domingo, 20 de novembro de 2016

Eu posso fazer todas as coisas





No post de hoje, eu gostaria de considerar brevemente um dos versículos mais conhecidos e frequentemente-citado do Novo Testamento. Na verdade, ele é um dos versos mais populares na cultura evangélica americana hoje.

Foi impresso em cartazes e inspirador de arte de parede. Uma rápida busca na Internet revela que você pode comprar chaveiros, anéis, botões, t-shirt, etiquetas, cartões postais, pulseiras, bolsas, e outras bugigangas cristianizadas com as palavras deste versículo estampada, bordado, ou em relevo sobre eles. 

Mas a ironia é que, ao tomar este versículo fora de contexto, muitas pessoas têm realmente transformou-o em sua cabeça, tomando por significado o oposto do que ele realmente significa. Eles transformaram-no em um slogan de empoderamento pessoal, declaração de auto-realização, ambição, e realização. Para muitos, este versículo tem sido banalizado em uma espécie de lema motivador para a prosperidade material, progressão na carreira, ou o sucesso atlético.


Mas, na realidade, não é nada do tipo.

Até agora, você já deve ter adivinhado que o versículo que estou descrevendo é Filipenses 4:13. Lá, o apóstolo Paulo escreve: "Tudo posso naquele que me fortalece."

Se lermos Filipenses 4:13 em isolamento, fora de seu contexto, é possível ver porque tantos o tomam como uma declaração de capacitação pessoal. Fora de contexto, "todas as coisas" parece que poderia se referir ao que quer que alguém pode querer realizar em ganhar um jogo de futebol, para perder peso, para conseguir um novo emprego, para ganhar a riqueza material. Fora de contexto, muitas vezes é tratado como um impulso espiritual de auto-confiança que pode ser aplicado a qualquer ambição ou aspiração na vida.

Mas no contexto, este versículo tem um significado muito específico, definido significado e um que a maioria dos americanos não querem ouvir falar, mas que é muito importante para nós, como crente, nos lembrarmos.

Fora de contexto, Filipenses 4:13 é usado como uma promessa em branco de check-in para o que é desejado. Mas no contexto, é um versículo acerca do contentamento. Não é sobre os seus sonhos se tornando realidade ou seus objetivos a serem cumpridos. Pelo contrário, é sobre ser alegre, satisfeito, 
e  firme, mesmo quando a vida é dura e suas circunstâncias parecem impossíveis.

Você vê, este versículo não é sobre ganhar o jogo de futebol; é sobre como você reage quando você perde o jogo de futebol, ou se machuca para a temporada, ou deixa de fazer parte da equipe completamente. Não se trata de conseguir o novo trabalho, a casa nova, ou aquela roupa nova; É sobre encontrar a sua satisfação no trabalho que você já tem, na casa que você já possui, e no seu guarda-roupa.

Este não é um versísuclo sobre ter competência para alterar as suas circunstâncias; ao contrário, é um verso sobre confiar no poder de Deus, a fim de se contentar em meio a circunstâncias que você não pode mudar.

Considere-se, por um momento, o contexto de Filipenses 4:13. Escrevendo aos crentes de Filipos, Paulo diz:

(10) Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.
(11) Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
(12) Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
(13) Tudo posso naquele que me fortalece.

Você pode ver lá, que quando o apóstolo diz: Eu posso tudo naquele que me fortalece, ele está falando sobre o contentamento. Em qualquer circunstância, ele tinha aprendido a estar contente por depender de Cristo que lhe deu a força para perseverar em qualquer situação.

E essa é uma perspectiva que somos chamados a imitar. De fato, imediatamente antes os versos citados acima, Paulo escreve no versículo 9:

(9) Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.

Ele diz a seus leitores a seguir o seu exemplo, e então ele imediatamente fala sobre contentamento. Claramente, a atitude que Paulo possuía é aquele que deve nos caracterizar bem.


Nathan Busenitz
Link original: http://www.tms.edu/preachersandpreaching/i-can-do-all-things/


TRADUZIDO E EDITADO POR LARYSSA LOBO
https://www.facebook.com/laryslobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...