Por Wilson Porte Jr.
Como pode alguém afirmar que Jesus é a Palavra e
depois afirmar que a Palavra contêm muitos erros?
No Éden, a Serpente teve a sagacidade de debater com Eva sobre a Palavra de Deus. Naquele momento, a Palavra de Deus se resumia a poucas palavras ditas à Adão e sua esposa. Em Gênesis 3.1-5, a Serpente debateu teologia, Bíblia, Palavra de Deus com Eva.
A Serpente argumenta (v.1,4-5) e Eva responde (v. 2-3). Mas a palavra da Serpente pareceu interessante e coerente para Eva. Satanás convenceu Eva. E, seu marido, ao invés de lutar pela Palavra e apegar-se à ela, cedeu sem questionar! Pareceu-lhe desejável. Lá, eles comeram duas coisas: a fruta e a bela argumentação filosófica da Serpente.
Assim como no Éden, ainda hoje Satanás tenta perverter a Palavra de Deus por meio de argumentos aparentemente coerentes e belos. Pessoas bem dotadas na oratória têm sido usadas para desviar cristãos do "caminho reto", ou, do "ensino reto" de Deus. Isso não é novidade. O que nos choca, é por meio de quem a argumentação vem.
Aqueles que mais têm argumentado que a Bíblia não é a Palavra de Deus são os teólogos liberais. Para os liberais, a Bíblia não é a Palavra de Deus. Ela contêm a Palavra de Deus. Para eles, a Bíblia está cheia de erros, de mitos, e o grande serviço que eles "prestam" ao mundo é a demitologizar a Bíblia (veja este livro onde Rudolf Bultmann, um liberal, defende que a Bíblia está cheia de mitos).
Se você nunca ouviu um teólogo liberal falando, assista o vídeo abaixo (embora esse aí é um liberal fraquinho). Ouçam-no afirmando que a Bíblia NÃO é a Palavra de Deus, afirmando que ela está cheia de erros, e que ... ahahahaha (eu preciso rir!) ... que o Cristianismo nunca teve Jesus como a chave hermenêutica!
"O Cristianismo NUNCA leu a Bíblia tendo Jesus como a chave hermenêutica"(02:05, no vídeo abaixo) - Caio Fábio.
Ou seja, graças a Deus o Caio Fábio nasceu! Já pensou? Se ele não tivesse nascido, nós ainda estaríamos interpretando a Bíblia de modo errado. Talvez, sem o Caio Fábio, o cristianismo nunca teria descoberto isso!
Norma Braga bem afirmou em seu perfil no facebook:
"Incrível: em dois mil anos de história, NINGUÉM leu a Bíblia tendo Cristo como chave hermenêutica... só o Caio Fábio :-D E assim a fileira pós-moderna de megalôs é perpetuada, cada um asseverando que tem a verdade inteira e essencial que ninguém tem!"
Veja o que mais Caio Fábio diz no vídeo:
"Palavra de Deus é Jesus; Ele é o Verbo"(04:40); "A Bíblia não é inerrante" (03:15); "A Bíblia é um livro do homem; ela não é nem o livro de Deus" (03:43); "O livro (Bíblia) não é suficiente" (04:35).
Enfim, poderia continuar escrevendo, mas...
A idolatria à pessoa de Caio Fábio é tamanha que, em breve, acharão desculpas para o que ele afirmou. Logo sairão fiéis seguidores em sua defesa (jamais em defesa da Bíblia). O mais triste, e pelo que devemos orar, é que a opinião de muita gente séria e que ama ao Senhor e que, até então, cria que a Bíblia é a Palavra de Deus, passará a questionar (só porque o brilhante e inerrante Caio falou).
Muitos tentarão maquiar o que o Caio disse. Porém, eu creio que Caio Fábio atacou uma das bases de nossa fé. Creio ser impossível separar Jesus de TODA a Bíblia. Creio que TODA a Bíblia é inspirada e inerrante. E creio que ela é suficiente (Salmo 19.7). E não ficarei aqui tentando provar que ela é inerrante. Creio que ela não precisa disso!
Como pode alguém afirmar que Jesus é a Palavra e depois afirmar que a Palavra contêm muitos erros? Como pode alguém afirmar que Jesus é o Verbo, a Palavra de Deus, e depois afirmar que a Palavra não é de Deus, mas de homens? A resposta a estas perguntas é: quando tal pessoa possui uma língua de serpente, pode!
"A fé cambaleará se a autoridade das Escrituras vacilar"
Agostinho de Hipona
Nenhum comentário:
Postar um comentário