quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

2 de cada 10 ateus atribuem sucesso financeiro a Deus, diz pesquisa

“Ateus, graças a Deus!”: Parece piada, mas o título da notícia está baseado na pesquisa do Instituto Datafolha, em que ateus atribuem origem das riquezas a Deus
O instituto Datafolha ouviu 2.828 brasileiros, maiores de 16 anos, escolhidos aleatoriamente, como amostragem de toda a população. Diante da afirmação “Todo sucesso financeiro da minha vida eu devo, em primeiro lugar, a Deus”, os entrevistados tinham que responder se concordavam ou não com a afirmação.
Os índices foram altos em vários grupos. Entre os religiosos, a concordância com a afirmação superou mais de 90% das respostas. 70% dos que se declararam sem-religião, por sua vez, também concordam de que a questão econômica tem relação direta com a fé.
Um dado curioso, no entanto, é que 23% daqueles que se declararam ateus responderam afirmativavente a esta pergunta, causando perplexidade nos entrevistadores.
O resultado parece enigmático e pode nos levar a algumas direções:
(1) É possível que estes “ateus” não tenham entendido as implicações da sua “fé no ateísmo”;
(2) Pode ser o caso de que eles sejam ateus “volitivos” e não ateus intelectuais, isto é, não são o tipo de pessoa que não creem na existencia de uma divindade, mas que apenas a negam por razões emocionais, como decepção, morte, problemas de saúde, etc;
(3) Ou pode ser também que 2 de cada 10 ateus entrevistados padeçam de bipolaridade.
Realizada em 174 municípios, o nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Veja o gráfico:
De fato, a bíblia afirma que “toda boa dádiva” vem de Deus, e o cristão genuíno sempre reconhecerá a Deus como Senhor de suas finanças. Isso não significa necessariamente com a famigerada teologia da prosperidade, na qual o fiel barganha com Deus para obter lucro financeiro, e sim o reconhecimento de que a força para o trabalho, a saúde, a inteligencia para empreender, tudo isso vem de Deus e devemos ser-lhe gratos.
Redação Consciência Cristã News
Com informações do Instituto Datafolha
Imagem: Fatos desconhecidos  | Grafico: Datafolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *