terça-feira, 17 de outubro de 2017

IV TORNEIO DE FUTSAL DA FEDERAÇÃO DE MOCIDADE DO PRESBITÉRIO DE GARANHUNS

Foto de Eli Vieira Filho.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e campo de beisebol

Time da UMP Filadélfia - Campeão do IV Torneio de Futsal da Federação de Mocidade
Foto de Eli Vieira Filho.

Time da IV Jovem - Vice-Campeão do IV Torneio da Federação de Mocidade
Foto de Eli Vieira Filho.

Time da Cong. de Caetés - 3º Lugar do IV Torneio de Futsal
Foto de Eli Vieira Filho.


Foto de Aninha Gueiros EJunior Vilela.Foto de Aninha Gueiros EJunior Vilela.Foto de Aninha Gueiros EJunior Vilela.Foto de Aninha Gueiros EJunior Vilela.

No dia 14 de outubro de 2017 a Federação de Mocidade do Presbitério de Garanhuns promoveu  na quadra do Colégio Presbiteriano XV de Novembro, Garanhuns-PE o IV Torneio de Futsal com a participação de nove times. Nas palavras do Secretário Presbiterial de Mocidade presbítero Júnior Vilela "além de ser um momento de união com os nossos jovens, foi também um dia muito especial e animado. Contamos com a participação da UMP da IP Filadélfia, UMP da IP Sião, UMP da IV Jovem, IV Adolescentes, UMP da IP Central,  UMP da Congregação de Caetés, UMP da Congregação de Jupi, UMP da IP Planalto e UMP da IP de Heliópolis". 

Foto de Aninha Gueiros EJunior Vilela.Depois de vários jogos durante o decorrer do dia, os tês primeiros colocados foram: Congregação de Caetés 3º lugar, UMP da IV Jovem vice-campeã e UMP da IP Filadélfia Campeão. 
Resultado de imagem para Quadra do colégio presbiteriano quinze de novembro
Depois de um dia esportivo a direção da Federação de Mocidade do Presbitério de Garanhuns expressou a sua gratidão, como podemos ver nas palavras da presidente Aninha Gueiros: "Agradecemos a Deus por todos os que participaram e contribuíram para esta programação. Gratidão ao Colégio XV na pessoa do Pastor Eudes que mais um ano nos cedeu a quadra. A diretoria sempre empenhada em fazer o melhor para Deus e ao nosso Secretário Presbiterial. Parabéns a todos que jogaram e deram seu melhor. Parabéns em especial aos que venceram independente do lugar classificado. Obrigada as lideranças que nos apoiam, e a todos que foram prestigiar. Enfim... Deus em sua infinita bondade abençoe a cada um!".


Que o nosso Deus continue abençoando a Federação de Mocidade do Presbitério de Garanhuns, e que possamos ter outros momentos como este de lazer e comunhão para a honra e glória do Senhor.

sábado, 14 de outubro de 2017

IV TORNEIO DE FUTSAL DA FEDERAÇÃO DE MOCIDADE DO PRESBITÉRIO DE GARANHUNS

Foto de Aninha Gueiros EJunior Vilela.


Resultado de imagem para Quadra do colégio presbiteriano quinze de novembro
Neste momento está acontecendo na quadra do Colégio Presbiteriano XV de Novembro, Garanhuns-PE o IV Torneio de Futsal com a participação de vários times. Aguarde em breve maiores informações

07 Atitudes Que Uma Esposa Espera De Um Marido Cristão


O apóstolo Pedro em sua primeira epístola traz aos maridos algumas importantes orientações de como deveriam tratar suas esposas:

"Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações."  (I Pedro 3:07)
Paulo ao escrever aos Efésios afirmou que os maridos devem  amar as suas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. (Efésios 5:25)

Todavia, apesar das claras orientações bíblicas quanto a forma que um marido deve tratar sua esposa, muitos casamentos tem experimentado um caos emocional, relacional e familiar. Ouso afirmar que boa parte dos casamentos cristãos encontram-se em crise. Na verdade,  um número significativo de mulheres evangélicas possuem a sensação que foram "enganadas", no dia do seu casamento visto que descobriram que os homens com que casaram não são "príncipes encantados" e sim "sapos'. 

Pensando nisso, e visando ajudar os jovens casais na construção de casamentos duradouros, resolvi escrever pelo menos sete  atitudes que uma esposa espera encontrar em um marido cristão.

1-  Conduzir sua família no temor do Senhor liderando  sua casa de forma que Deus seja glorificado.

2-  Proteger, cuidar e amá-la assim como Cristo amou a igreja.

3-  Cuidar e zelar pela vida sua espiritual  e de toda a família.

4- Que viva a vida comum do lar partilhando do dia-a-dia de cada membro da família.

5- Que seja presente na educação dos filhos.

6- Que ela seja a única na vida do seu marido.

7- Que ela seja tratada com dignidade e respeito.

Pense nisso!

Renato Vargens


Malhação irá promover ideologia de gênero, expondo garotos de saia


A emissora tem sido duramente criticada por grande parte da sociedade, devido ao cumprimento de uma ampla agenda de ataque à Família.
Marcello Antony publicou foto com garotos de saia, durante uma gravação de cena da novela Malhação. (Imagem: Instagram - reprodução)
Marcello Antony publicou foto com garotos de saia, durante uma gravação de cena da novela Malhação. (Imagem: Instagram - reprodução)

A agenda da rede Globo para promover a ideologia de gênero parece se intensificar cada vez mais, enquanto a novela Malhação se prepara para expor seus jovens atores - que interpretam estudantes de uma escola de zona nobre de São Paulo - vestindo saias como parte do uniforme.
Já não é a primeira vez que a novela adota esta estratégia para promover o que chama de "debate sobre questões de gênero". Na temporada de 2013, outros atores também gravaram cenas vestindo saias para a Malhação.
A abordagem atual foi divulgada pelo ator Marcello Antony - que interpreta o dono da escola particular na trama. No dia 11 de outubro publicou uma foto com os atores desta temporada vestindo saias.
Sem muitos detalhes, o ator descreveu a foto como sendo uma novidade da novela, que irá aparecer nos próximos capítulos. "Minha escola???? Aguardem..... #malhacao2017 #Amomeutrabalho", escreveu Antony como legenda para a publicação em seu perfil oficial do Instagram.
A publicação gerou muitas críticas nos próprios comentários do post. Um usuário da rede social acusou a emissora de querer disseminar uma doutrinação.
"A eterna vontade da GloboLixo doutrinar as crianças e adolescente desse país. Não quero e não vou entrar nessa 'luta' hétero x homo, mas vou dizer que não concordo com essa nova onda de tentar 'doutrinar' a todos a serem homossexuais. Está havendo uma forçação de barra. E a senhora Globo faz isso", disse.
O novo roteiro de Malhação parece retratar uma polêmica que ganhou manchetes de diversos jornais no ano passado: a autorização para que garotos usassem saias como parte do uniforme no tradicional Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Beijo gay e lésbico
A promoção da ideologia de gênero pela Malhação não apenas se soma a tantos outros programas da rede Globo que se empenham em cumprir tal agenda, mas também segue uma sequência polêmica, que tem sido amplamente criticada pelas famílias. No dia 05 de outubro, a novela exibiu cenas nas quais atores e atrizes realizaram um 'beijaço gay e lésbico'.
Nesta semana se espalhou pelas mídias sociais, uma proposta de "boicote" à rede Globo, aproveitando o dia das crianças. O objetivo era protestar contra a emissora por ela já ter promovido a ideologia de gênero entre as crianças em ocasiões anteriores e também ter defendido eventos "artísticos" que tinham relação com a pedofilia - como a exposição "Queermuseu" e o 35º Panorama da Arte Brasileira – 2017, no Museu de Arte Moderna (MAM), em que uma criança foi estimulada a tocar um homem nu.

População insatisfeita
Mesmo com a tentativa da emissora de "maquiar" este contexto de protesto de grande parte da sociedade contra suas ideologias, certas "surpresas" têm colocado alguns programas em situações difíceis de contornar, como foi o caso de Dona Regina, uma senhora idosa que contrariou os convidados do programa 'Encontro', durante um "debate" sobre a exposição do MAM.
No programa 'Altas Horas', o canto Luiz Carlos do grupo Raça Negra também surpreendeu ao contrariar convidados do programa que se mostravam a favor da mesma exposição.
FONTE: GUIAME


CÂMARA MUNICIPAL DE JUPI-PE REALIZA SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE


Foto de Ipb Jupi.


Foto de Ipb Jupi.
Foto de Ipb Jupi.

Foto de Ipb Jupi. Foto de Ipb Jupi.Foto de Ipb Jupi.Foto de Ipb Jupi.Foto de Ipb Jupi.Foto de Ipb Jupi.Foto de Ipb Jupi.Foto de Ipb Jupi.

Foto de Ipb Jupi.No dia 13 de outubro de 2017(13/10/2017) às 9 horas da manhã, no auditório do CCIa Câmara de Vereadores do Município de Jupi-PE realizou uma sessão solene alusiva aos 500 anos da Reforma Protestante. A Igreja Presbiteriana do Brasil em Jupi, sob a liderança do casal de missionários Jorge e Rejane Soares foram os autores do requerimento junto a câmara para a realização dessa sessão especial.

 A Sessão contou com a presença dos Vereadores Lêdson Liberato (Presidente da câmara), Dielson Vieira, Paulo Cesar Vilela, Jurandir Souza e Joel da Saúde, o prefeito do município Marcos Patriota, Pr. José Vieira da Igreja Batista Peniel, Pr. Altamir da Igreja Vale da Bênção, Presb. e Vererador Jessé Cordeiro da Igreja Presbiteriana Bíblica, Irmã Glória da Igreja Em Garanhuns, Presb. Ismael da Igreja Presbiteriana Bíblica de Jucati-PE, 
Foto de Ipb Jupi.Presb. Rizo Vilela e o Presb. Moisés Vilela da Igreja Presbiteriana de Sião - Jucati-PE. O Pastor Ramos da Igreja Batista Canaã e irmãos da Igreja Presbiteriana do Catonho(IPB)-Jupi, da Igreja Presbiteriana de Sião(IPB) Jucati, membros do Campo missionário da IPB em Jupi e membros de diversas igrejas de Jupi e moradores do município.

O Preletor foi o Rev. Eli Vieira, pastor da Igreja Presbiteriana Filadélfia (IPB) de Garanhuns-PE, que baseado no tema “Os Princípios da Reforma Protestante”, o mesmo fez uma síntese sobre a influência destes princípios na igreja, sociedade e família e como a Reforma continua nos desafiando ainda hoje a vivermos nesta atualidade tão desafiadora fundamentados nas Sagradas Escrituras, firmados em Cristo, Vivendo pela fé, Somente pela Graça e Vivendo para a Glória de Deus. Olhando para o exemplo de Martinho Lutero possamos aprender as lições para sermos diferentes hoje, como igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Na voz do Presidente da Câmara “esta sessão é um marco histórico em Jupi e a Reforma Protestante até nos dias de hoje tem trazido muitas reflexões a respeito da importância do cristianismo, e que temos que ter uma certeza que o estado é laico, mas o Brasil é cristão”.

O missionário Jorge encerrou a solenidade falando da importância da igreja dentro da sociedade e que ela tem que se fazer mais presente na sociedade, e olhar o homem com os olhos de Cristo, isto é, olhar como um todo, e se sente orgulhoso de ser hoje membro da Presbiteriana, uma igreja que se importa tanto com o espiritual como com o social, 
e logo após o mesmo entregou algumas medalhas comemorativas aos homenageados do poder executivo, legislativo, judiciário e os representantes das igrejas evangélicas.

Autores: Miss. Jorge Soares aluno do 2º ano do CPO Nordeste e missionário do PNC Campo de Jupi-PE e Pr. Eli Vieira pastor da Igreja Presbiteriana Filadélfia, Garanhuns-PE

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Omo promove ideologia de gênero em campanha do Dia das Crianças e recebe críticas

A marca de sabão em pó afirmou em sua nova propaganda que 'não existe brincadeira de menino e brincadeira de menina'.
Nova campanha da Omo promove a ideologia de gênero no Dia das Crianças. (Imagem: Youtube)

Nova campanha da Omo promove a ideologia de gênero no Dia das Crianças. (Imagem: Youtube)

A marca de sabão em pó Omo passou a ser bombardeada com críticas na internet, após lançar um vídeo de sua nova campanha "Momentos que Marcam" e fazer uma "convocação" aos pais, tentando marcar o Dia das Crianças:
"Omo convoca pais e mães a fazerem um recall de todas as brincadeiras que reforcem clichês sobre gênero, com o objetivo de ressaltar da experiência e do desenvolvimento das crianças", diz parte do vídeo.
"Não existe brincadeira de menino e brincadeira de menina. Toda criança tem o direito de se sujar e se divertir livremente, sem cores, regras ou padrões. Junte-se à OMO nesta campanha. Não deixe o Dia das Crianças passar em branco. Compartilhe o vídeo e seus #MomentosQueMarcam com a gente", diz a legenda do vídeo publicado no canal oficial da marca.
A publicação tem sido claramente criticada nas redes sociais. Somente no vídeo do canal oficial da marca, o vídeo já está com mais de 136 mil "dislikes" (sinalizações de desaprovação), enquanto tem apenas de 13 mil "likes" (aprovações).
Nos comentários, a torrente de críticas também se faz cada vez mais evidente.
"Criar confusão na cabeça da criança so isso vcs sabem fazer", comentou um usuário.
"Tá ficando sério isso: exposições, Fantástico, Fatima Bernardes e agora até sabão em pó Omo? Deixem as crianças em paz! Boicote jááá...", comentou outro internauta.
Outro usuário alertou que uma campanha deste teor não deveria ter sido lançada no Brasil e poderá surtir efeitos negativos para a marca.
"Que lixo! Vocês hastearam a bandeira errada. Seus clientes são os brasileiros. E os brasileiros são, em sua maioria, conservadores. Se preparem para o boicote", disse.
"Já não usava a marca, vou compartilhar para que não usem mais esse sabão. Isso era tão natural no meu tempo, havia brincadeiras que eram comuns aos meninos e meninas", comentou outra usuária. "Agora tem mãe vestindo o menino de menina, pais que não registam o gênero do seus filhos ao nascerem! Uma barbaridade no que estão fazendo com as crianças! Fora OMO".

Efeitos da ideologia de gênero
Nos países onde tem sido livremente aplicada, a ideologia de gênero já está surtindo efeitos alarmantes. No Reino Unido, por exemplo, a quantidade de crianças em tratamento por disforia de gênero já cresceu mais de 1.000% em apenas cinco anos.
Segundo a organização cristã 'Christian Concern', é preocupante o crescente número de crianças - a partir dos 10 anos de idade - que já têm acesso a remédios que alteram a puberdade, para que possam "mudar de gênero".
"As crianças não são capazes de dirigir até que tenham 17 anos; não podem votar até que tenham 18 anos, e ainda há quem sugira que crianças de, talvez, 10 anos, sejam capazes de tomar a decisão de embarcar em um curso que tem consequências, significados e implicações enormes de mudança de vida", disse Andrew Marsh, diretor de campanha da 'Christian Concern'.
No Brasil, defensores das crianças, como a psicóloga Marisa Lobo e o procurador e especialista em educação tem alertado sobre os perigos da ideologia de gênero e afirmou que ela consiste na própria erotização infantil.
Segundo o procurador Guilherme Schelb já havia alertado anteriormente, a erotização infantil já era uma estratégia prevista na ideologia marxista para desconstruir a Família.
"Quando se formulou a ideia do comunismo, eles entenderam que era necessário a destituição da Família. Se você abrir o manifesto comunista de 1948, vai ver que Karl Marx propõe a abolição da Família. Posteriormente, Friedrich Engels escreve um livro onde ele também propõe a destruição da 'Família Tradicional", revelou.
"Eles querem implantar, não mais uma revolução através da sociedade econôminca, mas sim através das escolas e das creches, querem começar com as crianças. Querem alterar as mentes das crianças, impulsionado-as à prática de sexo livre, à homossexualidade, que é incentivada como uma alternativa ao comportamento heterossexual na infância. Estou falando de crianças de 4 ou 5 anos que são expostas a temas de comportamento sexual adulto. Quem classifica isso como abusivo é o Ministério da Justiça, as leis e a Constituição Brasileira. Eles estão rasgando a Constituição, desrespeitando as leis", acrescentou.

Clique abaixo para conferir o alerta de Guilherme Schelb:

FONTE: GUIAME, POR JOÃO NETO

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Homem e Mulher - iguais ou complementares?

image from google


Nos dias da criação, Deus observou a sua obra e viu que tudo era bom. Ao criar o homem e observá-lo sozinho, “Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” (Gn 2.18), “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.27). O primeiro homem, Adão, desfrutava da presença de Deus (ser superior) e contava com a companhia de animais (seres inferiores), porém, Deus reconheceu que o homem precisava de alguém para relacionar-se de igual para igual.


Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne (Gn 2.21-24).

Esses relatos esclarecem o fato de que o homem e a mulher foram criados igualmente à imagem de Deus (cf. Gn 1.27). Ambos possuem o mesmo valor diante do Criador. Não há diferenças entre os sexos no que concerne a pessoalidade e importância. Como afirma o apóstolo Paulo: “nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus” (1 Co 11.11-12). Os dois são dignos do mesmo respeito.


A profecia de Joel cumprida no Pentecostes (cf. Atos 2.17-18) alcança homens e mulheres, sem distinção. Na união com Cristo não há discriminação, como disse Paulo aos gálatas: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo” (Gl 3.28).

Deus ama homens e mulheres de forma igualitária. Nesse contexto, podemos inferir que homens e mulheres são iguais em sua humanidade. Porém há diferenças entre eles que os tornam complementares. As diferenças dizem respeito aos seus papéis. Deus delegou diferentes funções a eles dentro do casamento. Eis o texto de Paulo aos efésios que traz esse precioso ensino:


Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido (Ef 5.22-33).

A diferença de papéis é claramente explicada usando como analogia a relação entre a Trindade e a liderança masculina no casamento. Sabemos que entre os membros da Trindade sempre houve igualdade de importância, pessoalidade e divindade por toda a eternidade. Mas sempre houve também diferenças de papéis entre os membros da Trindade. O teólogo Wayne Grudem explica: “Assim como Deus Pai tem autoridade sobre o Filho, embora os dois sejam iguais em divindade, também no casamento o marido tem autoridade sobre a mulher, embora sejam iguais em pessoalidade”.¹

Há uma organização entre as diferentes pessoas da Trindade (que são um só Deus, iguais em essência e importância) o que a Teologia trata como Economia da Trindade. No casamento também deve haver organização de funções a fim de que nenhum dos cônjuges seja sobrecarregado e venha a sofrer em decorrência da desobediência a essa organização sabiamente estabelecida pelo Criador. O pastor Augustus Nicodemus escreveu algo que certamente retrata a verdade e resolve a questão: “Quando marido e mulher assumem essas duas posturas, o fardo desses deveres torna-se leve, pois é fácil amar quem se submete e é fácil se submeter a quem nos ama”.²


Homens e mulheres são iguais como pessoa e complementares em seus papéis. Os homens que, a partir de uma má interpretação bíblica, impõem às mulheres posição inferior a deles, cometem pecado, assim como as mulheres que lutam por uma posição de autoridade sobre os homens, com a finalidade de satisfazerem o ego. Ambas as atitudes refletem uma preocupação ímpia motivada por orgulho insano e maligno. Precisamos uns dos outros e isso é maravilhoso.


Diferentes papéis


Qual o papel do homem e qual o papel da mulher, para que ambos exerçam a verdadeira masculinidade e feminilidade, respectivamente, dentro do casamento, para a glória do Criador? Temos que partir do temido texto de Paulo aos Efésios, capítulo 5. 


Os versículos 22, 23 e 24 são os mais utilizados pelos homens na famosa DR (discussão de relacionamento), eles só usam esses 3, porque os outros 9 versículos que se seguem, se também mencionados por eles, poderia virar o jogo, caso o conflito tenha sido motivado por interesses egoístas. Apesar de temido e infelizmente muito mal interpretado, Efésios 5 é um texto lindo e romântico, no melhor sentido da palavra. Vejamos: Paulo expõe o exemplo de Jesus, para mostrar que a união entre o homem e a mulher é uma representação da união do noivo Cristo com a sua noiva, a Igreja. Quanta beleza há em um casamento! Afora o glamouroso vestido da noiva, as lindas flores e de tudo que adorna uma celebração de casamento, há a pintura de um quadro eterno, há o retrato de um mistério soberano. 


O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja”, não há saída de emergência nessa área, a palavra “cabeça” de fato significa autoridade. O homem recebeu de Deus o papel de liderança dentro do casamento, para ser exercido conforme o modelo de Cristo. Observemos, portanto, como o Verdadeiro Homem desenvolveu o seu papel. Para tanto, precisaremos comparar o primeiro Adão, o fracassado, com o segundo Adão, Aquele que mostrou o que é ser Homem.


Como descrito no livro de Gênesis, capítulo 3, sabemos que Adão foi incapaz de proteger Eva da serpente, quando ele deveria ter pisado na cabeça da serpente e ainda mais, diante da presença de Deus, sua atitude foi de culpar a mulher, na tentativa de encobrir o seu fracasso e covardia, mas ele deveria ter dado a sua vida por ela. Como sabemos, Adão fez tudo errado. Foi necessário que Deus enviasse um novo Adão, este, pisou na cabeça da serpente e não usou a sua autoridade para condenar sua noiva (a Igreja), mesmo ela sendo culpada, mas para servi-la e entregar o seu próprio corpo para ser crucificado, sofrendo a vergonha da cruz. Eis o que significa ser Homem. Olhem para Ele e aprendam!


Aprendam que homem de verdade é aquele que se sacrifica pelo bem da esposa, que abre mão dos seus interesses em benefício dela, que se doa, que abre mão dos seus próprios direitos e conforto e entrega a sua vida por ela. Cristo fez a sua Igreja amá-lo, Cristo vestiu a Sua Igreja e a fez bela. Cabe aos homens a seguinte reflexão: A sua esposa não te ama? Ela não parece mais tão bela? O que você fez com ela? A autoridade que lhe foi atribuída é para tornar a mulher gloriosa, reconhecendo a sua igualdade com ela, como pessoa, e investindo no bem dela, o que é contrário a usá-la como instrumento para a realização dos seus interesses egoístas. “Liderança envolve a responsabilidade de agir para o benefício de um outro, não o direito de mandar os outros a lhe servir”.³


Jonh Piper, tratando deste assunto, define da seguinte maneira: “Liderança é o chamado divino para um marido assumir a responsabilidade primária por direcionamento servil como o de Cristo, proteção e provisão no lar”.⁴ “Como a igreja deve olhar só a Cristo para seu sustento material e cuidado espiritual, a esposa e a família devem olhar à cabeça do lar para o sustento material, e o cuidado moral e espiritual”.⁵ O homem tem o dever de governar o seu lar, o principal responsável pela provisão do sustento da família, também o líder espiritual, e é importante que este lute contra a avareza, contra a ansiedade que o seu papel pode gerar, caso a sua confiança em Deus fraqueje, pois, por amor ao dinheiro ou devido a preocupações com o amanhã, ele pode ser arrastado a trabalhar em excesso, enquanto a sua família padece com a escassez do cuidado espiritual e emocional. A Palavra do Senhor trata os tais da seguinte maneira: Se alguém não cuida dos seus e especialmente dos de sua família, tem negado a fé e é pior que um incrédulo” (1 Tm 5:8).


E quanto à mulher trabalhar fora de casa? Não há proibição! Podemos, nós mulheres, exercer uma profissão, desde que tenhamos a consciência de que o nosso lar não deve ser desprezado, desde que o nosso plano para a maternidade não seja adiado pelo motivo de ser menosprezado por nós, ou quando a mulher já se tornou mãe, não abandone a criação do seu filho, em nome de umstatus social, o qual biblicamente não a dignifica como mulher.

O Salmo 128 descreve a felicidade no lar, e nele, a mulher é retratada como a videira frutífera no interior de sua casa: 


Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa” (Sl. 128:1-3).

Deixando assim claro que a prioridade da mulher deve ser o seu lar. O que não a isenta de ser benção para outras pessoas. Em Provérbios 31 temos o modelo da mulher virtuosa, ficando evidente, no texto, a valorização do trabalho de administração, mão de obra, comércio, mas tudo pelo “bom andamento da sua casa” e nunca em detrimento dele:


Ela busca lã e linho, E de bom grado trabalha com as suas mãos. É como os navios do negociante; De longe traz o seu pão. Também se levanta, quando ainda está escuro, E dá mantimento à sua casa, E às suas escravas a tarefa. Considera um campo, e compra-o; Com o fruto das suas mãos planta uma vinha. Cinge os seus lombos de fortaleza, E corrobora os seus braços. Percebe que a sua negociação é proveitosa; A sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, E com a mão pega na roca. Abre a sua mão para o pobre, Estende ao necessitado as suas mãos. Não tem medo da neve pela sua família, Pois todos os da sua casa estão vestidos de escarlate. Faz para si cobertas, Veste-se de linho finíssimo e de púrpura. Conhece-se seu marido nas portas, Quando se assenta entre os anciãos da terra. Faz vestidos de linho e vende-os; E entrega cintas ao negociante. A força e a dignidade são os seus vestidos, E ri-se do tempo vindouro. Abre a sua boca com sabedoria, E a instrução amável está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa, E não come o pão da preguiça. Seus filhos levantam-se e chamam-na bem-aventurada; Também seu marido a louva, dizendo: Muitas filhas têm procedido virtuosamente, Mas tu a todas sobrepujas. A graça é enganadora, e a formosura é vã; Mas a mulher que teme a Jeová, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos; E nas portas louvem-na as suas obras.

Na epístola do apóstolo Paulo a Tito, lemos:

                     
As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada (Tito 2:3-5).

Se a mulher gosta de trabalhar fora, almeja crescer profissionalmente, que ela receba apoio, até o momento em que sua vida profissional não interfira negativamente no cuidado do seu lar.


A sociedade avessa à Palavra de Deus se prende em busca de liberdade, lançando longe a chave para a felicidade no casamento. Cifrões nos olhos são vendas que nos impedem de enxergar que investimentos eternos (obedecer a Deus, criar os filhos no Caminho do Senhor...) ninguém nos rouba, enquanto os tesouros da terra podem facilmente ser perdidos (cf. Mt 6.18-21; 2 Co 4.18). Se homens e mulheres cumprissem os seus papéis, como ordenados pelo Criador, a esposa abriria mão de sua autonomia para respeitar e honrar o seu esposo, que por sua vez, abriria mão de seu narcisismo a ponto de entregar a vida pela sua esposa.


As feministas que lutam para tomar o papel do homem, não odeiam a masculinidade, elas odeiam a feminilidade, elas odeiam o papel da mulher que a Bíblia oferece, por acreditarem que, o mesmo, não confira valor social ao sexo feminino, no entanto, “o lar tem suma importância na vida humana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar”.⁶ Sendo assim: “como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo”.⁷ Ao mesmo tempo que devemos, como cristãos, ser contra o feminismo, enfatizo que o combate ao machismo, à violência contra as mulheres, ao padrão photoshopiado de beleza, à coisificação do corpo da mulher, é uma luta louvável! Desconheço base bíblica fiel para justificar a passividade dos cristãos diante da injustiça à seres humanos.


A Bíblia, ao contrário do que muitas feministas afirmam, não é um livro machista e não é um livro antiquado para nenhuma época, é a Palavra de Deus. E em uma época, onde a mulher era, culturalmente, considerada propriedade do marido, a Bíblia revoluciona ao dizer que “o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher” (1 Co 7.4), sendo a recíproca verdadeira, tratando sobre às relações sexuais no casamento. E em uma época ainda mais remota, o Antigo Testamento revela a mesma verdade, de forma poética, no livro de Cântico: “O meu amado é meu, e eu sou dele” (cf. Ct 2.6, 6.3).


Jesus rompeu com a tradição da época e ensinou às mulheres: “E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra” (Lucas 10.39). Mulheres ajudaram financeiramente o ministério de Jesus: “E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens” (Lucas 8.3); Jesus protegeu a mulher adúltera do apedrejamento quando a igualou aos outros pecadores: “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (João 8.7). Foram mulheres, as primeiras testemunhas e proclamadoras de sua ressurreição: 


E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galileia, e lá me verão” (Mt 28.8-10).

E se alguém entende que a submissão feminina torna a mulher inferior ao homem, este, além de tolo, é herege, pois esse é o modelo encontrado na Trindade, onde Jesus se submete ao Pai; por acaso Cristo é inferior ao Pai? Jesus é Deus, um com o Pai. De sorte que no relato da criação está explícita a igualdade entre o homem e a mulher, como pessoas, ambos criados a imagem de Deus: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1:27). Portanto, um não pode ser superior ao outro, mas ambos devem cumprir os seus diferentes papéis em prol do bom relacionamento, conforme os parâmetros do Criador, para a glória de Cristo. 


Kathy Keller, em um livro que escreveu com o seu esposo, Timothy Keller, diz que homens e mulheres desempenham o papel de Jesus no casamento, o homem deve desempenhar o papel de Jesus em sua autoridade sacrificial, e a mulher reflete o papel de Jesus em sua submissão sacrificial.⁸ Jesus, em sua submissão ao Pai, é modelo para a submissão feminina ao esposo, e em seu sacrifício à Igreja, é o exemplo para a liderança do marido. O mundo diz aos homens que para serem grandes, devem ser servidos pelas mulheres, o mundo diz às mulheres que para serem grandes devem exercer autoridade sobre os homens, Cristo diz:


Não é assim entre vós. Mas quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será esse o vosso servo. É assim que o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20:26-28). 

Kathy Keller também faz o pertinente comentário:

A esposa não deve obedecer ao marido incondicionalmente. Nenhum ser humano deve oferecer obediência incondicional a qualquer outro ser humano. Como Pedro diz: “É mais importante, obedecer a Deus que aos homens” (At 5.29). Em outras palavras, a esposa não deve obedecer ao marido ou ajudá-lo fazendo aquilo que Deus proíbe, como vender drogas, ou permitir que ele abuse dela. Se, por exemplo, ele a agredir fisicamente, como “ajudadora forte” essa esposa deve exercer amor e perdoar o marido de coração, mas também deve tomar as providências para que ele seja preso. Nunca é ato de bondade ou amor facilitar a prática do mal por parte do cônjuge.⁹

O mal da opressão contra as mulheres e o que as levantam como inimigas dos homens só pode ser sanado quando reconhecida a sua causa e injetada a correta medicação. A Bíblia diagnostica, o nome da doença é pecado e a cura é satisfação em Deus. Quando satisfeitos em Deus, procuraremos viver para a sua glória. Se Ele assim definiu a masculinidade e a feminilidade, e no cumprimento dos papéis que Ele designou, o Seu nome será glorificado, cumpramos os nossos papéis e teremos o homem e a mulher reconciliados, somente porque são primeiramente satisfeitos em Deus.

________________________
Notas:
[1] GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999, p. 378.
[2] NICODEMUS, Augustus. A supremacia e a suficiência de Cristo. São Paulo: Vida Nova, 2013.
[3] Ibidem
[4] PIPER, John. O sentido último da verdadeira feminilidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Vn1ERzRn7ds
[5] NICODEMUS, Augustus. A supremacia e a suficiência de Cristo. São Paulo: Vida Nova, 2013.
[6] GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999, p. 378.
[7] Ibidem
[8] KELLER, Timothy; KELLER, Kathy. O significado do casamento. Vida Nova, 2012.
[9] Ibidem

***
Sobre a autora: Karoline Evangelista é aluna do Seminário Teológico Congregacional do Nordeste. Formada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba. Congrega na Igreja Presbiteriana do Bairro dos Estados em João Pessoa-PB. Atua na área de Apologética Cristã, escreve para a Revista Vida Cristã e é colunista no blog Cosmovisão Cristã.
Divulgação: Bereianos

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A HISTÓRIA DE UM HINO: MARAVILHOSA GRAÇA - AMAZING GRACE:

        Amazing Grace é, sem dúvida, um dos grandes hinos cristãos. Seu autor, o pastor inglês John Newton (1725-1807), foi um ex-traficante de escravos. Certo dia, durante uma forte tempestade, Newton entregou seu coração a Deus. 

       Pastor em Olney, na Inglaterra (1764 a 1780), John Newton faleceu com a idade de 82 anos, em 21 de dezembro de 1807. Ele resumiu sua vida e escreveu seu próprio epitáfio, que diz em parte:

John Clerk Newton, 
Uma vez um infiel e libertino,
Um servo de escravos na África,
Foi pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Preservado, restaurado, perdoado,
E nomeado para pregar a fé que ele
Tinha se esforçado muito para destruir ....

      Provavelmente escreveu Amazing Grace entre 1760 e 1770. Baseado em I-Crônicas 17:16-17, passagem em que o rei Davi rememora a misericórdia de Deus para com um homem tão insignificante e pecador como ele. Foi escrita para ilustrar um sermão no dia de ano novo de 1773 e fez parte dos "Hinos Olney", hinário de músicas compostas por John Newton e seu amigo, o poeta William Cowper. A melodia talvez seja de uma música entoada pelos negros escravos que viajavam nos navios ingleses.

       Nos Estados Unidos, Amazing Grace foi amplamente utilizada durante o Segundo Grande Despertar no início do século 19. Tem sido associada com mais de 20 melodias. Jonathan Aitken, um biógrafo de Newton, estima que o hino seja tocado cerca de 10 milhões de vezes por ano. Sua mensagem universal tem sido um fator significativo em sua passagem na música secular. Amazing Grace ressurgiu em popularidade nos EUA durante a década de 1960 e foi registrada milhares de vezes durante e desde o século 20, às vezes aparecendo nas paradas de música popular. Intérpretes famosos como Elvis Presley, B.J. Thomas, Aretha Franklin, Celine Dion, e mais recentemente, Susan Boyle, perpetuam a popularidade do hino.

       Philip Yancey narra um emocionante fato relacionado a uma apresentação de Amazing Grace. Ocorreu em 11 de junho de 1988, no estádio de Wembley, em Londres. Foi organizado um tributo a Nelson Mandela, que estava preso na África do Sul. Músicos famosos como Sting, Dire Straits, Stevie Wonder, George Michael, Bee Gees e Whitney Houston cantaram para uma multidão no estádio e fora dele. O evento foi transmitido para 67 países, para um público estimado em 600 milhões de expectadores.

       Uma cantora lírica foi convidada para finalizar o show: Jessy Norman. Ela cantaria Amazing Grace.

      Yancey conta: "Durante doze horas grupos de rock como Guns'n Roses estiveram atordoando a multidão com palavras de ordem, irritando os fãs já alterados com álcool e drogas...Finalmente, chega a hora de ela cantar. Um simples círculo de luz acompanha Norman, uma majestosa mulher afro-americana usando um esvoaçante dashikiafricano, enquanto atravessa o palco. Sem nenhum acompanhamento, sem instrumento musicais, apenas Jessy. A multidão se agita, nervosa. Poucos reconhecem a diva da ópera. Uma voz grita pedindo Guns'n Roses. Outros se juntam ao grito. A cena começa a ficar pesada.

       Sozinha, a capela, Jessy Norman começa a cantar, muito lentamente, os primeiros versos do hino.

       Uma coisa espantosa aconteceu no Estádio de Wembley naquela noite. Setenta mil fãs roucos ficaram em silêncio diante da ária da graça.

       Quando Norman chegou à segunda estrofe: "Tal graça me levou a temer assim que em Deus eu cri...", a soprano já tinha a multidão em suas mãos.

       Ao chegar à terceira estrofe: "Por provas duras passarei...mas pela graça irei morar na eternal mansão..." diversas centenas de fãs estavam cantando junto, cavando profundamente em lembranças já esquecidas em busca das palavras que haviam ouvido há muito tempo." (Maravilhosa Graça, p. 296/297).
       Veja vídeo com a história e a interpretação de Amazing Graceclique aqui

Historia da musica "Amazing Grace (Maravilhosa Graca)" por Wintley Phipps


 Amazing Grace
Amazing Grace, how sweet the sound  
That saved a wretch like me
I once was lost but now am found
Was blind, but now I see
T'was Grace that taught my heart to fear
And Grace, my fears relieved
How precious did that grace appear
The hour I first believed
Through many dangers, toils and snares
We have already come
T'was Grace that brought us safe thus far
And Grace will lead us home
When we've been here a thousand years
Bright shining as the sun
We've no less days to sing God's praise
Than when we've first begun
Than when we've first begun

Maravilhosa graça
Maravilhosa graça, como é doce o som
Que salvou alguém como eu
Estava perdida mas agora me encontrei
Estava cega, mas agora vejo
Foi a Graça que ensinou meu coração a temer
E Graça, meus medos foram levados
Como é precioso que a graça tenha aparecido
Na hora em que acreditei
Com muitos perigos, sustos e medos
Nós viemos
Foi a Graça que nos levou a salvo para longe
E a Graça nos levou para casa
Quando estávamos aqui por muitos anos
Brilho forte como o do sol
Não temos menos dias para cantar para o prazer de Deus
Como quando começamos
Como quando começamos

Fontes:
De traficante de escravos a pregador - A história de John Newton. Brian Edwards. Ed. Fiel. 2001.
O sorriso escondido de Deus. John Piper. Shedd Publicações. 2002.
Maravilhosa Graça. Phlip Yancey. Ed. Vida. 2005.

George Gonsalves

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *