sábado, 27 de abril de 2013

DANIEL: UM HOMEM QUE FEZ DIFERENÇA

Parte 1

Por Eli Vieira

Segundo documentos da igreja , por volta do ano 169 d. C. Policarpo era bispo de Esmirna. Ele era velho ao saber dos horrores que eram praticados contra os cristãos, a mandado de Roma. Ele foi ameaçado  mais não queria retirar-se da cidade. Convencido por seus irmãos refugiou-se em uma fazenda e ali orava. Certo dia , se ausentou, os soldados romanos chegaram e levaram preso dois empregados e, um destes submetido a torturas o denunciou. E assim quando estava em sua casa os soldados romanos  chegaram para prendê-lo. Ele preparou comida e bebida e pediu, para surpresa de todos que o deixassem orar como recompensa. Deram-lhe a permissão e ele orou por duas horas em voz alta. isto deixou todos impressionados, pois como poderia um velho, assim indefeso e tão puro?
Terminada a oração, foi levado para Esmirna para ser sacrificado. No caminho tentaram convencê-lo: ora que mal dizer: "Senhor César" e sacrificar aos deuses como de costume, se assim salvas a tua vida? Ele respondeu não hei de fazer como me aconselhais. O Levaram para o estádio. Na presença do procônsul, foi exortado abandonar  sua fé em Jesus Cristo, que jurasse pelo imperador. Ele respondeu: "faz oitenta e seis anos que sirvo ao Senhor e nenhum  mal me fez, como hei de negar ao Senhor que me salvou".  Em seu diálogo com o juiz, foi ameaçado primeiro com as feras, e depois ser queimado vivo, ele respondeu: "o fogo que o juiz poderia acender demoraria pouco, e se apagaria, mas o castigo do inferno era eterno". Ante  a sua firmeza ele foi condenado a foi condenado a fogueira. No meio ao fogo que começava a devorá-lo, orou agradecendo o privilégio de ser contado entre os mártires por amor a Cristo e por fidelidade ao seu salvador(J. Gonzalez).
Quando olhamos para a vida do profeta Daniel, somos desafiados.Ele foi arrancado da sua terra ainda jovem, perdeu sua família, sua cidade, sua terra, etc. Seu passado foi marcado por dores, mas ao chegar na Babilônia não abandonou a sua fé no Senhor dos Exércitos, não obstante um presente de oportunidades, ele se firmou em Deus, por isso você e eu somos desafiados por Daniel a fazermos diferença nesta atualidade. Como podemos ser diferentes hoje?

1-PORQUE ELE ESTAVA FIRMADO NA PALAVRA (Vivendo firmados na PALAVRA DE DEUS) Dn 6.5. Quando olhamos para história de Judá, depois da morte do rei Josias, o povo passara a viver  como se nunca tivesse ouvido falar de Deus. Eles esqueceram o Avivamento (Reforma feita por Josias), não ouviram os profetas de Deus. Surgiram falsos profetas que confundiram a mente de povo, sacerdotes sem compromisso com o Senhor e sua Palavra, a nação foi invadida pela idolatria, injustiça, etc. Como consequência da decadência espiritual foram levados para o cativeiro (Lamentações de Jeremias). Mas nem todos deixaram de confiar em Deus e sua Palavra, muitos se votaram para Deus em meio ao caos da derrota e deportação para a Babilônio. Veja o exemplo de Daniel. Ele fundamentou a sua vida na Lei do Senhor Dn 6.5,9. Foi com a sua vida firmada na Palavra de Deus que Daniel mesmo no cativeiro fez diferença. Ele poderia ter se conformado ao mundo babilônico, pois Daniel havia sido promovido no grande Império Babilônico entre os sábios (Dn 1.19-21), foi um dos presidentes nomeado por Dario (Dn 6.1.2), não obstante o seu presente de oportunidadesele continuou firmado na Palavra de Deus.
Meus irmãos, quando a igreja da Inglaterra estava no caos espiritual, os puritanos firmaram suas vidas e pregaram só a Palavra de Deus. O escritor J. I. Packer disse: "para os puritanos a Bíblia em seu todo e em suas partes era o pronunciamento de Deus... e servir a Deus significava obedecer a Bíblia"(Entre os Gigantes de Deus). Nesta atualidade muitos não querem firmar suas vida na Palavra, mas querem viver uma vida sem as santas Escrituras.Como cristão não podemos viver assim, mas se queremos fazer diferença hoje, precisamos fundamentar a nossa conduta na Palavra viva e eficaz, porque só na Bíblia nós  encontramos "todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para glória dEle, para salvação, fé e vida do homem..."(Conf. de Fé de Westminster).
Meus irmãos, Deus não quer que você apenas leia ou ensine a Palavra(Bíblia), nós precisamos obedecê-la para sermos diferentes nesta atualidade desafiadora. Nós precisamos evidenciar os ensinamentos da Palavra de Deus em nosso viver. Para que possamos ver vidas transformadas, igrejas mortas avivadas, a nossa nação impactada pelo fogo do espírito, como povo de Deus precisamos viver de conformidade com a Palavra de Deus.
Portanto, não importa quais são os seus dramas, olhe para o exemplo de Daniel, que mesmo em meio as lutas e problemas da vida se firmou em Deus e sua Lei. Eu não sei quais são os seus problemas, mais eu sei que o nosso Deus é maior do que os nossos problemas e se interessa por você. Pare de lutar sozinho, firme-se na Palavra de Deus e viva para honra e glória dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *