sexta-feira, 22 de junho de 2012

Augustus Nicodemus explica os diferentes tipos de fundamentalismo cristão



Ele acredita que o termo tem sido usado de forma pejorativa quando na verdade quer indicar outra coisa

  • por Leiliane Roberta Lopes

    Augustus Nicodemus explica os diferentes tipos de fundamentalismo cristão
    O reverendo Augustus Nicodemus Lopes escreveu em seu blog sobre o uso demasiado da expressão “fundamentalista”. Muitas pessoas tem usado esse termo para tentar criticar a posição de uma pessoa que se baseia na fé para opinar sobre diversos assuntos.
    O que o chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie explica é que esse termo não é de fato ruim e que há muitossignificados já que ele foi usado para diferentes grupos através da história.
    Nicodemus Lopes explica de forma prática o que significa o fundamentalismo cristão histórico, o cristão americano, o denominacional, o cristão xiita e o fundamentalista cristão teológico sempre falando de suas origens e apontando as diferenças.
    “Em linhas gerais, o fundamentalista teológico acredita que a verdade revelada por Deus na Bíblia não evolui, não cresce e nem muda”, diz o reverendo presbiteriano que se considera um fundamentalista cristão teológico.
    “A nossa compreensão dessa verdade pode mudar com o tempo; contudo, essa evolução nunca chega ao ponto radical em que verdades antigas sejam totalmente descartadas e substituídas por novas verdades que inclusive contradigam as primeiras,” completa ele.
    A grande diferença entre o fundamentalismo liberal e o teológico é que o primeiro acredita na evolução da verdade bíblica a ponto de reinventar o próprio cristianismo.
    Leia o texto na íntegra aqui.
    Fonte:gospelprime

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *