segunda-feira, 9 de julho de 2012

HÁ 597 ANOS, MORRIA JOHN HUSS!



Hoje completam-se 597 anos da morte do Ganso da Boêmia, como ficou conhecido John Huss (1369-1415) na história. Queimado em uma fogueira por causa de seus apontamentos contra a venda de indulgências, no dia 6 de julho de 1415, John Huss morreu cantando salmos.

Sua história começa com um britânico chamado John Wycliff (1328-1384). Foi Wycliff quem primeira lançou ideias reformistas como o "sacerdócio universal dos crentes", "o livre acesso de todas as pessoas às Escrituras em sua própria língua", "a separação entre a igreja e o estado", dentre outras. Muitos começaram a aderir às pregações de Wycliff. Ele mesmo chegou a traduzir a Bíblia para a língua inglesa em uma época quando isso era proibido. Conta-se de alguém na Boêmia (o que hoje seria a República Tcheca) que chegou a clamar a Deus que as ideias de Wycliff jamais chegassem lá.

Pois elas chegaram e por lá circulavam por volta de 1380.

John Huss descobriu os escritos de Wycliff e foi fortemente influenciado por eles. Enquanto professor na Universidade de Praga, Huss foi ordenado um sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana e, por volta da virada do século, tornou-se reitor da Universidade. Embora denunciados pela igreja, Huss ajudou a traduzir e divulgar alguns trabalhos de Wycliff. Além disso, Huss começou a pregar tais ideias na Bethlehem Chapel, na cidade de Praga.

Em meio a algumas controvérsias papais que ocorriam naquele tempo, Huss foi contrário à venda de indulgências. Diante de sua postura, Huss foi excomungado e exilado. 

Em 1414, o Concílio de Constança foi organizado para dar fim à controvérsia papal de então. E, em meio ao período do Concílio, em 4 de maio de 1415, Huss foi declarado um herege. Diante de suas afirmações de que Cristo é o cabeça da igreja, e não o papa, de que deveria haver separação entre a igreja e o poder civil, de que o pão e o cálice deveriam estar disponíveis a todos durante a ceia, e também sua crença na predestinação, foram o suficiente para condená-lo como um herege.

Em 6 de julho de 1415, John Huss foi levado à Catedral de Praga. Lá, recusou negar seus escritos e pregações. Posto isso, foi amarrado à estaca onde teve sua última chance de renunciar. Como permaneceu firme, Huss teve seus livros queimados, seu corpo exumado e incinerado, e suas cinzas jogadas em um rio.

Antes de morrer, Huss fez esta breve oração: 

"Senhor Jesus, é por ti que eu suporto pacientemente esta morte tão cruel. Peço-te que tenhas misericórdia de meus inimigos"

Pedro de Mladonovice, um discípulo de Huss, além de outras testemunhas de sua execução, afirmam que Huss morreu cantando Salmos enquanto era engolido pelas chamas.

Abaixo, vc pode assistir à um breve filme que conta sua história.

Wilson Porte Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *