segunda-feira, 29 de abril de 2013

DANIEL: UM HOMEM QUE FEZ DIFERENÇA Parte 3/3

Por Eli Vieira

3-PORQUE ELE CONFIAVA EM DEUS Dn 6.23
Quando estudamos a vida de Daniel, podemos ver a sua confiança no Senhor desde a sua mocidade ao ser educado juntamente com os seus companheiros na Babilônia depois de ter sido arrancado do seu país, ele não se conformou com o sistema babilônico, mesmo sendo escolhido para aprender a cultura e a língua dos caldeus.Podemos dizer ao ser escolhido para estudar na universidade da Babilônia, ele permaneceu fiel ao Senhor Dn 1.8,9.Mesmo diante de um presente de oportunidades, pois o no Império Babilônico ele recebeu algumas promoções, Daniel não deixou de confiar em Deus, pois ele foi promovido( chefe dos sábios, presidente Dn 1.20,21; Dn 2.17-23,48,49; 4.9;5.11; Dn 6.2). Ele não permitiu que suas promoções o afastassem da presença do Senhor, mais cada dia  passou a buscar a  face do Deus Soberano, derramando-se diariamente na sua presença (Dn 6.10), mesmo em um mundo de oportunidades, ele não se corrompeu, mas fez a diferença.A confiança de Daniel, era resultante do seu conhecimento do Deus vivo, que age e intervem na história do homem, mesmo sendo transcendente, ele é imanente, por isso contemplamos a sua coragem ao resistir as petulantes tentações, principalmente nos cargos ou funções que ele ocupou. Ele não se conformou com o mundo, mesmo tendo passado por provações no reinado de Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro. Ele não deixou de testemunhar que existia um Deus soberano que dirige e sustenta o mundo(Dn 2.200ss; 5.17ss;6.20) assim ele marcou a história e continua falando ainda hoje.
A vida de Daniel não foi fácil, foi marcada por lutas e vitórias.Como disse o ex-presidente americano Theodore Roosevelt:" nunca houve um homem que viveu de maneira fácil e cujo nome seja digno de ser relembrado" . Deus estava sustentando o seu servo em cada momento de sua vida. Quando olhamos para outros homens de Deus, podemos ver que eles enfrentaram grande lutas. Olhe para a vida de José filho de Jacó. Um jovem cheio de sonhos e expectativas, foi abandonado pelos seus próprios irmãos e vendido como escravo(Gn 37.1-28). No Egito foi acusado falsamente pela esposa do seu senhor e lançado no cárcere (Gn 39.1-20), mas o Senhor era com ele por que ele confiava em Deus(Gn 39.21-23). Deus não deixa nem desampara aqueles que nEle confiam (Isaías 64.4), foi o Senhor  que mudou a situação de José(Gn 41.16,25,37-46). Diante de todas lutas e provações José sabia que Deus estava no controle, conforme podemos ver sua declaração ao responder aos seus irmãos:"não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida" (Gn 50.19,20).
Meu querido, nós não estamos vivendo na Babilônia ou no Egito, mas a nossa atualidade é tão desafiadora como no tempo de Daniel. Nos nossos dias, podemos ver homens  egoístas, injustos, invejosos, falsos, tanto no mundo como na igreja militante, pois estes buscam tão somente os seus interesses pessoais. Muitos hoje, dizem  que confiam em Deus, mas estão se deixando levar pelas finas iguarias deste mundo.
Hoje, precisamos de homens como Daniel, que mesmo diante das adversidades da vida não se conformou com o mundo, não se preocupou com o seu emprego, com o seu status, antes preferiu ser fiel, ser jogado na cova dos leões, mas não abandonou a sua confiança em Deus (Dn 6.16-23). Meus irmãos, não podemos amar este mundo depravado, que cada vez mais tem se afastado do Deus vivo, já é tempo de nos levantarmos como homens e mulheres de Deus para fazermos diferença em nosso país, mesmo que tenhamos que enfrentar o desprezo, a prisão, os leões, etc. O nosso Deus não mudou, foi Ele quem livrou seu servo da cova dos leões e da mãos daqueles que queriam acabar com a sua vida. Portanto, você precisa se entregar a Deus e confiar nEle independente das circunstâncias  que esteja passando na certeza que Deus proverá, ele está no controle da minha e da tua vida. Deus é Soberano, você  foi chamado para honra e glória dEle.
Somente a glória de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *