Davi
não consegue esconder sua satisfação por estar fora do território inimigo
(onde, para começar, não deveria ter ficado) e de volta ao deserto com seus
homens. Observe os verbos: bendizer, gloriar, engrandecer, exaltar. O nome "
S e n h o r " é usado 16 vezes no salmo. Se, originalmente, esse foi
um discurso de Davi a seus homens, estava ordenando que interrompessem os
combates e se concentrassem na adoração. Como escreveu o pregador puritano Thomas
Watson: "Ao orarmos, agimos como seres humanos, mas ao adorarmos, agimos
como anjos". Davi dá graças ao Senhor engrandecendo e exaltando seu
nome. Veja o que o Senhor fez por Davi: respondeu à sua oração (vv. 4,
15), supriu suas necessidades (vv. 9, 10), livrou o das dificuldades (v. 1 7) e
protegeu-o do perigo (v. 7). Davi não se gloria em sua astúcia ou
habilidade; antes, se gloria no Senhor, em quem ele é e naquilo que ele faz.
Para Davi, o povo de Deus, por si mesmo, não é coisa alguma, apenas os mais
humildes e pobres dentre os homens (vv. 2, 6); porém, é um povo que tem todas
as coisas, pois pertence ao Senhor. Os israelitas temiam ao Senhor (vv. 7, 9),
eram separados ("santos") como seus justos (vv. 10, 1 5, 19, 21) e
eram servos do Senhor (v. 22). Saber quem somos em Cristo e quem o Senhor é
deve criar em nós o desejo de bendizer o Senhor.
Davi
dá um testemunho triplo daquilo que o Senhor faz por seu povo: ele salva
(vv. 4-8), ele guarda (v. 7) e ele satisfaz (v. 8). Davi buscou o Senhor e
foi salvo dos temores (ver 31:13). Em seu interior, clamou ao Senhor e foi
liberto das tribulações a seu redor. Buscar o Senhor é o mesmo que olhar para
ele, e, quando olhamos para o Senhor pela fé, ele olha para nós e "[levanta]
sobre nós a luz do seu rosto" (4:6; Nm 6:22-27). Se andarmos com
incredulidade, nosso rosto será envergonhado; se andarmos pela fé, nosso rosto
será iluminado (Êx 34:29; Mt 17:2; At 6:15; 2 Co 3:18). O termo
"iluminados", no versículo 5, descreve o semblante radiante de
alegria de uma mãe que recebe seus filhos em casa (Is 60:4, 5). Depois que o
Senhor nos salva, ele nos guarda e envia seus anjos para nos proteger (v. 7;
35:5, 6; Gn 48:16; Êx 14:19). O Anjo do S e n h o r é Jesus Cristo, a
segunda Pessoa da Trindade (Js 5:13-15), o S e n h o r dos exércitos
angelicais que, no Antigo Testamento, visitava seu povo em forma pré-encarnada.
Ao pensar na imagem dos anjos acampados a seu redor, é possível que Davi
estivesse se lembrando da experiência de Jacó em Maanaim ("os dois
acampamentos", Gn 32:1,2). Os anjos são servos dos santos hoje, e só
ficaremos sabendo de vários de seus ministérios quando chegarmos ao céu (Hb
1:14).
Aqueles
que buscam o Senhor descobrem que ele não apenas os salva e os guarda como
também os satisfaz (v. 8). O verbo "provar" não se refere a
experimentar alguma bebida ou comida, mas sim a se alimentar do Senhor por meio
de sua Palavra e experimentar tudo o que ele tem para nós (1 Pe 2:3; ver Hb 2:9
e 6:3). Significa conhecer melhor a Deus e desfrutá-lo cada vez mais. Foi
uma grande bênção para Davi ser liberto de Gate, mas foi uma bênção ainda maior
ser protegido pelo Senhor depois de fugir; porém, Davi considerava que a maior
bênção de todas era se aproximar de Deus e desfrutar sua presença, não apenas
suas dádivas. Para Davi, a Palavra de Deus era doce (119:103), e ele se
regozijava com a bondade do Senhor. Os termos "bom" e "bem"
são importantes neste salmo (vv. 8, 10, 12, 14).
Desejar
o que é bom (v. 12).
"Amar a vida" significa ansiar por vida plena, pela vida em
abundância que Cristo veio oferecer (Jo 10:10). Esse tipo de vida não tem a ver
com bens, posição social ou fama; antes, diz respeito ao caráter, à fé e
a um desejo de honrar o Senhor. Os justos buscam o Senhor e não desejam
coisa alguma que fique aquém da vontade dele para sua vida. Salomão possuía
riquezas, conhecimento, fama e poder e, no entanto, escreveu: "Aborreci a
vida"
(Ec
2:17-20). Cultivar um coração que deseja o que é bom, que se agrada do Senhor
(37:4),
é o primeiro passo para uma vida transbordante das bênçãos do Senhor.
Dizer
a verdade (v. 13).
Se conseguimos controlar a língua, somos capazes de controlar também o resto do
corpo (Tg 3:1-12). "O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das
angústias" (Pv 21:23). Dizer a verdade em amor (Ef 4:15) e não dizer coisa
alguma destrutiva é extremamente difícil na sociedade competitiva e corrupta em
que vivemos nos dias de hoje, mas não é impossível. Observe a oração de Davi em
141:3, 4.
Buscar
o que é certo (v. 14). Isso significa abandonar o pecado de uma vez por
todas, fazer o bem à medida que Deus nos dá forças e oportunidade e ser
pacificadores, não agitadores. Os cristãos não procuram a "paz a qualquer
custo", pois a paz depende da pureza (Tg 3:13-18; Is 32:17), mas se
esforçam ao máximo para não fazer inimigos (Mt 5:9; Rm 14:19; Hb 12:14-21). Por
vezes, nossos maiores esforços parecem inúteis, mas pelo menos obedecemos ao
Senhor (Mt 5:21-26; 18:15-35). "Procurar" significa que precisamos
nos esforçar para isso com a ajuda do Senhor;
Esperar
o que é melhor (w. 15, 16). Devemos viver pela fé, crendo que o Senhor nos
guiará, cuidará de nós e nos ajudará a fazer o que é certo. Não precisamos
temer coisa alguma, pois estamos "sob [suas] vistas" (32:8) e seus
ouvidos estão atentos a nossas orações. O rosto de Deus está contra aqueles que
nos fazem mal. Essa promessa é ilustrada em Atos 12, quando Pedro está na
prisão, aguardando sua execução, enquanto a igreja ora por ele e o rei Herodes
parece fazer o que bem entende. Deus viu a terrível situação em que Pedro se
encontrava, ouviu as orações dos santos e livrou Pedro, mas destruiu Herodes.
4. CONFIAR NO SENHOR (Sl 34:17-22) Em nenhum momento, neste salmo, Davi dá a entender que a vida de fé e obediência poupará os filhos de Deus de enfrentar problemas (ver vv. 4, 6, 17, 19). No entanto, ele promete que, se confiarmos no Senhor e o invocarmos, ele pode atravessar os problemas conosco e transformá-los em bênção para nós e, por meio de nós, pode ainda abençoar a outros (ver 28:7; Is 41:10; Hb 13:6). Além disso, o Senhor também pode nos ajudar com nossos sentimentos (v. 18). A garantia é a de que Deus estará perto de nós quando nosso coração estiver quebrantado e nosso espírito oprimido, quer sintamos sua presença quer não. Não se trata de uma promessa condicional, mas sim de um fato (ver 69:20; 119:151; 147:3; Is 50:8; 61:1; Lc 4:18).
O Senhor cuidará de nossa segurança física (vv. 19, 20) até que nosso trabalho aqui tenha sido completado. O termo "preservar" quer dizer "cuidar com grande zelo", como quando Adão cuidava do jardim (Gn 2:15) ou Jacó cuidava de suas ovelhas (Gn 30:31). O apóstolo João citou o versículo 20 em João 19:36 e aplicou essas palavras a Jesus, o Cordeiro de Deus (Êx 12:46; Nm 9:12). O Senhor pode deter nossos inimigos, os quais serão destruídos pelas perversidades que eles mesmos praticam, pois o pecado é seu próprio executor (v. 21; ver 7:14-16; 9:16; 10:2; Pv 5:22; Rm 12:17-21). Os perversos são condenados, mas para os justos não há condenação alguma, pois confiam no Senhor (Rm 8:1, 33, 34). Deus livrou Davi da mesma forma como libertou Israel do Egito; também pode nos libertar hoje de nossas tribulações.
Pr. W. Wiersbe
Nenhum comentário:
Postar um comentário