quarta-feira, 20 de julho de 2016

A RETRIBUIÇÃO PROVIDENCIAL DE DEUS - PARTE 1

         
Esse tema não é muito estudado na atualidade em nossas igrejas,  como resultado não é conhecido por muitos evangélicos brasileiros. Por isso eu quero compartilhar com você o capítulo 9 do livro  "A Providência e a Sua Realização Histórica" do reverendo Heber Carlos Campos. 
           Obviamente, este capítulo trata da justiça retributiva de Deus com respeito aos atos maus dos homens, sejam eles regenerados ou não. Os atos de retribuição estão diretamente relacionados com os atributos da santidade e da sua ira. Eles mostram que os seres racionais não podem ficar sem punição, nem escapar de suas consequências. Deus é um ser absolutamente justo e ele sempre dá a paga que os homens merecem. O princípio bíblico vale aqui com toda força:"Aquilo que o homem semeia, isso também ele ceifará"(Gl 6.7).
             Contudo, não podemos nos esquecer de que os atos retributivos de Deus são atos de sua providência, pois eles estabelecem a justiça no mundo, velam pela ordem no mundo e, em última  instância, concorrem  para o bem de todos os filhos de Deus.


OBJETOS DA RETRIBUIÇÃO PROVIDENCIAL

           Assim como a graça comum atinge a todos  os homens sem distinção isto é, crentes e incrédulos, assim também eles todos são objetos da providência retributiva. A fim de demonstrar a sua santidade ele está debaixo da obrigação da sua própria natureza de intervir no mundo pecador para exercer a sua providência retributiva. Ninguém escapa dessas intervenções divinas. Uns a recebem mais fortemente, outros menos, mas Deus mostra o seu desagrado com todos os transgressores da sua lei.
           As retribuições estudadas aqui não tratam dos castigos eternos, mas somente dos parciais, incluindo a morte física, tanto de ímpios como de crentes.


1-RETRIBUIÇÃO PROVIDENCIAL AOS ÍMPIOS
           Há muitos casos que evidenciam a retribuição providencial de Deus, mas daremos apenas alguns exemplos para ilustrar como Deus intervém na vida do mundo para punir os homens que transgridem as suas leis e afrontam a sua santidade.
           a) RETRIBUIÇÃO PROVIDENCIAL A ADONI-BEZEQUE
            Adoni-Bezeque era um homem mau. Fez todas as maldades possíveis contra os seus adversários.
            Acima, porém, dos homens maus, há um governador soberano no universo que dá paga aos homens por seus atos maus. Não podemos nos esquecer de que Deus usa instrumentos humanos para que os seus propósitos retributivos sejam cumpridos (Jz 1.5-6).
            Veja o que diz o texto sobre a providência retributiva de Deus:"Então disse Adoni-Bezeque: setenta reis, a quem haviam sido cortados os polegares das mãos e dos pés, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa: assim como eu fiz, assim Deus  me pagou. E o levaram a Jerusalém, e morreu ali (Jz 1.7).
            Devemos entender essa atividade divina como obra de sua providência. Se os homens não são punidos exemplarmente, a proliferação da violência aumenta ainda mais neste mundo. O curioso, contudo, é que o povo hebreu que perseguiu Adoni-Bezeque não sabia da história passada dele, como um cortador de dedos dos reis a quem ele conquistava. Portanto, não pode ser dito que os hebreus estavam executando qualquer vingança pelos atos passados dele.
            Entretanto, o próprio Adoni-Bezeque admitiu que o que estava acontecendo ali com ele era a providência punitiva de Deus. Deus lhe estava devolvendo os atos que ele praticara com outras pessoas. Esse é um testemunho de um rei pagão sobre a obra providencial de Deus em termos de retribuição.
            O fato triste é que muitas pessoas, mesmo depois de milênios de história da revelação bíblica, ainda questionam que Deus possa agir como vingador dos pecados dos homens. Muitos cristãos ignoram que Deus tem o direito de vingança, de retribuição, coisa que ele proíbe aos homens (Rm 12.19). O que é proibido aos homens é permitido a Deus. Entretanto, muitos cristãos hoje têm a ignorância sobre Deus que pagãos em tempos tão antigos não tinham. Como a revelação bíblica tem sido desprezada pelos homens de nosso tempo que não reconhecem em Deus um direito que é dele somente.
             b)RETRIBUIÇÃO PROVIDENCIAL AO REI AGAGUE
            Agague era rei amalequita. Havia feito muitos males contra Israel. Então Deus enviou Samuel para ungir Saul como rei de Israel e ordenou que Saul ferisse Agague e destruísse totalmente tudo que pertencia a ele. Veja a ordem dura do Senhor para Saul:"Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que  ele tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos (1 Sm 15.3).
            Será possível que esse é o verdadeiro Deus que eu conheço?, alguns se perguntam. Certamente não é o Deus que muitos mestres, teólogos e pregadores apresentam. Este é o deus das Santas escrituras, o Deus das vinganças, o Deus das retribuições providenciais. Nós precisamos rever a nossa teologia, porque o Deus Pai de Jesus Cristo, que é o mesmo Deus é o mesmo Deus do Antigo Testamento, é apresentado como o Soberano Senhor no Novo Testamento. É-nos dito no Novo Testamento que ele é o Deus das vinganças, como já afirmamos logo acima.
            Ele tem o direito de ordenar o que foi ordenado acima ao rei Saul, porque ele é soberano sobre Saul, a quem ele próprio havia constituído rei (1 Sm 15.1-2).
           Todavia, Saul não obedece as ordens de Deus exatamente da forma como Deus havia ordenado. Ele destruiu o povo, mas não o rei Agague e também tomou algumas coisas boas para si (vs 8-9). Além disso, ele mentiu a Samuel dizendo que havia cumprido todas as palavras do Senhor (v.13). Samuel percebe as ovelhas que haviam sido tomadas dos amalequitas e justifica que era para o sacrifício ao Senhor (vs. 15,20-21), o que Samuel contesta(v.22). Samuel, então, pronuncia a sentença de Deus contra Saul(v.23). Saul, por sua vez, reconhece o seu pecado (v.24) e pede perdão (v.25), mas não houve retorno.
            Samuel, então, mandou buscar o rei Agague e lhe disse:"Assim como a tua espada desfilhou mulheres, assim desfilhada ficará tua mãe entre as mulheres. E Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal (1 Sm 15.33).      
           Assim como Agague havia deixado muitas mães sem filhos, assim sua mãe ficaria sem o seu filho. Agague foi morto violentamente, assim como violentamente ele havia matado tantos! A retribuição providencial de Deus que deveria ter sido executada por Saul foi executada por Samuel. A palavra de Deus tinha de ser cumprida. Porque não cumpriu, Saul perdeu o trono e o favor do Senhor (v.23). Samuel toma a iniciativa de retribuir a Agague as suas más obras.
           Deus é providente em todas as coisas que faz, porque as faz para que o seu governo seja reconhecido na terra e todas as pessoas saibam que ele é o rei verdadeiro e soberano deste universo.

Na segunda parte Retribuição Providencial aos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *