sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Copacabana é Presbiteriana!


35 mil presbiterianos paralisam Copacabana
Por Fred Gusmão
Na manhã do dia 12 de agosto, comemorando 153 anos de presença dos presbiterianos no Brasil, irmãos de todo o país realizaram ato cívico na tradicional Avenida Atlântica, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Em favor da ética, da justiça e da cidadania, falaram de Jesus e ganharam a simpatia de populares.
Os 12 sínodos do estado do Rio de Janeiro resolveram unir forças para que, de forma organizada, levassem suas igrejas a caminharem pela orla de Copacabana, dando testemunho de sua fé e falando de temas comuns à sociedade.
Testemunhando Jesus e pedindo ética, justiça e cidadania
“A consciência da cidadania é inerente ao cristão e também ao bom cidadão, mesmo os que não reconhecem Jesus como Salvador e Senhor”, disse o presbítero Ricardo Rodrigues, da Igreja Presbiteriana de Colégio. Ricardo, que estava acompanhado de toda a família, disse ainda que apoiou a ideia da Caminhada desde o primeiro momento, sendo o responsável pelo alojamento e estada dos irmãos que chegavam de outros estados, por meio dos mais de 130 ônibus que vinham em caravanas de todo o Brasil.
Presbitérios
Presbiterianos de Ubá (MG), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Formosa (GO), se fizeram amplamente representados. Presidentes de sínodos de vários estados brasileiros ali estavam: Maranhão, Sergipe, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, entre outros.
Irmãos vindos de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Mato Grosso e Rio Grande do Norte também davam forma ao corpo da massa de caminhantes.
Ponha Fé Nesta Idéia
Com o tema “Cidadania: Ponha Fé Nesta Ideia”, dois trios elétricos davam conta da comunicação e das músicas, cantadas por um coro de 35 mil empolgados presbiterianos – segundo dados oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
“Preparamos cânticos que expressam o sentimento cristão, reformado, presbiteriano. Muitos ensaios, muito trabalho... mas ver esse mar de gente aqui, testemunhando o nosso Jesus, só nos faz ver que valeu a pena toda dedicação! Formamos uma banda com membros de igrejas de várias localidades, mas com um sentimento único e comum!”, disse o saltitante Jônatas Amaral, que de cima de um dos carros comandava com alegria o grupo musical.
APECOM
A Caminhada Presbiteriana teve o apoio destacado da APECOM e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que tinha sua logomarca estampada ao lado da logo da IPB, nos carros sonoros que seguiam pela grande avenida.
Mackenzie
“Somos parceiros de primeira hora da Caminhada! Aqui tenho três principais interesses: divulgar a marca Mackenzie; mostrar ao povo do estado do Rio de Janeiro o sentimento cidadão da Igreja Presbiteriana do Brasil; e levar, também, o evangelho”,  disse o presbítero Renato Piragibe, histórico líder presbiteriano e Gerente Geral do Mackenzie no Rio de Janeiro.
O idealizador e Coordenador Geral da “Caminhada Presbiteriana – Cidadania: Ponha Fé Nessa Ideia”, Rev. Marcos Amaral, afirma que “ali acontece uma singular oportunidade para apresentar a IPB como interlocutora diante da sociedade fluminense, na construção e defesa de uma sociedade justa, solidária e ética. O cenário absolutamente confuso em que se encontra a igreja evangélica brasileira, que faz merecer incredulidade e desconfiança da sociedade, na verdade revela uma excelente oportunidade para que uma igreja como a IPB – que é ética historicamente, coerente em sua confissão e democrática em sua formulação – se apresente dando o direcionamento à sociedade do que seja uma igreja protestante que tem sua herança na tradição bíblica cristã”.
Metrô
A cada parada dos trens do Metrô nas estações de Copacabana, um mar de camisas brancas, com o logotipo da Caminhada Presbiteriana, surgia vestindo milhares de passageiros que desembarcavam, causando surpresa aos moradores da localidade, mesmo aos já acostumados com manifestações das mais variadas.
Fazendo diferença no bairro
Moradora há 53 anos no bairro, dona Guiomar Azevedo Goyanna, católica, de 65 anos de idade, disse: “É muito bonito ver toda essa gente feliz, cantando. Vi muita coisa acontecer neste bairro, mas o povo de igreja, falando de cidadania e de ética, é muito diferente e emocionante! Eu fico muito comovida, pois o nosso país precisa muito disso! Há muitos anos eu tive um tio que era prebisteriano [sic] também.”
Calor
O tempo parece ter colaborado; os relógios digitais da avenida marcavam 30,6°C.
Faixas com os nomes de igrejas locais eram trazidas, completando as faixas oficiais, que respeitavam a identidade visual do evento, propagando, além do tema principal – Cidadania: Ponha Fé Nesta Ideia –, as oito metas da ONU para o milênio, defendendo pontos como erradicação da fome e da pobreza, melhora da saúde materna, redução da mortalidade infantil, entre outros, cada um deles respaldado por versículos bíblicos.
Milhares de jovens, alguns com bandeiras da UPA e da UMP, ali estavam com seus rostos pintados, desde a Sarça Ardente (marca da IPB) até a bandeira brasileira.
Vice-presidente
O Rev. Juarez Marcondes, vice-presidente do Supremo Concílio da IPB, representou o Rev. Roberto Brasileiro, presidente do SC/IPB, que participava, em Recife, das comemorações do aniversário da IPB na Região Nordeste.
Pregador
Ao final da caminhada, o Rev. Hernandes Dias Lopes apresentou a mensagem do evangelho aos que estavam nos arredores, nas janelas dos prédios e na praia. Ao final do evento, os músicos presbiterianos Josué Rodrigues e João Alexandre tiveram sua participação musical.
Muitos choravam e estendiam as mãos aos céus, cantando de maneira uníssona com João Alexandre: “Brasil, olha pra cima! Existe uma chance de ser novamente feliz. Brasil, há uma esperança. Volta seus olhos pra Deus, o Justo Juiz!”
A sociedade civil também esteve presente. Representantes oficiais de várias entidades, ali estavam: Ministério Público, Defensoria do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça, OAB e ABI.
Mídia
A Caminhada Presbiteriana teve ampla cobertura da mídia popular. Os programas Bom Dia Rio, RJ TV e Globo News, além dos jornais O Globo e Extra, destacaram com simpatia a ação cívica/cristã.
“Sofremos muito para que esta Caminhada Presbiteriana acontecesse. Trabalhamos bastante! Nossas esperanças se alternavam com as desesperanças. Sonhávamos com 20 mil presbiterianos presentes, porém nas semanas anteriores já aceitávamos que 15 mil pessoas seria um número excelente. Aí Deus fez a parte Dele! Procuramos honrar o nome do nosso Senhor, apresentando-O ao povo carioca, fluminense, brasileiro. Então, ele foi misericordioso! Confesso que ninguém esperava 35 mil, aqui! Tínhamos dúvida se no ano que vem haveria, novamente, a Caminhada Presbiteriana, mas agora...”, disse o Gestor da Caminhada Presbiteriana, Rev. Marcio Tenponi. E, com um largo sorriso no rosto, ainda deixando escapar, complementa misterioso: “Quem sabe em 2013 sejam 50 mil presbiterianos a porem fé nessa ideia?”.
Bons exemplos
Ao final da manhã, quando já se dava por encerrada a Caminhada, restando apenas alguns poucos colaboradores desmontando a estrutura e um grupo de jovens (com coletes verdes e luvas amarelas) destacado para limpar o trajeto percorrido, pudemos testemunhar um solitário homem alto de sunga e tênis, no calçadão, aplaudindo sozinho, mas com vigor, dizendo: “Nisso eu ponho fé! Falar de cidadania e limpar o espaço que utilizaram. Esse Jesus de vocês é um Jesus limpo!”



Fonte:ipb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *