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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

O SEGREDO DA VERDADEIRA VIDA

SALMO 34

     Como no caso do Salmo 25, este é um salmo acróstico, no qual a letra hebraica waw foi omitida e a letra pe foi acrescentada ao início do versículo 22. O título associa o salmo a um episódio perigoso envolvendo Davi e os filisteus em Gate, conforme o relato de 1 Samuel 21:10 - 22:1, depois do qual Davi fugiu para a caverna de Adulão. A ênfase sobre temer o Senhor (vv. 7, 9, 11) e a confiança em sua bondade (vv. 8, 10, 12) encaixa-se com o contexto histórico. O rei filisteu é chamado de Aquis em 1 Samuel, mas o título dinástico dos monarcas da Filístia era Abimeleque, conforme se vê no sobrescrito deste salmo. Os governantes egípcios eram chamados de Faraó, e os reis dos amalequitas recebiam o título de Agague. O versículo 8 é citado em 1 Pedro 2:3 e os versículos 12 a 16, em 1 Pedro 3:10-12. A partir dessa experiência em Gate, Davi apresenta, neste salmo, quatro instruções para seus seguidores (1 Sm 22:1, 2) bem como para nós, hoje, a fim de nos ajudar a ficar longe de apuros e a viver de modo agradável a Deus.

 1.BENDIZER O SENHOR (SL 34:1-3)

Davi não consegue esconder sua satisfação por estar fora do território inimigo (onde, para começar, não deveria ter ficado) e de volta ao deserto com seus homens. Observe os verbos: bendizer, gloriar, engrandecer, exaltar. O nome " S e n h o r " é usado 16 vezes no salmo. Se, originalmente, esse foi um discurso de Davi a seus homens, estava ordenando que interrompessem os combates e se concentrassem na adoração. Como escreveu o pregador puritano Thomas Watson: "Ao orarmos, agimos como seres humanos, mas ao adorarmos, agimos como anjos". Davi dá graças ao Senhor engrandecendo e exaltando seu nome. Veja o que o Senhor fez por Davi: respondeu à sua oração (vv. 4, 15), supriu suas necessidades (vv. 9, 10), livrou o das dificuldades (v. 1 7) e protegeu-o do perigo (v. 7). Davi não se gloria em sua astúcia ou habilidade; antes, se gloria no Senhor, em quem ele é e naquilo que ele faz. Para Davi, o povo de Deus, por si mesmo, não é coisa alguma, apenas os mais humildes e pobres dentre os homens (vv. 2, 6); porém, é um povo que tem todas as coisas, pois pertence ao Senhor. Os israelitas temiam ao Senhor (vv. 7, 9), eram separados ("santos") como seus justos (vv. 10, 1 5, 19, 21) e eram servos do Senhor (v. 22). Saber quem somos em Cristo e quem o Senhor é deve criar em nós o desejo de bendizer o Senhor.

 2. BUSCAR O SENHOR (SL 34:4-8)

Davi dá um testemunho triplo daquilo que o Senhor faz por seu povo: ele salva (vv. 4-8), ele guarda (v. 7) e ele satisfaz (v. 8). Davi buscou o Senhor e foi salvo dos temores (ver 31:13). Em seu interior, clamou ao Senhor e foi liberto das tribulações a seu redor. Buscar o Senhor é o mesmo que olhar para ele, e, quando olhamos para o Senhor pela fé, ele olha para nós e "[levanta] sobre nós a luz do seu rosto" (4:6; Nm 6:22-27). Se andarmos com incredulidade, nosso rosto será envergonhado; se andarmos pela fé, nosso rosto será iluminado (Êx 34:29; Mt 17:2; At 6:15; 2 Co 3:18). O termo "iluminados", no versículo 5, descreve o semblante radiante de alegria de uma mãe que recebe seus filhos em casa (Is 60:4, 5). Depois que o Senhor nos salva, ele nos guarda e envia seus anjos para nos proteger (v. 7; 35:5, 6; Gn 48:16; Êx 14:19). O Anjo do S e n h o r é Jesus Cristo, a segunda Pessoa da Trindade (Js 5:13-15), o S e n h o r dos exércitos angelicais que, no Antigo Testamento, visitava seu povo em forma pré-encarnada. Ao pensar na imagem dos anjos acampados a seu redor, é possível que Davi estivesse se lembrando da experiência de Jacó em Maanaim ("os dois acampamentos", Gn 32:1,2). Os anjos são servos dos santos hoje, e só ficaremos sabendo de vários de seus ministérios quando chegarmos ao céu (Hb 1:14).

Aqueles que buscam o Senhor descobrem que ele não apenas os salva e os guarda como também os satisfaz (v. 8). O verbo "provar" não se refere a experimentar alguma bebida ou comida, mas sim a se alimentar do Senhor por meio de sua Palavra e experimentar tudo o que ele tem para nós (1 Pe 2:3; ver Hb 2:9 e 6:3). Significa conhecer melhor a Deus e desfrutá-lo cada vez mais. Foi uma grande bênção para Davi ser liberto de Gate, mas foi uma bênção ainda maior ser protegido pelo Senhor depois de fugir; porém, Davi considerava que a maior bênção de todas era se aproximar de Deus e desfrutar sua presença, não apenas suas dádivas. Para Davi, a Palavra de Deus era doce (119:103), e ele se regozijava com a bondade do Senhor. Os termos "bom" e "bem" são importantes neste salmo (vv. 8, 10, 12, 14).

 3. TEMER O SENHOR (Sl 34:9-16) Aqueles que temem o Senhor (vv. 7, 9, 11) não precisam ter medo de coisa alguma, pois é esse temor que lança fora todo o medo (112:1). Quando tememos o Senhor, ele supre tudo de que precisamos no momento em que precisamos. O versículo 9 é o equivalente, no Antigo Testamento, a Mateus 6:33. "Nenhum bem sonega aos que andam retamente" (84:11). Deus promete nos dar aquilo que é bom para nós e fazer todas as coisas cooperarem para nosso bem (Rm 8:28). Se não recebemos aquilo que consideramos necessário, significa que não é bom para nós ou que, por enquanto, não é essencial. É possível que, nesse momento, Davi tenha reunido as crianças e jovens a seu redor para lhes ensinar o segredo da verdadeira vida. Pedro cita os versículos 12 a 14 em 1 Pedro 3:10-12, apresentando instruções sábias e práticas.

Desejar o que é bom (v. 12). "Amar a vida" significa ansiar por vida plena, pela vida em abundância que Cristo veio oferecer (Jo 10:10). Esse tipo de vida não tem a ver com bens, posição social ou fama; antes, diz respeito ao caráter, à fé e a um desejo de honrar o Senhor. Os justos buscam o Senhor e não desejam coisa alguma que fique aquém da vontade dele para sua vida. Salomão possuía riquezas, conhecimento, fama e poder e, no entanto, escreveu: "Aborreci a vida"

(Ec 2:17-20). Cultivar um coração que deseja o que é bom, que se agrada do Senhor

(37:4), é o primeiro passo para uma vida transbordante das bênçãos do Senhor.

Dizer a verdade (v. 13). Se conseguimos controlar a língua, somos capazes de controlar também o resto do corpo (Tg 3:1-12). "O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias" (Pv 21:23). Dizer a verdade em amor (Ef 4:15) e não dizer coisa alguma destrutiva é extremamente difícil na sociedade competitiva e corrupta em que vivemos nos dias de hoje, mas não é impossível. Observe a oração de Davi em 141:3, 4.

Buscar o que é certo (v. 14). Isso significa abandonar o pecado de uma vez por todas, fazer o bem à medida que Deus nos dá for­ças e oportunidade e ser pacificadores, não agitadores. Os cristãos não procuram a "paz a qualquer custo", pois a paz depende da pureza (Tg 3:13-18; Is 32:17), mas se esforçam ao máximo para não fazer inimigos (Mt 5:9; Rm 14:19; Hb 12:14-21). Por vezes, nossos maiores esforços parecem inúteis, mas pelo menos obedecemos ao Senhor (Mt 5:21-26; 18:15-35). "Procurar" significa que precisamos nos esforçar para isso com a ajuda do Senhor;

Esperar o que é melhor (w. 15, 16). Devemos viver pela fé, crendo que o Senhor nos guiará, cuidará de nós e nos ajudará a fazer o que é certo. Não precisamos temer coisa alguma, pois estamos "sob [suas] vistas" (32:8) e seus ouvidos estão atentos a nossas orações. O rosto de Deus está contra aqueles que nos fazem mal. Essa promessa é ilustrada em Atos 12, quando Pedro está na prisão, aguardando sua execução, enquanto a igreja ora por ele e o rei Herodes parece fazer o que bem entende. Deus viu a terrível situação em que Pedro se encontrava, ouviu as orações dos santos e livrou Pedro, mas destruiu Herodes.

4. CONFIAR NO SENHOR (Sl 34:17-22) Em nenhum momento, neste salmo, Davi dá a entender que a vida de fé e obediência poupará os filhos de Deus de enfrentar problemas (ver vv. 4, 6, 17, 19). No entanto, ele promete que, se confiarmos no Senhor e o invocarmos, ele pode atravessar os problemas conosco e transformá-los em bênção para nós e, por meio de nós, pode ainda abençoar a outros (ver 28:7; Is 41:10; Hb 13:6). Além disso, o Senhor também pode nos ajudar com nossos sentimentos (v. 18). A garantia é a de que Deus estará perto de nós quando nosso coração estiver quebrantado e nosso espírito oprimido, quer sintamos sua presença quer não. Não se trata de uma promessa condicional, mas sim de um fato (ver 69:20; 119:151; 147:3; Is 50:8; 61:1; Lc 4:18).

O Senhor cuidará de nossa segurança física (vv. 19, 20) até que nosso trabalho aqui tenha sido completado. O termo "preservar" quer dizer "cuidar com grande zelo", como quando Adão cuidava do jardim (Gn 2:15) ou Jacó cuidava de suas ovelhas (Gn 30:31). O apóstolo João citou o versículo 20 em João 19:36 e aplicou essas palavras a Jesus, o Cordeiro de Deus (Êx 12:46; Nm 9:12). O Senhor pode deter nossos inimigos, os quais serão destruídos pelas perversidades que eles mesmos praticam, pois o pecado é seu pró­prio executor (v. 21; ver 7:14-16; 9:16; 10:2; Pv 5:22; Rm 12:17-21). Os perversos são condenados, mas para os justos não há condenação alguma, pois confiam no Senhor (Rm 8:1, 33, 34). Deus livrou Davi da mesma forma como libertou Israel do Egito; também pode nos libertar hoje de nossas tribulações.

Pr. W. Wiersbe


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