Por Klênia Fassoni
O grupo disse que RENAS é um "grupo de amigos", o que me faz relembrar a necessidade de se desenvolver uma “teologia da amizade”. Um grupo de amigos, unidos em e com Cristo, é capaz de muitas coisas em favor do Reino de Deus.
Graça Prola, secretária de ação social do Amazonas, saudou os participantes e discorreu sobre as ações do governo estadual na área de assistência social. O Amazonas tem 3.483.985 habitantes, onde 648.694 se encontram em extrema pobreza. Um estado com desafios a mais por conta da logística, das distâncias e da diversidade cultural. Como é de praxe, alguém de RENAS orou pela secretária.
A médica Soraya Dias, vice-presidente do CENPS (Congresso Evangélico Nacional de Profissionais de Saúde), deu as boas vindas aos participantes que vieram para este outro encontro, que se realiza simultaneamente ao Encontro de Renas. O tema é “Saúde e Meio Ambiente: percepção holística de um evangelho integral”.
O teólogo Timóteo Carriker discorreu a respeito do tema “Teologia Bíblica da Criação: passado, presente, futuro”. “A história tem um fim otimista, as Escrituras apontam para um mundo recriado por Deus, mas que não dispensa a ação do homem”, disse Carriker. Logo em seguida à preleção, em pequenos grupos organizados em mesas os participantes reagiram ao tema procurando aplicá-lo à sua realidade. Após um pequeno intervalo, nos dividimos nas diversas oficinas oferecidas. A mais procurada foi Mobilização de Igrejas, de Silvia Kivitz da Rede IBAB, seguida por “Cuidando do Cuidador”, de Maria Edith do CPPC Manaus (Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos). Aliás, esta temática foi adicionada aos encontros da RENAS há 4 anos e tem sido sempre uma das mais procuradas. Veja aqui a programação completa do evento.
As atividades da noite começaram com momentos de louvor. Um grupo de Manaus nos dirigiu na execução do Hino Nacional. A seguir um grupo de crentes da tribo Ticuna cantou novamente o Hino Nacional em sua língua e nos dirigiu em um cântico de louvor.
O missionário e pastor Ronaldo Lidório foi o pregador da noite. A partir do texto bíblico de Eclesiastes 11, ele encorajou os presentes a continuarem a semear, e a aguardar os frutos. Enfatizou a inconstância do homem frente à imutabilidade de Deus e relebrou-nos de que dependemos totalmente do Senhor. Lidório também advertiu-nos com base no verso "Quem somente observa o vento, nunca semeará", sobre o perigo da ansiedade.
A última parte da programação de ontem foi dedicada ao lançamento de livros, entre eles, o kit “Lugar Seguro para as Crianças” - uma metodologia de apoio à organizações sociais e igrejas na construção de políticas internas de proteção das crianças contra abuso sexual.
_________
Klênia Fassoni é diretora-geral da Editora Ultimato (co-promotora do 7º Encontro) e fez parte da fundação da RENAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário