sexta-feira, 8 de julho de 2022

A PRESENÇA DE DEUS, NOSSA MAIOR NECESSIDADE

 



A PRESENÇA DE DEUS, NOSSA MAIOR NECESSIDADE

 Êxodo 33.1-15

Nos dias atuais, marcado pelo materialismo, o homem trocou Deus por suas bênçãos, porém a nossa maior necessidade, não são as bênçãos de Deus, mas  a presença de Deus.

Em Êxodo 33.15 contemplamos a visão de Moisés sobre a importância da presença de Deus. Quando ele desceu do monte viu o mal que o povo praticara, deixando de adorar ao Senhor para adorar um bezerro de ouro. Então disse o Senhor a Moisés que queria destruir o povo (Êx.32.10), mas Moisés intercedeu por eles ao Senhor. Então, Deus prometeu enviar um anjo adiante do povo, mas Moisés disse ao Senhor: “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar”.

Com base em Êxodo vamos aprender algumas lições para entendermos que a nossa maior necessidade é da presença de Deus.

1-O PECADO NOS AFASTA DA PRESENÇA DE DEUS (Êx. 32.9,10,30-35; 33.4,5)- Quando Moisés subiu ao monte para falar com Deus e passou quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus, o povo ficou impaciente e pensando que Moisés não retornaria, e fizeram para si um ídolo ( Êx 32.1,2), e isso entristeceu ao Senhor de tal maneira que ele não queria mais  caminhar no meio do povo (Êxodo 33.5).

O pecado provoca a ira de Deus, faz ele se afastar do meio do seu povo, e como consequência escraviza o homem e o leva para a morte. Por isso podemos contemplar Moisés clamando a misericórdia do Senhor ao interceder pelo povo diante de Deus (Êx. 32.11-24, 30-35; Dt 9.25-29).

Como é triste quando o povo de Deus desobedece, aquele que o libertara da escravidão do pecado. Meu irmão não podemos brincar com o pecado, mas precisamos nos afastar de tudo aquilo que tenta nos afastar de Deus.

2-NADA PODE SUBSTITUIR A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSO VIVER(Êx. 33.2-17) -Deus prometeu enviar o seu anjo adiante do povo. Eles viram o mal que praticaram, ouvindo o que Deus falara, pratearam e tiraram seus atavios ( Êx. 33.4,5).

É interessante observarmos que Deus prometeu a Moisés enviar o anjo, lhe dar vitórias sobre os seus inimigos e a terra que manava leite e mel. Mas o que é um anjo comparado com o Senhor Deus Todo-Poderoso, criador e sustentador do universo? Os anjos são apenas seres criados por ele. Deus prometeu vitória sobre os inimigos de Israel, mas o que são as vitórias sem a presença de Deus? O que é a terra que mana leite e mel sem a presença de Deus?

Hoje a igreja precisa entender que a nossa maior necessidade é de Deus. As suas bênçãos sem a sua presença em nosso viver, não tem sentido, ficamos vazios. Quantas pessoas tem bens matérias, tais como: casas luxuosas, carros, dinheiro, etc. mas são vazias, secas, sem esperança, sem amor sem vida, mesmo estando vivas. O mestre Jesus nos ensinou dizendo: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas ” Mt.6.33(NTLH).Nada pode substituir a presença de Deus em nossa vida neste mundo.

3- PORQUE DEUS É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DO SEU POVO  (Gn. 12.1-9;Êx. 12.1-51; 13.17-22; 40.34-38; Nm 9.15-23) – Moisés conhecia a história dos seus pais,  de maneira maravilhosa podemos ver ele dizer: “Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? (Êx. 33.16b). Todo o contexto histórico nos mostra que a razão da existência de Israel era o Senhor Deus.

A presença de Deus era indispensável para Israel continuar existindo, pois ele era o verdadeiro sentido da existência da nação. O principal alvo de Moisés não era uma terra que manava leite e mel, mas uma terra santa onde Deus estaria presente com o seu povo. Pois a presença de Deus fazia de Israel um povo diferente das demais nações.

Meus irmãos, assim como Moisés, hoje nós precisamos entender que a nossa maior necessidade é de Deus, pois somente com Ele podemos viver de forma diferente, caminhar desfrutando de sua comunhão e proteção no meio deste mundo que mais parece um deserto desafiador. Ele é o Deus vivo, poderoso, presente que nos dá força para viver (Isaías 41.10). O Senhor Jesus está conosco, pois ele é o Deus Emanuel (Mt 1.23),  sem ele nada podemos fazer (Jo 15.5), mas com ele nós somos mais que vencedores (Rm 8.37), a ele seja toda honra e glória.

Pr. Eli Vieira é formado pelo Seminário Presbiteriano do Norte e pastor efetivo da IP Semear, Itabuna-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *