segunda-feira, 25 de setembro de 2017

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO NOVO TEMPLO DA IGREJA PRESBITERIANA DO CATONHO

Igreja Presbiteriana do Catonho Rumo ao Centenário

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.


Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.


Foto de RevLeonildo Paixao.






No dia 24 de setembro de 2017 por ocasião da Escola Dominical, a igreja Presbiteriana do Catonho faz a cerimônia de lançamento da Pedra fundamental do Novo Templo, onde estiveram presentes vários irmãos. Segundo as palavras do Rev. Leonildo Paixão pastor efetivo da Igreja do Catonho "hoje foi um dia muito especial, foi dado início o maior projeto da minha vida dos últimos anos. Realizamos a terraplanagem do Novo Templo da Igreja Presbiteriana do Catonho, Jupi-PE. Este projeto nasceu após observar os irmãos colocar bancos na calçada da Igreja para assistir a Escola Dominical, isso porque a igreja estava completamente cheia, sem nenhum espaço, e ainda faltava uns 40 irmãos que não tinham vindo neste dia". 
O Presbiterianismo no Catonho começou com o missionário Dr. George W. Butler como disse o pastor Edijéce Martins "De Garanhuns, o evangelho se espalhou atingindo grande área: Gileá, Cachoeirinha, Inhumas, Catonho e até  Catende, Quebrangulo e Águas Belas"(1976, p.61). Depois da morte de Né Vilela em 7 de fevereiro de 1898 várias pessoas aceitaram ao evangelho. "A morte de Né Vilella, porém resultou na conversão de muitas pessoas que, a partir daquela data, começaram a se interessar pelos ensinos da nova igreja. Poucos meses a 26 de julho o Dr. Butler batizou 34 pessoas em Catonho, no mesmo município de São Bento, e mais 16, daí a dias, em Vitória, no vizinho Estado de Alagoas" (Martins, 1976, p 78)¹

Graças ao trabalho incansável de muitos servos de Deus, tais como: O Pioneiro Dr. George W. Butler, Martinho de Oliveira, Antônio Almeida, George Henderlite, William Thompson, Jerônimo Gueiros e outros notáveis servos de Deus, Garanhuns ficou conhecida como cidade evangelizadora ou Antioquia Pernambucana. Mas nenhum "excedeu em trabalho e frutos ao Rev. Antônio Gueiros que montado a cavalo, transpôs serras e valados para anunciar as novas de salvação e, assim fundar e organizar igrejas em diversas regiões". O pastor Antônio Gueiros iniciou o seu ministério na Igreja de Garanhuns no dia 17 de fevereiro de 1914 e permaneceu como pastor efetivo da igreja até  1946.Em seu ministério o Rev. Antônio Gueiros procurava ser auxiliado por obreiros verdadeiramente crentes e colportores, assim como Januário Antônio da Silva que foi um grande cooperador na proclamação do evangelho no agreste meridional . "No estado de Pernambuco, além de Garanhuns seu ministério ganhou almas e fundou pontos de pregação, congregações e igrejas em Inhumas, Gileade, Cachoeira Dantas, Palmeirinha,São João, Angelim, Burgos, Tiririca, Lagartixa, Catonho, São Pedro, Neves, Fama, Brejão, Brejinho, Maçaranduba, Poço Cumprido, Freixeira de Santa Quitéria, Genipapeiro, Correntes, Lajedo, Entupido, Águas Belas, Buíque, Salobro, Jupi, Bom Conselho, Serrinha, São Bento do Una, Cachoeirinha e São Caetano hoje Caetés"(Soares, 1996, ps. 176,17)². Por seu trabalho missionário incansável, ele  mereceu ser chamado pela Academia Pernambucana de Letras de " O Desbravador Evangélico do Sertão" . O Rev. Antonio Gueiros faleceu em 18 de fevereiro de 1951 aos oitenta anos de idade.

Graças ao trabalho do Rev. Antônio Gueiros e os irmãos da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns, a Congregação do Sítio Catonho,(atualmente Jupi-PE) cresceu e se desenvolveu e foi organizada em igreja no ano 1919. 

A Igreja Presbiteriana do Catonho, firmada na visão missionária dos seus fundadores, continuou propagando o evangelho nos sítios vizinhos, e se tornou uma igreja forte.
Em 1953 designou os presbíteros Josselindo Cordeiro Sobral e Roldão Cordeiro Sobral e os diáconos Nasiaseno Cordeiro Silva e Edilson Cordeiro Sobral para organizar a UMP da Congregação do Sítio Intupido, Angelim(Atualmente município de Jucati-PE). As  19 horas do dia primeiro de fevereiro de mil novecentos e cinquenta e três (01/02/1953) no templo da Congregação Presbiteriana da Igreja do Catonho, localizada no Sítio Intupido do município de Angelim, reuniu-se toda Congregação com o fim de organizar a UMP da Congregação. A qual foi organizada nesta data com trinta sócios e o presbítero Josselindo foi eleito conselheiro (Ata da 1ª sessão da organização da UMP da Congregação do Sítio Intupido)². O trabalho da Congregação do Sítio Intupido e da UMP frutificou e conforme a ata do dia 27 de fevereiro 1955, tinha 175 sócios. O trabalho continuou crescendo e frutificando, conforme a ata do dia 30 de setembro de 1956 tinha matriculados 215 sócios fazendo parte da UMP daquela congregação. Neste período, a Igreja do Catonho era uma igreja forte do presbitério de Pernambuco.

Em 1956 algo triste aconteceu na Igreja Presbiteriana do Catonho. Com a crise do presbiterianismo de Pernambuco em 1956 envolvendo o pastor Israel Gueiros, como diz Um Trecho da História da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil "O Rev. Israel Gueiros foi expulso da Igreja Presbiteriana do Brasil quando completava 25 anos de ministério. Agora se encontrava só com a sua igreja, e uns poucos pastores que aderiram à sua causa. Foi quando em contato com o presbítero Joselindo Cordeiro Sobral, então presbítero da Igreja Presbiteriana do Catonho Garanhuns/PE, e que passava pelas mesmas dificuldades com a sua igreja disse ao Dr. Gueiros: Israel, não existe presbiteriano sem presbitério, temos o número suficiente de igrejas para formar um. Estas palavras foram um incentivo ao Rev. Gueiros que o levou a formar o Presbitério do Norte da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, em 21 de setembro de 1956 com quatro igrejas, a saber: - Igreja Presbiteriana do Recife - Igreja Presbiteriana do Catonho - Igreja Presbiteriana do Fama - Igreja Presbiteriana do Bongi A reunião histórica da formação do presbitério aconteceu na Igreja Presbiteriana do Recife e aqui vai uma transcrição do resumo da ata desta primeira reunião do Presbitério do Norte da I.P.F. do Brasil: Depois do culto de Ações de Graças pelo jubileu de prata do ministério do Rev. Dr. Israel Gueiros, em que o orador oficial foi o Rev. Roderick Carneiro de Melo, foi declarado fundado o Presbitério do Norte e, como também, a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, tudo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e para a prosperidade do Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Foram arrolados oficialmente neste presbitério os seguintes membros: Revs. Dr.Israel Furtado Gueiros, Roderick carneiro de Melo, Uzzai Canuto, Ageu Vieira e presbíteros Joselindo Cordeiro Sobral representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Catonho. Antônio Ferreira dos Santos representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Fama.. Dr. Emerson Pinto da Silva Souto representante da Igreja Presbiteriana do Recife e Abel de Lima Albuquerque (no dia 23 de setembro) representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Bongi. Mesa: presidente Rev. Dr. Israel Gueiros Furtado Gueiros; vice-presidente Rev. Uzzai Canuto; secretário permanente Rev. Roderick Carneiro de Melo; tesoureiro presbítero Israel Oliveira (Jornal a Defesa 01 20/11/1956)³.

Mas algo interessante aconteceu depois da reunião que aconteceu em Recife. Quanto o pastor Ageu Vieira e o presbitero Joselindo Cordeiro foram narrar os fato a igreja, os irmãos não aceitara a posição do pastor e do seu presbitero, isso fez surgir uma crise na Igreja de tal maneira que a IP do Catonho perdeu sua forte Congregação do Intupido Jucati-PE onde o presbítero Joselindo Cordeiro era o líder e depois esta Congregação dará origem a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do do Neves. De fato e de verdade Igreja Presbiteriana do Catonho nunca aceitou sair da IPB,  ela sempre fez parte da parte da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Acesse o link abaixo e veja o vídeo no face do Pr. Leonildo
Terraplanagem para Construção do Novo Templo da IP do Catonho

Nota
1-Ferreira, Edijéce Martins - A Bíblia e o Bisturi, Edição da Missão Presbiteriana no Brasil, 1976 
2-Soares, Caleb - Januário Antônio dos Pés Formosos, 1ª ed - Luz Para o Caminho, Campinas-SP, 1996
3-TRECHOS DA HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA FUNDAMENTALISTA DO  BRASIL- www.ipfb.com.br/IPFB/site2/downloads/Historia_IPFB.pdf acesso em 15/09/2017.

Sobre o autor: Pr. Eli Vieira é formado pelo Seminário Presbiteriano do Norte e pastor efetivo da IP Filadélfia Garanhuns-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *