O Agreste Presbiteriano

Páginas

  • PÁGINA INICIAL
  • QUEM SOMOS
  • BIOGRAFIAS
  • DEVOCIONAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • EVENTOS
  • FAMÍLIA
  • MENSAGENS
  • MISSÕES
  • NOTÍCIAS
  • PASTORAL
  • PEQUENOS GRUPOS
  • POLÍTICA

Seja o nosso parceiro neste ministério. Adquira o Ebook COMUNHÃO COM DEUS.

Seja o nosso parceiro neste ministério. Adquira o Ebook COMUNHÃO COM DEUS.
Seja o nosso parceiro neste ministério. Clique e o conheça

Conheça e adquira o Ebook do Livro do Pr. Eli Vieira já está Disponível

Conheça e adquira o Ebook do Livro do Pr. Eli Vieira já está Disponível
Disponível na Amazon

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Lições do Casamento de Um Pastor: Charles e Susannah Spurgeon – Parte 1″ por Dr. Gerald Bilkes


“Se é verdadeiro de uma maneira geral que ‘O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR’, quanto mais no caso dos ministros que são encorajados e auxiliados por suas parceiras na vida. Os membros das igrejas cristãs pouco sabem o quanto eles devem às esposas de seus pastores…” Charles Ray, autor da biografia de Spurgeon.

Você provavelmente não precisa de muita introdução a respeito de Charles Spurgeon, um pastor inglês batista do século 19 que continua sendo influente no meio cristão até hoje e que recebeu o apelido de “ Príncipe dos Pregadores.” É difícil sumarizar como foi a vida de um homem como esse, mas aqui estão alguns rápidos fatos sobre ele:

- Ele tanto foi convertido quanto começou a pregar ainda adolescente.

- Ele era o pastor da congregação New Park Street Chapel (posteriormente chamada de Metropolitan Tabernacle) em Londres por 38 anos.

- Durante sua vida, Spurgeon pregou para aproximadamente 10 milhões de pessoas, frequentemente pregando até 10 vezes por semana em diferentes locais. A maior multidão para a qual ele pregou foi de 23,654 pessoas (isso foi antes da época dos amplificadores!).

- No ápice de seu ministério, seus sermões eram publicados diariamente em jornais tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos.

- Ele era um orador tão talentosos que encantava multidões de ouvintes, e era um produtivo autor de diversos tipos livros- sermões, uma autobiografia, comentários, livros de oração, devocionais, revistas, poesia, hinos e outros. Seus sermões eram uma obra de arte em “pensamento penetrante e precisa exposição”. Suas mensagens têm sido consideradas dentre as melhores na literatura cristã.

- Ele foi uma pessoa importante na tradição Batista Reformada, defendendo a Igreja de acordo com a Confissão de Fé Batista de Londres de 1689, se opondo às tendências liberais e pragmáticas de sua época. Foi altamente criticado. Ele estava envolvido em diversas controvérsias com a União Batista da Grã-Bretanha, e eventualmente teve que sair da denominação.

- Ele também é lembrado pelas suas obras de caridade – por exemplo, começou com uma organização chamada “Spurgeon’s”, que atualmente é um ministério global, e também fundou a “ Universidade Spurgeon” , a qual recebeu o seu nome após a sua morte.

Mas a esposa de Spurgeon, Susannah, é menos conhecida.

Eu gostaria de começar dando a vocês um breve histórico da vida em comum deles, e depois vou preenchendo as lacunas à medida que damos uma olhada com mais atenção em diversas áreas do casamento que eu acredito que existem lições a serem aprendidas.

Uma Breve Biografia Do Casamento Deles

Em um certo domingo em Dezembro de 1853, Charles Haddon Spurgeon, que na época tinha apenas 19 anos, estava pregando na New Park Street Chapel em Londres . Susannah Thompson não tinha comparecido ao culto da manhã, mas ouviu falar muito bem dos seus amigos sobre o pregador. Para agradá-los e por curiosidade, ela aceitou assistir ao culto vespertino. Na verdade, ela não ficou muito impressionada com o Pastor Spurgeon, achando que ele parecia um pouco fora de moda com seus cabelos longos e mal cortados, seu enorme terno preto de cetim e um lenço azul e branco. Ela comentou, “então essa é a sua famosa eloquência! Não me impressiona. Que maneiras rústicas! Será que ele algum dia vai parar de brincar com esse horrível lenço azul de seda? E o cabelo dele!…” Porém, mais tarde, eis o que ela disse sobre esse dia:

“Eu considerei comigo mesma quão pouco meus olhos contemplaram a ele que viria a ser o amado da minha vida; Quão pouco eu sonhei sobre a honra que Deus estava preparando para mim no futuro próximo! É apenas por misericórdia que nossas vidas não são deixadas para nós mesmos planejarmos, mas que o nosso Pai escolhe para nós; do contrário nós poderíamos virar as costas para as maiores bênçãos, e afastar de nós os melhores e mais amorosos dons da Sua providência… Oh, como meu coração é vão e tolo! Eu não tive uma mente suficientemente espiritual para compreender sua sincera apresentação do Evangelho e seu poderoso apelo aos pecadores.”

Spurgeon eventualmente aceitou o pastorado dessa Igreja, e Susannah o encontrou novamente. Porém nenhum dos dois lembrava-se com detalhes da primeira vez que se viram. Aparentemente Susannah logo superou seus preconceitos e frequentemente ouvia as pregações de Spurgeon. Não foi muito depois dos seus fervorosos chamados ao arrependimento que ela despertou, e atentou para o fato de que o seu próprio estado espiritual estava longe de ser o que deveria. Ela já havia se convertido antes disso, mas então ela percebeu quão relaxada ela havia se tornado. O Senhor Spurgeon deu a ela uma cópia do Peregrino para ajudá-la e também a aconselhou espiritualmente. Ela disse: “eu disse a ele do meu estado diante de Deus e ele gentilmente me guiou, pelas suas pregações, conversas, pelo poder do Espirito Santo para a Cruz de Cristo, para a paz e perdão que a minha alma tanto buscava.” A amizade entre Spurgeon e Susannah cresceu e eventualmente, em Junho de 1854, Charles lhe revelou os seus sentimentos. Em menos de dois meses ele a pediu em casamento. Eles se casaram em Janeiro de 1856 e quase no fim daquele ano vieram os gêmeos. Eles seriam os únicos filhos de Spurgeon.

Logo após o nascimento dos meninos, um dos eventos mais traumáticos do casamento deles ocorreu. Num certo domingo à noite, enquanto a Senhora Spurgeon estava em casa com as crianças, Chales saiu para pregar num casa lotada no Salão de Música. Durante o sermão, alguém gritou, ”Fogo!”. No pânico e tumulto que se seguiu, várias pessoas foram mortas. Spurgeon estava tão emocionalmente devastado com esse evento que ele ficou sem condições de pregar por um tempo. Para piorar, isso trouxe um criticismo público a Spurgeon. Ele selecionou comentários e críticas dos jornais, algo que continuou fazendo durante sua carreira. A família foi embora por um tempo até que ele se recuperasse e conseguisse voltar ao trabalho. Esse evento teve um impacto por toda a vida em Spurgeon.

Os primeiros anos de suas vidas juntos foram felizes e relativamente livres de preocupações. Susannah alegremente passava seu tempo ao lado de seu marido, o acompanhando em muitas de suas viagens para pregar. Mas após 10 anos de casamento, a senhora Spurgeon ficou cronicamente doente e acamada por boa parte do tempo. Ela estava frequentemente tão doente que não conseguia sair de casa para ouvi-lo pregar. Ela fez o melhor que pôde para encorajá-lo e suportá-lo em seu ministério apesar de sua fraqueza, e seguiu adiante criando seus filhos como uma esposa piedosa. Os dois meninos professaram conversão ainda jovens rapazes e foram batizados por seu pai na Igreja Metropolitana Tabernáculo em 1874. Esse comentário de Spugeon é certamente o sentimento de muitos de vocês, que tiveram o privilégio de ver seus filhos serem convertidos: “Nós não tivemos nem a metade da alegria com o nascimento deles quando comparamos com a alegria que tivemos com o novo nascimento deles.”

É impressionante pensar na carga de trabalho que Spurgeon tinha. Uma semana comum para ele incluía escrever, pregar e publicar um sermão semanal; tomar conta de um orfanato, um seminário para pastores, uma casa de misericórdia, nos quais ele estava envolvido em fundar; ler e responder a aproximadamente 500 cartas, e pregar até umas 10 vezes em igrejas que ele ajudou a plantar.

Charles mesmo se tornou muito doente mais tarde. Ele sofreu de gota, o que as vezes era muito doloroso, por mais de 20 anos, mais ou menos a partir dos seus 35 anos. Mais tarde ele foi afastado por semanas ou até meses todos os anos em razão de diversas doenças. E também sofreu períodos de depressão. Spurgeon faleceu relativamente cedo, aos 57 anos, em 1892, após 40 anos de pregação. Susannah ficou viúva por aproximadamente 12 anos, morrendo em 1903.

Lições da vida conjunta deles:
Existia um importante aspecto espiritual no relacionamento deles

Isso era como um refrão constante na vida deles. É importante ressaltar esse aspecto antes dos demais pontos porque é a verdadeira explicação para eles conseguirem fazer tanto pelo Senhor mantendo o foco em comum.

Logo no período de corte, Charles e Susannah desenvolveram um desejo pelas coisas espirituais, e isso apenas se aprofundou durante a vida deles juntos. Esse desejo espiritual é evidente, por exemplo, no que Spurgeon escreveu para Susannah antes do casamento: “Querida, comprada pelo sangue do Salvador, você é para mim um presente Dele, e meu coração está transbordante com o pensamento de contínua bondade… o que quer que sobrevenha a nós, problemas ou adversidades, doença ou morte, nós não precisaremos temer uma separação final, seja um do outro, seja do nosso Deus.” É claro pelo escrito que Charles via o relacionamento deles como algo muito mais profundo do que uma simples conexão de sentimentos. Mesmo quando nós desconsideramos um pouco da linguagem Vitoriana romântica comum à época, é notório que Charles via Susannah como um presente de Deus para ele.

Ele procurava ver o relacionamento deles como algo firmado no passado, no sacrifício de Cristo na cruz, e que durasse muito além dessa vida. Susannah certamente contribuiu para esse foco no aspecto espiritual. Enquanto preparava capítulos para a sua autobiografia após a morte dele, ela dizia: “eu estou contemplando e aguardando para ver o meu amado novamente – não como ele era quarenta anos atrás ou até mesmo sete anos atrás, mas como ele será quando eu for chamada para me unir a ele novamente… então eu estou aguardando ansiosa por essa bendita esperança, a gloriosa volta do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.”

Existia uma vulnerabilidade espiritual entre os Spurgeons. Mesmo antes do casamento, Charles escreveu isto para sua futura esposa: “Eu temo não ser tão cheio de amor a Deus como eu costumava ser. Eu lamento meu triste declínio em coisas espirituais. Você e outros podem não ter observado, mas eu agora estou consciente disso… eu te peço, junte as suas orações com as minhas.” Orar um pelo outro era algo muito importante para eles.

Havia outras evidências tangíveis dessa espiritualidade. Eles gastavam tempo lendo juntos: autores como Jonathan Edwards, Richard Baxter, e outros antigos autores Puritanos. Eles até mesmo publicaram uma coleção de Teologia Puritana juntos. Desde o início, o amor espiritual deles era o elo que fortalecia o amor terreno deles. Charles escreveu para Susannah pouco antes de falecer:“seu amor por mim não é um produto apenas da natureza, mas tem sido tão santificado pela graça que tem se tornado uma bênção espiritual para mim.”

Esse profundo tom espiritual do casamento deles é evidenciado de várias formas. Tanto os desafios como os sucessos que aguardavam por eles dificilmente seriam alcançados se a conexão entre eles fosse simplesmente pragmática ou apenas emocional. Como veremos repetidamente em diversos aspectos mais adiante, eles eram centrados em Deus antes de serem centrados neles mesmos, e isso deu a eles uma grande estabilidade.

Continua…

________________________

*Esse artigo é uma palestra ministrada pelo Dr. Gerald Bilkes às esposas dos estudantes do Puritan Reformed Theological Seminary, gentilmente revisada e adaptada à forma escrita pelo autor especialmente para ser publicado no blog Mulheres Piedosas.

Dr. Gerald Bilkes é professor de Teologia Bíblica e Novo Testamento no Puritan Reformed Theological Seminary. Ele completou seu doutorado (2002) no Princeton Theological Seminary. Ele era beneficiário de uma bolsa para pesquisa da Agência de Informação dos Estados Unidos no Instituto Albright (ASOR) em Jerusalém durante o ano de 1997-1998. Ele tem escrito vários artigos sobre temas bíblico-teológicos e tem palestrado em várias conferências. Suas áreas de interesse especial incluem hermenêutica, a história da interpretação e conversão na Bíblia. Ele e sua esposa, Michelle, tem cinco filhos: Lauren, Seth, Zachary, Audrey, e Josué.

________________________


**Tradução: Roberta Macedo

at 22:14:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Páginas

  • Página inicial
  • LIVRO O PODER DOS PEQUENOS COMEÇOS
  • A PRESENÇA DE DEUS, A NOSSA MAIOR NECESSECIDADE

VISUALIZAÇÕES DO BLOG

Conheça o eBook: DEUS PROCURA UM HOMEM

Conheça o eBook: DEUS PROCURA  UM HOMEM
Já disponível na Amazon

Conheça o eBook JOSÉ: DO POÇO AO PALÁCIO

Conheça o eBook JOSÉ: DO POÇO AO PALÁCIO
Disponível na Amazon

Conheça o eBook: CORAGEM PARA SER CRISTÃO HOJE

Conheça o eBook: CORAGEM PARA SER CRISTÃO HOJE
Ebook disponível na Amazon

Conheça o ebook do Pr Eli Vieira

Conheça o ebook do Pr Eli Vieira
Já dispnível na Amazon

Conheça o eBook do Pr. Eli Vieira

Conheça o  eBook do Pr. Eli Vieira
Já disponível na Amazon, clique na imagem

Conheça e adquira o ebook ELEIÇÃO: Manifestação da Graça de Deus

Conheça e adquira o ebook ELEIÇÃO: Manifestação da Graça de Deus
Disponível na Amazon

Na Amazon você encontra os ebooks do Pr. Eli Vieira

Na Amazon você encontra os ebooks do Pr. Eli Vieira
Clique e acesse

Conheça o novo eBook O CRISTÃO NO MUNDO DE DEUS

Conheça o novo eBook O CRISTÃO NO MUNDO DE DEUS
Disponível na Amazon

Conheça o ebook - A PRESENÇA DE DEUS: A Nossa Maior Necessidade

Conheça o ebook  - A PRESENÇA DE DEUS: A Nossa Maior Necessidade
Já está disponível na Amazon

Conheça o eBook do Pr. Eli Vieira clique na imagem

Conheça o eBook do Pr. Eli Vieira clique na imagem
Disponível na Amazon

Conheça o livro e eBook DEUS NÃO MUDOU

Conheça o livro e eBook DEUS NÃO MUDOU
Disponível na Amazon

Conheça o eBook e livro do Pr. Eli Vieira

Conheça o eBook  e livro do Pr. Eli Vieira
Já disponível na Amazon

Conheça o livro - A PRESENÇA DE DEUS: A Nossa Maior Necessidade

Conheça o livro - A PRESENÇA DE DEUS: A Nossa Maior Necessidade
Disponível em eBook na Amazon

Conheça o livro do Pastor Eli Vieira

Conheça o livro do Pastor  Eli Vieira
Disponível em eBook na Amazon

TRANSLATE INTO YOUR LANGUAGE

Clique na imagem e adquira o livro COMUNHÃO COM DEUS

Clique na imagem e adquira o livro COMUNHÃO COM DEUS
Disponível no Clube de Autores

Clique e acesse

Clique e acesse
Na amazon você encontra ebooks e livros com os melhores preços

Clique na imagem e adquira o ebook da 2ª edição do livro TRANSFORMANDO A DERROTA EM VITÓRIA

Clique na imagem e adquira o ebook da 2ª edição do livro TRANSFORMANDO A DERROTA EM VITÓRIA
Disponível na amazon

Clique na imagem conheça e adquira o ebook UMA VIDA COM DEUS

Clique na imagem conheça e adquira  o ebook UMA VIDA COM DEUS
Disponível na amazon

Clique na imagem conheça e adquira o ebook VIVENDO EM COMUNHÃO COM DEUS

Clique na imagem conheça e adquira o ebook VIVENDO EM COMUNHÃO COM DEUS
Click na imagem para comprar o ebook na Amazon

POLO IBN/ IBI 2025 em ITABUNA-BA

POLO IBN/ IBI  2025 em ITABUNA-BA
MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2025

POSTAGEM EM DESTAQUE

UM HOMEM PIEDOSO

  SALMO 15        O Salmo 14 nos diz que há dois grupos em Israel: os "obreiros da iniquidade" e a "linhagem do justo"...

Pesquise no blog

Conheça o EBOOK VIVENDO EM COMUNHÃO COM DEUS

Ebook do livro Comunhão com Deus

Já está disponível o novo livro do pastor Eli Vieira

Já está disponível o novo livro do pastor Eli Vieira
Clique na imagem e adquira na Amazon

INSTITUTO BÍBLICO DE ITABUNA

INSTITUTO BÍBLICO DE ITABUNA

Minha lista de blogs

  • Agreste Presbiteriano
    -
  • IGREJA PRESBITERIANA SEMEAR
    -
  • Presbitério Grapiúna
    -
  • I P Semear
    -

ACESSE O SITE da IP SEMEAR

ACESSE O SITE da IP SEMEAR
Click e acesse

ACESSE O SITE AGRESTE PRESBITERIANO

ACESSE O SITE AGRESTE PRESBITERIANO
Click e acesse

ACESSE OS SITES

  • Agreste Presbiteriano
  • Igreja Presbiteriana Semear

PESQUISE ESTE BLOG

KAROLINA CALÇADOS

KAROLINA CALÇADOS
Rua da Paz,147 - Frei Calixto, Porto Seguro-Bahia

HEBRON INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

HEBRON INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

TALINDA CALÇADOS E CONFECÇÕES

TALINDA CALÇADOS E CONFECÇÕES
Av. Antônio Carlos Magalhães, Nº112 Centro - Itamaraju-BA Fone 73-3294-2215

SEMINÁRIO PRESBITERIANO DO NORTE

SEMINÁRIO PRESBITERIANO DO NORTE
Recife - Pernambuco

CONSTRUPORTO

CONSTRUPORTO
O melhor preço da cidade!

INSTITUTO BÍBLICO DO NORTE

INSTITUTO BÍBLICO DO NORTE

COLÉGIO PRESBITERIANO XV DE NOVEMBRO

COLÉGIO PRESBITERIANO XV DE NOVEMBRO
Servindo a Deus, à Pátria e a Garanhuns

CANAL DO YOUTUBE DO PR. Eli

CANAL DO YOUTUBE DO PR. Eli

AGRESTE PRESBITERIANO

AGRESTE PRESBITERIANO

POSTAGENS POPULARES DA SEMANA

  • Quase metade dos pastores nos EUA tem um segundo emprego
      Segundo estudo, o número de pastores com dupla jornada aumentou. (Foto: Unsplash/Phil Hearing) Segundo uma pesquisa da Lifeway Research, 4...
  • John Piper alerta jovens sobre álcool: ‘Não flerte com o pecado, seja cheio do Espírito’
      John Piper. (Foto: Reprodução/YouTube/CROSS CON) John Piper ensinou aos jovens o verdadeiro caminho para se aproximar de Deus. Recentement...
  • Panelinha na igreja
    . Por André R. Fonseca É muito comum encontrar pregadores e blogueiros criticando as  panelinhas  na igreja. Tipicamen...
  • É pecado jurar?
    . Por Frank Brito “ Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. ...
  • Cristãos na Síria continuam protestando contra perseguição: “Não estamos mais seguros”
      Multidões pediram segurança e justiça para a comunidade cristã na Síria. (Foto: Reprodução/Instagram/The Christians Of The East). Multidõe...
  • FORÇA PARA VIVER
      Ânimo Especial   SALMO 126        Alguns estudiosos associam este salmo ao livramento repentino de Jerusalém do cerco assírio durant...
  • ALÉM DAS FRONTEIRAS
      Além das fronteiras: tema da Campanha Anual da APMT para 2024 Baseado em 2 Co 10.16a , visa ao encorajamento das igrejas e congregações, p...
  • Fora de Comparação
      Devocional Semear A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo? Isaías 46:5 Existem ao me...
  • A Incapacidade Humana
      Por Charles Spurgeon Pregado na Manhã de Sábado, 7 de Março de 1858 por Charles Spurgeon No Royal Surrey Gardens-Londres. “Ninguém pode a ...
  • Amor e Constância
      Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo. 2 Tessalonicenses 3:5 Por ocasião do seu último discurso, ...

POSTAGENS POPULARES DO MÊS

  • Quase metade dos pastores nos EUA tem um segundo emprego
      Segundo estudo, o número de pastores com dupla jornada aumentou. (Foto: Unsplash/Phil Hearing) Segundo uma pesquisa da Lifeway Research, 4...
  • LIÇÕES DA CURA DO CEGO BARTIMEU
    Marcos 10.46-52 A narrativa de Marcos não é sobre um grande líder político como o rei Davi,  Judas Macabeu  ou sobre um sábio rab...
  • “Não tenho medo de nada", diz ex-muçulmana que se arrisca a evangelizar no Irã
      Grace evangeliza em parques duas vezes por dia. (Foto ilustrativa: Unsplash/Javad Esmaeili) Sem medo em um ambiente hostil, Grace, uma cri...
  • O Poder da Fé em Tempos de Incertezas
      Isaías 43.1-5 Em um mundo onde a incerteza parece ser a única constante, a fé emerge como uma âncora inabalável. Tempos de crise, sejam...
  • 244 cidades do Brasil já têm maioria evangélica, aponta IBGE
      Imagem ilustrativa. (Foto: Facebook/IEADPE). Em 58 municípios, os evangélicos representam mais da metade da população, como Arroio do Padr...
  • É pecado fazer sexo anal?
    . Por Filipe Machado O cristão é que alguém que busca, pela graça e misericórdia de Deus, fazer somente o que está determinado...
  • A Igreja Presbiteriana do Brasil também aceita casamentos homossexuais e homossexuais como seus pastores?
    Da mesma forma que houve grande confusão em Junho de 2014 nos Estados Unidos, houve agora também no Brasil. Há pouco conversei com uma...
  • Refutando o Aniquilacionismo
    Por algum tempo da minha vida, por influência do aniquilacionismo adventista[1], do aniquilacionismo russelita[2] e do Aniquilacionism...
  • Iraniano doutrinado a odiar Israel testemunha o amor de Jesus: ‘Ele mudou meu coração’
      Ex-muçulmano iraniano compartilha testemunho sobre sua conversão a Jesus. (Captura de tela/Instagram/emanuel.roro) Ex-muçulmano xiita, o h...
  • AUGUSTUS NICODEMUS E ESPOSA SOFREM ACIDENTE GRAVE
    O Rev. Augustus Nicodemus e sua esposa sofreram um grave acidente de carro na tarde desta segunda-feira, 25, durante uma v...

POSTAGENS MAIS POPULARES DO BLOG

  • Não Consigo Entender Cristãos Que Se Dizem Comunistas
    Por Renato Vargens Há pouco tempo participei no Rio Grande do Sul, como preletor de um Congresso Missionário organizado pela Igreja Irmão...
  • A Igreja Presbiteriana do Brasil também aceita casamentos homossexuais e homossexuais como seus pastores?
    Da mesma forma que houve grande confusão em Junho de 2014 nos Estados Unidos, houve agora também no Brasil. Há pouco conversei com uma...
  • Panelinha na igreja
    . Por André R. Fonseca É muito comum encontrar pregadores e blogueiros criticando as  panelinhas  na igreja. Tipicamen...
  • 10 homens com quem uma mulher cristã não deve casar-se
    . Por J. Lee Grady Minha esposa e eu criamos quatro filhas – sem espingardas em casa! – e três delas já se casaram. Nós ...
  • Refutando o Aniquilacionismo
    Por algum tempo da minha vida, por influência do aniquilacionismo adventista[1], do aniquilacionismo russelita[2] e do Aniquilacionism...
  • É pecado jurar?
    . Por Frank Brito “ Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. ...
  • PEDRAS QUE FALAM
    Texto: Js. 4:1-24  O pastor e escritor Martyn Lloyd-Jones certa vez disse: “um dos efeitos mais devastadores do pecado é a forma...
  • Grave Acidente Com Família Presbiteriana, na Bahia, Gera Comoção Nacional
    Oremos por nossos irmãos neste momento difícil. Recebemos, entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, a triste e chocante notícia d...
  • Ceia Acridoce - Objeções
    "Pois os sacramentos são visíveis sinais e selos de uma realidade interna e invisível. Através deles, Deus opera em nós, pelo p...
  • FILADÉLFIA VIVA
    No dia 15 de novembro aconteceu o Encontro da Família Filadélfia na Chácara Recanto das Colinas Garanhuns -PE. Foi um momento de Adoração, ...

USUÁRIOS ONLINE

SEGUIDORES

ARQUIVO DO BLOG

  • ►  2025 (194)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (27)
    • ►  maio (14)
    • ►  abril (39)
    • ►  março (24)
    • ►  fevereiro (49)
    • ►  janeiro (39)
  • ►  2024 (242)
    • ►  dezembro (19)
    • ►  novembro (23)
    • ►  outubro (10)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (22)
    • ►  julho (29)
    • ►  junho (18)
    • ►  maio (48)
    • ►  abril (47)
    • ►  março (21)
  • ►  2023 (109)
    • ►  dezembro (35)
    • ►  novembro (8)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (4)
    • ►  maio (15)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (26)
  • ►  2022 (189)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (11)
    • ►  setembro (19)
    • ►  agosto (28)
    • ►  julho (33)
    • ►  junho (37)
    • ►  maio (27)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2021 (3)
    • ►  dezembro (3)
  • ►  2020 (99)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (8)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (64)
    • ►  fevereiro (11)
  • ►  2019 (41)
    • ►  dezembro (20)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (2)
    • ►  junho (2)
    • ►  março (9)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2018 (97)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (3)
    • ►  agosto (18)
    • ►  julho (3)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (34)
    • ►  janeiro (19)
  • ►  2017 (422)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (41)
    • ►  outubro (35)
    • ►  setembro (45)
    • ►  agosto (51)
    • ►  julho (40)
    • ►  junho (81)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (14)
    • ►  março (38)
    • ►  fevereiro (16)
    • ►  janeiro (31)
  • ►  2016 (538)
    • ►  dezembro (71)
    • ►  novembro (123)
    • ►  outubro (35)
    • ►  setembro (32)
    • ►  agosto (43)
    • ►  julho (47)
    • ►  junho (24)
    • ►  maio (45)
    • ►  abril (47)
    • ►  março (37)
    • ►  fevereiro (20)
    • ►  janeiro (14)
  • ►  2015 (244)
    • ►  dezembro (18)
    • ►  novembro (41)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (18)
    • ►  agosto (15)
    • ►  julho (27)
    • ►  junho (35)
    • ►  maio (16)
    • ►  abril (21)
    • ►  março (23)
    • ►  fevereiro (17)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2014 (455)
    • ►  dezembro (12)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (13)
    • ►  agosto (25)
    • ►  julho (55)
    • ►  junho (23)
    • ►  maio (20)
    • ►  abril (64)
    • ►  março (109)
    • ►  fevereiro (59)
    • ►  janeiro (42)
  • ▼  2013 (1595)
    • ►  dezembro (71)
    • ►  novembro (110)
    • ►  outubro (98)
    • ►  setembro (117)
    • ►  agosto (74)
    • ►  julho (81)
    • ►  junho (151)
    • ▼  maio (183)
      • Entrevista de Silas Malafaia ao Ratinho repercute ...
      • Sobre Festas Juninas
      • [Vídeo] No Programa do Ratinho, pastor Silas Malaf...
      • Alvorada missionária
      • O patético resultado do assistencialismo (II): o c...
      • Sportv Repórter fala sobre a fé dos atletas brasil...
      • O FALSO ENSINO DE ALGUNS PASTORES BRASILEIROS: O U...
      • Procurador-geral pede absolvição de Feliciano por ...
      • Universidade Presbiteriana Mackenzie terá novo cha...
      • A família sob ataque
      • Questões sóbrias para aqueles que crêem numa reden...
      • Pastor Silas Malafaia gravou entrevista ao Program...
      • Cristã revela como é cultuar a Deus em igrejas sub...
      • Vaticano proíbe padre maçom de exercer a função
      • Dez motivos para não participar da “Marcha para Je...
      • VATICANO CORRIGE PAPA: ATEUS AINDA VÃO PARA O INFERNO
      • Atuação de evangélicos na Câmara é restrita e disp...
      • FINAL DE SEMANA DE FESTA NAS IGREJAS EVANGÉLICAS D...
      • DEUS, O DIABO E O MUNDO DAS ARTES
      • Conhecimento médio - Parte 3/3
      • Paul Washer – O Preço de se Tornar um Homem (Prega...
      • Dilma indica para STF advogado que defende aborto ...
      • Refutando as doutrinas das igrejas orgânicas
      • Marcha para Jesus reúne meio milhão de pessoas nas...
      • A criança que pinta unhas para ajudar missionários.
      • CONHECENDO A JMN DA IPB
      • Encontro de Obreiros da JMN em Sergipe
      • CORAL SEMÍRAMES BEZERRA DA IGREJA PRESB.CENTRAL DE...
      • Culto de Inauguração do templo em Trindade-PE
      • CNSAF viaja para três países da África
      • IX ANIVERSÁRIO DA SINODAL NOROESTE DE SAF,s DA BAHIA
      • Ordem católica vai pagar US$16,5 mi para 400 abusa...
      • Igrejas se transformam em cafés e livrarias na Hol...
      • “Jesus, uma vida com atitude” é o tema da Marcha p...
      • Ao escolher uma escola você costuma fazer esta per...
      • O que é sabedoria?
      • O PELAGIANISMO E ALGUNS PASTORES EVANGÉLICOS
      • Turquia se destaca como destino cultural e também ...
      • Igrejas se unem para abrigar e confortar feridos n...
      • Análise exegética do livro de Rob Bell
      • Falsos Convertidos: Um Produto de uma Igreja sem V...
      • Evangélicos fazem campanha na internet contra a no...
      • Domingo da Igreja Perseguida acontece no dia 26 de...
      • Mesa Diretora desliga Samuel Câmara da CGADB
      • Os efeitos do comunismo na sociedade
      • Adoração trágica
      • Igreja evangélica da Escócia decide aceitar sacerd...
      • O conhecimento médio - Parte 2/3
      • Capelão Naval: Marinha abre concurso público para ...
      • Um encorajamento de John MacArthur aos Pentecostai...
      • Pastor Silas Malafaia reprova “legalismo barato” p...
      • PSC entra com recurso para sustar a decisão do CNJ...
      • Vídeo: ‘CNJ cuspiu, pisou e rasgou a Constituição’...
      • UMA IGREJA QUE DESAPRENDEU A AMAR
      • O conhecimento médio - Parte 1/3
      • Pará: Juiz de paz pede demissão para não celebrar ...
      • Exploradores da fé usam a culpa, medo e ganância, ...
      • Ouvindo a Palavra de Deus
      • Pastor Saeed Abedini sai da solitária, esposa come...
      • As bases bíblicas da ética cristã
      • Estudo afirma que quem dá dízimo tem vida financei...
      • Líder evangélico é assassinado na frente de sua fa...
      • Ministério da Educação vai analisar futuro do kit gay
      • Milhares de fiéis participam da 20ª Marcha para Je...
      • Jejum e a comunhão com o Pai
      • Alguns Princípios Cristãos sobre o Lazer e Entrete...
      • Resolução da Justiça que obriga todos os cartórios...
      • Ditadura gay quer transformar a heterossexualidade...
      • Evangélicos criticam final da novela Salve Jorge, ...
      • João Calvino e a responsabilidade social
      • “9 Coisas que Você Deveria Saber Acerca dos Proble...
      • PMs de Cristo participam do “Dia Global de Oração”
      • Breves reflexões sobre a laicidade do Estado
      • O que fazer quando a Palavra não te impacta mais?
      • BALADA, BIRITA, SEXO E EVANGELHO, UMA MISTURA NADA...
      • Igreja Presbiteriana Renascer promove Congresso de...
      • Falsas Conversões: O Suicídio da Igreja – Mark Dev...
      • “Faz Bem”: Grupo de igreja evangélico lança balões...
      • Cuidado com as aparências!
      • Receita Federal dos Estados Unidos está pressionan...
      • MP diz que carros de luxo foram comprados com dízi...
      • Igrejas deformadas, sempre se deformando.
      • Contra o casamento gay, senador enfrenta CNJ
      • Amor e a desumanidade do casamento homossexual (1)
      • Homem mata uma pessoa e fere outras três, dentro d...
      • Ministério Público denúncia 19 líderes da Igreja M...
      • Adeus, pregadores intocáveis!
      • Você pode confiar em um Deus soberano que sangra p...
      • Justiça autoriza o casamento homossexual no Brasil
      • O pecado da incredulidade
      • “Clube Gideão”: Igreja Renascer lança projeto em q...
      • Carecemos de gigantes
      • Hernandes Dias Lopes estará no 4º Encontro Hagnos ...
      • Duas Razões Pelas Quais o Amor nos Protege do Engano
      • ‘Sou evangélica’, diz atriz da TV Globo a Marília ...
      • Jornalista católico critica parcialidade da mídia ...
      • Sola Scriptura – A única fonte e regra de autoridade.
      • Pastor condena a traição virtual e alerta: quem nã...
      • O casamento homossexual é prejudicial à sociedade?
      • Pastor Saeed Abedini passa o dia do seu aniversári...
    • ►  abril (216)
    • ►  março (234)
    • ►  fevereiro (181)
    • ►  janeiro (79)
  • ►  2012 (708)
    • ►  dezembro (74)
    • ►  novembro (85)
    • ►  outubro (23)
    • ►  setembro (63)
    • ►  agosto (85)
    • ►  julho (112)
    • ►  junho (109)
    • ►  maio (42)
    • ►  abril (15)
    • ►  março (69)
    • ►  fevereiro (28)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2011 (96)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  novembro (18)
    • ►  outubro (52)
    • ►  setembro (13)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

ACESSE TAMBÉM

  • Agreste Presbiteriano
    Escola na Inglaterra remove referências ao Natal para ser mais “inclusiva” - Wherwell Primary School in Andover. (Foto: Captura de tela/Google Maps). A Escola Primária Wherwell pediu à companhia infantil para retirar canções de Nata...
    Há 7 meses
  • Palavra da Verdade
    UMA VISÃO DO CRESCIMENTO DA IGREJA - O texto de 2 Reis 6.1-7 ensina alguns princípios importantes sobre o crescimento da obra de Deus. O contexto está ligado com a escola de profet...
    Há 3 anos
  • Igreja Presbiteriana Filadélfia
    Igrejas veem público dos cultos online crescer durante fechamento dos templos - As transmissões estão sendo feitas nas diferentes plataformas disponíveis, como Facebook, YouTube e Instagram. Transmissão do culto do MEVAM, na noite de q...
    Há 5 anos
  • Projeto Os Puritanos
    29.º Simpósio Reformado Os Puritanos 2020 — Pb. Manoel Canuto - Feed
    Há 5 anos
  • Bereianos | Apologética Cristã Reformada
    Confessionalidade madura também se expressa através de submissão e coerência - [image: image from google] Recentemente vi um vídeo do trecho de uma palestra a respeito de como viver uma confessionalidade madura. Esse tipo de discussão...
    Há 5 anos
  • O Tempora, O Mores
    Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago - É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de admiração. ...
    Há 6 anos
  • Monergismo - Ao Senhor pertence a salvação (Jonas 2:9)
    -
  • Ultimatoonline | Editora Ultimato
    -
  • Portal oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil
    -

QUEM SOU EU

Minha foto
Eli Vieira Filho
Itabuna, Bahia, Brazil
Eli Vieira Filho nasceu no município de Jupi Pernambuco, casado com Maria Goretti Vieira, pai de Eli Vieira Neto. Estudou no Instituto Bíblico do Norte (Garanhuns-PE), Seminário Presbiteriano do Norte (Recife-PE), etc. Ordenado ao pastorado pelo Presbitério de Garanhuns-PE em 1997. Foi pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Heliópolis, Garanhuns-PE. Pastor efetivo da: Primeira Igreja Presbiteriana de Itamaraju ( Itamaraju-BA), Igreja Presbiteriana de Capela (Capela do Alto Alegre-BA), Igreja Presbiteriana Betel de João Dourado (João Dourado-BA), Igreja Presbiteriana Filadélfia de Garanhuns (Garanhuns-PE) e atualmente (desde 2022) está pastoreando a Igreja Presbiteriana Semear ( Itabuna-BA). Foi fundador e o primeiro diretor da Escola Presbiteriana John Knox em Capela do Alto Alegre-BA, professor do Instituto Bíblico do Norte e atualmente é um dos fundadores e professor do Instituto Bíblico de Itabuna (Itabuna-BA).
Ver meu perfil completo

REDE SOCIAIS

Pr. Eli Vieira Filho - Apenas um servo do Senhor. Tema Espetacular Ltda.. Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.