segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O PAPEL SACERDOTAL DO PAI NA FAMÍLIA


Ex 28.1-4,36;Lv 16;Ed 9; Dt 6.

O casamento é uma aliança entre um homem e uma mulher na presença das testemunhas e de Deus, através do qual se forma uma nova família, onde cada um tem seu papel. E para que a o lar seja uma bênção cada membro precisa desenvolver a sua função. Neste texto eu vou me deter sobre o papel do pai na família da aliança.
Nos nossos dias marcado pelo materialismo, muitos pais pensam, que só precisam ter uma boa casa, carro e ser um sucesso no trabalho, etc. Mais o que adianta ter uma casa e uma famílias infeliz? Que adianta ser um sucesso no trabalho e ter um lar ser fracasso? Nenhum sucesso compensa o fracasso da família. A família é um projeto de Deus, para a glória dEle, e para que isso possa acontecer os pais precisam desenvolver o seu sacerdócio no lar. Para sermos sacerdotes em nossos lares, cada pai precisa:

1-VIVER EM SANTIDADE (Êx 28.1-4; Lv 16; 19.1,2; 21.6,8) – Quando os sacerdotes foram estabelecidos por Deus, ao separar Arão e seus filhos, ordenou que eles vivessem em santidade. A santidade era indispensável a vida dos sacerdotes para exercerem o seu ministério diante do Senhor, porque senão seriam destruídos como aconteceu com Nadabe e Abiú filhos de Arão que morreram diante do Senhor (Lv. 10.1-7). Deus ao chamar o seu povo do Egito ordenou dizendo: “Disse mais o Senhor a Moisés:“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”(Lv 19.1,2), e também o apóstolo Pedro ao escrever aos irmãos dispersos disse:“porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”(1 Pe 1.16).

Sem santidade não podemos desfrutar da presença de Deus e desenvolver o sacerdócio do lar. Os pais precisam levar o relacionamento com Deus a sério, para serem bênção e exemplo para os familiares, pois eles sabem muito bem que somos dentro de casa. Se os nossos familiares nos conhecem, pense, quanto mais o nosso Deus. Ele conhece cada pai (Sl 139). Portanto, precisamos de pais santos para serem bênçãos e seus lares.

2-SER UM PAI DE ORAÇÃO (Lv 9.1,2,22-24; 16.2-34; Ed 9.15) – A vida de oração é era uma das características dos verdadeiros sacerdotes, na casa de oração. O capítulo de 16 do livro de Levítico é o clímax do livro que apresenta o caminho de acesso a Deus, onde os sacerdotes no dia da expiação se achegavam diante de Deus, principalmente quando o sumo-sacerdote se apresentava diante de Deus para fazer expiação por sua casa, pelos sacerdotes e pelo povo. O dia da expiação era um dia de jejum e lamentação pelos pecados Dt 9.18, de confissão ! Sm 7.9, Ne 9.1,2. Era um momento de intercessão pelas famílias e nação (Lv 16.11-34). Jó foi um homem rico, integro e temente a Deus que se desviava do mal, que também intercedia por seus filhos (Jó 1.5).

Orar uma vez pela família é fácil, mais ter uma vida de oração não é, pois para sermos maridos de oração precisamos ter fé, dedicação, tempo, etc. Em nossa igreja, quando os pais apresentam os seus filhos para serem batizados, um dos compromissos assumidos é de ter uma vida de oração com e pelos filhos. Hoje precisamos orar apresentando a Deus as nossas famílias. Portanto, precisamos de pais de oração, como alguém já disse: “pais de oração famílias de pé”.

3- ENSINAR A PALAVRA DE DEUS (Ed 7.10;10.10,16, Dt 6.6-9; 2 Tm 3.14-16) – Os sacerdotes também tinham a responsabilidade de ensinar a Lei do Senhor como podemos ver o exemplo de Esdras Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças”(7.10). Os sacerdotes ensinavam aos de sua casa como ao povo. Quando o sacerdote Ele deixou de ensinar aos seus filhos ele foi repreendido, pois o verdadeiro ensino é muito mais do que palavras, envolve atitude. Eli precisava ter confrontado os seus filhos, sua falha em não ter tomado uma atitude “foi interpretada como ter honrado mais os seus filhos do que o Senhor” (1 Sm 2.29).

Como homens de Deus, os pais  israelitas precisavam ensinar a Palavra de Deus aos seus filhos conforme as sagradas escrituras: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”(Dt 6.7-9).

Paulo ao escrever a Timóteo disse: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”(2 Tm 3.14-17).

Como homens de Deus precisamos ensinar a palavra de Deus em nossos lares, e não deixar esta responsabilidade só para a igreja, os professores, etc. Você não precisa ser pastor para ensinar aos seus filhos! Você precisa conhecer a Deus e sua palavra e fazer a sua parte sem se acomodar. Entretanto, pai, você precisa estudar a palavra, ir à igreja, tirar suas dúvidas com o pastor, missionário, presbítero ou algum líder da igreja. Nós também, precisamos orar rogando a iluminação do Senhor para crescermos na graça e no conhecimento do nosso Deus para assim ensinarmos a nossa família.

Meus irmãos, nesta atualidade tão desafiadora em que estamos vivendo, onde podemos ver o problema das drogas, prostituição, corrupção, idolatria, etc. O os pesquisadores já descobriram que o problema começa nos lares. Como homens de Deus somos privilegiados, mas grandes privilégios implicam em grandes responsabilidades. Os pais cristãos, como sacerdotes do lar tem grande responsabilidade de viverem em santidade não só na igreja, mais em toda a sociedade, de serem homens de oração, que intercedem por seus lares e ensinam a palavra da vida. Grande é o nosso desafio, mas não podemos desanimar e sim despertar para cumprirmos o nosso papel de pais para a glória de Deus.

Sobre o autor: Eli Vieira é formado pelo Seminário Presbiteriano do Norte-Recife, cursando Administração na Uninassau e pastor efetivo da Igreja Presbiteriana Filadélfia, Garanhuns-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *