sábado, 27 de abril de 2013

DANIEL:UM HOMEM QUE FEZ DIFERENÇA Parte 2

Parte 2

Por Eli Vieira

2- PORQUE ELE ERA UM HOMEM DE ORAÇÃO
Dn 6.10,11,13; 9.3-19
A palavra hebraica para oração é תפלה que significa pedir, suplicar, que abrange todos os aspectos da invocação. A oração fazia parte da vida de Daniel, sua intimidade com Deus era conhecida por aqueles que não conheciam a Deus. Quando aqueles homens invejosos procuraram atingir Daniel, eles fizeram o rei assinar um decreto que proibia qualquer homem fazer petição a outro deus senão ao imperador Dn 6.4-7. O objetivo deles era atingir Daniel porque eles bem sabiam da integridade e fidelidade de Daniel ao seu Deus.
Daniel quando soube que o decreto tinha sido assinado não se intimidou, não se preocupou com o seu cargo, sua posição no Império Babilônico, mas passou a buscar ao senhor de todo o seu coração, isto é, chegou-se diante de deus com a totalidade do seu ser, com humildade, pois a verdeira oração abrange a pessoa completamente, mas a falsa oração não passa de um estrépido diante da presença de Deus.
Aqueles homens sabiam que a característica que distinguia Daniel dos demais, poderia ser seu ponto vulnerável, isto é, seu firme compromisso com Deus, e assim apelaram ao orgulho e a vaidade do rei Dario afim de acabar com Daniel, pois a oração fazia parte do cotidiano de Daniel, assim como a vida de: Davi (Sl 40.1ss; Sl 142.1ss),  Elias (I Rs 18.36-38), Moisés (Nm 14.13ss), e Jesus que ensinou seus discípulos a orarem (Lc 22.44; Mt 26.41),foram vidas marcadas pela oração.
Os reformadores também foram homens de oração, não obstante as dificuldades enfrentadas. Não foi de forma perfunctória que João Calvino escreveu o maior capítulo das Institutas da Religião Cristã sobre a oração (Inst. III, XX), Para Calvino a "oração é o principal exercício da fé mediante o qual recebemos diariamente os benefícios de Deus". O patriarca do Presbiterianismo John Knox era um homem de oração. A rainha da Escócia temia mais as orações de Knox do que o próprio exército inglês.
Os puritanos foram homens poderosos e fervorosos  diante da presença de Deus. Na Escócia viveu o jovem pastor Robert Murray M`cheyne, que segundo os escoceses este foi o homem que viveu na Escócia que mais se assemelhou a Jesus, não obstante ter morrido jovem com apenas 29 anos, o seu ministério durou apenas seis anos, mas foi muito profícuo. Sua piedade era visível a todos, no domingo de manhã quando ele se dirigia para pregar a igreja, muitos ao olharem para ele, antes dele começar a pregar começavam a chorar. Qual foi o segredo do seu ministério tão abençoado? Foi sua vida de oração, de intimidade com Deus.
A oração é a própria marca dos cristãos ( I Tm 5.5; At 2.42), como disse J. C. Ryle "o habito da oração é uma das características comum aos eleitos de Deus". Nos dias atuais muitos cristão não estão buscando a face do Senhor. Meus queridos nós precisamos de Deus de sua presença, na nassa caminhada no dia a dia. O mundo a nossa volta é desafiador e tenebroso, muitos estão querendo ver a queda do povo de Deus. É preciso despertar enquanto se diz hoje, não deixe para amanhã, busque o senhor hoje, agora para que assim possamos enfrentar os desafios externos e muitas vezes internos, para que não venhamos nos conformar com este mundo.
Meu irmão, minha irmã, você tem sido um homem ou uma mulher de oração? Tem buscado viver em intimidade com Deus? Ou está preocupado com o seu emprego, amigos, bens materiais, etc. Daniel não permitiu que as bênçãos de Deus o afastasse da presença dEle, por isso ele não temeu ser jogado na cova dos leões, porque ele sabia que o nosso Deus é o Deus que age, faz o que quer, quando quer, aonde quer, como quer.Deus respondeu as orações de Daniel.Meu irmão, ore ao Senhor por sua vida, sua família, sua igreja, seus negócios, etc.
A nossa maior necessidade hoje é vivermos na presença de Deus. Se queremos ser diferentes e testemunhas de Cristo nesta Babilônia, precisamos buscar, depender e viver na presença do Senhor na certeza de que ele ouve e responde as nossas orações. Ele está no controle, não se desespere, mas espere no Senhor, pois Ele proverá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *