sexta-feira, 20 de março de 2020

É TEMPO DE CONFIAR EM DEUS, EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS(Covid-19)



Joel 1:1-2:21

Nos últimos dias vemos reportagens que trazem informações sobre a Pandemia do Coronavírus em nosso país e no mundo, tais como: “Brasil tem 7 mortos e mais locais onde não é possível rastrear contágios”, “País registra 647 casos confirmados em 21 estados e no DF”, Operação de guerra contra o covid-19″, “Mortes por Coronavírus passam de 10 mil no Mundo”, etc. Estas matérias nos falam da situação desoladora do Brasil e do mundo. Pois o mundo está vivendo ou passando por uma das maiores crises causada pelo coronavírus. Muitas cidade no mundo estão passando por quarentena, o comércio parado, pessoas estão morrendo nos hospitais (Brasil, Itália, França, Espanha, etc.) por causa da epidemia, em muitos lugares as pessoas estão desesperadas com medo de serem contaminadas, sem sabem o que fazer, com medo de morrer ( pois não existe ainda um remédio para combater o coronavírus), etc.

Meus irmãos, quando estudamos a Palavra de Deus, no livro de Joel, podemos ver que o profeta foi levantado por Deus para transmitir a sua mensagem ao povo de Israel em um momento de crise, causada principalmente pela seca. Entretanto, a crise não era só econômica, mas também política e espiritual. Ao olharmos para aquele momento em que o servo de Deus pregou, devemos perguntar: o que nos ensina a mensagem do profeta Joel?

Neste momento marcado pela crise da pandemia do coronavírus que tem assolado o mundo, convido você para olharmos para as Sagradas Escrituras e ouvir o que profeta Joel, inspirado por Deus, nos ensina para enfrentarmos esta e outras crises: O Profeta Joel fala hoje

1- QUE A LAMENTÁVEL SITUAÇÃO, DEVE NOS MOTIVAR A CLAMAR A DEUS (Joel 1.14,19)

O profeta Joel foi levantado por Deus para transmitir a sua mensagem em um momento marcado pela crise, causada principalmente por causa da seca. A situação da terra é descrita pelo profeta no capítulo 1 e pode ser resumida no versículo 10 e o versículo 14b, onde podemos ver: Devastação do campo; cessação do serviço religioso, crise espiritual, tristeza e desolação. Este era o cenário que traduzia a lamentável situação da terra. Diante deste quadro triste e desolador em que a nação se encontrava, muitas pessoas murmuravam, choravam, lamentavam, etc.

Diante deste cenário econômico triste, e desafiador para os habitantes de Judá, o profeta exorta o povo a clamar ao Senhor e promulgar um santo Jejum (Joel 1:14).

Esse deve ser o Projeto do Povo de Deus nesta atualidade desafiadora em que estamos vivendo. Meus irmãos, esse deve ser o projeto da Igreja na atualidade em que estamos vivendo em nossa região, país e o mundo, diante da grande pandemia que nos desafia na atualidade, castigando o nosso Brasil, causado morte, crise política, econômica, moral e espiritual da nossa nação. Deve ser o seu projeto em momentos de crises, certos de que Deus, ouve e responde a oração dos seus servos. Assim Ele nos ensina em sua Palavra “

” se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”(2 Cr.7.14).

2- FIRMADOS NAS MISERICÓRDIAS DE DEUS, DEVEMOS NOS ARREPENDER DOS NOSSOS PECADOS (Joel 2.12-19).

O povo de Israel estava vivendo um momento de desolação, tristeza e dor, etc. porque havia se afastado da Palavra de Deus e do Deus da Palavra, e como consequência deixaram se levar pelo pecado. Então, agora a nação estava sendo disciplinada ou exortada pela seca permitida por Deus para falar aquele povo,que precisava se arrepender, olhar para as misericórdias do Soberano Senhor, que controla todas as coisas, que não se limita as concepções humanas.

Hoje, quando nós paramos para olhar o Nordeste, o Brasil e o mundo, podemos ver a idolatria, a injustiça social, corrupção, feitiçaria, violência, prostituição infantil, o sincretismo religioso, a depravação total, etc.. A solução para nossa situação e para o mundo em que estamos vivendo, está em nos arrependermos dos nossos pecados, confiarmos nas misericórdias de Deus e assim seremos restaurados. É o que o homem precisa fazer em meio a depravação da nossa atualidade.

Deus nos fala em sua Palavra “1 Se eu cerrar o céu de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (2 Cr 7.13,14).

O homem (Mundo) precisa se arrepender dos seus pecados e voltar-se para Deus. O homem tem zombado da Palavra de Deus, construído ídolos vãos para si (dinheiro, bens, etc.), muitos estão ou estavam vivendo como se Deus não existisse. Voltar-se para Deus está a nossa esperança, na certeza de que o Senhor é misericordioso e rico em perdoar, porque Deus tem bênçãos incomparáveis para aqueles que o buscam de todo coração.

3-FIRMADOS NAS PROMESSAS DE DEUS, DEVEMOS NESTE MOMENTO NOS ENCHER DE ESPERANÇA (Joel 2.18-32).

Em Joel 2:18 o Senhor se mostra zeloso de sua terra, compadecendo-se do Seu povo e promete bênçãos grandiosas.

Podemos classificar estas bênçãos, como sendo de ordem: materiais, espirituais e eternas. Deus promete ao povo normalidade na produção, dizendo:”… eis que vos envio o cereal e o vinho, e o óleo… os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, etc. (2:19,22-26). Deus promete proteção (2:20,21,27), estabilidade climática (2:23), fartura e alegria (2:24,26) e o derramamento do Espírito Santo (2:22-32). Diante de tais promessas de Deus, o profeta Joel desafia o povo de Israel a renovar suas esperanças.

Diante de tais promessas, nós somos desafiados a nos enchermos de esperanças, e não ficarmos desanimados, murmurando, chorando, porque no Senhor há esperança. Ele é o Deus que sara, que restaura, que faz aquilo que nós não podemos fazer, ele é Soberano. Meus irmãos como alguém disse: ” O que o oxigênio significa para os pulmões, é a esperança para o sentido da vida”. Na atualidade diante da crise, há muita gente ansiosa, desesperada, buscando um sentido para a vida, nas drogas, nas religiões, etc., sem, contudo, encontrar uma saída, porque estão pondo suas esperanças onde não há esperança.

Hoje como igreja do Senhor, povo de Deus, devemos confiar no Soberano Deus e no Deus das promessas, na certeza de que Ele pode mudar a nossa situação, pode fazer com que esta peste(epidemia) parar em todo mundo, mas nós precisamos nos voltarmos para Ele, como Ele nos ensina em Sua Palavra “Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo , que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.(2 Cônicas 7.13,14).Desperta Nordeste! Brasil! Mundo. É tempo de confiarmos nas promessas de Deus e nos voltarmos para Ele.

Meus irmãos, diante da pandemia do coronavírus que assola o nosso estado, o Brasil e o mundo hoje, ainda há esperança, pois, eu e você sabemos que o nosso Deus não mudou, ele é imutável, ele permanece o mesmo. ele está no controle. Por isso podemos confiar nas suas promessas e nos encher de esperanças e ouvir o que o profeta Jeremias também nos diz em Lamentações 3:21 ” Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”. O que você está trazendo a memória neste momento de crise? Pare e pense? Olhe para Deus, independente das circunstâncias, clame ao Senhor, confie nas suas misericórdias e firme a sua vida nas promessas de Deus, na certeza de que há esperança para mim, para você, para nossa região, para o Brasil e o mundo. Somente a Deus toda Glória.

Autor: Pr. Eli Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *