Leitura Bíblica: 1 Reis 17.8-16
Meus irmãos, como podemos viver uma vida extraordinária? Deus, não nos salvou apenas para nos levar para o Céu, mas para nos abençoar e nos usar para os seus bons propósitos. Ele nos chama para fazermos diferença, para sermos relevantes, para vivermos uma vida não comum, mas marcante e extraordinária. Deus quer fazer coisas extraordinárias em nossas vidas e através de nós. E uma vida extraordinária passa obrigatoriamente pelo caminho do sobrenatural.
Devido ao seu caráter generoso, Deus está sempre buscando uma ocasião para operar sobrenaturalmente e acrescentar à nossa existência aquilo que naturalmente não podemos conquistar. Para isso, precisamos entender como Deus opera. A história dos personagens bíblicos revela que Deus deseja trabalhar em parceria com o homem. Ele entra com o poder ilimitado que possui e nós entramos com a fé. Sem fé é impossível agradar a Deus!
Pergunta: Você crê no poder ilimitado de Deus? Crê mesmo que tudo Ele pode fazer? Que o seu Deus é o Todo Poderoso? Você poderia compartilhar um testemunho que demonstre que tudo é possível para Deus?
1-UMA FÉ IMPRESSIONANTE
Hoje vamos conversar sobre como ativar a nossa fé para vivermos uma vida extraordinária. Faça a Leitura Bíblica: 1 Reis 17.8-16.
Foi Deus quem mandou que Elias fosse para Sarepta onde uma viúva o sustentaria por algum tempo. Mas ao chegar lá, o que ele encontrou foi uma pobre mulher catando gravetos para fazer o último bolo com sua última reserva de farinha, a fim de comê-lo com seu filho para, mais tarde, morrerem de fome.
Note que essa era a perspectiva natural. Vendo com os olhos naturais, era o que se esperava acontecer, porque não havia saída para aquela situação. Mas existe um Deus nos céus, e nunca podemos nos esquecer de perguntar como Ele enxergava tudo aquilo. Ele enviou o seu profeta Elias para aquela casa para ser sustentado por aquela viúva. Então, no mundo espiritual, assentado em Seu trono de poder e autoridade, Deus já enxergava aquela mulher debaixo de tanta prosperidade que poderia perfeitamente sustentar um profeta faminto.
Preste atenção: há uma seríssima decisão que todo aquele que se diz cristão precisa tomar: continuar com uma visão natural e mundana ou assumir uma visão bíblica da vida e das circunstâncias. Isso significa dedicar-se a conhecer o que a Bíblia ensina a respeito de Deus e da vida cristã e tomar a decisão de crer de coração em tudo o que a Bíblia diz.
2-A SEMENTE DA FÉ
Pergunta: Mas, segundo o texto bíblico, para tornar-se capaz de sustentar sua família e aquele visitante, o que aquela mulher deveria fazer?
Este era o grande desafio: lançar a semente de fé. O profeta desafiou aquela mulher a crer que o pouco de azeite e farinha que lhe restava se multiplicaria abundantemente. Mas para isso, ela precisaria dar um sinal, demonstrar na prática o quanto ela cria em seu coração na palavra de Deus dada a ela através daquele homem de Deus. Mesmo não tendo quase nada, ela deveria fazer um bolo e entrega-lo como oferta ao profeta de Deus. Uma loucura! Com os olhos naturais, com uma visão não bíblica da vida, aquela proposta era um absurdo. Como, com tão pouco, ela poderia ofertar assim? A resposta é: COM FÉ EM DEUS E NA SUA PALAVRA.
Com a mesma atitude de fé que leva um agricultor a lançar todas as suas sementes na terra, na expectativa de colher muitíssimo mais. O desfecho desta história é maravilhoso e merecedor da nossa maior atenção. Aquela viúva tinha uma fé viva. Ela escolheu acreditar na palavra de Deus. Ela escolheu semear contra todos os argumentos racionais, e o resultado foi um milagre de multiplicação extraordinário.
Pergunta: O que você deseja conquistar, mas considera que seria um grande milagre, pois está além de suas possibilidades naturais? Compartilhem com sinceridade e confiança mútua.
Jesus está perguntando: “O que você quer que eu te faça?”. Apresente uma resposta ousada e sincera a esta questão e se você deseja mesmo ver o Senhor fazendo o impossível por você, prepare uma semente louca para o milagre. Ou então, acomode-se e apenas fique observando o que Ele fará na vida dos outros.
3-COMO ATIVAR A SUA FÉ
Há muitas maneiras de ativar a nossa fé, mas sempre passa pela Palavra. Temos que escolher que palavra ouviremos. Quando o profeta pediu àquela viúva que fizesse um bolo para ele, ela poderia ter dito: não, eu não farei isso. Isso é loucura. Isso é irracional, não faz sentido algum. Eu não creio que isso vem de Deus e não farei o que você está me pedindo. Note que tudo dependeu de como ela respondeu e que palavra saiu de sua boca. Ela poderia ter dito “não” e a oportunidade morreria naquela mesma hora.
Pergunta: Você entende como a nossa resposta à Palavra de Deus é importante?
Veja como os versículos de Romanos e Tiago interagem e se completam. A Bíblia diz que a fé vem por se ouvir a palavra de Deus (Romanos 10.17) e assim que ouvir, por colocá-la em prática (Tiago 1.23).
Mas não foi apenas a resposta de seus lábios que determinaram sua vitória; foi a sua atitude. Foi o que ela fez com a palavra que ouviu do homem de Deus. Ela colocou-a em prática. Entrou em sua casa, preparou um último bolo e o trouxe para o profeta se alimentar. Quando creu na palavra semeando sementes de fé, Deus multiplicou a sua provisão.
Você já deve ter ouvido esta poderosa declaração: EU SOU O QUE A BÍBLIA DIZ QUEM EU SOU; EU TENHO O QUE A BÍBLIA DIZ O QUE EU TENHO; EU POSSO AQUILO QUE A BÍBLIA DIZ O QUE EU POSSO!
A Palavra de Deus é a verdade! Nela encontramos todas as promessas de Deus a nosso respeito. Porém, a Palavra não é apenas para ser lida e, sim, também praticada. Pois, se não for praticada, não terá efeito algum sobre a nossa vida. A Palavra precisa ser a nossa regra de fé e prática.
Precisamos conhecer a palavra de Deus, tirando tempo a sós para orar e estudar a Bíblia, ouvindo as pregações de homens que Deus colocou como pastores, evangelistas, irmãos, etc. e aprofundando nos estudos dos Pequenos Grupos. Mas, como aquela viúva nos ensina, precisamos crer naquilo que a Palavra de Deus diz ao nosso respeito e fazer o que ela diz o que é para ser feito, para, dessa maneira, desfrutarmos aquilo que Deus tem para a nossa vida.
CONCLUSÃO
“Eu sou aquilo que a Bíblia diz quem sou, eu tenho o que a bíblia diz que tenho, eu posso aquilo que a bíblia diz que posso, porém, eu faço aquilo que a bíblia diz o que é para fazer”.
Cada um de nós deve tomar posse daquilo que Deus tem para sua vida e crer na Palavra de Deus, porém não pode esquecer que a fé sem o “fazer” é morta. Cabe a nós fazermos a nossa parte, que é semear sementes de fé em todas as áreas de nossa vida! Muitos dizem crer em Deus, mas relativizam, racionalizam e assim encontram uma boa desculpa para não obedecer à Bíblia.
Obedecer radicalmente à Palavra é uma decisão, é o que Deus espera de nós, para que dessa maneira, além de agradar o Seu coração, o “ser”, “ter” e “poder” possa ser uma verdade em nossa vida.
“Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho, e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:23
Pare e Pense!
Nenhum comentário:
Postar um comentário