quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Clima natalino chega ao Mackenzie

 



Clima natalino chega ao Mackenzie
Luzes de Natal: campus Higienópolis inaugura iluminação especial

No dia 13 de novembro, faltando pouco mais de um mês para o Natal, o campus Higienópolis-Mackenzie (SP) se encheu de luzes natalinas para celebrar a data que se aproxima. O evento foi promovido pela Chancelaria do Mackenzie e pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie, em parceria com o Instituto Presbiteriano Mackenzie e a Superintendência de Infraestrutura. Os corais MackSingers, Coralito, Coral Infantil e Coral da Capela se uniram para celebrar o Natal com canções especiais. 

Jesus Cristo: o real significado do Natal

O chanceler do Mackenzie, Rev. Robinson Grangeiro Monteiro, explicou que o evento é uma demonstração da presença de Jesus. "No Mackenzie, a cada dia é Natal, porque a presença de Jesus, como o centro da vida da instituição, é real, é concreta. Nesta data em especial, nos juntamos ao redor das luzes de Natal, que simbolicamente representam Jesus como a luz do mundo, para celebrar a presença dEle em nossa vida”, afirma. 

O chanceler também disse que somos reflexos da Luz, que é Jesus, manifestando paz, alegria, esperança e amor". Por isso, o Natal é mais do que uma data no calendário: é a celebração do nascimento do Salvador Jesus, como anunciaram os anjos: “eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo!” (Lucas 2:10)

O projeto de decoração natalina

A programação de decoração do campus para o Natal foi realizada pela Superintendência de Infraestrutura (SUINF) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). A equipe fez o projeto da iluminação e, junto com a equipe da Chancelaria e do CHCM, definiu onde seriam os pontos de iluminação. A parte decorativa foi feita por uma empresa especializada, enquanto as plantas e lâmpadas foram colocadas pelo setor de elétrica.

“No ano passado surgiu a ideia de fazermos um evento para marcar o acender das luzes de Natal, então, em parceria com a Chancelaria, CHCM e Escola Livre de Música Mary Ann Chamberlain (ELMMAC), pensamos no evento Luzes de Natal, onde os corais participassem com canções natalinas e tivéssemos mensagens de Natal proferidas pelo chanceler”, conta a curadora do CHCM, Luciene Aranha.

“As lembrancinhas foram confeccionadas pelo laboratório da FAU, sob o direcionamento da SUINF. A equipe de comunicação do CHCM ficou responsável pela finalização e arte da embalagem”, detalha a coordenadora técnica do CHCM, Karina de Barros.

Apresentações musicais especiais

A elaboração do roteiro do evento e o repertório musical começou em outubro, com participação especial do coral Macksingers, do CPM-Tamboré, que foi convidado para completar a comemoração deste ano.

A equipe pedagógica da ELMMAC decidiu o repertório e a curadoria do CHCM preparou o texto, sob aprovação do chanceler. “É uma época linda, onde celebramos o nascimento de Jesus e todo seu significado. Os corais trazem mensagens de esperança e as luzes iluminam o campus e os olhares de todos que participam. Já se tornou o evento mais esperado do calendário e temos agora o desafio de inovar e trazer mais surpresas a cada ano”, celebrou com entusiasmo a curadora do CHCM, Luciene Aranha.

O repertório musical contou com a sincronização de melodias tradicionais natalinas do coro com a banda, levando um ritmo de blues e um pouco e pop. “Foi muito legal. Tudo com música ao vivo e o resultado foi gratificante. Toda a comunidade canta em uma só voz a mesma coisa: que Jesus nasceu para morrer e nos salvar dos pecados. Então, é um momento de comunhão entre toda a comunidade”, afirmou o maestro Sueldo Francisco.

Natal é alegria, comunhão e Jesus no coração

“Foi muito legal fazer a apresentação. Achei tudo muito bonito, divertido e especial. Nunca vou me esquecer de ter cantado com os meus amigos. Adorei participar da comemoração e aprender mais sobre o significado do Natal”, destacou a mackenzista Marcella Machado Menegossi, de 10 anos, aluna do campus Higienópolis e integrante do coral da ELMMAC.

A estudante do curso de Jornalismo da UPM, Larissa Maria, foi uma das pessoas presentes no evento e comentou sobre o significado da comemoração para quem assiste: "Eu adoro o Natal. Este momento de festividade é incrível!” Para a mackenzista, a celebração é um momento “encantado e lindo, que traz toda a alegria do Natal". 

Ao final da apresentação, todas as luzes que decoram o campus Higienópolis foram acesas, marcando o início das comemorações natalinas. Em seguida, os espectadores foram presenteados com um item de decoração de Natal e uma mensagem de fé deixada pela Capelania do Mackenzie.

Créditos das fotos: Murillo Medina | CHCM
Galeria de Fotos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *