segunda-feira, 20 de julho de 2015

Em novo vídeo, Thalles diz que é melhor e mais rico que outros cantores

O artista tem causado polêmica com suas declarações

por Leiliane Roberta Lopes
Em novo vídeo, Thalles diz que é melhor e mais rico que outros cantores
    Thalles diz que é melhor e mais rico que outros cantores


PARE, LEIA, ASSISTA E PENSE!


O cantor Thalles Roberto parece não ter noção de que tudo o que fala em seus shows está sendo filmado e acaba caindo na internet.
Dias após gerar polêmica ao declarar que é o melhor cantor do gospel e que está acima da média dos demais ele voltou a se comparar com outros representantes do segmento.
No novo vídeo Thalles aparece afirmando que canta melhor que todos os cantores juntos e também diz que sua riqueza é maior do que todos os bens que os cantores evangélicos podem somar.
“Estou falando hoje porque eu cansei e a partir de hoje eu vou cantar o que eu quero, eu vou postar o que eu quero”, disse Thalles dizendo que tudo isso é direção de Deus.
“Hoje eu sou rico, irmãos, muito mais que todos os cantores gospel. Talvez se somar o que eles têm não dá nem metade do que Deus me deu”.
Thalles diz que tem empresas e sociedades e que nem o seu empresário sabe toda a riqueza que ele possui. Esse seria, segundo o artista, o motivo para que os cantores evangélicos ficassem “de mal” com ele, por estarem incomodados com o sucesso e a riqueza.

Leonardo Gonçalves rebate

O segundo vídeo do Thalles gerou mais indignação que o primeiro, Leonardo Gonçalves usou o Facebook para dizer que não quer e nunca quis o sucesso e dinheiro de Thalles.
Leonardo diz que tem orado por Thalles e que não se sentiu diminuído por suas declarações. “Sua opinião a nosso respeito não faz a menor diferença, nem para nós, nem para nosso público”.
O cantor adventista afirma que está assustado com a forma que Thalles se enxerga.
“Nunca antes na história da música cristã no Brasil alguém que se arvorou a tanto. E é por isso que, já há algum tempo, você está nas minhas orações”, escreveu.
Sobre ter inveja da riqueza, Leonardo Gonçalves afirmou: “Não quero e nem nunca quis sua fama e seu dinheiro. Estou feliz com o que o Senhor me deu. E o que Ele me deu não é pouco! Com certeza é muito mais do que eu mereço. Tanto pela pessoa falha que sou como pelo talento que – diga-se de passagem – Ele me deu.”
Na manhã seguinte Leonardo Gonçalves excluiu a postagem e escreveu um novo texto dizendo que foi sincero e que não considera que o que ele escreveu estava errado.
“Me senti como fazendo parte do ‘lado errado’ desta história toda, mesmo que eu não tenha (na minha opinião) escrito nada errado. Por isso retirei o texto e estou compartilhando este sentimento com vocês. Não tenho respostas. Continuo orando pelo Thalles, mas não quero fazer parte de uma ‘caça-às-bruxas’. Peço perdão ao Eterno, ao Thalles e a vocês se de alguma maneira o fiz”.
Assista:

Fonte:Gospelprime

CANTOR LEONARDO GONÇALVES ENVIA RECADO A THALLES ROBERTO




O cantor Leonardo Gonçalves (que não é o editor desse blog, deixemos claro, rs) mandou um recado ao cantor Thalles Roberto em seu facebook. De maneira cristã e sem apelos baixos e desnecessários, Leonardo mostra seu desacordo com o ídolo gospel e o exorta em seu descaminho:

"qdo alguém demonstra achar q tds q discordam dele apenas o fazem por inveja, então não há mais muito o q fazer. só orar, msm. e tenho orado bastante por vc, Thalles Roberto. 
mas entenda q o problema nunca foi vc me diminuir ou diminuir meus colegas de ministério. sua opinião a nosso respeito não faz a menor diferença, nem para nós, nem para nosso público (e talvez pra ngm, msm).  o q assustou e assusta é a imagem q vc tem de si mesmo. talvez vc não saiba disto (pq chegou faz pouco tempo), mas nunca antes na história da música cristã no brasil alguém se arvorou a tanto. e é por isso q, já há algum tempo, vc está em minhas orações. e seu dinheiro. estou feliz com o q o Senhor me deu. e o q ELE me deu não é pouco! com certeza muito mais do q eu mereço. tanto pela pessoa falha q sou como pelo talento q –diga-se de passagem– ELE me deu. 
não sou ngm pra questionar sua sinceridade, mas acho estranhas tb as conversas q vc diz ter com ELE e as coisas q vc diz q ELE fala, nestes diálogos. algumas delas não me parecem muito com as coisas q ELE diz em SUA PALAVRA. oro tb pra q vc encontre alguém q lhe ajude a ler e compreender melhor SUA PALAVRA. como já disse, vc chegou faz pouco tempo e um ou outro equívoco é natural, neste processo de caminhar com ELE. 
mas se ELE está chamando vc pra cantar outras coisas pra outras pessoas, faça isto! eu e muitos outros cantores cristãos estaremos orando por vc. se não der certo e vc quiser voltar, também estaremos aqui, pra receber vc de braços abertos, mais uma vez, se necessário for. pq assim é o Evangelho.
ps.: apenas para sua informação: vc não é o número 1 do meio gospel. se é q isso existe (e com certeza não importa) esse lugar é de Aline Barros"

Esperemos que este texo chegue ao conhecimento do Thalles e se assim for, então que Deus o use para despertar a consciência endurecida deste cantor.

***
Fonte:Púlpito Cristão

THALLES ROBERTO AFIRMA: 'ESTOU ACIMA DA MÉDIA PORQUE ESTOU ENTRE FRACOS' E PARTE PARA O MEIO SECULAR



Na Conferência Global 2015 realizada pela Comunidade das Nações, em Brasília, no começo desta semana o cantorThalles Roberto se envolveu em mais uma polêmica. Deu declarações durante uma apresentação. de um "novo chamado"

Neste novo chamado de Deus, ele deixaria de se apresentar em igrejas e fazer mais eventos seculares. As declarações gerou muita revolta entre os evangélicos que estavam no evento e as críticas feitas na página da igreja foram tantas que a denominação retirou a foto do artista de seu mural no Facebook.

Thalles ainda afirma ser o melhor artista do gospel por estar entre pessoas fracas.“Você está acima da média porque você está no meio de gente fraca”, disse o cantor como se fosse Deus quem estivesse dizendo para ele. “Quero ver você estar acima da média lá fora”, teria dito o Senhor dando nomes de cantores como Ben Harper e Usher.

Cantores evangélicos comentaram o fato. Vanilda Bordieri postou em sua pagina do facebook: "Uns entram no templo para ver o fim do ímpio. Outros saem do templo para ver seu próprio fim", numa alusão ao salmo 73.  Luis Arcanjo, Leonardo Gonçalves e Marcus Talles postaram fotos provocativas em suas redespectivas redes sociais.


No video Thalles diz cantar no meio gospel “era bater em bêbado”, que “música gospel é tudo igual” e que “qualquer um escreve e faz”. Thalles contou uma história de que um pastor teria comparado a música com a Palavra dizendo que você consegue se lembrar muito mais das canções que ouve do que as pregações.

“Se eu não puder ser tudo o que Deus mandou eu ser que propósito é esse?”, disse. Ele afirmou que Deus disse que ele já fez no meio gospel tudo o que ele tinha para fazer e que só ele, Thalles, faz [música] do jeito que ele faz. 

Por causa do "chamado", o cantor se prepara para lançar um CD que não tem os evangélicos como público alvo.
Na Comunidade das Nações no facebook, os fiéis diziam que estavam envergonhados por ouvir tanta bobagem. Alguns disseram que se sentiram humilhados como cristãos e principalmente como igreja, mas foram retirados.

Assista



Com informações do Gospel Prime e diversos sites.

5 COISAS QUE VOCÊ PAI PODE FAZER PARA AJUDAR A AUTOESTIMA DE SEU FILHO ADOLESCENTE



Por Nancy Rue

Vivemos em uma sociedade onde ser superficial é elogiado e aceito. Além disso, as mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter, não ajudam a situação. Na verdade, desempenham um papel importante. Muitas vezes, as figuras públicas usam essas plataformas para promover a autoaceitação. 

Enquanto isso, muitas delas estão aperfeiçoando seus corpos ou se comportando de forma inadequada. Se estão fazendo isso para permanecer relevantes ou porque não estão felizes com quem são não é a questão. A questão é que elas então enviando uma mensagem errada - tudo bem dizer uma coisa mas fazer outra. Esse tipo de mensagem afeta adolescentes vulneráveis.


Testemunhar como minha sobrinha luta contra a pressão dos colegas de agir e se vestir de certa 
maneira é maravilhoso. Infelizmente, nem todos os adolescentes têm a capacidade de lutar. Crianças prestam atenção no que veem na televisão e internet. Sem a orientação adequada, elas acreditam que têm que ser de uma certa forma e ter certa aparência apenas para ser aceita no mundo ou alguém gostar delas. Nesse ponto, adolescentes acham que não são bons o suficiente.
quando eu era adolescente, eu não estava sempre feliz com minha aparência. Havia dias em que eu desejei me parecer com modelos impecáveis nas capas de revistas de prestígio. Até que um dia minha mãe sentou-se comigo e me explicou o quão importante era que eu aceitasse quem eu era. Para mim, não foi fácil entender no começo. Eu lutei com a ideia, mas eu lentamente parei de querer parecer outra pessoa e aprendi a amar minha aparência.

Ensinar seus filhos a aceitar a si mesmos do jeito que são parece simples, mas não é. Na maioria dos casos, é um cabo de guerra entre o adolescente e seus sentimentos. No entanto, aqui estão algumas maneiras de ajudar seu filho a construir sua autoestima.

1. Explique que a beleza vem de dentro

Tenha uma conversa em particular com seu adolescente. Este é o momento para explicar que a beleza e a felicidade vêm de dentro da pessoa. A mídia incentiva a noção de que a beleza é relacionada ao exterior. Mas a realidade é outra. Inteligência, cuidado, amor e respeito são apenas algumas qualidades que torna as pessoas bonitas.

2. Mantenha um corpo saudável

Às vezes, o peso de uma criança pode aumentar ou diminuir devido a doenças como alterações da tireoide, fazendo a criança ser ridicularizada na escola ou por amigos. Isso afeta mental e emocionalmente o adolescente, diminuindo sua autoestima. Peça ao médico da família que ele sugira formas como seu adolescente pode lidar com a doença e a zombaria. Além disso, pergunte-lhe como seu adolescente pode manter um corpo saudável.

3. Ajude-o a escolher seu próprio estilo

Que adolescente não gosta de fazer compras? Leve seu filho adolescente a uma loja de roupas com preços acessíveis e deixe que ele explore seu próprio estilo. Você pode dar sugestões, mas dê-lhe espaço para descobrir o estilo que ele gosta e com o qual se sente confortável. Criar seu próprio estilo vai construir sua personalidade e autoestima.

4. Elogie-o

Incentive seu adolescente a se envolver em diversas atividades ou projetos. Parabenize-o por seu trabalho duro. Os adolescentes precisam saber que seus pais estão orgulhosos do que eles têm. Eles podem não ter êxito em uma área particular, mas pelo menos eles tentaram.

5. Enfatize o respeito próprio

Ensine ao seu filho a importância de se respeitar. Se seu filho adolescente não respeita seu corpo ou sua mente, ninguém irá respeitar. Adolescentes conhecem todos os tipos de pessoas - algumas vão aceitá-los do jeito que eles são, enquanto outras vão encontrar coisas negativas para falar. No entanto, ele deve aprender a amar e aceitar quem ele é.
Construir a autoestima dos seus filhos não acontece da noite para o dia. Vai levar tempo. Eles podem cair, mas com paciência você vai ajudá-los a levantar-se novamente. Lembre-se sempre de incentivar e elogiar seus filhos. Não deixe isso para a mídia.

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Via Púlpito Cristão

quinta-feira, 16 de julho de 2015

POSTAR VERSÍCULOS NAS REDES SOCIAIS AGORA É CRIME NA NOVA ZELÂNDIA



A Nova Zelândia criminalizou o cyberbullying. A nova lei é abrangente e se aplica em mensagens de teor racista, sexista, homofóbico, que envolvam críticas a uma deficiência física ou a uma religião.

Quem for considerado culpado, pode pegar até dois anos de prisão. Se comprovadamente ocorrer um suicídio por conta de mensagens eletrônicas, a pena mínima passa a ser três anos.
Dependendo do tipo de ofensa, a vítima pode pedir reparação e então serão aplicadas multas que podem chegar a U$ 134.000 (aproximadamente R$400 mil).
O cyberbullying já era proibido no país, mas agora passou a ser considerado crime. Sempre será punido caso seja constatado que causaram “aflição emocional grave” à vítima.

A partir dos 14 anos, a pessoa já terá de responder pelas declarações nas redes sociais, comentários em sites ou pelo “vazamento” de fotos e vídeos.  Uma nova agência digital montada pelo governo terá como responsabilidade analisar as denúncias de casos de cyberbullying.

Foram assinados protocolos de cooperação com as principais redes sociais, como Facebook e Twitter, que irão disponibilizar o acesso às mensagens de eventual caráter criminoso desde que o mesmo seja feito dentro de um período de 48 horas. Até agora esse tinha sido o maior empecilho uma vez que a pessoa apagava a mensagem e com isso a prova “sumia”.

Analistas internacionais acreditam que esse tipo de controle deve ser adotado por outros países num futuro próximo.

Mensagem nas “entrelinhas”

Mesmo que a medida tenha recebida ampla aceitação popular, grupos cristãos alertam que os termos da lei são muito “amplos”, o que pode criminalizar o simples compartilhamento de um versículo.

Se um muçulmano se sentir ofendido com uma mensagem sobre somente Jesus levar ao céu ou um homossexual tiver os sentimentos feridos por alguém classificar sua opção como “pecado”, ou insinuar que ele terá punição divina, um processo já pode ser aberto.

Por enquanto o governo neozelandês não fez menção de alterar os termos da lei, o que poderá gerar uma série de problemas legais para quem manifesta a fé bíblica na internet.


Namorados que se masturbam cometem pecado?

Por Renato Vargens


Eu nunca fui para a cama com o meu namorado. Nós não fazemos sexo com penetração, o problema é que as vezes nós nos masturbamos por acaso será isso um pecado? 

Por mais incrível que possa parecer essa tem sido a pergunta de muitos jovens cristãos. Na verdade, nossas igrejas estão repletas de jovens que masturbam-se mutuamente acreditando que com isso não estão pecando contra Deus. Eu mesmo já ouvi algumas pessoas dizendo que se não houver penetração, vale qualquer coisa. 

Caro leitor, ainda que as Escrituras em nenhum momento trate da masturbação, por razões claras e obvias todos aqueles que se masturbam pecam contra o Senhor, isto porque,  a prática de estimular o próprio órgão sexual ou do namorado afronta o padrão de moralidade e decência estabelecido pelo Criador. Ora, a Bíblia é extremamente clara em afirmar que o prazer do sexo pertence exclusivamente aos casados e que aqueles que desfrutam de relacionamentos sexuais fora do casamento pecam contra Deus.

Outro fato importante é que nunca soube de ninguém que se masturbasse sem que contudo cobiçasse  outra pessoa.

Prezado amigo, cobiçar o namorado ou a namorada constitui pecado e imoralidade. Se não bastasse isso, o namorado que estimula sexualmente a namorada e vice-versa, defrauda o seu irmão em Cristo tomando para sim algo que ainda não lhe pertence.

Isto posto, afirmo sem titubeios que toques, intimidades e liberdades sexuais segundo as Escrituras é um direito exclusivo dos casados, portanto, se você é daqueles que ultrapassa os limites estabelecidos por Deus em sua Palavra,  desobedece as orientações do Senhor trazendo sobre si a condenação.

Veja abaixo alguns versos bíblicos que tratam sobre a imoralidade sexual:

"...mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido." 1 Coríntios 7:2

"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos."Efésios 5:3

"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria." Colossenses 3:5

"Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos." Apocalipse 9:21

"Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus." 1 Coríntios 6:9-10

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem..." Gálatas 5:19

"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus." Efésios 5:3-5

"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa..."1 Tessalonicenses 4:3-4

“Amados,peço-vos, que abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que glorifiquem a Deus pelas obras que em vós observem” (1 Pe 2:11)

Renato Vargens

terça-feira, 14 de julho de 2015

'MENINA PASTORA', HOJE, ESTUDA FÍSICA E É PROFESSORA


Influenciada pelo pai, Ana Carolina começou a pregar aos 3 anos de idade. Aos 7 anos, ele foi filmada pregando em um culto evangélico, e então, o video virou viral.
As pessoas presentes vibravam com as palavras: "Maravilhoso! Conselheiro! Deus forte! Pai da eternidade! E príncipe da paaaaaaz!"

O video ganhou uma versão funk e com tanto sucesso, Ana Carolina participou do program de Raul Gil, na época na Record, e apareceu em um documentário da BCC sobre crianças pregadoras.

Hoje, Ana Carolina tem 21 anos e estuda física na Universidade Federal Rural do Rio, estagia em uma escola de crianças especiais e dá aula em um cursinho pré-vestibular. Já não prega em igrejas, ainda que não deixou de ser evangélica e faz parte do movimento Escolhi Esperar.

"Sofri muita crítica quando criança. As pessoas diziam que não seria uma pessoa normal", disse em entrevista à Folha de S.P."Mas sou prova de que isso não atrapalha a vida de ninguém. Consegui o que queria e continuo fazendo a obra de Deus."

Em entrevista ao Jornal Extra ela diz que ensinar física não "vai mudar em relação ao que eu penso de Deus. A física é, para mim, um instrumento e uma ratificação daquilo que eu acredito".

Abaixo está o vídeo de Ana aos 7 anos:



Com informações Brasil Post

Qual o sonho da “geração smartphone”?

Ser feliz. Ficar rico. Morar em outro país. Em princípio, uma dessas opções pode parecer o principal desejo de todo jovem, mas não é. Pelo menos de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, sob encomenda do jornal Folha de São Paulo. Segundo o estudo, a maior aspiração dos jovens brasileiros de 16 a 24 anos é alcançar a profissão dos sonhos. O levantamento foi feito em 175 municípios, ouviu 1.036 jovens de um total de 2.437 pessoas.

A pesquisa do Datafolha delineou o perfil da geração chamada por especialistas de “nativa digital” ou “geração smartphone”, identificando que pessoas de 16 a 24 anos ficam on-line, em média, nove horas por dia e a maioria é pelo celular (78% têm seu próprio smartphone). Ouvir música é a atividade mais comum, seguida por compartilhar fotos em redes sociais, acessar notícias e, por último, assistir vídeos no Youtube.

Outra pesquisa foi um pouco mais afundo e apontou a mesma tendência sobre a juventude, no que se refere à profissão. O projeto Sonho Brasileiro realizado pela BOX1824 – uma empresa de pesquisa global focada no mapeamento de tendências e comportamentos –, identificou que 55% dos sonhos individuais dos jovens estão ligados à formação profissional e emprego. Dentre estes, 24% almejam a profissão dos sonhos. A pesquisa “Sonho Brasileiro” buscou identificar as tendências de comportamentos da atual geração entre 18 e 24 anos e o seu sonho para o país.

Embora não neguem as questões funcionais do trabalho, como dinheiro e estabilidade, muitos jovens buscam no emprego a realização pessoal. Um enorme desafio a ser concretizado quando o Brasil registra a maior taxa de desemprego (8,1%), no trimestre referente a dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 8 milhões de brasileiros desempregados.

Qual a saída para uma geração que está buscando no trabalho muito mais que retorno e estabilidade financeira? A edição nº 355 da revista Ultimato pode oferecer algumas pistas. A matéria de capa, sobre “Vocação e Juventude”, aponta a falta de perspectiva de muitos jovens para sustentar a vida e destaca a importância do jovem buscar compreender a sua vocação e, assim, entender melhor o seu papel no mundo.

Na matéria de capa, além de poder extrair alguns princípios importantes para cumprir sua vocação a partir da vida de José – um jovem que tinha consciência do seu chamado –, Ultimato traz ao leitor um infográfico que apresenta os muitos diferentes aspectos da vocação e mostra o ponto de partida para o jovem descobri-la. 

Falando sobre a visão cristã do trabalho na coluna “Ética”, Paul e Raphael Freston dizem que é preciso experimentar o trabalho como um dom de Deus, que traz significado e gratificação. “O trabalho socialmente útil não basta”, enfatizam. E foi isso que a pesquisa “Sonho Brasileiro” constatou. Além do retorno financeiro e a satisfação pessoal, o jovem busca fazer diferença na sociedade através da sua profissão. Mas para essa efetiva ressignificação do trabalho, que vai além do utilitarismo, a “geração smartphone” precisa se conectar com Deus e resgatar os princípios bíblicos do trabalho. Só assim, o jovem poderá desenvolver seu papel no mundo com dignidade e desfrutar da honra e alegria de exercitar seus talentos.

Folha de São PauloConservadora ou contraditória?
A pesquisa do Datafolha também revelou outras características curiosas sobre o perfil dos jovens. A geração que assimilou tão rapidamente as novas tecnologias digitais está sendo considerada por alguns como “careta” e “conservadora”, por causa do seu posicionamento em relação a temas como sexo, aborto e homossexualidade.

Os resultados mostram que a maioria dos jovens aceita como moralmente certo o sexo antes do casamento e o comportamento homossexual, mas condena a visualização de vídeos pornográficos – 44% acham moralmente certo o sexo entre pessoas que não são casadas, 29% discordam; 36% acham certo o comportamento homossexual, 30% discordam; 51% julgam errado assistir vídeos pornográficos. Também aumentou entre os jovens a aceitação do aborto e da maconha, mas a porcentagem dos que são contra continua alta: 79% afirmam que o aborto é inaceitável e 67% acham que é moralmente errado fumar maconha.

Outro dado interessante é que os jovens valorizam a família, mas rejeitam o casamento. Entre os 10 itens listados como os mais importantes, o casamento ficou em último lugar. Sair de casa e abdicar do aconchego e segurança dos pais para encarar o desafio de constituir a própria família é uma escolha feita cada vez mais tarde. Na classificação, saúde, família, trabalho e estudo foram considerados os itens mais importantes para os jovens, até mesmo à frente de quesitos como amigos, sexo e beleza.

Utopias, pragmatismo e transformação
Já a pesquisa “Sonho Brasileiro” revelou que o jovem não só aponta os problemas do país, mas enxerga e se envolve em maneiras possíveis de atuação para transformar a realidade. Dentre os meios pelos quais a juventude acredita que podem surgir mudanças, estão: agir com honestidade no dia-a-dia (56%) e aproveitar as oportunidades que o Brasil oferece (30%).

É uma geração que une sonho e pragmatismo. Enxerga a si mesma como sonhadora (35%), mas não pensa em grandes transformações estruturais, como gerações de décadas passadas, e sim em pequenas mudanças na realidade do dia-a-dia. Acreditam que ações cotidianas de honestidade ajudam a combater a corrupção, por exemplo, e não depositam suas expectativas em instituições formais para transformação da sociedade.

Na pesquisa “Sonho Brasileiro” foram identificados indivíduos denominados de “jovem-ponte”. Segundo o estudo, é o sujeito que transita por mais grupos distintos que a média das pessoas (3 ou 4 grupos), recolhendo referências a partir das quais amplia sua visão de mundo. Além de redefinir seu próprio pensamento, o jovem passa a difundir essas ideias e estabelecer redes de diálogos entre grupos que não se falariam espontaneamente.

Três características principais do “jovem-ponte” são: a hiperconectividade, o não dualismo e as microrrevoluções. Ao invés de polarizar, essa geração integra ideias e conceitos, antes colocados em oposição. Valorizam a possibilidade de transitar e participar de projetos diversos, tendo flexibilidade para atuar de formas mais pontuais e se conectar com o máximo possível de frentes em que acreditam.

Equipe Editorial Web
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sábado, 11 de julho de 2015

Uma Declaração Evangélica sobre o Casamento

UmaDeclaracao
Diante da recente decisão da Suprema Corte dos EUA de redefinir o conceito de casamento, mais de 100 pastores assinaram uma Declaração Evangélica sobre o Casamento.
Como cristãos evangélicos, discordamos da decisão da Suprema Corte que redefine o casamento. O Estado não criou a família, e não deveria tentar recriar a família à sua própria imagem. Não capitularemos quanto ao casamento, pois a autoridade bíblica exige que não o façamos. O desfecho da decisão da Suprema Corte de redefinir o casamento representa o que parece ser resultado de meio século de testemunhar o declínio do casamento através do divórcio, coabitação e uma cosmovisão de liberdade sexual quase sem limites. As ações da Suprema Corte representam riscos incalculáveis para um tecido social já volátil ao alienar aqueles cujas crenças a respeito do casamento são motivadas por profundas convicções bíblicas e preocupação pelo bem comum.
A Bíblia claramente ensina a verdade permanente de que o casamento consiste de um homem e uma mulher. De Gênesis a Apocalipse, a autoridade da Escritura testifica da natureza do casamento bíblico como especificamente limitado à complementaridade de homem e mulher. Tal verdade não é negociável. O próprio Senhor Jesus disse que o casamento existe desde o princípio (Mt 19.4-6), portanto, nenhuma instituição humana tem a autoridade de redefinir o casamento assim como nenhuma instituição humana tem a autoridade de redefinir o evangelho, que o casamento misteriosamente reflete (Ef 5.32). A decisão da Suprema Corte de redefinir o casamento demonstra um discernimento equivocado ao desconsiderar o que a história e incontáveis civilizações passaram adiante até chegar a nós, mas também representa um resultado com o qual os próprios evangélicos, infelizmente, não são inocentes de ter contribuído. Muitas vezes, evangélicos professos falharam em ser modelos dos ideais que tão preciosamente estimamos e cremos serem centrais para a proclamação do evangelho.
Igrejas evangélicas devem ser fiéis ao testemunho bíblico do casamento, independente de mudanças culturais. As igrejas evangélicas dos Estados Unidos encontram-se agora em uma nova paisagem moral que nos chama a ministrar em um contexto cada vez mais hostil à ética sexual bíblica. Isso não é novo na história da igreja. Desde seus primórdios, quer fosse na margem da sociedade ou em uma posição de influência, a igreja é definida pelo evangelho. Nós insistimos que o evangelho traz boas novas a todas as pessoas, independentemente de a cultura considerar ou não as novas boas.
O evangelho deve informar nossa abordagem ao testemunho público. Como evangélicos animados pelas boas novas de que Deus oferece reconciliação através da vida, morte e ressurreição do seu Filho, Jesus, nós nos comprometemos a:
• Respeitar e orar pelas nossas autoridades governantes, mesmo enquanto passamos pelo processo democrático de reconstruir uma cultura de casamento (Rm 13.1-7);
• Comunicar a verdade a respeito do casamento bíblico de uma maneira que traga cura para uma cultura sexualmente doente;
• Afirmar o mandato bíblico de que todas as pessoas, incluindo Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) e pessoas de quaisquer outras orientações sexuais, são criadas à imagem de Deus e merecem dignidade e respeito;
• Amar os nossos próximos independentemente de quaisquer desacordos que surjam como resultado de crenças conflitantes a respeito do casamento;
• Conviver de maneira respeitosa e cívica com aqueles que possam discordar de nós, em nome do bem comum;
• Cultivar uma cultura comum de liberdade religiosa que permita que prospere a liberdade de viver e crer de maneira diferente.
A redefinição do casamento não deveria ocasionar a erosão da liberdade religiosa. Nos anos que se seguirão, pode ser que instituições evangélicas sejam pressionadas a sacrificar suas sagradas crenças a respeito do casamento e da sexualidade a fim de acomodar quaisquer exigências que a cultura e a lei exijam. Nós não temos a opção de nos adequarmos a tais exigências sem violar nossas consciências e abrir mão do evangelho. Nós não permitiremos que o governo nos coaja ou infrinja os direitos de instituições de viver de acordo com a sagrada crença de que apenas homens e mulheres podem se unir em casamento.
O evangelho de Jesus Cristo determina a forma e o tom do nosso ministério. A teologia cristã considera seus ensinos sobre o casamento atemporais e imutáveis, e assim, devemos nos posicionar firmemente de acordo com tal crença. Ultraje e pânico não são reações dignas daqueles que confiam nas promessas de um Cristo Jesus que reina. Embora creiamos que a Suprema Corte tenha errado em sua decisão, nós nos comprometemos a nos posicionarmos de maneira inabalável e fiel, testificando do ensino bíblico de que o casamento é o pilar principal da sociedade, designado a unir homens, mulheres e crianças. Prometemos proclamar e viver essa verdade a todo custo, com convicções que são comunicadas com bondade e amor.
Signatários:
Russell Moore, Presidente, Comissão de Ética e Liberdade Religiosa
Jim Daly, Presidente, Focus on the Family
R. Albert Mohler, Jr., Presidente, The Southern Baptist Theological Seminary
Jeff Iorg, Presidente, Golden Gate Baptist Theological Seminary
David Platt, Presidente, International Mission Board
Ronnie Floyd, Presidente, Southern Baptist Convention | Pastor Sênior, Cross Church
Frank Page, Presidente e CEO do Comitê Executivo SBC
Danny Akin, Presidente, Southeastern Baptist Theological Seminary
Paige Patterson, Presidente, Southwestern Baptist Theological Seminary
David S. Dockery, Presidente, Trinity International University/Trinity Evangelical Divinity School
Jack Graham, Pastor, Prestonwood Baptist Church
Tony Evans, Pastor Sênior, Oak Cliff Bible Fellowship
Thom Rainer, Presidente, LifeWay Christian Resources
O. S. Hawkins, Presidente, Guidestone Financial Resources
Robert Sloan, Presidente, Houston Baptist University
Barrett Duke, Vice-Presidente de Política Pública e Pesquisa e Diretor do Instituto de Pesquisa, Comissão de Ética e Liberdade Religiosa
Matt Chandler, Pastor Principal de Ensino, The Village Church
John Huffman, Presidente do Conselho Christianity Today e Gordon-Conwell Theological Seminary
Jose Abella, Pastor, Providence Road Church, Miami
Raudel Hernandez, Pastor, Summit Español Raleigh, NC
Felix Cabrera, Pastor, Iglesia Bautista Central, Oklahoma City
Edgar Aponte, Diretor de Desenvolvimento de Liderança Hispânica, Southeastern Baptist Theological Seminary
Samuel Rodriguez, Presidente, Conferência Nacional de Liderança Cristã Hispânica
Jason Duesing, Reitor, Midwestern Baptist Theological Seminary
Jeffrey K. Jue, Reitor, Westminster Theological Seminary
Roland C. Warren, Presidente e CEO, Care Net
Kevin Smith, Pastor de Ensino, Highview Baptist Church
Paul David Tripp, Pastor, Escritor e Conferencista Internacional
Dean Inserra, Pastor Presidente, City Church, Tallahassee
John Stonestreet, Palestrante e Membro, The Chuck Colson Center for Christian Worldview
Ramon Osorio, Mobilizador Hispânico Nacional de Igrejas, North American Mission Board
Jimmy Scroggins, Pastor Presidente, Family Church, West Palm Beach
Jackie Hill Perry, Escritora, Palestrante, Artista
Greg Laurie, Pastor Sênior, Harvest Christian Fellowship
Trip Lee, Rapper, Cantor, Poeta e Escritor
Denny Burk, Professor de Estudos Bíblicos, Boyce College
Paul Chitwood, Diretor Executivo, Kentucky Baptist Convention
J. Ligon Duncan III, Chanceler e CEO, Professor da Cadeira John E. Richards de Teologia Sistemática e Histórica, Reformed Theological Seminary
H.B. Charles Jr., Pastor de Ensino, Shiloh Metropolitan Baptist Church
D. A. Carson, Professor Pesquisador de Novo Testamento, Trinity Evangelical Divinity School
David E. Prince, Professor Assistente de Pregação Cristã, The Southern Baptist Theological Seminary
A.B Vines, Pastor Sênior, New Seasons Church
Mike Cosper, Pastor de Adoração e Artes, Sojourn Community Church
Nathan Lino, Pastor Presidente, Northeast Houston Baptist Church
Heath Lambert, Diretor Executivo, Association of Certified Biblical Counselors
Tony Merida, Pastor de Pregação, Imago Dei Church
Clint Pressley, Pastor, Hickory Grove Baptist Church
Vance Pitman, Pastor Sênior, Hope Church, Las Vegas
Bruce Riley Ashford, Reitor, Southeastern Baptist Theological Seminary
Phillip Bethancourt, Vice-Presidente Executivo, Comissão de Ética e Liberdade Religiosa
Jonathan Leeman, Diretor Editorial, 9Marks
Thomas White, Presidente, Cedarville University
Karen Swallow Prior, Professora de Inglês, Liberty University
Jason Allen, Presidente, Midwestern Baptist Theological Seminary
Rosaria Butterfield, Escritora e Palestrante
J.D. Greear, Pastor, The Summit Church
Collin Hansen, Diretor Editorial, The Gospel Coalition
Eric M. Mason, Pastor Presidente, Epiphany Fellowship Church
Eric Teetsel, Diretor Executivo, Manhattan Declaration
Andrew T. Walker, Diretor de Estudos Políticos, Comissão de Ética e Liberdade Religiosa
Daniel Patterson, Chefe de Gabinete, Comissão de Ética e Liberdade Religiosa
Daniel Darling, Vice-Presidente de Comunicações, Comissão de Ética e Liberdade Religiosa
Trillia Newbell, Diretora de Alcance Comunitário, Comissão de Ética e Liberdade Religiosa
David French, National Review
Paul Nyquist, Presidente e CEO, Moody Bible Institute
Kevin Ezell, Presidente, North American Mission Board
Roger Spradlin, Pastor Sênior, Valley Baptist Church, Bakersfield, Calif.
Carmen Fowler LaBerge, Presidente, Presbyterian Lay Committee
Tommy Nelson, Pastor Sênior, Denton Bible Church
J. P. Moreland, Professor Honorário de Filosofia, Biola University
Bryant Wright, Pastor Sênior, Johnson Ferry Baptist Church
Matthew Lee Anderson, Articulista, Mere Orthodoxy
Gabriel Salguero, Presidente, National Latino Evangelical Coalition
Bruce Frank, Pastor Sênior, Biltmore Baptist Church
Afshin Ziafat, pastor Presidente, Providence Church, Frisco, Texas
David Jeremiah, Pastor Sênior, Shadow Mountain Community Church
Christine Hoover, Escritor
Jim Baucom, Pastor Sênior, Columbia Baptist Church
Samuel W. “Dub” Oliver, Presidente, Union University
James MacDonald, Pastor Sênior, Harvest Bible Chapel
Juan R. Sanchez, Jr., Pastor Sênior, High Pointe Baptist Church, Austin, Texas
David Uth, Pastor Sênior, First Baptist Orlando
Timothy George, Reitor e Professor de Divindade, Beeson Divinity School
Alistair Begg, Pastor Sênior, Parkside Church
Naghmeh Abedini
Steve Gaines, Pastor, Bellevue Baptist Church
Richard Mouw, Professor de Fé e Vida Pública, Fuller Seminary
Ron Sider, Professor Honorário Sênior de Teologia, Ministério Holístico e Política Pública, Palmer Seminary at Eastern University
Randy Alcorn, Diretor, Eternal Perspectives Ministries
Kevin DeYoung, Pastor Sênior, University Reformed Church
Justin Taylor, Escritor e Blogueiro
Dennis Rainey, Presidente, FamilyLife Today
Nancy Leigh DeMoss, Revive our Hearts
Ray Ortlund, Pastor Presidente, Immanuel Nashville
John Bradosky, Bispo Presidente, North American Lutheran Church
Matt Carter, Pastor de Pregação e Visão, The Austin Stone Community Church
Owen Strachan, Presidente, The Council on Biblical Manhood and Womanhood
Richard D. Land, Presidente, Southern Evangelical Seminary
Sam Storms, Pastor Presidente de Pregação e Visão, Bridgeway Church
Bart Barber, Pastor, First Baptist Church of Farmersville
Hunter Baker, Professor Adjunto de Ciências Políticas e Reitor de Instrução, Union University
Bryan Chapell, Pastor Sênior, Grace Presbyterian Church
J.I. Packer, Professor do Conselho, Theology Regent College
Erwin W. Lutzer, Pastor Sênior, The Moody Church
D.A. Horton, Diretor do ReachLife Ministries, Coordenador Nacional de Missões Urbanas Acadêmicas
Mark Dever, Pastor Sênior, Capitol Hill Baptist Church
Fred Luter, Pastor, Franklin Avenue Baptist Church
Bryan Loritts, Pastor de Pregação e Missão, Trinity Grace Church, Kainos Movement
Mike Glenn, Pastor Sênior, Brentwood Baptist Church
Johnny Hunt, Pastor, First Baptist Church of Woodstock
Ken Whitten, Pastor Sênior, Idlewild Baptist Church
Marvin Olasky, Editor-em-chefe, WORLD Magazine
Todd Wagner, Pastor Sênior, Watermark Church
Christopher Yuan, Palestrante, Escritor e Professor de Bíblia
Tory Baucum, Reitor, Truro Anglican Church
Bryan Carter, Pastor, Concord Church
Ron Johnson, Pastor Sênior, Village Bible Church
Mac Brunson, Pastor, First Baptist Church Jacksonville
Trey Brunson, First Baptist Church Jacksonville
Ray Pritchard, Presidente, Keep Believing Ministries
Erik Reed, Pastor, Journey Church
Michael Youssef, Pastor, The Church of The Apostles in Atlanta, GA
Nathan Finn, Reitor da School of Theology and Missions e Professor de Filosofia e Tradição Cristã, Union University
Rob Peters, Pastor Sênior, Calvary Baptist Church Winston-Salem, NC
Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Uma Declaração Evangélica sobre o Casamento.

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO VIVEM OS CRISTÃOS NO MES: RAMADÃ



Estamos em pleno mês sagrado para o islamismo: o Ramadã. Já sabemos o que ele representa: jejuns, oração, comemoração de quando o Corão foi revelado a Maomé. Mas o que isso significa para os cristãos que vivem entre muçulmanos?

Pr. Caleb Mubarak, missionário no Norte da África, escreve em carta aos seus adotantes exatamente sobre isso. Passando o seu nono Ramadã no mundo islâmico, nosso missionário afirma que sempre vivencia como se fosse a primeira vez e afirma que comunidades cristãs em países de maioria islâmica consideram este mês como “o mês do mal”.

Caleb diz que em muitos desses países, a liberdade religiosa registrada na constituição não passa de uma enganação para os internacionais verem. Nesses lugares, a pessoa pode ser presa se admitir não estar jejuando ou comer na frente de alguém. Isso é considerado ofensa grave e pode punir o infrator com seis meses de prisão. Praticar o Ramadã se torna forçoso por lei e por imposição da religião.
“Os cristãos de origem muçulmana precisam ter muita cautela durante o Ramadã. Eles podem facilmente incomodar os muçulmanos do país, mesmo atuando com amor e piedade. Considerados apóstatas, esses cristãos são frequentemente expulsos de suas comunidades, deserdados e desprezados por suas famílias, e muitas vezes ameaçados de morte. Ataques às igrejas e a cidadãos cristãos costumam acontecer durante o mês do Ramadã”, afirma Calebe.

Outras crenças em torno do Ramadã geram controvérsias. Muitos muçulmanos creem que Alá acorrenta os maus espíritos (gênios) durante o Ramadã para que os fiéis possam praticar sua fé. Caleb fala sobre a ironia deste pensamento, uma vez que as pessoas evitam interações sociais e discussões religiosas, pois é quando mais crimes e brigas acontecem.

Este ano, em particular, o mês foi banhado de sangue, haja vista as ocorrências de ataques na Tunísia, França, Kuwait e Somália em um só dia. “Será que esses ataques estão conectados de alguma maneira, ou seria uma simples coincidência?”, pergunta Calebe, e segue explicando que todos esses atentados ocorreram na segunda sexta-feira do Ramadã, dia mais sagrado para os muçulmanos. “Foi justo no ‘seu dia santo’ que os jihadistas produziram o terror ao redor do mundo, em três diferentes continentes”. Calebe se refere aos 27 mortos e 222 feridos no ataque a uma mesquita no Kuwait, e às dezenas de mortos na Somália.

A oração é a chave para mudar este quadro. Uma de nossas missionárias, num país diferente de onde está Caleb, teve a oportunidade de testemunhar à esposa de um terrorista do Estado Islâmico. A mulher se converteu ao cristianismo! O impossível pode acontecer.

Nosso missionário também vê na oração a chave para a mudança. Ele pede que oremos pelos bilhões de muçulmanos que jejuam do nascer ao pôr do sol, sem consumirem nem água, numa busca frenética por aproximação com Deus. Muitos deles têm de ser levados ao hospital por causa de desidratação. No Norte da África e Oriente Médio esta é a época mais quente do ano e a luz do dia, em alguns lugares, permanece até 22h. Mulheres e crianças são as mais afetadas.

“Ore por aqueles muçulmanos que, sinceramente, buscarão o Senhor durante a Noite do Poder ou Noite do Destino (quando os muçulmanos acreditam que o céu se abrirá, e o próprio Deus estará atento aos pedidos dos fiéis). Que eles possam ter um encontro pessoal com o Verdadeiro Deus. A noite do poder será no dia 14 de julho”, diz Caleb.
Ele pede ainda, por um amigo a quem tem testemunhado de Cristo. Ele o chama de “Servo Generoso”. Ele precisa ter seus olhos abertos, livres das “escamas da religião islâmica”, para enxergar e experimentar Cristo, a verdadeira religião (religação) com Deus.

***

VOCÊ TEM UM ÍDOLO!


Por Fabio Campos
 "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam...”. 
Êxodo 32.1b (NVI)

Segundo o dicionário popular de teologia da Editora Mundo Cristão, ídolo é qualquer coisa que não seja Deus e à qual se presta adoração devida apenas ao Todo-Poderoso [1]. Certa vez, o Reformador João Calvino, disse que o coração do homem é uma fábrica de ídolos. Calvino ainda diz que, “uma imensa turba de deuses nasce da mente dos homens, quando cada um, com vaga licenciosidade, inventa indevidamente isso ou aquilo a respeito de Deus” [2]. É mais ou menos o que disse o filósofo e matemático Francês, Blaise Pascal: “Deus criou o homem a sua imagem e semelhança; o homem foi lá e retribuiu a ‘gentileza’”.  

Contrário do que muitos pensam, ídolo não é somente (ainda que repugnante) uma imagem ou estátua feita pelas mãos dos homens. Por exemplo: o seu vício é um ídolo que, quando consumido, pela prática, transforma-se numa adoração. O ser humano, de modo geral, possui um ídolo. O homem devido a sua natureza pecaminosa é um idólatra por natureza. Nem os ateus se safam disto! Eles não possuem uma religião (ainda que eu considere o ateísmo uma religião), mas têm o seu objeto de adoração e devoção. Sejam as bandas de rock – seja alguma ideologia ou partido. Mas eles encostam a algo para tentar suprir o vazio do coração que emana da busca do significado da vida.
Por que os homens edificam ídolos para si mesmos? A semente do transcendente foi colocada por Deus no coração de todos os homens. O ser humano, nunca, ainda que se esforce, sentirá segurança em si mesmo; ele sempre busca algo fora de si para se apoiar e sentir-se protegido. Não há como escapar do anseio pelo Criador! Vem de fábrica, pois “o sentimento da divindade foi naturalmente impresso no coração dos homens” [3]. O homem é a criatura mais medrosa e amedrontada dentre as criaturas, por isso que, pela guerra, faz-se da “vitória” e da “reputação”, um ídolo.

Deus, no entanto, não divide a Sua Glória com ninguém (Is 42.8). Relativizando a verdade, pelo pluralismo [4], na dureza do seu coração, o homem não se submeteu ao Criador. A questão é que, quem não se submete ao Criador, mesmo inconsciente, submete-se a criatura. Ao invés, então, de adorar ao Criador, adora-se a criatura. Todo mundo está adorando alguém. Pode ser Jesus, Buda, Kardec, Karl Marx, Darwin, o Papa ou o pastor da igreja; mas alguém, ainda que não citado aqui, está controlando o seu coração. Desta lista, Jesus é Criador (Jo 1.1-3); todo o resto é criatura.

Quando se rejeita o Criador e adora-se a criatura, pelo desprezo do conhecimento de Deus, o próprio Deus os entrega a uma disposição mental reprovável, para praticar coisas terríveis (Rm 1.28). Desta disposição mental é que surgem a gama de deuses. Estes veem por meio das religiões, ideologias, filosofias e falsas-teologias. Tudo para suprir este anseio pelo o divino. Quando eles servem estes deuses, sua consciência culpada, se auto-sabota, atenuando a culpa latente que convence, pela lei moral, intrínseca em todo ser humano, a respeito do “certo e errado”.

Como disse Calvino, a vaidade, unida a soberba, mostra-se nisto: os homens miseráveis, na busca de Deus, não elevam acima de si, como seria esperado, mas querem medi-lo segundo a dimensão de seu entorpecimento carnal. Negligenciando a verdadeira procura, passam por alto, por curiosidade, a vãs especulações [5].

Este tipo de assunto causa muito desconforto, principalmente porque nosso país é um país místico. Aqui se acredita em tudo: Saci-Pererê, Mula sem cabeça, político honesto (ok, há exceções, ainda que bem poucas)!... Mas é necessário que a verdade seja dita, pois é somente por meio dela que há libertação (Jo 8.32). O propósito de um teólogo não é deleitar ou ouvidos, mas, ao ensinar o que é verdadeiro, certo e útil, confirmar as consciências [6].

Há uma serie de restrições na Bíblia concernente aos ídolos e a idolatria: “não fazer imagem escultura” (Ex 20.4); “não se inclinar diante dos ídolos ou estátuas para assim adorá-los ou venerá-los” (Lv 26.1); “não atribuir os milagres e bênçãos doados por Deus aos ídolos” (Is 42.8). Jesus mesmo disse que não há como servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará o outro (Mt 6.24).

Quem põe sua confiança em imagens de prata e ouro, obras das mãos dos homens, tornam-se iguais a elas; ou seja, têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam (Sl 115).  Quantas pessoas por aí, devotas de tantas coisas, fervorosas, entretanto, mortas espiritualmente estão semelhantes aquilo que adoram!?

A Bíblia é clara ao ordenar para “guardarmo-nos dos ídolos” (1 Jo 5.21). Não somente as imagens, mas há uma série de outras coisas que pode se tornar nosso ídolo: um artista; o padre; um time de futebol; o pastor ou um teólogo. Sexo, cobiça, dinheiro - também entram na lista dos ídolos (Cl 3.5). Sua vontade, quando não de acordo com a vontade de Deus, é um ídolo.

Deus pode mudar sua sorte e fazer da sua vida uma bênção para o louvor da Sua Glória. Apenas se submeta a Ele, ou seja, ao Criador. Particularmente, identifiquei que há sim ídolos em minha vida que precisam ser destruídos. Examine-se a si mesmo e peça a Deus para libertá-lo desta “desgraça” chamada idolatria. O Senhor demanda que caminhemos com Ele na paz e com alegria. Ele é quem tira, quando “decidimos por isto”, todo empecilho que embaraça nossa caminha rumo à pátria celestial. Aos idólatras obstinados que não querem abandonar suas práticas, a Bíblia diz que ficarão de fora do Reino (Ap 22.15).

Quero fazer deste artigo uma proposta, a mesma de Josué qual fez diante do povo; o mesmo povo que pediu a Arão que fizesse “deuses que os conduzissem” (Ex 32.1, conforme nosso texto base). Se for preciso você romper com a “tradição religiosa” da sua família, faça!, pois quem ama mais os familiares do que a Jesus, não é digno dEle (Mt 10.37). Eis aí a proposta:

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, EU E A MINHA FAMÍLIA SERVIREMOS AO SENHOR". – Josué 24.15 (NVI)

Minha “escolha” é servir a Deus, e você, quem irá servir?

Notas: 
[1] ERICKSON, Millard J. Dicionário Popular de Teologia. São Paulo, SP; Mundo Cristão, 2011.
[2] CALVINO, João. A instituição da Religião Cristã. São Paulo, SP; Unesp, 2008, p.62.
[3] Ibid, p. 50.
[4] Situação caracterizada pela existência de diversas opções religiosas e perspectivas sobre religião, com o problema decorrente para os adeptos de um ponto de vista sobre que atitude adotar em relação aos dos demais [Dicionário de Apologética e filosofia da religião; EVANS, C. Stephen; Editora Vida].
[5] CALVINO, João. A instituição da Religião Cristã. São Paulo, SP; Unesp, 2008, p. 74.
[6] Ibid, p. 154 

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