segunda-feira, 13 de maio de 2013

Família do Pastor


A família de um pastor ou evangelista é também humana, sujeita aos desencontros, às crises pessoais e relacionais.

Pastores não vivem emocionalmente bem as vinte e quatro horas do dia, sete dias por semana. Esposas de pastores não possuem todos os dons e virtudes e seus filhos não se comportam de maneira perfeita o tempo todo.
Basta ser uma família comum, humana, capaz de celebrar, afirmar e nutrir o que há de bom, aceitando, perdoando e sendo paciente com suas ambigüidades e ambivalências.
Família que reflita a graça de Deus, onde a exigência da perfeição, com seu legalismo acusador e cobrador, dê lugar ao amor paciente e benigno e ao perdão restaurador e terapêutico.
Deus abençoe as famílias de nossos obreiros e que ministério pastoral e familiar sejam bemsucedidos!

Pastor de rebanho ou de boiada?

Temos um conceito um pouco errado de pastor. Às vezes, pensamos que cuida de gado. Há muita diferença entre boiada e rebanho. Uma boiada se dirige na base do cutucão. É preciso gente atrás para empurrar e gritar. É preciso gente dos lados para que a boiada não se desvie. Algumas vezes temos a tendência de pastorear o rebanho assim. Muitos pensam que a igreja só vai no grito. Isso não está certo. Essa não é a figura do pastor.
O pastor, no Novo Testamento, é pastor de ovelhas. Como age um pastor de ovelhas? Ele vai na frente e as ovelhas vão atrás. A igreja conhece o pastor e segue sua orientação.
O pastor é aquele que vai na frente, ao mesmo tempo é aquele que enxerga a missão da igreja como um todo e também é aquele que sabe o caminho porque tem mais experiência. Esse conjunto de idéias compõe a figura do líder no Novo Testamento, que ora é chamado de presbítero, ora é chamado de pastor e ora é chamado de bispo. Seja pastor de ovelhas e não de boiada.
Fonte:JMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *