quarta-feira, 28 de setembro de 2011

REFORMANDO A NOSSA VIDA

1-RESTABELECENDO UMA PERCEPÇÃO DE DEUS


O ponto no qual precisamos começar é com uma renovada percepção da realidade e da presença de Deus, em oposição à preocupação com o homem e suas "carências" que tem dominado tantas de nossas igrejas.
Wells diz: "numa cultura repleta de (consumidores religiosos), restaurar o valor de Deus (para as pessoas) envolverá muito mais do que simplismente compreender bem uma doutrina; requererá uma completa reconstrução da moderna personalidade pastiche absolvida em si mesma".
Precisamos descobrir novamente o que significa dizer somente a Deus seja a glória.
1- A Soberania de Deus. Nunca poderemos exagerar a importância da soberania de Deus, pois Deus é a maior de todas as realidades, na verdade, a própria base da realidade, e soberania é coisa mais importante que pode ser dita a respeito dele.
A soberania não é um  mero dogma filosófico, destituído de valor prático. É a única doutrina que dá sentido e substância a todas as outras doutrinas. É, como Artur W. Pink observou, "a fundação da teologia cristã... o centro da gravidade no sitema  de verdade cristã - o sol ao redor do qual todos os mundos menores são agrupados".
Assim muito mais cristãos evangélicos provavelmente concordariam, apesar de poderem sentir que a soberania de Deus não é um um foco muito prático do ensino cristão hoje.
2- A santidade de Deus - A soberania pode ser o atributo mais importante de Deus, mas se há um possível rival a ela, é a santidade. Este é o atributo que a Bíblia mais menciona - não soberania ou amor, mas santidade."Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?" perguntou Moisés (Êx 15.11).Mas esta tem sido negligenciada pelo homem.
Talvez a maior causa de nossa negligência da santidade de Deus seja que santidade é um padrão contra o qual o pecado humano é oposto, e nós não gostamos disso. Na escritura, a exposição  a Deus sempre produz sentimentos de vergonha, culpa, constrangimento e terror. Como estas emoções são dolorosas, fazemos tudo que for possível  para evitá-las. Uma evidência disto é a maneira como, na cultura contemporânea, temos eliminado o pecado como uma categoria para descrever as ações humanas. Nós também temos compactuado com a cultura de hoje de tal forma que não chamamos mais nossas muitas  e múltiplas transgressões de "pecado". Não conclamamos mais o arrependimento diante de Deus mas, em vez disto, enviamos nosso povo a conselheiros para descobrir porque eles agem de maneira "não saudável", para encontrar "cura".
É hora de recuperarmos a insistência bíblica de que Deus é inteiramente santo, e explorar o que isto significa para nossa vida individual e como corporação. Precisamos recuperar pelo menos a lei, sem a qual a salvação e a graça do evangelho perdem seu poder e finalmente até seus significados.
3- A imanência de Deus - A característica  principal da santidade de Deus é a transcedência, porque Deus é diferente de nós e infinitamente acima e além de nós... IMANÊNCIA significa que ao mesmo tempo Deus é também profundamente presente conosco e em tudo. Paulo disse aos atenienses:"pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos"( Atos 17,28).
Os evangélicos provavelmente crêem na maior parte disto. Mas uma coisa é crer na imanência  de Deus e outra totalmente diferente é praticá-la. Um homem que o fez foi Brother Lawrence, cujas conversas e cartas estão colecionadas em um livro. Brother Lawrence viveu no século 17. Nasceu em French Lorraine, serviu como soldado, e foi onvertido ao ver uma árvore no inverno e refletir sobre o fato de que dentro de pouco tempo sua folhagem seria renovada pelo amor e poder de Deus. Sua conversão levou-o ao monastério dos Carmelitas Descalços em Paris em 1666, onde foi mandado para a cozinha e encarregado dos utensílios. No início ele odiou o trabalho da cozinha. Mas determinou-se de tal forma a andar na presença de Deus que podia adorar a Deus e servir a outros nas mais humildes circunstâncias. Mais tarde Lawrence veio adorar a Deus mais na cozinha do que na catedral, orando:"Senhor de todas as panelas, vasilhas e coisas... faça-me um santo através de preparar os alimentos e lavar os pratos". Ele morreu aos oitenta anos de idade, cheio de amor e honrado por todos que o conheciam.
Isto é o que a imanência de Deus deveria significar praticamente, e deveria ser redescoberta por muitos que imaginam que estão próximos de Deus por poderem falar sobre ele com loquacidade quando na verdade sabem muito pouco sobre ele e quase não têm percepção de sua presença na vida diária.(Fonte: O Evangelho da Graça).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *