Tenho visto ultimamente muitos projetos para o crescimento da igreja local. São planos de evangelismo, alguns com promessas irrealizáveis, outros bem estruturados, mas por vezes fico preocupado que as igrejas cristãs brasileiras têm pouco ou quase nada atentado para o fortalecimento dos que já pertencem a ela.
Lamentavelmente todos os anos inúmeras pessoas deixam as igrejas vítimas de desestruturações familiares. Casais que se divorciam e (ao menos um deles) deixam a fé, filhos que se rebelam contra os pais, envolvendo-se em grupos esotéricos, drogas, atividade sexual irresponsável, etc.
Penso que as igrejas têm que estar mais atentas a estes grupos e uma das formas que isso pode ser feito é por meio da organização de ministérios específicos voltados para a família. Um ministério que promova desde cursos de noivos – que preparem de forma eficaz os jovens para a vida a dois -, até o cuidado com a terceira idade, passando por palestras e encontros de casais e cursos para educação de filhos.
Vejo a igreja local como um celeiro de oportunidades educativas que tem sido subaproveitado. Entendo que o púlpito deva ser o espaço para o ensino e fortalecimento dos fundamentos da fé cristã: Cristo, a graça, a fé, a esperança e a vida eterna. Assim urge a necessidade de um espaço específico para o ensino desta ética cotidiana da vida relacional familiar que se estrutura a partir dos fundamentos supra-mencionados: um ministério de casais e famílias.
Justamente para incentivar a formação de ministérios de famílias nas igrejas locais é que vários ministérios cristãos que trabalham para a promoção do bem-estar da família se reuniram no dia 29 de novembro de 2011 e fundaram a Aliança Pró-Família.
Além do incentivo da criação destes ministérios nas igrejas locais, a Aliança quer também ser uma voz que clame contra as várias tentativas que nossa sociedade pós-moderna tem feito no intento de destruir a família. Para isso procuraremos promover anualmente um congresso com o tema focado na família.
Os ministérios fundadores da Aliança Pró-Família são sete:
1. Ministério Lar Cristão
2. Ministério Oikos
3. Ministério Fortalecendo a Família
4. Ministério Petra
5. Ministério Universidade da Família
6. Ministério Apoio
7. Ministério EIRENE do Brasil
Estamos abertos e incentivando outros ministérios que trabalham com famílias a se juntarem a nós. Como citado na celebração, não pretendemos ser uma organização (com CNPJ, sede, burocracias, etc.) e sim uma fraternidade, onde labutamos juntos em prol da família brasileira. Assim todos os que querem entrar nesta labuta ao nosso lado estão cordialmente convidados.
Nosso primeiro ato como grupo organizado foi o de instituir o Dia Nacional de Oração pela Família, o qual ficou determinado para o dia 29 de março. A data é uma homenagem ao Pr. Jaime Kemp, pioneiro nesta área, que faz aniversário neste dia.
Também reservamos a data de 25 a 27 de outubro de 2012 para a realização de nosso primeiro congresso nacional (local ainda a ser definido).
Se quiser receber mais informações, entre em contato comigo: catito@eirene.com.br
________
Carlos Catito é casado, pai de dois filhos, psicólogo, terapeuta familiar, professor universitário e mestre em psicologia da infância e adolescência. É coordenador para o Brasil de Eirene (Associação Internacional de Assessoramento e Pastoral Familiar) e assessor de Relações Internacionais do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC). Pela Editora Ultimato, publicou como autor os títulosMacho e Fêmea os Criou e Como Se Livrar de Um Mau Casamento, e como co-autor De Bênçãos e Traições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário