quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Prestes a morrer, cientista tem visão do céu e vive milagre: “Deus é real”

Mary Neal ficou entre a vida e a morte após um acidente com caiaque, mas sobreviveu milagrosamente após uma experiência com Deus.
Mary Neal ficou entre a vida e a morte após um acidente com caiaque. (Foto: Reprodução/CNN)

Mary Neal ficou entre a vida e a morte após um acidente com caiaque. (Foto: Reprodução/CNN)

A vida de Mary Neal nunca mais foi a mesma depois que ela ficou presa dois metros abaixo da água por um caiaque no Chile, em 1999 — uma experiência que a levou à morte e à uma visão do céu.
Neal, que é cientista e cirurgiã ortopédica em Wyoming, nos Estados Unidos, descreveu sua experiência no podcast “The Billy Hallowell”. “Fomos andar de caiaque numa parte do rio conhecida por suas cachoeiras. Mas quando eu entrei na cachoeira, não estava me sentindo muito bem”, disse ela.
A parte dianteira de seu barco ficou presa nas rochas, submergindo Mary na água. Em poucos segundos, ela descreveu uma “mudança no tempo e na dimensão”. De repente, mesmo em meio ao afogamento, ela sentiu imenso conforto.
“Eu estava sendo confortada pela certeza de que tudo estava bem, independentemente se eu vivesse ou morresse”, disse ela, afirmando saber que Jesus estava a confortando. “Fui levada a uma revisão da minha vida. Essa foi a primeira de muitas partes profundas desta experiência”.
“Eu acredito que Deus apresenta a cada um de nós uma cena que possamos entender, que fará a gente se sentir acolhidos e amados”, observa Neal. “A cor, os meandros e os aromas das flores sempre tocaram a minha alma. Foi isso que eu vi. Tudo exalava o amor de Deus”.
Neal também revelou que Deus disse a ela que seu filho viria a morrer, algo que, de fato, se concretizou.
Como cientista, essa experiência desafiou Neal, que chegou à conclusão de que Deus é real. “A realidade de Deus agora é parte de cada respiração. E a presença de Deus é parte de cada pensamento que eu tenho”, afirma.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE FAITHWIRE


Por que o Aconselhamento Pastoral é Importante para Pessoas com Depressão?

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Pense sobre as conversas pessoais que você teve recentemente com pessoas atribuladas. Alguma delas se parece com os testemunhos da Arlene ou do Greg?

Arlene: Era muito difícil sair da cama. Eu só queria poder ficar ali escondida debaixo da coberta e não precisar falar com ninguém. Não tinha vontade de comer e perdi muito peso. Nada mais parecia divertido. Estava cansada o tempo todo, mas, mesmo assim, não conseguia dormir bem a noite. Mas eu sabia que precisava continuar com a vida, pois tenho filhos e um emprego para cuidar. Mas parecia tão impossível, como se nada fosse mudar ou melhorar.”
Greg: De início, eu me sentia triste o tempo todo, mesmo quando não havia qualquer razão. Então a tristeza se transformou em ira, e comecei a brigar com minha família e amigos. Me sentia muito mal a meu próprio respeito, como se eu não fosse bom o suficiente para ninguém. A situação piorou tanto que cheguei a desejar ir para cama e nunca mais acordar.
Meu irmão mais velho, em quem sempre me inspirei, percebeu que eu não estava agindo como de costume. Ele me disse, com toda sinceridade, que eu parecia deprimido e que deveria procurar por um médico. Eu sempre odiei ir ao médico. Pensei: ‘De jeito nenhum vou procurar um médico por esse motivo’.
Contudo, depois de algumas semanas, comecei a ter problemas também no trabalho. Alguns dias eu sequer fui trabalhar, pois não havia dormido na noite anterior. Quando fui demitido, percebi então que deveria ouvir meu irmão e buscar ajuda.

A DEFINIÇÃO ATUAL DE “DEPRESSÃO”

É óbvio que os testemunhos da Arlene e do Greg se referem a apenas pequenos trechos de suas vidas, e apesar de haverem algumas diferenças em suas experiências, ambos tem similaridades suficientes para serem classificados como “clinicamente depressivos” pelos critérios atualmente utilizados. Depressão clínica, do modo que tenho usado o termo, é um termo amplo que abrange algumas classificações mais específicas utilizadas por profissionais ligados à área da saúde mental. Para que tais classificações sejam aplicadas a alguém, o estilo de vida da pessoa deve ter sido significativamente afetado pelos sintomas, como os que estão a seguir (do DSM-5, Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5ª edição):
  • Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias;
  • Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias;
  • Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta, ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias;
  • Insônia (não conseguir dormir ou dificuldade de continuar dormindo) ou hipersonia (dormir mais do que o comum) quase todos os dias;
  • Agitação (por exemplo, incapacidade de sentar-se quieto, estimulação, puxar as roupas) ou retardo psicomotor (por exemplo, discurso e movimentos vagarosos, fala baixa) quase todos os dias;
  • Fadiga, cansaço, ou perda de energia quase todos os dias;
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada quase todos os dias;
  • Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias;
  • Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente com ou sem um plano específico ou uma tentativa de suicídio;
  • Sentimentos de desespero.

Episódios depressivos podem durar desde duas semanas até muitos anos, com graus variáveis de severidade. Por definição, a presença desses sintomas não é decorrente dos efeitos de nenhuma droga ou condição médica (por exemplo, hipoatividade da tireoide). A presença desses sintomas afeta negativamente os relacionamentos pessoais, responsabilidades de trabalho, etc.

Note como é ampla a abrangência desses sintomas possíveis. Alguns desses critérios são sintomas físicos (mudança de apetite, mudanças no sono, mudanças no nível de energia); alguns são sintomas mentais (sentimento de inutilidade, culpa inapropriada, indecisão, pensamentos de morte). O impacto da depressão nos relacionamentos pessoais é também algo a ser notado.

Uma vez que a depressão é identificada pela presença desses sintomas — e porque um bom número desses sintomas tem a ver com o modo das pessoas pensarem, de reagirem a circunstâncias adversas, ou de se relacionarem com outros — é importante que não deixemos de perceber uma implicação lógica essencial: não tratar o pensamento pessimista, culpa, problemas relacionais, etc., irá, na verdade, contribuir para a manutenção da depressão. Isso é importante, na medida que pensamos sobre o cuidado pastoral (conselho bíblico) que você pode oferecer para alguém com depressão.

A RELAÇÃO DE DEUS PARA COM AS EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS COM DEPRESSÃO

Do ponto de vista cristão, talvez nos perguntemos: “Onde é que se encaixa o relacionamento com Deus em um cenário de depressão?” O que chamamos de “depressão” também foi experimentado por inúmeras pessoas mencionadas na Bíblia. Por exemplo, compare os versos seguintes do Salmo 102 com os critérios listados acima:

AS PALAVRAS DO SALMISTA
CRITÉRIOS MODERNOS
PARA DEPRESSÃO
Secou-se o meu coração” (v.4) 
Não existe motivação no salmista.
Me esqueço de comer o meu pão” (V.4)
Não há vontade de comer.
Sou como a coruja das ruínas, . . . Como o passarinho solitário nos telhados.” (V.6–7)
Há um isolamento social. (Em Levítico 11.16–18, corujas, como outras aves de rapina, são consideradas impuras por conta de sua associação com a carniça.)
Não durmo” (V.7)
Há dificuldade de dormir.
Os meus inimigos me insultam a toda hora” (V.8)
Existe um sentimento de desespero, de que não há alívio.
Por pão tenho comido cinza e misturado com lágrimas a minha bebida” (V.9)
Há uma tristeza extrema; cinzas são associadas a rituais de luto.
Por causa da tua indignação e da tua ira, porque me elevaste e depois me abateste” (V.10)
Há culpa e vergonha (decorrentes do exílio).

Ana, Elias, Jeremias, e muitas outras pessoas mencionadas nas Escrituras poderiam ser classificadas como depressivas se avaliadas por profissionais de saúde mental nos dias de hoje. No entanto, contrariando o ponto de vista secular, nestes casos, a primeira consideração dessas pessoas referia-se a seu relacionamento para com o Senhor, tanto para entender sua depressão, quanto para buscar alívio dela.

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO PASTORAL PARA COM PESSOAS DEPRESSIVAS

Do ponto de vista bíblico, todos os sintomas associados com a depressão devem ser tratados dentro da perspectiva do relacionamento da pessoa com Deus. Apesar do fato da “espiritualidade” ter se tornado recentemente um ponto de interesse dentre os psicólogos seculares no tratamento da depressão (e outros problemas), o entendimento deles a esse respeito não é útil para cristãos. A definição secular deespiritualidade simplesmente atrai atenção para o significado, propósito, ou um desejo de estar em contato com “o divino”, mas tudo isso acaba por ser definido pela própria pessoa. De outro lado, na Bíblia, espiritualidade sempre tem a ver com o relacionamento de uma pessoa com Deus, e esse relacionamento influi em todos os aspectos da vida: como alguém se relaciona com outros, toma decisões, pensa sobre o futuro, lida com tristeza, prioriza o cuidado do corpo, entende o significado e o propósito da vida, trata a culpa, etc. (Note o paralelo com os sintomas listados acima.) Espiritualidade não é um componente separado na vida do cristão; ela energiza, molda e direciona a vida dele ou dela.

Portanto, a centralidade do relacionamento deles com Deus significa que você deve ajudar pessoas depressivas a pensar em todos os efeitos da depressão em sua vida a partir de uma perspectiva bíblica. Você pode ser a pessoa que auxilia o indivíduo depressivo a processar os aspectos mentais, relacionais, comportamentais e físicos da depressão por meio de uma perspectiva (espiritual) teocêntrica. Essa pessoa possivelmente irá buscar ajuda de outros profissionais, mas nunca presuma que o seu envolvimento com outros profissionais diminui a importância do seu papel! Na verdade, ele é realçado, especialmente se os outros não forem cristãos. Quem melhor para ajudar um crente com depressão a entender e responder aos diversos efeitos da depressão de uma maneira bíblica?

***
Sobre o autor: Dr. Jeff Forrey é especialista no campo de aconselhamento e educação bíblica. Foi conselheiro e professor no Center for Biblical Counseling & Education (St. Louis, MO) e no Biblical Counseling Center (Arlington Heights, IL). Ensinou aconselhamento bíblico no Evangelical Theological College, Trinity College of the Bible & Theological Seminary, Westminster Theological Seminary e Reformed Theological Seminary. Graduado no Delaware Valley College (BA, biology), Westminster Theological Seminary (MAR, counseling/theology), the University of Alabama (MSPH, health behavior) e Trinity Evangelical Divinity School (PhD, educational studies).
Fonte: Biblical Counseling Coalition
Tradução: Lucas Sabatier

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Meio milhão de pessoas se reúnem nas ruas da Ucrânia para louvar a Deus

Cerca de 500 mil evangélicos se reuniram na praça central de Kiev para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante.
Cerca de 500 mil evangélicos se reuniram na praça central de Kiev, capital da Ucrânia. (Foto: Reprodução/Facebook/Mission Eurasia)
Cerca de 500 mil evangélicos se reuniram na praça central de Kiev, capital da Ucrânia. (Foto: Reprodução/Facebook/Mission Eurasia)

Enquanto a Ucrânia continua em conflito com a Rússia, os cristãos do país têm se movido para estabelecer a paz. No último domingo (17), cerca de 500 mil evangélicos se reuniram na praça central de Kiev para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante e louvar a Deus.
“Muitos viajaram de outras províncias apenas para fazer parte dessa celebração, agradecer a Deus pela liberdade de pregar o Evangelho em seu país e celebrar a fidelidade de Deus”, disse Sergey Rakhuba, da organização Mission Eurasia.
A celebração aconteceu após uma ordem ser assinada pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, para celebrar os 500 da Reforma Protestante.
Sergey observou que embora meio milhão de pessoas tenham ido para as ruas, o fato não foi noticiado pela imprensa internacional. “Poucos gostam de reconhecer que o movimento evangélico está dando um passo poderoso. A Igreja Evangélica está crescendo nessa nação, mas a mídia não relata nada”.
Ainda assim, a Mission Eurasia celebra com a Igreja Ucraniana e incentiva os cristãos em todo o mundo a apoiá-los em oração, para que eles saibam que não estão sozinhos e podem contar com o Corpo de Cristo.
Igreja persistente
Sergey conta que os ucranianos estão ampliando suas atividades missionárias para além de suas comunidades. Para ele, a Ucrânia está se tornando potencial “celeiro” missionário para países vizinhos.
“Ore para que a Mission Eurasia possa levar estas iniciativas para outras nações e para que possamos equipar a próxima geração”, pede o missionário.
Ele ainda pede orações pela paz entre Rússia e Ucrânia. “Enquanto a Ucrânia está comemorando a fidelidade de Deus, a Rússia está oprimindo muitos grupos evangélicos, tentando politizar o campo espiritual e limitar muitos evangélicos de realizarem suas atividades”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE MISSION NETWORK NEWS

IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA 15 anos Proclamando a Glória de Deus

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No dia 28 de setembro de 2017 a Igreja Presbiteriana Filadélfia comemora 15 anos de organização.Durante o mês de setembro estivemos rendendo graças ao Senhor pelo nosso aniversário, com o lema: ”Um mês de Gratidão por quinze anos de bênçãos” e contamos com a participação dos preletores Dr. Arthur Cortez(IV IP de Garanhuns), Pr. Eli Vieira(pastor da IP Filadélfia), Pr. Wallace Rodrigues(IV IP de Garanhuns) e Pr. Josivan Martins(IP Lajedo-PE) e contamos com a participação dos Grupos de Louvor da nossa igreja e das irmãs Isabel Chalegra e Eliane Salvador e também contamos com a participação do pastor Jayme Barros, pastor Jadson Cunha e das Congregações de Caetés e Lagoa do Ouro.


Breve História da Igreja Presbiteriana

 Filadélfia

Origem da Igreja Presbiteriana Filadélfia

No primeiro semestre de 1990, foi recebido pelo conselho da Igreja Presbiteriana de Heliópolis um grupo de jovens, oriundos da Igreja Presbiteriana Fundamentalista Monte Sinai, que passou a reunir-se durante os dias da semana na residência dos irmãos; Odete Correia Braga e seu filho Moisés Braga, na Rua Diário de Pernambuco bairro de Heliópolis Garanhuns.
No mesmo ano passamos a congregação da referida igreja, após dois anos na residência dos irmãos Odete e Moisés, mudamos para COHAB I Rua L na residência da irmã Doraci Batista, onde passamos seis meses, no segundo semestre de 1992, passamos a funcionar com endereço fixo, no bairro de Heliópolis loteamento Jardim Petrópolis, Rua Tobias Barreto nº 30 - Garanhuns-PE

Irmã Nair Evangelista

Era um grupo de aproximadamente, trinta pessoas, em sua maioria jovens, e contávamos com o apoio das irmãs Odete Braga, Nair Maria dos Santos e Doraci Batista, que nos ajudaram na caminhada.
O primeiro evangelista da Congregação foi o irmão Claudionor Evangelista dos Santos, outros irmãos cooperaram com o trabalho em seu início como o seminarista e atualmente pastor Hamilton Rodrigues, o missionário Neto Terra Nova¹.

Em breve mais informações. Aguarde!

1- Informações fornecidas pelos presbíteros José Cícero e Matosalém Evangelista.

  

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO NOVO TEMPLO DA IGREJA PRESBITERIANA DO CATONHO

Igreja Presbiteriana do Catonho Rumo ao Centenário

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.


Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.

Foto de RevLeonildo Paixao.


Foto de RevLeonildo Paixao.






No dia 24 de setembro de 2017 por ocasião da Escola Dominical, a igreja Presbiteriana do Catonho faz a cerimônia de lançamento da Pedra fundamental do Novo Templo, onde estiveram presentes vários irmãos. Segundo as palavras do Rev. Leonildo Paixão pastor efetivo da Igreja do Catonho "hoje foi um dia muito especial, foi dado início o maior projeto da minha vida dos últimos anos. Realizamos a terraplanagem do Novo Templo da Igreja Presbiteriana do Catonho, Jupi-PE. Este projeto nasceu após observar os irmãos colocar bancos na calçada da Igreja para assistir a Escola Dominical, isso porque a igreja estava completamente cheia, sem nenhum espaço, e ainda faltava uns 40 irmãos que não tinham vindo neste dia". 
O Presbiterianismo no Catonho começou com o missionário Dr. George W. Butler como disse o pastor Edijéce Martins "De Garanhuns, o evangelho se espalhou atingindo grande área: Gileá, Cachoeirinha, Inhumas, Catonho e até  Catende, Quebrangulo e Águas Belas"(1976, p.61). Depois da morte de Né Vilela em 7 de fevereiro de 1898 várias pessoas aceitaram ao evangelho. "A morte de Né Vilella, porém resultou na conversão de muitas pessoas que, a partir daquela data, começaram a se interessar pelos ensinos da nova igreja. Poucos meses a 26 de julho o Dr. Butler batizou 34 pessoas em Catonho, no mesmo município de São Bento, e mais 16, daí a dias, em Vitória, no vizinho Estado de Alagoas" (Martins, 1976, p 78)¹

Graças ao trabalho incansável de muitos servos de Deus, tais como: O Pioneiro Dr. George W. Butler, Martinho de Oliveira, Antônio Almeida, George Henderlite, William Thompson, Jerônimo Gueiros e outros notáveis servos de Deus, Garanhuns ficou conhecida como cidade evangelizadora ou Antioquia Pernambucana. Mas nenhum "excedeu em trabalho e frutos ao Rev. Antônio Gueiros que montado a cavalo, transpôs serras e valados para anunciar as novas de salvação e, assim fundar e organizar igrejas em diversas regiões". O pastor Antônio Gueiros iniciou o seu ministério na Igreja de Garanhuns no dia 17 de fevereiro de 1914 e permaneceu como pastor efetivo da igreja até  1946.Em seu ministério o Rev. Antônio Gueiros procurava ser auxiliado por obreiros verdadeiramente crentes e colportores, assim como Januário Antônio da Silva que foi um grande cooperador na proclamação do evangelho no agreste meridional . "No estado de Pernambuco, além de Garanhuns seu ministério ganhou almas e fundou pontos de pregação, congregações e igrejas em Inhumas, Gileade, Cachoeira Dantas, Palmeirinha,São João, Angelim, Burgos, Tiririca, Lagartixa, Catonho, São Pedro, Neves, Fama, Brejão, Brejinho, Maçaranduba, Poço Cumprido, Freixeira de Santa Quitéria, Genipapeiro, Correntes, Lajedo, Entupido, Águas Belas, Buíque, Salobro, Jupi, Bom Conselho, Serrinha, São Bento do Una, Cachoeirinha e São Caetano hoje Caetés"(Soares, 1996, ps. 176,17)². Por seu trabalho missionário incansável, ele  mereceu ser chamado pela Academia Pernambucana de Letras de " O Desbravador Evangélico do Sertão" . O Rev. Antonio Gueiros faleceu em 18 de fevereiro de 1951 aos oitenta anos de idade.

Graças ao trabalho do Rev. Antônio Gueiros e os irmãos da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns, a Congregação do Sítio Catonho,(atualmente Jupi-PE) cresceu e se desenvolveu e foi organizada em igreja no ano 1919. 

A Igreja Presbiteriana do Catonho, firmada na visão missionária dos seus fundadores, continuou propagando o evangelho nos sítios vizinhos, e se tornou uma igreja forte.
Em 1953 designou os presbíteros Josselindo Cordeiro Sobral e Roldão Cordeiro Sobral e os diáconos Nasiaseno Cordeiro Silva e Edilson Cordeiro Sobral para organizar a UMP da Congregação do Sítio Intupido, Angelim(Atualmente município de Jucati-PE). As  19 horas do dia primeiro de fevereiro de mil novecentos e cinquenta e três (01/02/1953) no templo da Congregação Presbiteriana da Igreja do Catonho, localizada no Sítio Intupido do município de Angelim, reuniu-se toda Congregação com o fim de organizar a UMP da Congregação. A qual foi organizada nesta data com trinta sócios e o presbítero Josselindo foi eleito conselheiro (Ata da 1ª sessão da organização da UMP da Congregação do Sítio Intupido)². O trabalho da Congregação do Sítio Intupido e da UMP frutificou e conforme a ata do dia 27 de fevereiro 1955, tinha 175 sócios. O trabalho continuou crescendo e frutificando, conforme a ata do dia 30 de setembro de 1956 tinha matriculados 215 sócios fazendo parte da UMP daquela congregação. Neste período, a Igreja do Catonho era uma igreja forte do presbitério de Pernambuco.

Em 1956 algo triste aconteceu na Igreja Presbiteriana do Catonho. Com a crise do presbiterianismo de Pernambuco em 1956 envolvendo o pastor Israel Gueiros, como diz Um Trecho da História da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil "O Rev. Israel Gueiros foi expulso da Igreja Presbiteriana do Brasil quando completava 25 anos de ministério. Agora se encontrava só com a sua igreja, e uns poucos pastores que aderiram à sua causa. Foi quando em contato com o presbítero Joselindo Cordeiro Sobral, então presbítero da Igreja Presbiteriana do Catonho Garanhuns/PE, e que passava pelas mesmas dificuldades com a sua igreja disse ao Dr. Gueiros: Israel, não existe presbiteriano sem presbitério, temos o número suficiente de igrejas para formar um. Estas palavras foram um incentivo ao Rev. Gueiros que o levou a formar o Presbitério do Norte da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, em 21 de setembro de 1956 com quatro igrejas, a saber: - Igreja Presbiteriana do Recife - Igreja Presbiteriana do Catonho - Igreja Presbiteriana do Fama - Igreja Presbiteriana do Bongi A reunião histórica da formação do presbitério aconteceu na Igreja Presbiteriana do Recife e aqui vai uma transcrição do resumo da ata desta primeira reunião do Presbitério do Norte da I.P.F. do Brasil: Depois do culto de Ações de Graças pelo jubileu de prata do ministério do Rev. Dr. Israel Gueiros, em que o orador oficial foi o Rev. Roderick Carneiro de Melo, foi declarado fundado o Presbitério do Norte e, como também, a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, tudo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e para a prosperidade do Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Foram arrolados oficialmente neste presbitério os seguintes membros: Revs. Dr.Israel Furtado Gueiros, Roderick carneiro de Melo, Uzzai Canuto, Ageu Vieira e presbíteros Joselindo Cordeiro Sobral representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Catonho. Antônio Ferreira dos Santos representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Fama.. Dr. Emerson Pinto da Silva Souto representante da Igreja Presbiteriana do Recife e Abel de Lima Albuquerque (no dia 23 de setembro) representante da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Bongi. Mesa: presidente Rev. Dr. Israel Gueiros Furtado Gueiros; vice-presidente Rev. Uzzai Canuto; secretário permanente Rev. Roderick Carneiro de Melo; tesoureiro presbítero Israel Oliveira (Jornal a Defesa 01 20/11/1956)³.

Mas algo interessante aconteceu depois da reunião que aconteceu em Recife. Quanto o pastor Ageu Vieira e o presbitero Joselindo Cordeiro foram narrar os fato a igreja, os irmãos não aceitara a posição do pastor e do seu presbitero, isso fez surgir uma crise na Igreja de tal maneira que a IP do Catonho perdeu sua forte Congregação do Intupido Jucati-PE onde o presbítero Joselindo Cordeiro era o líder e depois esta Congregação dará origem a Igreja Presbiteriana Fundamentalista do do Neves. De fato e de verdade Igreja Presbiteriana do Catonho nunca aceitou sair da IPB,  ela sempre fez parte da parte da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Acesse o link abaixo e veja o vídeo no face do Pr. Leonildo
Terraplanagem para Construção do Novo Templo da IP do Catonho

Nota
1-Ferreira, Edijéce Martins - A Bíblia e o Bisturi, Edição da Missão Presbiteriana no Brasil, 1976 
2-Soares, Caleb - Januário Antônio dos Pés Formosos, 1ª ed - Luz Para o Caminho, Campinas-SP, 1996
3-TRECHOS DA HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA FUNDAMENTALISTA DO  BRASIL- www.ipfb.com.br/IPFB/site2/downloads/Historia_IPFB.pdf acesso em 15/09/2017.

Sobre o autor: Pr. Eli Vieira é formado pelo Seminário Presbiteriano do Norte e pastor efetivo da IP Filadélfia Garanhuns-PE

sábado, 23 de setembro de 2017

Grupos de estudo da Bíblia crescem enquanto clubes satânicos fecham nas escolas dos EUA


O ministério conhecido como 'Clube Boas Novas' pretende abrir 4.500 novos grupos de estudo bíblico nas escolas de todo o país.
Crianças participam de momento de oração em escola. (Foto: Cedar Brook School)
Crianças participam de momento de oração em escola. (Foto: Cedar Brook School)

Enquanto os 'clubes satânicos' estão fechando nas escolas dos EUA, os grupos de estudo da Bíblia estão crescendo e ganhando cada vez mais adesão das crianças no país.
O ministério de instalação de grupo de estudos bíblicos optativos nas escolas, conhecido como 'Good News Club' ('Clube Boas Novas'), patrocinado pela 'Child Evangelism Fellowship' ('Comunnhão de Evangelismo Infantil'), planeja aumentar o número de clubes que eles têm nas escolas públicas em todo o país.
"Estamos tentando inaugurar cerca de 4.500 clubes em escolas públicas em todo o país", disse Rachel Hamel, Gerente de Comunicações Corporativas da Child Evangelism Fellowship, à CBN News.
Mais de 180 mil crianças serão matriculadas nos clubes que incluem histórias bíblicas, músicas e jogos.
O aumento ocorre ao mesmo tempo que o chamado 'After School Satan Club' ('Clube Satânico Extracurricular') se encerrou recentemente, na Escola Elementar 'Point Defiance' em Tacoma, Washington.
O Templo Satânico de Seattle, que primeiro havia proposto a instalação do clube nas escolas em dezembro, teria encerrado o grupo, depois de receber a inscrição de apenas um membro.
Similares a outros grupos extracurriculares, os clubes satânicos foram propostos pelo Templo Satânico de Seattle em escolas de todo o país, como uma forma de oposição ao ministério 'Clube Boas Novas'.
No início deste ano, milhares de pais chocados se reuniram contra a instalação dos clubes satânicos, assinando uma petição lançada por cristãos.
Mais de 87.000 pessoas assinaram o documento, pedindo às autoridades da escola que não permitissem a instalação dos clubes satânicos.
Rachel Hamel disse que as notícias recentes sobre esses clubes satânicos, surpreendentemente beneficiaram a imagem do ministério de estudos bíblicos nas escolas.
"O fato de terem almejado as mesmas escolas nas quais nós buscávamos adesão não nos afetou negativamente. Se surtiu isso algum efeito, foi que a imprensa acabou nos ajudando", afirmou.
O 'Clube Boas Novas' fazem uma apresentação clara do Evangelho às crianças, especialmente àquelas que não frequentam a igreja.
Em um vídeo em sua página do Facebook, a CEF destaca o testemunho de uma garota de 7 anos, chamada Olivia.
"O 'Clube Boas Novas' é muito divertido e você começa a aprender sobre Deus", diz a garota.
Denise Cox, diretora de um dos clubes, explicou que Olivia, como muitas outras crianças, chegam aos grupos de estudo com um conhecimento limitado da Bíblia.
"Eu não sabia muito sobre Deus, não sabia que Jesus é o filho de Deus. Eu pensei que estavam divididos", compartilhou Olivia.
"Foi tão incrível ver como Olivia e outras crianças estão ganhando vida quando ouvem a verdade da Palavra de Deus. Isto é poderoso e está mudando seus corações e vidas", diz Cox.
Olivia comentou alegremente o que está aprendendo no Clube Boas Novas.
"Jesus desceu aqui e tirou todos os pecados, então ele morreu por nós para que Ele possa tirar todos os pecados, a maldade, o mal que nós tínhamos", explicou.
Hamel disse que a boa reputação dos clubes bíblicos levou a abrir portas em muitas escolas públicas.
"Os clubes 'Boas Novas' são uma experiência positiva real para as escolas, porque os resultados são as notas dos alunos aumentando e as suspenções e advertências dimunuindo. Muitas vezes somos procurados pelos distritos escolares, que nos convidam para ajudá-los com problemas de comportamento dos alunos", explicou.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CBN NEWS

Ditador da Coreia do Norte tem escravas sexuais e obriga crianças a verem fuzilamentos

Uma 'desertora' norte-coreana fez revelações graves sobre o regime totalitário de Kim Jong-un.
Kim Jong-un é idolatrado como um 'deus' na Coreia do Norte. (Foto: Reuters)
Kim Jong-un é idolatrado como um 'deus' na Coreia do Norte. (Foto: Reuters)

Uma desertora norte-coreano alegou que o ditador Kim Jong-un mantém como escravas sexuais as adolescentes que ele tira das escolas, goza de um estilo de vida de luxo enquanto o povo morre de fome e obriga crianças a assistirem execuções públicas de condenados por "traição ao Regime" - em grande parte, cristãos.
As acusações surgiram em uma entrevista publicada na última terça-feira pelo jornal britânico 'Mirror', que compartilhou a história de Hee Yeon Lim, de 26 anos, descrita como uma mulher que que chegou a ser privilegiada pelo regime totalitário da Coreia do Norte.
Lim, que agora reside em Seul, Coreia do Sul, disse que conseguiu fugir com sua mãe e seu irmão mais novo de Pyongyang da Coreia do Norte, em 2015.
Seu pai, o coronel Wui Yeon Lim, do exército popular coreano, que morreu aos 51 anos, estava permanentemente de plantão, e era seu trabalho que dava a ela uma visão exclusiva do regime de Kim.

Traumas

Ela falou de uma momento, quando ela e outros colegas receberam ordens para assistir à execução pública de 11 músicos norte-coreanos, acusados ​​de fazerem um video pornográfico.

"Os músicos foram trazidos para fora, amarrados, encapuzados e aparentemente amordaçados, para que não pudessem fazer barulho, nem implorar por piedade ou gritar", 

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

A visão totalmente deturpada que a esquerda tem da família tradicional

Pare, leia e Pense!

Gays, trans, putas, putos, gente pró-aborto, gente pró-relacionamento aberto, mães solteiras, casais homossexuais que querem adotar e amar uma criança, o que a vida dessas pessoas tem a ver com a sua?
Foto ilustrativa - google imagens
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Sei que, ao rebater a coluna de Tati Bernardi na Folha hoje, a primeira pergunta do meu leitor será: quem? Mas não importa. Mais importante é o que foi dito, pois ela não está isolada. Ao contrário: acho que representa muito bem a média “progressista”, a turminha “descolada” que diz defender as “minorias” e a tolerância, enquanto destila profundo ódio aos conservadores.
Tati Bernardi tem uma visão realmente tosca do que vem a ser uma típica família. Não sei se Freud explica, se é pura projeção, se ela foi vítima de alguma família tão disfuncional assim, como retrata a dos outros. Mas é triste ver o que a esquerda pensa sobre a direita. Mostra seu enorme grau de alienação, a distância que ficou da gente comum, ao se fechar nessa bolha “progressista”. Eis o grupo que ela pretende defender contra a intromissão desses “medíocres hipócritas”:
Gays, trans, putas, putos, gente pró-aborto, gente pró-relacionamento aberto, mães solteiras, casais homossexuais que querem adotar e amar uma criança, o que a vida dessas pessoas tem a ver com a sua? Por que você ocupa seu tempo fiscalizando o que os outros, muitas vezes desconhecidos, fazem de seus orifícios, úteros, corações e ideais? Que obsessão é essa pelas andanças do ânus, do pênis e da vagina do vizinho? A sua vida sexual só pode andar muito sem graça ou, o mais provável: torrencialmente reprimida.
É tanta inversão que cansa só de começar a rebater. Em primeiro lugar, a mistura é bem infeliz, pois ao colocar aborto na lista, a moça esquece que trucidar um feto humano no ventre da mãe envolve uma outra pessoa, um ser humano em formação. O que a mulher faz com seu útero, portanto, quando há outra vida lá dentro é certamente do interesse da sociedade civilizada. O que isso tem a ver com um adulto que resolve fazer sexo consentido com outro adulto entre quatro paredes não fica claro. Mas a agenda “progressista” é assim mesmo: um pacote completo. E um pacote bem incoerente.
Além disso, não são os conservadores que ficam “fiscalizando” os outros, e sim os outros, em especial os movimentos políticos desses outros, que ficam tentando subverter todos os valores morais da sociedade. Quem faz novela para adolescentes enaltecendo transgênero como se fosse a coisa mais banal do mundo querer mutilar o próprio corpo pois “nasceu no corpo errado”? Quem faz mostra “cultural” com pedofilia e zoofilia para crianças? Quem quer suprimir até os termos pai e mãe de documentos oficiais para não “ofender” aqueles que têm “famílias” diferentes? Quem quer enfiar “kit gay” goela abaixo dos alunos nas escolas? E por aí vai.
Os conservadores – e qualquer pessoa razoável, diga-se – estão simplesmente reagindo a tudo isso, a essa pauta depravada, a essa militância chata, histérica, afetada, politicamente correta. Mas a “engraçadinha” continua:
Daí vem você com seu argumento furado: “pela família”. Você só quer proteger essa instituição espetacular e secular! Ó grande controlador do universo e dos desejos alheios! Que missão grandiosa que vossa senhoria (que não consegue nem pagar um puff à vista) acabou pegando pra si: nos salvar da extinção! Quem diria que tu, com esse dentinho podre, era Deus?
Você luta bravamente pelo sagrado! Ofende, ultraja, marginaliza, machuca… em nome da família! Formada, na sua cabeça limitada, por um pai autoritário, uma mãe submissa e filhos que aprenderam dentro de casa a fazer bullying (sempre pautados pelo bem e pela religião) contra qualquer colega que tenha orientações sexuais (ou políticas) diferenciadas.
Eis aí a visão patética que essa gente tem da família. O conservador “ofende”, “ultraja”, “marginaliza” e “machuca” as minorias (onde?), segundo Tati. Não são as feministas radicais que ofendem os religiosos quando enfiam crucifixos no ânus em praça pública, claro, ou quando esfregam as tetas na cara de padres. Isso é “protesto legítimo”, naturalmente. A ofensa vem de quem quer simplesmente resguardar as crianças da libertinagem imposta pela galera engajada, ou de quem luta pelo simples direito de dizer que prefere ter um filho heterossexual, o que hoje já é considerado absurdo e crime pela ótica maluca desse pessoal, para quem todos tinham que ser indiferentes quanto à questão ou até mesmo achar lindo e fofo um filhinho que aos 3 anos prefere boneca e depois, aos 10, balé. Que horror constatar que acharia melhor se ele gostasse mais de futebol!
A família tradicional, para Tati e demais “progressistas”, é formada por um pai autoritário, uma mãe submissa, um tio pedófilo (mas pensei que fosse a esquerda que tratasse a pedofilia de forma banal), filhos idiotas que fazem bullying com minorias, pois aprenderam com os pais religiosos, um primo “machistão vagabundo que só come, dorme e defeca porque a esposa trabalha feito condenada” etc. Repito: seria projeção freudiana? Que tipo de família Tati teve para ter essa impressão tão terrível da típica família tradicional? Mas ela conclui que só esses “reprimidos” condenam a agenda LGBTXYZ:
Por que você, entediado com sua vidinha medíocre, tão desesperado pra sair dando porrada e ensinando o que é certo, perdoa pedófilos, agressores, parasitas da energia alheia, mas não entende aquele menino batalhador, andando na Paulista, que na sua mente perturbada cometeu apenas um crime: não andar feito macho! O que é um macho? Você se considera um? Ficar pensando em enlaces homoafetivos antes de dormir faz de você um baita machão? Hmmmmm, dez entre dez bons psicanalistas (que acreditam mais na curra gay do que na cura gay) desconfiariam disso.
Dez entre cada dez psicanalistas que ela considera bons hoje em dia são esquerdinhas até o último fio de cabelo, que abraçaram o relativismo moral exacerbado como sua religião, uma seita pervertida que pretende perverter o mundo à sua própria imagem. Gente com famílias disfuncionais que quer destruir a família tradicional, em vez de entender que o problema talvez estivesse com a sua família doida. São esses que recebem pacientes no divã atualmente. Eleitores do PSOL. Defensores de Maduro. A turma que chama tudo que não é socialismo de fascismo, que basta ser do PSDB para ser “ultraconservador”, e que encara a direita como um bando de reprimidos hipócritas que quer sair por aí batendo em gays.
Depois Trump vence a eleição, ou quem sabe Bolsonaro no Brasil, e esse pessoal fica perplexo, horrorizado com o “povo”, aquele que diz representar e defender. Não seria o caso de ir efetivamente conhecer o povo antes de falar tanta besteira no jornal?
Autor: Rodrigo Constantino
Fonte: Gazeta do Povo

JESUS: O SERVO INCOMPARÁVEL


João 13.1-38
Charles Erdman diz que o capítulo 13 de João, “é o lugar santo do edifício sagrado desse evangelho”. Depois de alguns anos de ministério público de Jesus, agora podemos ver o ministério particular do mestre dos mestres. Naquele momento Jesus se reuniu com os seus discípulos e lhes transmitiu ensinamentos que continuam falando ainda hoje. Neste momento eu convido você para olharmos para o texto em tela como também para o evangelho de João e aprendermos com Jesus algumas lições.

1-PORQUE ELE ERA HUMILDE (13.1-11) - Cada família em Israel se preparava para imolar o cordeiro pascal. A pascoa era a festa onde todos se reunião em Israel para celebrar a libertação da escravidão egípcia. Mas onde também era oferecido cordeiro Pascal, o mais vivido tipo de Cristo.

Era costume das pessoas antes de se sentarem à mesa, lavarem os pés. Este era o trabalho dos servos, dos escravos mais humildes de uma casa. Os seus discípulos, tinha vindo de Betânia, seus pés estavam sujos. Nem um dos discípulos de Jesus tomou atitude, eles não podiam sentar a mesa com os pés sujos, mas nenhum discípulo tomou atitude no que diz respeito a lavar os pés dos seus irmãos. Os discípulos pensavam que no reino privilégios implicava em grandeza (Lc 22.24-30), regalias, aplausos e reconhecimento dos homens.

Neste momento podemos contemplar a atitude incomparável do mestre Jesus, diferente dos seus discípulos, Jesus tomou uma toalha, e uma bacia com água, e se pôs a lavar os pés dos seus discípulos, enquanto eles estavam pensando que seria o maior entre eles, Jesus ensina que eles deveriam ser humildes.Com esta atitude Jesus estava ensinando que privilégios, não implica em soberba, mas em humildade. Jesus sabia quem era, de onde tinha vindo e para onde ia. Ele era o rei dos reis, o senhor do universo. Não obstante, o seu poder não o levou a autoexaltação, mas a humildade. Como disse o pastor Hernandes Dias Lopes “sua humildade não procedeu da sua pobreza, mas da sua riqueza”.
Willam Barclay disse: “o mundo se encontra cheio de gente que está de pé sobre sua dignidade quando deveria estar ajoelhada aos pés de seus irmãos”.

 Portanto, meus irmãos, humildade e amor, são atitudes que aqueles que não temem a Deus podem entender, mesmo que elas não saibam nada acerca das doutrinas teológicas que muitos crentes sabem. 

Como servos de Jesus hoje, nós precisamos rogar ao Pai que nos ajude a seguir o exemplo de seu filho amado Jesus, que nós não venhamos apenas falar acerca da humildade de Jesus, mas a viver uma vida de tal maneira que a beleza de Cristo possa ser vista em nós.

2- PORQUE ELE ERA ONISCIENTE (13.18-32) – Em seu evangelho, João nos mostra quem era realmente o Senhor Jesus, ele era homem, mas João ao revelar sua onisciência, nos ensina que ele era Deus. Judas passou com Jesus e os discípulos dele três anos, os discípulos amigos de Judas não o conheciam, mas Jesus sabia quem era Judas. Ali no cenáculo era o momento que Judas tinha que tirar a sua máscara, e deixar a sua aparência de homem piedoso, e Jesus deixou claro que Judas não era um servo de Deus.

Ele andou com Jesus, viu seus milagres, ouviu seus sermões, realizou as obras de Deus (evangelizou), estava com os discípulos, pregou, orou, etc. Judas agora é dominado pelo diabo.  Tudo aquilo não pegou Jesus de surpresa, ele sabia o que estava acontecendo, quem era Judas Iscariotes. “Judas nos mostra quão longe um homem pode ir em sua profissão religiosa sem ser convertido, quão profundamente uma pessoa pode se envolver nas coisas de Deus e ser apenas um hipócrita, Judas Iscariotes nos mostra a inutilidade dos maiores privilégios sem um coração sincero diante de Deus. 

Privilégios espirituais sem a graça de Deus não salvam ninguém. Ninguém é salvo por ser um líder religioso, por ocupar um lugar de destaque na denominação ou por exercer um ministério espetacular”(Hernandes D. Lopes). No texto em tela, podemos contemplar a onisciência de Jesus, não só ao revelar o traidor, mas também ao revelar a fraqueza de Pedro (13.36-38), quando este fez questão de dizer que estaria pronto para morrer por Jesus, demonstrando assim a sua lealdade, mas ao mesmo tempo sua gabolice, Pedro estava dizendo que era melhor do que os seus colegas (Mc 14.29).O mestre Jesus revela que a autoconfiança de Pedro era nada, e coloca por terra toda a sua coragem.

Meus queridos, Jesus estava nos ensinando que diante dos desafios da vida, precisamos depender dele, porque sem ele não somos nada, mesmo que sejamos, corajosos, intelectuais, etc. Eu e você precisamos de Jesus, pois somos semelhantes a Pedro. Não se deixe levar por suas gabolices, conhecimento, dinheiro, cargo, etc. Você é tão fraco como Pedro. Somente Jesus, Ele conhece o nosso sentar e o nosso levantar, só a graça dele nos basta.

3-PORQUE ELE ERA ONIPOTENTE (Jo 2.1-12; 6.1-15; 9.1-12; 11.1-46) – O evangelista João ao falar sobre o ministério público de Jesus, enfatiza não só a sua vida como homem, mas nos mostra sete sinais que revelam o poder incomparável do Senhor Jesus, ao transformar a água em vinho, ao curar o cego, ressuscitar Lázaro depois de quatro dias, etc. Não só nos milagres realizados por Jesus, podemos ver o seu poder, mas também em suas palavras. 

É interessante notar que quando Judas fora entregar Jesus juntamente com a escolta dos sacerdotes e fariseus, Jesus lhes perguntou-lhes: a quem o buscais? e responderam-lhe: a Jesus o Nazareno. Quando, pois, Jesus disse-lhes: sou eu, recuaram e caíram por terra (Jo 18.1-6). Judas estava liderando a turba que fora fortemente armada ao Getsêmani para prender Jesus. Ele não fora acompanhado apenas de Judeus oficiais do templo, mas também de um destacamento de soldados romanos. Tratava-se de uma coorte. Uma coorte completa tinha 1000 homens, 760 soldados de infantaria e 240 de cavalaria. Essas tropas auxiliares de Roma ficavam estacionadas em Cesareia Marítima, quartel-general de Roma em Israel. Durante os dias de festa eles ficavam na fortaleza Antônia, a noroeste do complexo do templo em Jerusalém. Isso garantia um policiamento mais efetivo das grandes multidões que aumentavam muito a população de Jerusalém. Na festa da páscoa a população de Jerusalém quintuplicava. Essa festa era a alegria dos Judeus e o terror dos romanos. As tropas em Jerusalém tinham o propósito de garantir a ordem diante de qualquer possibilidade de tumulto ou rebelião alimentados pelo fervor religioso. Por essa razão é que essa coorte foi chamada para apoiar os guardas do templo; o risco de reação por parte da multidão era sem dúvida, elevado no caso da prisão de alguém com a popularidade de Jesus. D. A. Carson diz que a combinação de autoridades judaicas e romanas nessa prisão condena o mundo todo (Hernandes, 2015, ps. 440, 443)¹. 

Todo este aparato não intimidara Jesus, mas ele revela o seu poder, ele tinha pleno controle sobre aquela situação, Jesus não fora preso, mas se entregou para cumprir as sagradas escrituras. 

O sinédrio tinha a seu dispor um grupo de soldados para manter a ordem no templo. João 18.3 cita uma “escolta” que consistia em seiscentos homens, um décimo de uma legião. O Sinédrio entendeu que um destacamento de soldados seria prudente e necessário para evitar qualquer tumulto. E aquele grupo seguira armado até os dentes (Mc. 14.43). Isso nos mostra ainda mais o poder de Jesus.

Meus irmãos, hoje a nossa grande necessidade é de Jesus, ele não mudou, sem ele nós não somos nada e nada podemos fazer (Jo 15.5), com ele somos mais que vencedores (Rm 8.37), com ele podemos enfrentar quaisquer situações (Fl 4.13). Não sei quais são os seus dramas, as circunstâncias que lhe cercam, mas eu sei que Jesus não mudou, ele é o mesmo ontem e hoje e para sempre. Somente Jesus.

Nota

1-Lopes, Hernandes Dias - João: As glórias do Filho de Deus – São Paulo: Hagnos, 2015. 

Sobre o autor: Pr. Eli Vieira é formado pelo Seminário Presbiteriano do Norte-Recife, cursando Administração na Uninassau e pastor efetivo da IP Filadélfia,Garanhuns-PE

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