segunda-feira, 3 de julho de 2017

Só se submeta ao seu pastor se ele for submisso à Bíblia, diz John Piper

O teólogo esclareceu que a autoridade do pastor sobre a Igreja não é absoluta e que qualquer liderança terrena deve estar submissa à Palavra de Deus.


John Piper. (Imagem: Desiring God)

John Piper. (Imagem: Desiring God)

Até onde deve ir a submissão de uma cristão à liderança de sua igreja? Segundo o teólogo John Piper destacou em uma de suas pregações, apesar da Bíblia ter diversas passagens que destacam a importância da submissão às autoridades, nenhuma autoridade terrena merece submissão absoluta.
Após ler a passagem de Hebreus 13:17, que diz: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles [...]", Piper destacou que há uma condição essencial para que o cristão avalie seu pastor e continue a seguí-lo (ou não).
"Ele [pastor] não é Deus. Nenhum dos anciãos é Deus. Eles não são infalíveis. Sua autoridade não é absoluta e, portanto, a submissão e obediência a eles não é absoluta. Somente Deus obtém absoluta obediência e submissão. Poderíamos mostrar que ao longo do Novo Testamento, a relação de submissão ao Estado [governo], aos maridos, aos pais, aos pastores - seja quem for. Todas as estruturas de submissão no Novo Testamento são relativizadas, estão abaixo da autoridade absoluta de Jesus. Nós sabemos disso", destacou.
"Mas aqui está a o ponto-chave: Hebreus 13:17 está escrito no pressuposto, e você chamou esse homem [pastor] com a suposição de que os líderes - e seu pastor em particular - vão levantar esta Bíblia e proclamar a palavra de Deus, não do homem. Mostre aos seus líderes que você quer que isso aconteça, mais do que qualquer coisa. Mostre que você quer ser obediente à Palavra de Deus e vai se submeter àqueles que a proclamam", acrescentou.
Piper ressaltou que expressar a espectativa de uma conduta bíblica ao líder só fará bem à relação entre ovelha e pastor.
"Quando você fizer isso, a alegria de seu líder em Deus irá transbordar. Nós amamos quando as pessoas proclamam a verdade de Deus, não a nossa", lembrou.
O teólogo também explicou que um líder que adota uma conduta de submissão à Palavra de Deus inspira confiança em seus liderados.
"Quando peço que você seja obediente e submisso aos seus líderes, quero dizer que seus também devem estar submissos a esse livro [Bíblia]. Seus líderes devem ter a Bíblia sobre suas cabeças em todos os momentos", disse.
"Então você poderá dizer: 'Eu amo esse homem porque ele é submisso à Bíblia. Estou pronto para segui-lo em qualquer lugar, até mesmo para a prisão. Se ele dissesse: 'Vamos para a prisão', eu iria para a prisão com aquele homem, porque ao longo dos anos ele ganhou a minha confiança por ser um homem submisso às Escrituras", destacou

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO DESIRING GOD



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...