que devemos confiar em Jesus, pois só assim você poderá contemplar a glória de Deus no seu viver. Em Jesus está a solução do maior problema da humanidade o pecado, só ele pode realizar o milagre da salvação, mas você precisa crer.

Portanto, não se prenda a visão humana, olhe para Jesus ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, creia nele, hoje é o momento, não deixe para amanhã, e assim você verá a glória de Deus.

Autor Pr. Eli Vieira é pastor efetivo da Igreja Presbiteriana Semear de Itabuna-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *