quarta-feira, 9 de julho de 2014

DEZ CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA FRIA


Por Renato Vargens

Um número significativo de cristãos acreditam que uma igreja fria é caracterizada pela ausência do chamado reteté de Jeová.

Nessa perspectiva  ensinam que uma comunidade desaquecida espiritualmente é desprovida de gritos, danças, giro santo, e outras coisas mais.

Há pouco fiquei sabendo de um irmão aque afirmou que uma igreja gelada é aquela que enquanto o pastor prega ninguém grita glória, aleluia ou coisa parecida.

Caro leitor, as definições que alguns entendem quanto ao que seja uma igreja fria é de arrepiar os cabelos. Lamentavelmente parte do povo de Deus tem fundamentado sua percepções doutrinárias em achismos desprovidos de conteúdo bíblico.

Isto posto, resolvi elencar sete REAIS características de uma fria:

  1. Uma igreja fria se caracteriza pela relativização do pecado. Geralmente os membros destas comunidades chamam doce de amargo, amargo de doce; luz de escuridade, escuridade de luz. Nessa perspectiva, não vêem problemas no sexo antes do casamento, em defraldar o próximo, em mentir, em promover suborno, fazer fofocas, produzir contendas e muito mais.
  2. Uma Igreja fria é uma igreja que não valoriza a oração. Uma igreja que não ora e não acredita na importância de orações, intercessões e ações de graça é uma igreja desprovida da vida de Deus em suas estruturas.
  3. Uma Igreja fria ama o mundo e as coisas que há no mundo. Nessa perspectiva permitem que os valores deste século prevaleçam sobre aquilo que as Escrituras dizem e ensinam.
  4. Uma igreja fria relativiza as Escrituras. Para ela, a Bíblia não é a Palavra de Deus e em virtude disso colocam aquilo que sentem, acham ou pensam acima das verdades contidas na Bíblia.
  5. Uma igreja fria é desprovida de amor. Para os membros desta comunidade, gente é tratada como coisa e não como pessoas que possuem dores, angústias, problemas e carências.
  6. Uma igreja fria é caracterizada pela ausência de misericórdia em suas estruturas. Nessa perspectiva os órfãos são negligenciados, as viúvas abandonadas e os pobres desprezados.
  7. Uma igreja fria  é uma igreja desprovida de santidade. Para ela, conceitos como "separação  do mundo" são antiquados e ultrapassados.
  8. Uma igreja fria é uma igreja aonde não há relacionamentos profundos entre os irmãos.
  9. Uma igreja fria é uma igreja que valoriza os defeitos e erros dos irmãos em detrimento as virtudes e valores.
  10. Uma igreja fria é uma igreja que há muito perdeu o temor do Senhor.
É o que penso, é o que digo.

Renato vargens

Um comentário:

  1. Só faltou uma característica que NENHUM presbiteriano vai admitir: o TRADICIONALISMO*. TRADICIONALISMO é aquela maldição que obriga um jovem nascido em 2003 a cantar as "vagas procelosas" da vida - um hino com linguagem do século XIX; TRADICIONALISMO é a praga que nega que expressemos alegria com palmas no culto; TRADICIONALISMO é aquela muralha que separa os crentes-filhos-de-crentes-netos-de-crentes das pessoas pecadoras; TRADICIONALISMO é aquele hábito hipócrita de bater ponto na igreja final de semana e levar a filha adolescente pra abortar na clínica particular na segunda-feira; TRADICIONALISMO é aquele sectarismo SATÂNICO que faz pilhéria com os pentecostais. O tradicionalismo reformado é contra a criatividade, contra o diferente, contra o novo, contra a emoção, contra tudo que aparenta problema e, pior de tudo, contra a autocrítica. Tradicionalismo gera frieza. Obrigado, presbiterianos, por me abrirem os olhos. Sem vocês, eu não seria um desigrejado.
    * Não confundir TRADICIONALISMO com tradição cristã sadia, que vem da Bíblia por inspiração, e da Teologia e da História da Igreja, por discernimento.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *