sábado, 19 de maio de 2012

Sem vergonha


RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) vai mobilizar hoje, dia 18, gente de 12 cidades de todas as regiões do país para chamar a atenção da população contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. Hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, serão realizadas diversas atividades de combate à exploração sexual de crianças em: Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Curitiba, Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). Entre as ações, estão passeatas, panfletagens, teatro, fóruns de discussão e a Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos de Crianças.
As mobilizações fazem parte de uma campanha maior da RENAS chamada “Bola na Rede” que tem como objetivo formar um movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo por ocasião da Copa do Mundo de Futebol que vai acontecer no Brasil.
RealidadeA realidade da exploração sexual de crianças ainda causa dor e vergonha. Apenas nos primeiros quatro meses de 2012, o módulo Criança e Adolescente do Disque 100 registrou um aumento de 71% das denúncias de violação de direitos humanos contra menores em relação ao mesmo período do ano passado. Oito em cada dez vítimas são meninas. De janeiro a março deste ano, foram registradas 4.205 denúncias de violência sexual. No ano passado, foram mais de 12 mil registros. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, a média diária de denúncias aumentou de 84, em 2010, para 103 nos três primeiros meses de 2011.

O Governo Federal irá divulgar hoje o Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras, feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Um dos maiores desafios é o impacto das grandes obras na questão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Temos um conjunto de obras, que inclui siderúrgicas, hidrelétricas, as obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], além da questão dos megaeventos, que causam impacto direto na vulnerabilidade de crianças e adolescentes”, disse a socióloga e consultora da Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), Graça Gadelha.
Um relatório sobre violações de direitos humanos nas obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau (RO), publicado pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil) no ano passado, mostrou que o número de homicídios dolosos cresceu 44% em Porto Velho entre 2008 e 2010.
Além disso, a quantidade de crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso ou exploração sexual aumentou 18%. O relatório também mostra que o número de estupros cresceu 208% em Porto Velho entre 2007 e 2010. Segundo o documento, a explosão populacional foi um dos principais fatores que provocaram o aumento dos índices de violência.
Dia 18 de maioO Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.
Atividades
Leia abaixo as atividades da RENAS planejadas para hoje contra a exploração sexual de crianças e adolescentes:
Cidade: Recife (PE) 
Ações: Caminhada lúdica e concentração em conjunto com a Rede Estadual de Combate a Exploração. Adesivagem de carros, palestras em escolas públicas mobilizando para a passeata, vacinação, ações de rua: teatro, oficinas.
Cidade: Fortaleza (CE)
Ações: Campanha de vacinação pelos bons tratos de crianças no Centro Social, a partir das 7h30. No dia 22, a campanha de vacinação será na Assembleia Legislativa, em ocasião de uma audiência pública sobre o assunto.
Cidade: Curitiba (PR)
Ações: Ato Público de Sensibilização da Sociedade Civil em parceria com a FAS - Fundação de Ação Social de Curitiba, CRAS e CREAS. Acontecerá na Praça Osório a partir das 15h; realização de um Flash-mob, teatro interativo , Campanha de Vacinação por Bons Tratos a Crianças e Adolescentes, com a participação de adolescentes de igrejas e organizações.
Cidade: Natal (RN)
Ações: Pela manhã, caminhada/apitaço pelas ruas do bairro Felipe Camarão. O encerramento será na praça principal do bairro com ato público e campanha de vacinação pelos bons tratos. À tarde, outra caminhada no bairro Bom Pastor, com a participação de Conselhos Tutelares da cidade.

Cidade: Porto Alegre (RS)
Ações: Marcha com o Comitê Municipal de Enfrentamento, incluindo a Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos das Crianças.
Cidade: São Paulo (SP)
Ações: Amanhã, dia 19, será realizado um fórum organizado pela Rede Social do Centro com o tema “Cidadania e Transformação Social”, além de outras ações como: teatro e manifestações artísticas com crianças e adolescentes.
Cidade: Rio de Janeiro (RJ) 
Ações: Em maio, capacitação de crianças e adolescentes em escolas públicas e comunidades carentes, com oficinas lúdicas; futevôlei na praia com panfletagem. Amanhã, dia 19, vamos realizar uma oficina sobre o tema de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com 700 pais da escola pública de Barra de Guaratiba, RJ; realização de uma peça teatral com a campanha de vacinação pelos bons tratos.
Cidade: Manaus (AM)
Ações: Realização de uma marcha, em parceria com a Secretaria De Estado de Ação Social.
Cidade: Salvador (BA)
Ações: Realização da Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos da Criança no seminário sobre o tema realizado no Ministério Público do Estado. À tarde (das 14h às 16h) vamos realizar uma marcha, com trio-elétrico, e a campanha de vacinação. A concentração para a manifestação será na Praça do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves.
Cidade: Cuiabá (MT)
Ações: Banda, apresentação de dança, depoimentos, flash-mob.
Cidade: Belo Horizonte MG)
Ações: Café da manhã com envolvidos na área da ação social, participação em seminário promovido pela prefeitura. À tarde: lazer e panfletagem contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e campanha de vacinação pelos bons tratos. 
Cidade: João Pessoa (PB)
Ações: Lançamento da Campanha em evento do Conselho Tutelar, participação na TV local, encontro com adolescentes e campanha de Vacinação pelos Bons Tratos.

Com informações da Agência Brasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *