terça-feira, 14 de maio de 2024

Governo propõe formação para uso de “linguagem neutra” no Plano Nacional de Cultura


 Ministério divulgou lista com 30 propostas que devem fazer parte do novo Plano Nacional de Cultura. (Foto: Unsplash/Mercedes Mehling)

O Plano Nacional de Cultura estabelece metas para os próximos 10 anos.

O Ministério da Cultura anunciou uma lista contendo 30 propostas destinadas a integrar o novo Plano Nacional de Cultura. Se aprovado pelo Congresso, o plano estabelecerá as metas para o setor nos próximos dez anos.

Sob a liderança da ministra Margareth Menezes, a pasta está promovendo a criação de um programa que inclui a “formação para uso da linguagem neutra” por parte de estudantes, educadores e gestores.

Dentre as propostas estão mudanças em algumas palavras, como por exemplo, “todos” e “todas” seriam substituídas por “todes”, enquanto “menino” e “menina” seriam substituídas por “menine”.

O documento com as 30 propostas de políticas públicas, aprovadas como prioritárias durante a realização da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), foi dividido por eixos temáticos.

O tema “linguagem neutra” está inserido no eixo 4 da proposta, intitulado “Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural”.



Página da proposta do Plano Nacional de Cultura. (Reprodução: Minc)

Após o envio do projeto para a Câmara dos Deputados pelo governo, a proposta será analisada pela Comissão de Educação, que é presidida por Nikolas Ferreira. Controlada por maioria conservadora, é improvável que o projeto avance no Congresso.

O novo Plano Nacional de Cultura propõe que os programas de educação e capacitação de professores sejam financiados pelos contribuintes.

A proposta destina uma parte do imposto de renda tanto de pessoas físicas quanto jurídicas para um fundo cujo objetivo é promover “a diversidade de linguagens, de segmentos e de expressões” e a “participação acessível, inclusiva e universal”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA VEJA E MINISTÉRIO DA CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *