sábado, 24 de março de 2012

PASTOR RICK WARREN NEGA QUE ESTEJA PROMOVENDO A UNIÃO ENTRE CRISTIANISMO E ISLAMISMO:"CRISTÃOS TÊM UM DEUS EXCLUSIVO"

Pastor Rick Warren nega que esteja promovendo a união entre cristianismo e islamismo: “cristãos têm um Deus exclusivo”
O artigo publicado pela igreja Saddleback, que é pastoreada por Rick Warren, em que se de busca apaziguar as diferenças entre cristãos e muçulmanos, provocou diversas reações contrárias de críticos de Warren, que o acusam de promover o “Crislã”, uma mistura classificada como “confusa” de cristianismo e islamismo.
O artigo, produzido através de uma parceria entre Abraham Meulenberg, pastor de Relações Inter-religiosas da igreja Saddleback e Jihad Turk, membro do Grupo de Consultoria Cristã-Islâmico, causou polêmica por sua afirmação de que ambas as religiões “adoram o mesmo Deus”.
Colaboradores da Saddleback têm rebatido a publicação do artigo, dizendo serem falsas as declarações contidas na matéria. Porém, o jornalista responsável pela publicação no jornal Orange County Register, Jim Hinch, afirmou que a liderança da igreja concordou com os termos usados no artigo. “O pessoal da Saddleback inicialmente fez um pedido para que fosse feito um esclarecimento sobre o primeiro parágrafo da matéria, mas então retirou o pedido”, contou Jim Hinch, de acordo com o blogueiro Julio Severo.
O jornalista esclarece que “em vez das palavras ‘muçulmanos e cristãos adoram o mesmo Deus’ eles queriam que a matéria dissesse ‘muçulmanos e cristãos creem que Deus é um’. O resto da matéria, disseram eles, está factualmente acurada”. Procurado pela WND, o pastor Rick Warren não respondeu aos pedidos de entrevista.
O pastor Rick Warren afirmou que “esse é um exemplo de por que sempre duvido do que leio em jornais e blogs sobre ministérios cristãos. Jornalistas seculares que tentam cobrir questões de igreja e teologia muitas vezes entendem errado”, em uma nota enviada aos membros da igreja Saddleback.
Warren queixou-se também de cristãos que repassam a informação errada, transformando o erro em algo sólido: “Mas então blogueiros cristãos, em vez de entrarem em contato com meu ministério, cegamente creem, citam e repostam os erros feitos por jornalistas seculares. Então esses erros ficam permanentes, pesquisáveis e globais na internet”, ressaltou o pastor, mostrando-se preocupado com a repercussão. “Não dá para contar o número de vezes em que um jornalista secular fez uma notícia errada sobre a Igreja Saddleback e então essa notícia é perpetuada por cristãos que nunca checam os fatos. E os três fatores que mencionei sobre a internet tornam impossível corrigir todas as percepções erradas e mentiras descaradas que são repetidas interminavelmente”.
Em contrapartida, o jornalista Jim Hinch afirmou que procurou o pastor Warren através de seus assessores e não obteve acesso a ele, para esclarecer possíveis enganos. Um dos pastores que trabalham diretamente com Rick Warren enviou um e-mail afirmando que a direção da Saddleback “decidiu que não quer que o trabalho do ‘Caminho do Rei’ seja publicado”, fazendo referência ao documento publicado por Hinch.
Neste documento, apresentado pela primeira vez em Dezembro de 2011 numa reunião entre 300 muçulmanos e cristãos, e escrito por Meulenberg (pastor da Saddleback) e Turk, eram listadas semelhanças entre as religiões, com versículos da Bíblia e do Alcorão que supostamente possuiriam o mesmo significado. Como exemplo, o documento citava as passagens de Gênesis 1:1 e Al Sura 42:11:
“No começo Deus criou os céus e a terra”. — Gênesis 1:1
“O originador dos céus e da terra…” — Al Sura 42:11
O jornalista Jim Hinch afirma ter conseguido uma cópia do documento de uma fonte, sob a condição de que o conteúdo não fosse publicado na íntegra, e afirmou que o texto “delineia várias áreas de consenso teológico entre cristãos e muçulmanos e compromete ambas as religiões a três objetivos: fazer amigos uns com os outros, construir a paz e compartilhar ‘as bênçãos de Deus’ com os outros”.
Em uma entrevista ao The Christian Post, o pastor Rick Warren voltou a negar que esteja promovendo a união das duas religiões e criticou o jornalista Jim Hinch de forma velada: “Dias atrás, um artigo apareceu no Orange County Register que incluía algumas declarações ultrajantes sobre a Saddleback, que estavam incorretas. É claro que os meios de comunicação raramente acertam nas coisas, e não dá para respondermos a todas as declarações falsas feitas sobre nós. Mas senti que esse artigo criou tantas percepções erradas que concordei em fazer uma entrevista em resposta”.
Perguntado pelo jornalista do Christian Post se outras religiões adoram o mesmo Deus dos Cristãos, o pastor foi enfático: “Claro que não. Os cristãos têm um Deus que é exclusivo”.
Fonte: Gospel
+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *