terça-feira, 24 de março de 2015

Quatro anos depois da tragédia de Nova Friburgo, morre pastor que ajudou vítimas

Mais Do Que Notícias




Quatro anos depois, no dia 6 de fevereiro, Ely teve um infarto e morreu subitamente aos 63 anos de idade. Seu sepultamento (dia 7/2) aconteceu na mesma data em que comemorava 34 anos de casamento e foi uma prova do quanto ele era querido. Mais de mil pessoas compareceram para dar-lhe o último adeus.

Ely era um pastor “à moda antiga”, que visitava suas ovelhas no dia de seus aniversários e as socorria em qualquer momento difícil. Ele era casado com Débora e pai de duas jovens, Priscila e Beatriz.

Histórico
Ely Barros nasceu em 26 de julho de 1951, na cidade de Trajano de Moraes, RJ, filho de Leandro Barros e Orandina Baloneck Barros. Casou-se com Débora Bastos Barros, em 07 de fevereiro de 1981. Foi pai de Priscila Bastos Barros e BeatriEm janeiro de 2011 o pastor Ely Barros mobilizou sua igreja local – a Igreja Presbiteriana de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo (RJ) – para socorrer vítimas da maior tragédia climática do Brasil até então. Mais de mil pessoas morreram na época. Os préstimos liderados pelo Pr. Ely foram tão significativos que ele foi eleito cidadão friburguense no mesmo ano.
z Bastos Barros.

Foi batizado na Igreja Presbiteriana de Barra do Canteiro, na cidade de Trajano de Moraes, RJ, pelo Rev. Amós Brust. Professou publicamente a sua fé na Igreja Presbiteriana do Cônego, em Nova Friburgo, RJ, no dia 31 de desembro de 1973, também com o Rev. Amós.

Após o casamento, tornou-se aspirante ao ministério na Igreja Presbiteriana do Cônego, e foi aceito como candidato pelo Presbitério de Nova Friburgo (PRNF). Ingressou no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP, tendo sido licenciado e ordenado no dia 01 de março de 1986, pelo PRNF.

Pastoreou as seguintes igrejas: IP do Cônego, IP de Sião, em Cordeiro (RJ), IP de Conselheiro Paulino, IP de Olaria, IP de Bela Vista, IP de Riograndina, IP de Amparo (km 8); todas as cinco em Nova Friburgo (RJ).

Exerceu os seguintes cargos no PRNF: secretário presbiterial do Trabalho de Mocidade, vice-presidente, tesoureiro, segundo secretário, primeiro secretário, secretário presbiterial do Trabalho Feminino, presidente, secretário presbiterial do Trabalho Masculino, secretário presbiterial de apoio pastoral.

Em 01 de outubro de 2011 foi honrado pela Câmara Municipal de Nova Friburgo com o título de Cidadão Friburguense, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Veio a falecer no dia 06 de fevereiro de 2015, aos 63 anos. No culto de sepultamento compareceram mais de mil pessoas. Os pastores de diversas denominações o honraram repetidamente como um pacificador, pivô das relações interdenominacionais em Nova Friburgo.
Fonte:ultimatoonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...