segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A Incapacidade Humana

 


Por Charles Spurgeon

Pregado na Manhã de Sábado, 7 de Março de 1858 por Charles Spurgeon No Royal Surrey Gardens-Londres.

“Ninguém pode a vir mim, se o Pai que me enviou não o trouxer.” (João 6:44)

“Vir a Cristo” é uma frase muito comum na Sagrada Escritura. Ela é usada para expressar aquelas ações da alma em que, deixando imediatamente nossa própria justiça e nossos pecados, corremos para o Nosso Senhor Jesus Cristo, e recebemos Sua justiça para ser nossa coberta, e Seu sangue para ser nossa expiação. Vir a Cristo, então, inclui arrependimento, auto negação, e fé no Senhor Jesus Cristo, e agrega dentro de si todas aquelas coisas que são o necessário acompanhamento destas grandes condições do coração, tais como a crença na verdade, diligência na oração a Deus, e submissão da alma aos preceitos do evangelho de Deus, e todas aquelas coisas que acompanham a aurora da salvação da alma. Vir a Cristo é exatamente a única coisa essencial para a salvação do pecador. Aquele que não vir a Cristo, faça o que faça, ou pense o que pense, está ainda “em fel de amargura e laço de iniquidade”.

Vir a Cristo é o primeiro efeito da regeneração. Tão pronto como a alma é vivificada, descobre sua condição perdida, se horroriza ante seu estado, busca refúgio, e crendo encontrá-lo em Cristo, corre para Ele e repousa nEle. Aonde não há esse vir a Cristo, certamente tampouco tem havido vivificação; e onde não há vivificação, a alma está morta em delitos e pecados, e sendo morta não pode entrar no reino dos céus. Temos diante de nós uma declaração muito surpreendente; alguns dizem muito ofensiva. Vir a Cristo, apesar de ser descrita por muitas pessoas como sendo a coisa mais fácil em todo o mundo, é em nosso texto declarado como sendo uma coisa absolutamente e completamente impossível para qualquer homem, a menos que o Pai o traga para Cristo. Será nossa ocupação, então, estendermos sobre esta declaração. Não duvidamos que sempre será ofensiva para a natureza carnal, porém, apesar disso, a ofensa à natureza humana é às vezes o primeiro passo para traze-la humilhada diante de Deus. E se este será o efeito de um doloroso processo, pode-mos esquecer a dor e regozijar nas gloriosas conseqüências.

Me esforçarei nesta manhã para, em primeiro lugar, noticiar a incapacidade humana, e em que ela consiste. Em segundo lugar, as atrações do Pai – o que elas são, e como elas são exercidas sobre a alma. E então concluirei considerando um doce consolo que pode ser derivado deste aparentemente árido e terrível texto.

I.Primeiramente, então, a INABILIDADE DO HOMEM. O texto diz, “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer.” Onde situa-se esta incapacidade ?

Primeiro, ela não reside em qualquer defeito físico. Se para vir a Cristo, mover o corpo ou andar como nossos pés fosse de qualquer auxílio, certamente o homem teria todo poder físico para vir a Cristo nesse sentido. Recordo haver ouvido um néscio Antinomiano declarar, que ele não cria que qualquer homem tivesse poder para ir à casa de Deus, a menos que o Pai o trouxesse. Ora, o homem foi simplesmente tolo, porque ele deveria ter entendido que enquanto o homem estiver vivo e tiver pernas, é tão fácil para ele ir à casa de Deus como para a casa de Satanás. Se o vir a Cristo compreende a articulação de uma oração, o homem não tem nenhum defeito físico nesse respeito; se ele não é mudo, pode dizer uma oração tão facilmente como pode expressar uma blasfêmia. É tão fácil para um homem cantar um dos hinos de Sião como cantar uma profana e lasciva canção. Não há falta de poder físico para vir a Cristo. Tudo quanto pode ser necessário em relação a força corpórea, o homem, certamente o tem; e se qualquer parte da salvação consiste nisto, estaria totalmente e completamente ao seu alcance sem qualquer assistência do Espírito de Deus. Nem tampouco, esta incapacidade reside em alguma deficiência mental. Eu posso crer que a Bíblia é a verdade tão facilmente como posso crer que qualquer outro livro o seja.

Considerando o crer em Cristo como um mero ato da mente, estou apto para crer em Cristo como em qual-quer outro. Admitindo que sua declaração seja verdade, é infundado que se me diga que não posso crer. Posso crer nas declarações que Cristo fez, assim como nas declarações de quaisquer outras pessoas. Não há deficiência de faculdade na mente: o homem é capaz de apreciar como um mero ato intelectual a culpa do pecado tanto como a responsabilidade de um assassinato. Da mesma forma que é possível para mim exercitar a idéia mental de buscar a Deus, posso exercitar o pensamento de ambição. Tenho todo o poder e força mental que possa talvez ser necessário, se o poder mental fosse necessário na salvação de um modo absoluto. Pelo contrário, não há nenhum homem tão ignorante que possa alegar a falta de inteligência como uma escusa para rejeitar o evangelho. Logo, o defeito não reside no corpo, ou, no que chamamos, teologicamente falando, na mente. Não há qualquer deficiência ou insuficiência nela, embora que a depravação da mente, a corrupção ou ruína dela, é, depois de tudo, a própria essência da incapacidade humana.

Permita-me mostrar-lhes onde reside realmente esta incapacidade do homem. Ela reside no profundo de sua natureza. Através da queda, e pelo nosso próprio pecado, a natureza do homem tem se tornada tão rebaixada, depravada e corrompida, que é impossível para ele vir a Cristo sem a assistência de Deus o Espírito Santo. Agora, na tentativa de demonstrar como a natureza do homem tem de tal modo o tornado incapaz de vir a Cristo, permitam-me neste momento tomar esta figura. Contemplai uma ovelha; quão voluntariamente ela se alimenta sob a pastagem ! Nunca souberam de uma ovelha suspirar por cadáver; não poderia se alimentar do que come o leão. Agora trazei-me um lobo; e me perguntem se um lobo não pode comer grama, ou se ele não pode ser tão dócil e domesticado da mesma forma como uma ovelha.
Respondo: NÃO !!; porque sua natureza é contrário a isso. Você diz: “Bem, ele tem orelhas e patas; não poderia ouvir a voz do pastor, e segui-lo onde quer que o levasse ?” Eu respondo: certamente; não há causa física pela qual não possa fazê-lo, porém sua natureza o impede, e portanto digo: ele não pode fazê-lo. Não poderia ser domado ? não poderia sua ferocidade ser removida ? Provavelmente poderia ser subjugado, e deste modo tornar-se aparentemente domesticado; mas sempre existirá uma marcada distinção entre ele e a ovelha, porque há uma distinção na natureza.

Assim pois, a razão pela qual o homem não pode vir a Cristo, não é porque haja incapacidade em sua mente ou corpo, porém porque sua natureza está tão corrompida que não tem nem o querer nem o poder para vir a Cristo, a mesmo que seja trazido pelo Espírito. Porém, deixe-me dar-lhes uma ilustração melhor. Você vê uma mulher com seu bebê em seus braços. Coloque uma faca em suas mãos, e ordene-a que apunhale esse bebê no coração. Ela replica, e mui verdadeiramente: “Eu não posso”. Agora, no que se refere ao seu poder corporal, ela possui, se quisesse; há uma faca, e há uma criança. A criança não pode resistir, e ela possui suficiente força em sua mão para imediatamente cravar a faca em seu coração. Porém, ela está completamente correta quando diz que não pode fazê-lo. Ela pode pensar em matar em seu filho como um mero ato da mente, e ainda assim diz que lhe é impossível pensar semelhante coisa; e não fala falsamente
quando assim diz, porque sua natureza de mãe não lhe permite fazer algo ante o qual toda a sua alma se revolta.

Simplesmente porque ela é mãe daquele menino, sente que não pode mata-lo. E assim ocorre com o pecador. O vir a Cristo é tão odioso para a natureza humana que, ainda que no que diz respeito às forças mentais e físicas (e estas não tem senão uma mui pequena ação na salvação), os homens poderiam vir se quisessem: é estritamente correto dizer que não podem nem querem, a menos que o Pai que enviou a Cristo lhes traga. Deixe-nos entrar um pouco mais profundamente na questão, e tentar mostrar no que consiste esta inabilidade do homem, em suas mais minuciosas particularidades.

1. Primeiramente, ela reside na obstinação da vontade humana. “Oh”, diz o Arminiano, “os homens podem ser salvos se quiserem.” Nós replicamos: “Meu querido senhor, todos nós cremos nisto; mas é precisamente no se eles quiserem onde está a dificuldade. Afirmamos que ninguém quer vir a Cristo, a menos que ele seja trazido; pelo contrário, nós não afirmamos isto, mas o próprio Cristo o declara: “Mas não quereis vir a mim para terdes vida”; e enquanto este “não quereis” permanecer registrado na Santa Escritura, não seremos inclinados a crer em qualquer doutrina da liberdade da vontade humana. É estranho como as pessoas, quando falam sobre o livre-arbítrio, discutem de coisas que eles não tem nenhum entendimento. “Ora”, diz alguém, “eu creio que os homens podem serem salvos se eles quiserem.” Meu querido senhor, de modo algum é esta a questão. A questão é: os homens alguma vez são encontra-dos naturalmente dispostos a submeterem-se aos termos humilhantes do evangelho de Cristo ? Declaramos, sob a autoridade das Escrituras, que o homem está tão desesperadamente em ruína, tão depravado, e tão inclinado a tudo o que é mal, e tão oposto a tudo o que é bom, que sem a poderosa, sobrenatural e irresistível influência do Espírito Santo, nenhum ser humano quererá jamais ser constrangido para Cristo.

Você replica, que os homens algumas vezes estão desejosos, sem a ajuda do Espírito Santo. Eu respondo: Você encontrou alguma vez alguma pessoa que estivesse ? De dezenas e centenas, pelo contrário, de milhares de Cristãos de diferentes opiniões com os quais tenho conversado, jovens e velhos, jamais tive a sorte de encontrar-me com um que pudesse afirmar que veio a Cristo por si mesmo, sem ser trazido. A confissão universal de todos verdadeiros crentes é estas: “Eu sei que se Jesus Cristo não me houvesse buscado quando eu era um errante peregrino do redil de Deus, agora estaria longe, muito longe dEle, e amando cada vez mais esta distância.” Em consentimento mútuo, todos crentes afirmam a verdade que, os homens não viriam a Cristo até que o Pai que O enviou lhes trouxesse.

2. Novamente, não somente é a vontade obstinada, mas o entendimento está entenebrecido. Disto temos abundante provas nas Escrituras. Não estou fazendo meras afirmações, mas declarando doutrinas autoritariamente ensinadas nas Sagradas Escrituras, e gravadas na consciência de cada Cristão – que o entendimento do homem está estão entenebrecido, que não pode por quaisquer meios entender as coisas de Deus até que seu entendimento seja aberto. O homem é cego por natureza. A cruz de Cristo, tão carregada de glórias e de esplêndidos atrativos, nunca atrai o pecador, porque é cego e não pode ver suas belezas. Fale-lhe das maravilhas da criação, mostre-lhe o arco multicolor que cruza os céus, deixe-lhe contemplar as glórias de uma paisagem, e ele será capaz de ver todas estas coisas; mas fale-lhe das maravilhas do concerto da graça, da segurança do crente em Cristo, das belezas da pessoa do Redentor, e será completamente surdo para todas suas descrições; na verdade, tu serias como um que tocara uma bela melodia; porém ele não prestaria atenção, ele é surdo, não pode compreender. Ou, para retornar ao verso que tão especialmente marcamos em nossa leitura: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhes parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”; e na medida em que ele é um homem natural, não está em seu poder o discernir as coisas de Deus. “Bem”, diz alguém, “eu acredito que tenho chegado a um discernimento bastante tolerável nos assuntos de teologia. Creio que entendo quase todos os pontos.” Certo, podes haver chegado, porém somente na letra; porque no espírito dela, na verdadeira recepção para a alma, à uma compreensão real dela, é impossível que você tenha chegado, a mesmo que você tenha sido trazido pelo Espírito.

Enquanto as Escrituras permanecerem verdadeiras, a mente carnal não poderá receber as coisas espirituais, será verdade que você não pode recebê-las, a menos que tenhas sido regenerado e feito um homem espiritual em Cristo Jesus. A vontade, então, e o entendimento são duas grandes portas, ambas bloqueadas e impedindo o nosso vir a Cristo, e até que elas sejam abertas pelas doces influências do Divino Espírito, elas deverão permanecer para sempre fechadas para qualquer coisa semelhante ao vir a Cristo.

3. Consideraremos agora esta incapacidade nas afeições, que constituem uma grande parte do indivíduo e que estão também depravadas. O homem, tal como ele é antes de receber a graça de Deus, ama qualquer e todas coisas mais do que as coisas espirituais. Se querem evidências disto, olhem ao redor de vocês. Não é necessário nenhum monumento para a depravação das afeições humanas. Lancem os seus olhos em qualquer lugar – não há uma rua, nem uma casa, mais ainda, nenhum coração, que não possa demonstrar a triste evidência desta terrível verdade. Por que os homens não são universalmente encontrados no Dia do Senhor reunidos na casa de Deus ? Por que não somos mais constantemente achados lendo nossas Bíblias ? Por que a oração é um dever quase universalmente negligenciado ?

Por que Cristo Jesus é tão pouco amado ? Porque até seus seguidores professos são tão frios nas suas afeições para com Ele ? De onde originam-se estas coisas ? Certamente, queridos irmãos, não podemos atribui-las a nenhuma outra fonte que não seja esta: a corrupção e perversão das afeições. Amamos o que deveríamos odiar, e odiamos o que deveríamos amar. É devido a natureza humana, a natureza humana caída, que os homens amam esta presente vida mais do que a vida vindoura. Não é senão pelo efeito da queda, que o homem ama mais o pecado do que a justiça, e os caminhos deste mundo do que os caminhos de Deus. E novamente repetimos, até que estas afeições sejam renovadas, e transformadas em um fresco canal pela misericórdia do Pai, não é possível para qualquer homem amar o Senhor Jesus Cristo.

4. Uma vez mais – a consciência, também tem sido subjugada pela queda. Eu creio que não há maior e mais rude erro feito pelos teólogos, do que quando ensinam as pessoas que a consciência é o representante de Deus na alma, e que é um daqueles poderes que conservam sua primitiva dignidade, levantando-os no meio da queda de seus companheiros. Meus irmãos, quando o homem caiu no jardim, a caiu completa e inteiramente; não há um só pilar no templo da humanidade que permanecer de pé. É verdade que a consciência não foi destruída. O pilar não foi estilhaçado; ele caiu, caiu inteiro, e ali permaneceu como o mais poderoso vestígio do que foi a obra perfeita de Deus no homem. Porém que consciência caiu, estou seguro. Contemplai os homens. Quem dentre eles é possuidor de uma “boa consciência para com Deus”, senão o homem regenerado ? Imaginas que, se as consciências dos homens sempre falassem em alta voz e claramente para eles, poderiam viver em diária concessão de atos, que são tão opostas à justiça como as trevas à luz ? Não, amados; a consciência pode me dizer que sou um pecador, porém a consciência não pode me fazer sentir que sou. A consciência pode dizer-me que tal e tal coisa é errada, porém quão errada ela é, a consciência por si só não pode saber. Tem a consciência do homem, sem a iluminação do Espírito, alguma vez lhe advertido que seus pecados merecem a condenação ? Ou se o tem feito, levou qualquer homem a sentir um aborrecimento do pecado como pecado ?

De fato, tem a consciência jamais trazido um homem à renúncia de si mesmo, de forma que ele se auto-abominasse totalmente e a todas as suas obras, e vindo a Cristo ? Não, a consciência, embora não morta, está arruinada, seu poder está debilitado, já não tem aquela pureza de olhos e aquela força de mão, nem aquele trovão de voz, que teve antes da queda; porém tem cessado em grande grau de exercer sua supremacia na cidade da Alma Humana. Assim pois, amados, se torna necessário por esta mesma razão – porque a consciência está depravada – que o Espírito Santo intervenha, para nos mostrar a nossa necessidade de um Salvador, e levar-nos ao Senhor Jesus Cristo.

“Então”, dirá alguém, “pelo que você tem dito até agora, me parece que você considera que a razão porque os homens não vem a Cristo é a de não querer em vez de a de não poder”. Certo, mais do que certo. Eu creio que a grande razão da incapacidade humana é a obstinação de sua vontade. Uma vez superado isto, creio que está revolvida a grande pedra do sepulcro, e a parte mais difícil da batalha já está ganha. Porém, permitam-me que vá um pouco mais longe. Meu texto não diz: “Ninguém quer vir”, mas diz, “Ninguém pode vir”. Agora bem, muitos intérpretes crêem que o pode aqui, é senão uma forte expressão transmitindo não mais do que o significado da palavra querer. Estou firmemente seguro que esta interpretação não é correta. Há no homem, não somente indisposição para ser salvo, mas também uma impotência espiritual para vir a Cristo; e isto provarei ao menos para cada Cristão. Amados, falo a vós que já haveis sido vivificados pela graça divina; não vos ensina vossa experiência que há tempos que quereis servir a Deus, e todavia não tens o poder para fazê-lo ?

Não tem havido ocasiões nas quais vocês tem sido obrigados a dizer que quiseram crer, porém tive-ram que orar: “Senhor, ajuda minha incredulidade?”. Porque, embora desejosos de receber testemunho de Deus, vossa natureza carnal foi forte demais para vocês, e sentiram a necessidade de ajuda sobrenatural. Vocês são capazes de entrar em vosso quarto a qualquer hora que quiserem, e cair sobre seus joelhos e dizer: “Agora, é a minha vontade que serei extremamente fervoroso na oração, e que me aproximarei de Deus ?” Eu pergunto: encontrareis vosso poder semelhante ao vosso querer ? Podereis dizer, até mesmo diante do tribunal de Deus, que sois sinceros em vossa boa vontade; estão desejosos de serem envoltos na devoção, e é vosso desejo que vossa alma não se aparte de uma pura contemplação do Senhor Jesus
Cristo, porém vejam que, até quando vocês estão dispostos, não podereis fazê-lo sem a ajuda do Espírito. Agora bem, se os filhos vivificados de Deus encontram uma incapacidade espiritual, quão muito mais o pecador que está morto em delitos e pecados ? Se até o Cristão maduro, depois de trinta ou quarenta anos, se encontra às vezes disposto e todavia sem poder – se tal é sua experiência – não parecerá mais do que lógico que o pobre pecador que ainda não creu, necessite o poder tanto como o querer da vontade ?

Porém ainda há outro argumento. Se o pecador tem poder para vir a Cristo, gostaria de saber como vamos interpretar as contínuas descrições que se nos fazem na santa Palavra de Deus sobre a situação do pecador ? Ora, o pecador é dito como estando morto em delitos e pecados. Afirmarei que a morte implica nada mais do que a ausência de vontade ? Certa-mente um cadáver é totalmente incapaz como indisposto. Ou novamente, não vê todos os homens que há distinção entre querer e poder ? Não poderia ser vivificado este cadáver o suficiente para ter um desejo, e apesar disso seguir tão impotente que não levantaria nem sequer um pé ou uma mão ? Não temos visto casos nos quais pessoas tem sido o suficiente reanimadas para dar evidência de vida, e todavia tem estado tão perto da morte que não podem realizar o mais leve movimento ? Não existe uma clara diferença entre a presença da vontade e a presença do poder ? De qualquer forma, é totalmente certo que onde a vontade está presente, o poder seguirá. Fazei a um homem desejoso, e ele será feito poderoso; porque quando Deus dá a vontade, não atormenta a pessoa fazendo-a desejar algo que não pode dar; no entanto Ele faz tal divisão entre a vontade e o poder, que será percebido que ambas as coisas são completamente dons distintos do Senhor Deus.

Portanto, tenho que fazer outra pergunta: se tudo quanto o homem necessita que lhe seja dado é o querer, não despreza de imediato o Espírito Santo ? Não estamos habituados a dar toda a glória da salvação operada em nós ao Espírito de Deus ? Porém agora, se tudo que Deus o Espírito faz por mim é me dar o desejo para fazer todas estas coisas por mim mesmo, não estamos em uma grande medida participando com o Espírito Santo na glória ? e poderíamos ousadamente nos levantar e dizer: “É certo que o Espírito me deu a vontade para fazer estas coisas, porém apesar disso foi eu quem fiz por mim mesmo, e portanto posso me gloriar; e se tenho feito estas coisas por mim mesmo sem a ajuda do alto, não arremessarei minha coroa aos Seus pés; é a minha própria coroa, eu a consegui, e eu a guardarei.” Na medida em que o Espírito Santo é sempre na Sagrada Escritura apresentado como a pessoa que opera em nós tanto o querer como o efetuar segundo a sua boa vontade, sustentaremos com legítima inferência que sua obra consiste em algo mais que outorgar-nos o mero querer; e que portanto, há outra necessidade além do querer na vontade de um pecador – há absoluta e real necessidade de poder.

Agora, antes de abordar esta consideração, permitam-me que me dirija a vós um momento. Freqüentemente me acusam de pregar doutrinas que podem fazer muito dano. Pois bem, não vou negar tal acusação, porque não me preocupa muito o responde-la. Aqui presentes, estão minhas testemunhas que provarão que, efetivamente, quando tenho pregado tenho feito grande dano, porém não à moralidade ou à igreja de Deus, porém a Satanás e sua causa. Não há um ou dois, mas centenas, que esta manhã regozijam que eles tem sido trazidos para perto de Deus; eles haviam sido profanadores e quebrantadores do dia do Senhor, bêbados ou pessoas mundanas, mas agora tem sido trazidos a conhecer a amar ao Senhor Jesus Cristo; e se isto é fazer dano, queira Deus em sua infinita misericórdia maltratar-nos desta maneira milhares e milhares de vezes mais. Porém há mais ainda: Que verdade não ferirá ao que faça mal uso dela ? Os que pregam a redenção universal, gostam de proclamar a grande verdade da misericórdia de Deus até o último momento da vida. Porém, como ousais pregar isso ?

Muitas pessoas causam dano ao adiar o dia da graça, e pensando que a última hora pode ser tão boa como a primeira. Porque, se nunca pregamos qualquer coisa que o homem possa fazer mal uso, e abusar, deveríamos segurar nossas línguas para sempre. Também há quem diz: “Assim pois, se eu não posso salvar-me por mim mesmo, se eu não posso ir a Cristo, não me preocuparei em absoluto, nem intentarei fazer nada.” Os que assim falam com pleno conhecimento, estão firmando sua sentença. Muitas vezes temos dito com toda claridade que há muitas coisas que vós podeis fazer. O vir à casa de Deus está em vossa mão; o estudar sua Palavra com diligência está a vosso alcance; o renunciar a vossa carnalidade, e abandonar os vícios aos quais vos entregais, o viver uma vida honrada, sóbria e virtuosa, está em vosso poder. Para isso não necessitais nenhuma ajuda do Espírito Santo, pois tudo isto o podeis fazer por vós mesmos; porém o vir a Cristo, certamente, não está em vossa capacidade se antes não haveis sido renovados pelo Espírito Santo. E não esqueçais que vossa falta de poder não vos escusa, dado que não quereis vir e que viveis em contínua e voluntária rebelião contra Deus. Vossa falta de poder radica principalmente na obstinação da natureza.

Suponha que um mentiroso diga que não está em seu poder falar a verdade, que ele tem sido um mentiroso por tanto tempo, que ele não pode de o ser; isto é um escusa para ele ? Suponha que um homem, que tenha durante muito tempo se entregado à lascívia, vos dissesse que se sente aprisionado por elas como por uma grande rede de ferro, e que não pode desfazer-se de seus desejos; aceitarias esta razão como uma escusa ? Sinceramente não há justificação alguma. Se um bêbado tem se tornado tão abominavelmente um beberrão, que lhe fosse impossível passar diante de uma taberna sem entrar nela, lhe escusaria, então ? Não, porque sua incapacidade para reformar-se reside em sua natureza, que não sente o desejo de refrear ou superar. O efeito e a causa, sendo ambos procedentes da raiz do pecado, são dois maus que não podem escusar-se um ao outro. Qual é a causa de que o etíope não pode mu-dar sua pele, nem o leopardo suas manchas ?

É pelo fato de haver aprendido a fazer o mal, pelo que agora não podeis fazer o bem; e por-tanto, em lugar de permitir que você se assente para escusar a si mesmo, permita-me colocar um raio debaixo do assento de sua indolência, para que você possa ser atemorizado por ele e despertado. Recordai, que o permanecer sem fazer nada é estar condenado para toda a eternidade. Oh ! que Deus o Espírito Santo possa fazer uso desta verdade em um sentido muito diferente ! Confio que antes de terminar, serei capacitado para mostrar-vos como esta verdade, que aparentemente condena aos homens e lhes fecham a porta, é, depois de tudo, a grande verdade que tem sido abençoada para a conversão dos homens.

II. Nosso segundo ponto é AS ATRAÇÕES DO PAI. “Ninguém pode vir mim, se o Pai que me enviou não o trouxer.” Como, pois, traz o Pai aos homens ? Os teólogos arminianos geralmente dizem que Deus traz os homens por meio da pregação do evangelho. Mui certo; a pregação do evangelho é o instrumento para trazer aos homens, porém deve haver algo mais do que isto. Deixe-me perguntar: a quem Cristo dirigiu essas palavras ? Ao povo de Cafarnaum, onde Ele havia pregado com freqüência, onde havia anunciado com tristeza e dor as maldições da Lei e os convites do evangelho. Naquela cidade havia feito muitos grandes sinais e obrado muitos milagres. De fato, por causa de tais ensinamentos e semelhantes milagres atestados a eles, que Ele declarou que Tiro e Sidon teriam se arrependido a muito tempo atrás em panos de saco e cinzas, se eles tivessem sido abençoados com tais privilégios. Assim pois, se a pregação do próprio Cristo não bastou para trazer aqueles homens a Ele, é impossível crer que o Pai intentará trazer-lhes simples e totalmente por meio da pregação.

Não, irmãos; deveis notar que Ele não disse que ninguém pode vir se o ministro não lhe trouxer, porém se o Pai não lhe trouxer. Desde logo, existe tal coisa como ser trazido pelo Evangelho e ser trazido pelo ministro, sem haver sido trazido por Deus. Porém, certamente é uma atração divina a que se quer indicar com isto; se trazido pelo Altíssimo Deus – a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade enviando a Terceira, o Espírito Santo, para induzir aos homens a vir a Cristo. Há outros que mudam de postura e dizem com desprezo: “Então, crês ti que Cristo arrasta aos homens para Ele apesar de que não queiram ?” Recordo haver-me encontrado uma vez com um que me disse: “Senhor, você prega que Cristo pega
as pessoas pelos cabelos da cabeça e as traz para Ele”. Eu perguntei-lhe se ele poderia referir a data do sermão onde preguei tão extraordinária doutrina, porque se ele pudesse, eu ficaria muito agradecido. Contudo, ele não pode. Porém eu lhe disse: Cristo não traz as pessoas para Si pelos cabelos de suas cabeças, eu creio que, Ele as traz totalmente pelo coração tão poderosamente como sua caricatura sugeriu. Notai que no trazer do Pai não há compulsão alguma; Cristo nunca compeliu qual-quer homem a vir para Ele contra sua vontade.

Se um homem estiver indisposto para ser salvo, Cristo não o salva contra sua vontade. Como, então, o Espírito Santo lhe traz ? Fazendo-lhe disposto. É verdade que Ele não usa a “persuasão moral”; Ele conhece um método íntimo de alcançar o coração. Ele vai na secreta origem do coração, e Ele sabe como, por algumas misteriosas operações, volver a vontade em uma direção contrária, de maneira que, como Ralph Erskine paradoxalmente colocou isto, o homem seja salvo “com pleno consentimento contra sua vontade”; isto é, seja salvo contra sua velha vontade. Mas ele é salvo com pleno consentimento, porque ele tem sido feito desejoso no dia do poder de Deus. Não imaginem que qualquer homem vá ao céu chutando e esforçando-se durante todo o caminho contra a mão que o leva. Não concebam a idéia de que qualquer homem será mergulhado em banho no sangue do Salvador, enquanto ele esteja aspirando apartar-se do Salvador. Oh, não.

É completamente certo que, no princípio, todo homem se recusa a ser salvo. Quando o Espírito Santo coloca sua influência no coração, se cumpre a Escritura: “Leva-me tu; correremos após ti” (Cantares de Salomão 1:4). Segui-mo-LO enquanto Ele nos leva, contentes de obedecer a voz que uma vez desprezamos. Porém, a essência da questão repousa na mudança da vontade. Como ocorre isto, nenhuma carne o sabe; é um daqueles mistérios que são claramente percebidos como um fato, mas cuja causa nenhuma língua pode contar, e nenhum coração adivinhar. De qualquer forma, a forma aparente na qual o Espírito Santo opera, podemos lhe contar. A primeira coisa que o Espírito Santo faz quando entrar no coração do homem é esta: Ele o encontra com uma muito boa opinião de si mesmo: e não há nada que impeça tanto ao homem vir a Cristo como o ter uma boa opinião de si mesmo. Porque, diz o homem: “Eu não quero ir a Cristo. Tenho uma justiça tão boa como qualquer um poderia desejar. Sinto que posso entrar no céu por meus próprios méritos”.

O Espírito Santo desnuda o seu coração, permite-lhe ver o repugnante câncer que está corroendo sua vida, lhe descobre toda a negridão e corrupção daquela fonte do inferno – o coração humano -, e então o homem permanece perplexo. “Jamais pensei que eu fosse assim. Oh ! aqueles peca-dos que considerava como pequenos, tem crescido em imensa estatura. O que eu tinha por um montículo de terra, tem se tornado uma montanha; o que era antes o hissopo na parede,
tem agora se tornado o cedro do Líbano”.

“Oh”, diz o homem dentro de si, “tentarei me reformar; farei tantas boas obras que lavarei aquelas negras ações. Então vem o Espírito Santo e mostra-lhe que ele não pode fazer isto; tira todo seu fantasioso poder e força de tal forma que o homem cai sobre seus joelhos em agonia, e clama: “Oh ! uma vez pensei que poderia salvar a mim mesmo por minhas boas obras, porém agora percebo que: “Poderia minha lágrimas eternamente derramar, Poderia meu zelo não conhecer descanso Tudo isto meu pecado não poderia expiar Tu, deves me salvar, e somente Tu.” Então o coração se desfaz e o homem se encontra pronto ao desespero. E diz: “Eu nunca poderei ser salvo. Nada pode me salvar.” Então,
vem o Espírito Santo e mostra ao pecador a cruz de Cristo, e ungindo seus olhos com colírio celestial Lhe diz: “Olhai para aquela cruz; aquele Homem morreu para salvar pecadores; você senti que tu és um pecador; Ele morreu por te salvar.” E Ele capacita o coração a crer, e para vir a Cristo.

E quando ele vem para Cristo, por esta doce atração do Espírito, encontra “uma paz com Deus, que excede todo o entendimento, o qual guardará seu coração e pensamentos em Cristo nosso Senhor.” Agora, podeis claramente perceber que tudo isto pode ocorrer sem qualquer compulsão. O homem é trazido tão voluntariamente que parece que não foi trazido; e ele vem para Cristo com pleno consentimento, com tão pleno consentimento como se nenhuma influência secreta jamais houvesse sido exercida em seu coração. Porém, esta influência deve ser exercida, ou se não, nunca teria existido nem jamais existiria qualquer homem que pudesse ou tampouco quisesse vir ao Senhor Jesus Cristo.

III. E agora, quando estamos próximos de terminar, concluiremos nosso sermão fazendo uma aplicação prática da doutrina, e confiamos que sirva para consolo. “Bem”, dirá alguém, “se o que este homem prega é verdade, que farei com minha religião ? porque você sabe que tenho me esforçado durante muito anos, e não gosto de ouvir-lhe dizer que um homem não pode salvar a si mesmo. Eu creio que ele pode, e intento persistir; mas se eu crer no que você diz, devo abandonar tudo e começar de novo”. Meus queridos amigos, seria algo muito maravilhoso se assim o fizésseis. Não pensem que me alarmaria se assim fizessem. Lembrem-se, que o que estais fazendo é construir vossa casa sobre a
areia, e isto é apenas um ato de caridade se posso sacudi-la um pouco para vocês. Permitam-me lhes assegurar, em nome de Deus, que se vossa religião não tem bases mais firmes que vossa própria força, não resistireis o juízo de Deus. Nada permanecerá por toda a eternidade, exceto Aquele que procede da eternidade. A menos que o eterno Deus tenha feito uma boa obra em vossos corações, tudo o que vocês tenham feito deverá ser desfeito no último dia de acerto.

É em vão que sejam assíduos visitantes de igrejas ou capelas, guardadores do dia do Senhor, observadores de vossas orações; será em vão que passeis por pessoas honestas ante vossos vizinhos e respeitáveis em vossas conversações; é em vão que confieis nestas coisas, se são toda vossa esperança de salvação. Continuem; sejam tão honestos como quiserem, guardem perpetuamente o dia do Senhor, vivei tão santamente como podeis. Eu não vos dissuadirei dessas coisas. Deus não o permita; crescei nelas, mas Oh, não confiai nelas, porque se vocês contarem com essas coi-sas, descobrireis que quando mais as necessitar, não vos serviram para nada. E se há algo mais para o que vos achais capazes de fazer sem o auxílio da graça divina, quanto antes vos desembaraceis da esperança que tem sido engendrada por isto, tanto melhor para vós; por-que é vã ilusão o confiar nas obras da carne. Um céu espiritual deve ser habitado por homens espirituais, e a preparação para entrar nele deve ser operada pelo Espírito de Deus. “Porém”, diz algum outro, “eu tenho seguido as doutrinas de uma religião na que, por boca de seus ministros, se me tem ensinado que podia arrepender-me e crer quando quisesse; e eis aqui que eu tenho demorado dia após dia. Cri que poderia fazê-lo em qualquer momento quem
só teria que dizer: Senhor, tem misericórdia de mim, e crer, e assim seria salvo. Você me tem despojado de toda minha esperança, e sinto o horror e o espanto se apoderar de mim.”

A ti te digo também, meu querido amigo: Me alegro disso. Este era o efeito que eu esperava alcançar. E oro para que este sentimento te seja multiplicado. Quando desesperas de salvar-te a ti mesmo, confio em que Deus tem começado já a fazê-lo. Me regozijarei quando te ouvir dizer: “não posso ir a Cristo. Senhor, lava-me, ajuda-me”; porque se alguém sente e desejo, ainda que não tenha o poder, é sinal de que a graça tem começado a obrar em seu coração, e Deus não o deixará até que sua obra seja consumada. Porém não esqueça, descuidado pecador, que tua salvação depende da mão de Deus. Oh! recorda que está completamente em Suas mãos. Tu tens pecado contra Ele e, se quiser te condenar, conde-nado tu estás. Não podes resistir a Sua vontade nem frustrar Seu propósito. Tens merecido Sua ira, e se Ele quiser derramar sobre tua cabeça toda a abundância de Sua cólera, tu não podes fazer nada para evitá-lo.

Porém se por outra parte decide salvar-te, Ele é poderoso para fazê-lo até o fim. Tu és em Suas mãos o que uma indefesa traça de verão seria entre teus dedos. Ele é o Deus a quem tu tem ofendido todos os dias. Não te faz estremecer o pensamento de que teu destino eterno está nas mãos dAquele a quem tens enojado e irado ? não tremem teus joelhos e teu sangue coagula ? Se assim é me regozijo nisto, porque isto pode ser o primeiro efeito da ação do Espírito em tua alma. Oh! trema ao pensar que o Deus a quem tu tens encolerizado é o Deus de quem depende completamente tua salvação ou condenação. Trema e “beijai o Filho, para que se não ire e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar sua ira”.

E eis aqui o pensamento que servirá de consolo: muito de vós sois consciente de estar acercando-vos a Cristo esta manhã. Não haveis começado a derramar lágrima de arrependimento ? Não vos trancais a sós em vossa habitação antes de vir, orando em devota preparação para ouvir a Palavra de Deus ? E durante o culto desta manhã, não tem clamado vosso coração desde o mais profundo: “Senhor, salva-me ou pereço, porque eu não posso salvar-me a mim mesmo” ?
E não podeis agora levantar de vossos assentos e cantar:
“Oh, soberana graça meu coração dominou;
Serei conduzido em triunfo, também,
Um desejoso cativo de meu Senhor
A cantar o triunfo de sua Palavra”?

Eu não tenho ouvido eu mesmo que haveis dito em vosso coração: “Jesus, Jesus, toda minha confiança está em ti. Eu sei que nenhuma de minhas justiças e virtudes podem salvar-me; somente Tu, Oh Cristo, podes fazê-lo; passe o que passar me entrego completamente a ti” ?Oh, irmão !; está sendo trazido pelo Pai, porque não poderias vir se Ele não te trouxesse. Doce pensamento ! E se tens sido trazido, sabes qual a maravilhosa conclusão ? Deixa-me dizer-lhes com palavras da Escritura, e oxalá te sirvam de consolo: “o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí”.

Sim irmão meu que choras, posto que vens a Cristo, Deus te tem trazido; e posto que Ele te tem trazido, isso é a prova de que te amou desde antes da fundação do mundo. És um dos seus, deixa que teu coração salte dentro de ti. Teu nome foi escrito nas mãos do Salvador quando foram crava-das no maldito madeiro. Teu nome brilhas hoje no peitoral do Sumo Sacerdote; sim, ali estava antes que a estrela da alva conhece seu lugar, ou os planetas iniciarem seu ciclo.

Goza-te no Senhor, tu que tens vindo a Cristo, e dai saltos de alegria todos os que haveis sido trazidos pelo Pai. Porque esta é vossa prova, vosso solene testemunho, de que haveis sido escolhidos dentre todos os homens em eterna eleição, e que sereis guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para alcançar a salvação que está preparada para ser manifesta.

Fonte: Biblioteca Charles Spurgeon

TURQUIA E SÍRIA: ABRACE!


Turquia e Síria não podem esperar!

Os terremotos que aconteceram no dia 6 de fevereiro causaram forte comoção em todo o mundo. Até o momento, segundo fontes confiáveis, já foram contabilizados mais de 40 mil mortos, sem contar o número de sobreviventes que carecem de cuidados médicos. Há quem diga que o número de mortos ultrapassará 100 mil. As perdas materiais são incalculáveis e as consequências a longo prazo ainda não foram mensuradas.

Diante desse cenário, como APMT, autarquia da IPB para missões transculturais, manifestamos nossa solidariedade, especialmente, aos nossos irmãos que estão sofrendo neste momento, tanto na Turquia quanto na Síria. Atualmente não há missionários da APMT nos dois países, mas estamos no Iraque, na Jordânia e no Líbano, países fronteiriços.

Temos mantido contato com irmãos da Igreja Presbiteriana da Turquia, especificamente de Istambul (cidade que não foi atingida), de onde equipes já estão atuando na região do terremoto. As cidades mais afetadas estão na Província de Hatay.

Conclamamos as igrejas locais da IPB a separarem um tempo para intercessão pelas vítimas, pois estão sofrendo terrivelmente. Além da magnitude do terremoto, o inverno lá está rigoroso e muitos estão padecendo com o frio. A falta de comida, de água potável, de energia elétrica, medicamentos e outros gêneros de primeira necessidade, precisa ser suprida urgentemente.

Com o propósito de promover ações que venham amenizar a dor e o sofrimento, queremos convidar você a unir-se à APMT na Campanha Emergencial Pró Turquia e Síria.

Estamos levantando uma oferta especial a ser enviada o quanto antes, pois as necessidades são imediatas.

Junte-se a nós! Sejamos as mãos do Senhor Jesus estendidas neste momento de dor e sofrimento!

Rev. Marcos Agripino

Executivo Administrativo

Clique aqui e acesse o site da APMT com todas as informações da campanha. 

Clique aqui e acesse o formulário para fazer sua doação

OH! SE FENDESSES OS CÉUS E DESCESSES!

 

“Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na tua presença, como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença” (Is 64.1,2).

O profeta Isaías, ergue sua voz aos céus, para clamar por uma manifestação extraordinária de Deus. Tem consciência que as nações não poderão ser impactadas nem o povo da aliança restaurado senão por uma demonstração de sua poderosa presença. O clamor de Isaías é, também, o nosso clamor. O mundo escarnece do evangelho e o povo de Deus dá sinais de apatia espiritual.

Com base na oração de Isaías, destacamos alguns pontos importantes:

Em primeiro lugar, o avivamento é precedido por uma consciência de necessidade. A nação de Judá está em crise e as nações ao redor estão blasfemando do nome de Deus. A apatia espiritual de Israel e o escárnio das nações não podem ser revertidos por estratégias humanas. Não se altera esse cenário com a força do braço da carne. O primeiro passo para um avivamento é um reconhecimento sincero de sua necessidade. Primeiro a igreja tem consciência de sua carência, depois ele clama a Deus para manifestar-se poderosamente.

Em segundo lugar, o avivamento é precedido por oração. O segundo passo do avivamento é a oração. Só um povo sedento clama por água. Só uma terra seca, deseja chuva. Só um coração perturbado pela sua aridez, deseja as torrentes do céu. Só uma igreja consciente de sua aridez ergue sua voz rogando a intervenção divina. Todos os avivamentos registrados nas Escrituras e ocorridos na história foram precedidos por oração. Antes de Deus rasgar os céus, a igreja bombardeia os céus com suas orações.

Em terceiro lugar, o avivamento é a manifestação extraordinária de Deus. O profeta Isaías comparou o avivamento com os céus rasgados e Deus descendo para inflamar o seu povo, como quando o fogo inflama os gravetos e faz ferver as águas. Deus é fogo. Sua palavra é fogo. Seu trono é fogo. Ele faz de seus ministros labaredas de fogo. Jesus batiza com fogo e o Espírito Santo foi derramado em línguas como de fogo. O fogo de Deus ilumina, purifica, aquece e alastra. Quando Deus fende os céus e desce, a igreja é restaurada, os adversários de Deus tomam conhecimento de sua majestade e as nações tremem à sua presença. Hoje, as nações escarnecem de Deus, zombam da sua palavra e perseguem o seu povo. Hoje, há igrejas apáticas, mornas e dormindo o sono do comodismo espiritual. Precisamos de um avivamento, de uma visitação poderosa de Deus para despertar a igreja e impactar o mundo.

Em quarto lugar, o avivamento traz resultados exponenciais para a igreja. O avivamento não é obra humana, mas divina. Não emana da terra, mas procede do céu. Quando Deus fende os céus e desce, cada crente se torna um graveto seco a pegar fogo. E quando os gravetos secos pegam fogo até lenha verde começa a arder. Quando Deus se manifesta, a igreja sai de sua letargia e se torna uma fogueira inflamada de zelo e amor pelo Senhor. Os inimigos de Deus têm sua boca tapada e suas mãos atadas e as nações mais poderosas passam a temer e tremer diante da grandeza do poder de Deus. Oh, como precisamos dessa visitação poderosa de Deus! Oh, como a igreja deve clamar sem tardança e com perseverança até que do alto sejamos revestidos de poder! Oh, como precisamos reivindicar a glória de Deus entre as nações!

Em quinto lugar, o avivamento traz reverberações no mundo. Quando Deus fende os céus e desce, a igreja é reavivada e o mundo é impactado. O avivamento começa na igreja, mas seus efeitos transbordam para fora da igreja e impactam o mundo, trazendo mudança na sociedade. É tempo de buscarmos ao Senhor até que ele venha!

Rev. Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Tocados por Asbury, universidades e igrejas espalham mover de Deus pelos EUA


Culto na Lee University. (Foto: Instagram/Dianna Guinn).

“Vimos o Senhor se mover através de salvações, curas e batismos do Espírito Santo”, testemunhou o pastor do campus da Lee University.

Mesmo com o término dos cultos públicos ininterruptos na Universidade de Asbury, o avivamento continua em outros campus e igrejas dos Estados Unidos, após a chama do despertar ter se espalhado por todo o país.

A Universidade de Samford, em Birmingham, está experimentando um mover de Deus entre os estudantes, que iniciou na última quarta-feira (15), em uma reunião de oração.

Segundo Bobby Gatlin, pastor do campus da Samford, tudo começou quando uma turma orou para que Deus trouxesse um avivamento à universidade como o que estava acontecendo em Asbury.

“Um por um, Deus começou a criar um senso de expectativa entre os alunos. Na noite de quarta-feira, um aluno trouxe alguns amigos para a Capela Reid para tocar piano e violão em um momento de adoração pessoal”, relatou Gatlin, ao The Christian Post.


Estudantes da Samford University adoram na Reid Chapel. (Foto: Bobby Gatlin).

“Enquanto eles cantavam, outro aluno chegou para orar por avivamento. Logo outros se juntaram, e Deus começou a se mover. Quando nosso jogo de basquete masculino estava terminando, mensagens de texto em grupos começaram a circular, dizendo aos alunos para pararem o que estavam fazendo e irem para a Capela Reid”.

Assim, centenas de universitários se reuniram naquele dia na capela do campus. O encontro com oração, adoração, leitura da Bíblia e testemunhos durou até às 3h da madrugada.

“Pelo menos cinco alunos entregaram suas vidas a Cristo nos cultos, e um espírito de unidade e confissão continua a preencher o espaço”, testemunhou o pastor.

Estudantes da Universidade de Samford continuam organizando reuniões para orações silenciosas e louvor.

Orando por um avivamento

O despertar iniciado em Asbury também influenciou os alunos da Lee University a buscarem a presença de Deus.

De acordo com Rob Fultz, pastor do campus da Lee, o despertar na universidade começou na manhã de segunda-feira passada (13), com oito alunos iniciando um culto de oração.

“Eles estavam realmente falando sobre o renascimento de Asbury. E um dos alunos perguntou ao professor: ‘Por que não aqui? E por que não agora? Podemos ir à capela agora e orar pelo avivamento em nosso campus?’”, contou Rob, no Twitter.

Em postagem no Instagram, a Lee University testemunhou sobre a manifestação poderosa de Deus no campus.

“Durante a última semana da vigília de oração liderada pelos estudantes, vimos o Senhor se mover através de salvações, curas, batismos do Espírito Santo e outras formas de transformação de vida capacitada por Cristo”, afirmou. 

Hospital espiritual

O avivamento de Asbury também ultrapassou as fronteiras das universidades e chegou às igrejas dos EUA.

Como o Pulse of Minneapolis, em Minnesota, um ministério que alcança jovens adultos. Os líderes da igreja visitaram o avivamento de Asbury e decidiram “abrir espaço para Deus” em seus cultos.

“Os elementos eram simplesmente Bíblia, oração, adoração e arrependimento. Dissemos que ficaríamos enquanto as pessoas estivessem com fome”, contou Nick Hall, um dos líderes da Pulse.

Segundo ele, foi como se tivessem aberto um hospital com centenas de pessoas famintas, chegando sem parar durante 53 horas.

“Às vezes, o espaço transbordava com mais de 500 pessoas. Em outras ocasiões, diminuiu para 20, mas toda vez que pensávamos que iríamos acabar, alguém aparecia precisando de oração”, testemunhou Hall.

O culto ininterrupto resultou em 50 vidas salvas para Jesus. “Se trata de pessoas que se voltam para Jesus e Deus derrama seu amor. Eu acredito que isso é sobre Deus curando seu povo. Muitos foram feridos e cansados, especialmente nos últimos anos”, concluiu o líder

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO THE CHRISTIAN POST

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

De Eva endiabrada a Jesus pendurado: Carnaval deturpa símbolos da Bíblia


Imagens do Carnaval 2023. (Fotos: Captura de tela/TV Globo/Marina Pinhoni/G1)

A maioria dos que usaram fantasias para ‘afrontar’ o cristianismo exaltou orixás e até distorceu textos bíblicos.

Adão e Eva em “Delírios de um paraíso vermelho” foi a proposta do Salgueiro em seu desfile no Carnaval 2023, visando a “valorização da liberdade de expressão”, mas desprezando totalmente o respeito ao cristianismo.

A “primeira mulher” de acordo com a Bíblia, foi representada como uma “Eva endiabrada” pela passista Maryanne Hipólito: “Será um Adão e Eva diferenciados, livres, quentes, fortes. É um gay, é uma louca”, disse rindo durante as entrevistas.

“É um paraíso diferente, de muita emoção e de felicidade”, comentou Carlinhos do Salgueiro que interpretou Adão vestindo roupas vermelhas, imitando a figura do diabo.

O tema recebeu muitas críticas. “Tanto tema para esse povo abordar, vão logo atacar o Criador. Vamos aguardar a mão de Deus ao povo brasileiro. Deus tenha misericórdia deles e de todos nós porque logo a cobrança vem”, escreveu um internauta no Instagram do Portal G1.

“Pra que levar as coisas de Deus pra dentro disso? Gente, não é mais fácil eles se fantasiarem de outras coisas sem precisar mexer com o cristianismo? Todo ano estão desmoralizando a Deus e exaltando a satanás ”, escreveram outros internautas. 

‘Em nome dos espíritos e dos santos’

A Gaviões da Fiel preferiu “pendurar Jesus Cristo” no carro abre-alas da escola, que teve como tema central a diversidade religiosa do Brasil, com o título “Em nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”.

Durante o desfile, porém, o homem fantasiado de Jesus e que deveria ser destaque, passou mal e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado às pressas por uma ambulância para fazer exames num hospital.

‘Mensageiro de Ogum’

Outra fantasia usada para “cutucar os cristãos” foi da atriz Sabrina Sato, que desfilou pela Gaviões da Fiel “de dragão” para criticar a intolerância religiosa. 

“Um olhar altaneiro no céu, abençoa a Fiel a seguir a missão”, ela postou em seu Instagram ao lado de um vídeo onde exibe a fantasia em detalhes num clipe todo vermelho em meio ao fogo.

Em outro post, ela escreveu: “Nessa corrente eu sou mais um Guerreiro de São Jorge, mensageiro de Ogum, santo guerreiro adorado em diversas partes do mundo e por gente de diferentes crenças”.

Sato também foi muito criticada em suas redes sociais. “É muito desrespeito a Deus”, “Pura blasfêmia contra o Criador”, “Este ano o demônio veio com tudo. O mais engraçado é que querem parecer normal”, escreveram alguns seguidores. 

“Aguardem, após toda zombaria do nome Dele neste Carnaval”, “Infelizmente é por isso que pagamos um preço tão alto”, observaram outros internautas. 

Versículo bíblico usado com desdém

“Eu e minha casa serviremos à Paolla Oliveira, rainha perfeita!”, diz um post do Gshow relacionando um texto bíblico.

Ressaltando que Josué 24.15 é uma advertência do líder que substituiu Moisés na liderança do povo de Israel: “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha casa servi­remos ao Senhor”. 

A atriz que desfilou pela Marquês de Sapucaí entrou na avenida fantasiada de rainha e representando as “armas de Ogum” chegando a chorar de emoção: “Deixei o ‘erê’ tomar conta, a energia da criança”.

“Peito de aço, coração de sabiá. Ogum, meu protetor. Detentor dos segredos dos metais, das percussões que vibram e movimentam nossos corpos de axé, muito axé”, escreveu em suas redes sociais.


‘Almas profanadas e espíritos empobrecidos’

Ao comentar sobre o verdadeiro sentido do Carnaval, o pastor Marco Feliciano disse que “as pessoas se fantasiam para serem aquilo o que desejam durante alguns dias de festa e depois voltam a ser o que eram”. 

“O Carnaval tem como lema a ideia da subversão da ordem, onde as coisas deixam de ser como são para, temporariamente, serem o inverso”, comentou num vídeo publicado em seu TikTok. 

Ele lembrou que, por conta dos excessos cometidos no Carnaval, vidas são perdidas, lares destruídos, doenças transmitidas, muitos casos de gravidez indesejada, gerando os “filhos do Carnaval” ou os abortos. 

“Os excessos cometidos em nome da alegria profanam a alma e empobrecem o espírito, destroem sonhos e amputam futuros promissores”, destacou.

“Tudo para afrontar a fé cristã’

De acordo com o pastor Rodrigo Mocellin as fantasias usadas em 2023 “retratam com perfeição o que é o Carnaval”, disse sobre as retratações demoníacas exibidas nas avenidas. 

“É claro que tudo isso foi feito para afrontar a fé cristã”, refletiu ao comentar que os foliões não deveriam reclamar depois, caso a religião deles também for criticada de alguma forma. 

“O Carnaval é a hora que as pessoas colocam todo o seu ódio contra Deus. O Carnaval tem tudo a ver com satanás”, relacionou ao destacar que as pessoas não colocam limites às suas paixões. 

“Sexo livre e desimpedido, pessoas seminuas. Tudo isso é visto com naturalidade, como se aquilo fosse um paraíso. Não tem nada que retrate melhor a obra do capeta do que a perversão sexual, que eles chamam de liberdade”, observou através de um vídeo em seu canal no YouTube. 

“Para eles, a religião é uma prisão que os impede de descobrir o mundo”, concluiu ao acrescentar que “são seres humanos se comportando como bichos.

FONTE: GUIAME, CRIS BELONI

Adolescente cristão é preso após ser suspenso, por se opor à ideologia trans



Momento em que Josh foi detido pela polícia. (Foto: Reprodução/Twitter/Rebel News)

A escola afirmou que a presença do menino nas aulas seria prejudicial ao bem-estar físico e mental dos demais alunos.

Josh Alexander, de 16 anos, foi preso em 6 de fevereiro por não concordar com as políticas transgênero da Escola Secundária Católica São José, na cidade rural de Renfrew, em Ontário, Canadá

O adolescente cristão canadense foi suspenso da escola por 20 dias em novembro de 2022, por dizer a seus colegas que acredita em apenas dois gêneros, homem e mulher. Ele orientou que os alunos não podem trocar de sexo e os meninos nascidos do sexo masculino não devem ter permissão para entrar no banheiro feminino.

De acordo com o site de notícias Daily Mail, a escola acusou Josh de se recusar a usar os nomes escolhidos pelos alunos transgêneros e afirmou que ele só poderia voltar à escola se concordasse em faltar duas aulas em que os alunos trans estivessem presentes, pois os estudantes consideraram suas opiniões ofensivas.

Josh falou sobre seus princípios bíblicos em sala de aula e segundo ele, tudo saiu do controle. 

“Nem todo mundo vai gostar disso, mas isso não faz de mim um valentão. Isso não significa que estou assediando ninguém. Eles expressam suas crenças e eu expresso as minhas. As minhas obviamente não se encaixam na narrativa”, disse ele em uma entrevista ao Epoch Times.  

Segundo a Rebel News, ao tentar voltar para a escola em 9 de janeiro, recebeu uma segunda suspensão e mesmo tentando reivindicar a decisão do colégio, o conselho do Distrito Escolar Católico do Condado de Renfrew negou o pedido.

Josh estava programado para voltar à escola em 6 de fevereiro no início do segundo semestre, mas ainda sim, ele decidiu não ir contra seus princípios cristãos e foi preso acusado de invasão de propriedade por tentar frequentar a escola e foi solto logo em seguida.

O adolescente publicou o incidente em sua conta do Twitter:

“Acabei de ser preso e acusado em minha escola católica por frequentar as aulas depois de ter sido excluído por expressar minhas crenças religiosas”. 

I HAVE JUST BEEN ARRESTED AND CHARGED AT MY CATHOLIC HIGHSCHOOL FOR ATTENDING CLASS AFTER BEING EXCLUDED FOR INDICATING MY INTENT TO ADHERE TO MY RELIGIOUS BELIEFS. PIC.TWITTER.COM/VTKASOTNFP— JOSH ALEXANDER (@OFFICIALJOSH_A) FEBRUARY 6, 2023

Desdobramento do caso

O caso de Josh está sendo apoiado pela Coalizão da Liberdade do Canadá, um grupo de advogados que busca justiça, promover a verdade e defender o estado de direito que se baseia em sua fé cristã.

O advogado James SM Kitchen, escreveu ao diretor da escola em 6 de janeiro que forçar o rapaz a negar suas crenças religiosas é discriminação.

O diretor respondeu suspendendo o adolescente da escola pelo resto do semestre, afirmando que a presença dele na escola e na sala de aula seria prejudicial ao bem-estar físico e mental dos demais alunos. Josh também foi acusado de bullying contra os colegas.

Ele pretende reivindicar sua suspensão ao Tribunal Provincial de Direitos Humanos, que levaria seu caso a um painel do conselho escolar.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO DAILY MAIL

Mulher que foi escrava sexual por 12 anos é restaurada por Deus: “Ele me deu propósito”

 


Joy Anderson testemunha sobre o poder de Deus. (Foto: Reprodução/CBN News)

Joy Anderson testemunha o poder de Deus para libertação de vícios e prostituição.

A cubana Joy Anderson foi adotada por uma família cristã quando ela tinha apenas dois meses de vida. Por estar em um ambiente saudável e amoroso, ela diz que sua infância foi repleta de risos e música. Inclusive, ela se destacou como pianista.

Mas as coisas mudaram quando ela entrou na adolescência e o piano tornou-se uma reflexão tardia, com Joy voltando-se para o álcool e a maconha, como uma forma de se encaixar entre seus colegas, ela diz. Durante esse tempo, ela abandonou sua casa e sua família. 

“Eu tinha entrado e saído da casa de várias pessoas porque era uma sem-teto. Eu não queria ir para casa porque não queria viver sob as regras deles”, lembrou Joy.

Aos dezessete anos, ela conheceu uma mulher enquanto estava em um clube, que a disse como poderia ganhar muito dinheiro rápido sendo uma prostituta.

“Ela sacou alguns milhares de dólares e, para alguém como eu, era muito dinheiro. Eu estava desesperada e vulnerável. Foi quase como, ‘Este é o momento perfeito. Eu preciso disso.’ Se você não se sente digno de ter uma família saudável, é quase como quando aquela escuridão chega até você e diz: ‘Aqui, damos as boas-vindas a você’. É como se você acreditasse em uma mentira. E foi o que aconteceu comigo. Eu definitivamente comprei uma mentira”, relembra.

Escuridão

Joy diz que sua “nova família” depois a apresentou ao crack e, posteriormente um “sucesso” enganoso, ela ficou imediatamente viciada e presa naquela situação.

“De repente, fiquei viciada naquilo. Eu sabia que precisava daquelas coisas para fazer o que quer que eles me dissessem. E [as drogas] também me ajudaram emocionalmente, então quando os homens chegavam, eu realmente não precisava estar lá. Porque eu não gostaria de estar lá. Ninguém faria aquilo. Você precisa cada vez mais ver uma clientela diferente. E os cafetões sabiam disso. Sim, foi quando estava ficando muito escuro”, relata.

“Já tive cafetões apontando armas para minha cabeça”, diz Joy. “Eu tive cafetões puxando fotos da minha família na internet e dizendo que eles fariam o que precisassem para me colocar na linha.”

Depois de vários anos terríveis de prisão aos vícios e traficada para a prostituição, Joy começou a sonhar com uma vida normal.

“Eu me lembro que o cafetão nos levou a um posto de gasolina uma vez em Charlotte, e eu vi uma mãe e um pai parando no posto de gasolina com seus filhos. E eles tinham uma minivan. Lembro-me de ver isso e de pensar que queria voltar a esse tipo de normalidade”, conta.

“Parecia tão longe da escuridão em que eu estava. Então, acho que tive pensamentos fugazes de que talvez pudesse sair. Mas quando você se sente tão acorrentado, sabe, de dentro para fora, é difícil pensar que você poderia realmente viver uma vida normal novamente”, reflete.

Desespero e clamor a Deus

Joy diz que embora quisesse fugir daquela vida, ela temia por represálias, por isso permaneceu acorrentada ao seu vício. Ao longo de doze anos, ela foi traficada por todos os Estados Unidos até que, em 2015, a realidade de seu vazio se transformou em desespero.

“Fui ao banheiro e me olhei no espelho. Eu não me reconheci. … E eu sabia que, por algum motivo, deveria ir a Deus. Eu simplesmente caí de cara naquele banheiro e clamei a Deus. E eu disse: ‘Se você me ouvir, me ajude. Eu quero sair.'”

O cafetão de Joy foi alvo de uma armação do FBI. Dois dias depois de clamar a Deus, Joy foi chamada a um quarto de hotel.

“Quando entrei e ele fechou a porta atrás de mim, lembro que me virei e olhei para ele, e ele puxou um colar, um longo colar com o distintivo. E eu fiquei tipo (suspirando), e dizia FBI. E ele disse: ‘Estamos fazendo uma operação de tráfico humano’, basicamente. E eu simplesmente desabei em lágrimas”, relembra.

Joy conta que os policiais levaram uma mulher para lá, e ela era uma defensora das vítimas do tráfico humano.

“E ela me disse: ‘Deus nos mandou aqui para dizer que Ele te ama e que esta é a sua saída. E se você entregar sua vida a Ele, Ele a libertará.’ E eu apenas berrei como um bebê. Ela me disse que eu tinha valor. Ela me disse que eu tinha valor. Ela me disse que Deus me criou para algo diferente disso. E ela me disse que Ele ia me tirar dessa escuridão. E quando ela disse tudo isso me fez pensar na oração que fiz no banheiro. Eu acreditei nela. Havia luz. Havia esta luz. Eu nem estou brincando. Havia uma luz saindo dela e eu sabia que era Deus.”

Vida para Jesus

Nos dois anos seguintes, Joy se livrou das drogas e entregou sua vida a Jesus. Ela começou a liderar a adoração em uma igreja local (usando o dom da música que ela tinha desde a infância).

“Minha vida está tão mudada. Tudo é completamente diferente. Às vezes eu – eu tenho calafrios agora porque penso na liberdade que tenho hoje. Eu não acordo ou saio da cama e não quero estar aqui. Quero estar aqui porque Deus me deu um propósito e eu O amo muito”, declara.

“Simplesmente muda tudo, apenas para adorar a Deus. Isso é tão bom. Nem mesmo apenas um sentimento, é como se eu soubesse que fui feita para fazer isso, é adorar a Deus para trazer glória a Ele”, testemunha.

A mensagem de Joy através de sua música é a mesma que ela recebeu daquela mulher no posto de gasolina, que falou de seu valor e do amor de Deus capaz libertar os cativos.

“Você tem valor. Você tem valor. Deus te ama muito. Você ainda está aqui por um motivo. Deus pode lhe dar uma nova vida. Ele pode libertá-la de qualquer corrente. Deus pode libertá-la e dar-lhe uma bela vida”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA CBN NEWS

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Um dos maiores teólogos da atualidade serve como porteiro em Asbury: “Jesus é o centro”

Craig Keener, especialista em Novo Testamento, foi visto atuando na recepção do porão da universidade.

Craig Keener, especialista em Novo Testamento, foi visto atuando na recepção. (Foto: Instagram/Zé Bruno).
Craig Keener, especialista em Novo Testamento, foi visto atuando na recepção. (Foto: Instagram/Zé Bruno).

O avivamento da Universidade de Asbury tem sido marcado pelo arrependimento, simplicidade e quebrantamento.

Líderes brasileiros, que participaram do culto ininterrupto que já entrou em sua terceira semana, estão relatando que o mover em Asbury é centrado em Jesus e não há celebridades e famosos do gospel em evidência.

Nas redes sociais, a foto de um dos maiores teólogos da atualidade servindo como porteiro no avivamento chamou a atenção.

Craig Keener, especialista em Novo Testamento, foi visto atuando na recepção da área que dá acesso ao porão da universidade.

Matheus Lapa, plantador de igrejas da MEVAM no Canadá, esteve em Asbury e tirou uma foto com Keener, que foi compartilhada pelo teólogo brasileiro Zé Bruno.

Segundo Matheus, não há espaço para estrelas no mover. “O avivamento em Asbury é sobre Jesus. Eles não querem pregadores de celebridades. Eles não querem bandas famosas. Eles não querem dinheiro ou fama. Eles não querem cultos curtos. Eles têm a presença manifesta de Deus e isso é suficiente”, contou o líder, em stories do Instagram.


O teólogo Craig Keener e o líder brasileiro Matheus Lapa. (Foto: Instagram/Zé Bruno).

O pastor Angelo Bazzo, que também visitou a universidade, observou que líderes cristãos famosos foram participar do culto, mas não estavam em destaque.

“Nenhum sendo colocado como preferência. Todos – todos mesmos – iguais. Não tem hype”, disse Bazzo, em postagem no Instagram.

Comentando sobre a presença de Craig Keener no avivamento, Zé Bruno lembrou que o teólogo já esteve no Brasil.

“Keener é um teólogo prolífico e bastante conhecido. Na sua última visita ao Brasil em 2019, por ocasião do Congresso de Teologia Vida Nova, debateu com Michael Horton sobre os dons do Espírito Santo. Foi um debate saudável, maduro e de alto nível”, declarou.

E acrescentou: “E isto que é surpreendente em Asbury, não há estrelas, só o sol da justiça, a resplandecente estrela da manhã. Jesus é o centro! Jesus é a causa pela qual Asbury ainda está queimando e expandindo para outras universidades. A razão pela qual homens como Keener, não buscam os holofotes de um avivamento, mas em servir aqueles que chegam lá”.

Ondas da presença de Deus

De acordo com Matheus Lapa, a presença de Deus em Asbury se manifesta como ondas do mar.

“Existe um constante fluxo da Presença, no entanto das diferentes intensidades trazem consigo também diferentes ênfases: ora uma alegria pura; ora momentos de descanso no Senhor; ora uma profunda convicção de pecados e um conduzir a um arrependimento profundo”, explicou ele.

Lapa ainda afirmou que testemunhou uma intensificação e aceleração da operação do Espírito no campus.

“O Evangelho está sendo proclamado, pessoas estão encontrando Jesus, confessando seus pecados publicamente, curas estão acontecendo naturalmente”, disse.

FONTE: GUIAME

Universidade de Asbury encerrará culto ininterrupto, após duas semanas

 
Imagem de dentro do Hughes Auditorium, no terceiro dia do culto ininterrupto. (Foto: Facebook/Asbury University)

Direção também divulgou uma lista com novas diretrizes e cronograma.

O site da Universidade de Asbury divulgou um comunicado sobre o encerramento do culto público referente ao “recente derramamento no campus”, que ocorre às 14h (horário local) desta segunda-feira (20).

“A partir de terça-feira, 21 de fevereiro, os cultos abertos ao público serão realizados em uma nova localidade na região central de Kentucky [não informada]. Além disso, a Asbury realizará cultos noturnos para estudantes universitários e do ensino médio (com até 25 anos) até quinta-feira, 23 de fevereiro”, diz ainda o comunicado.

A declaração do presidente da Universidade de Asbury, Dr. Kevin J. Brown, diz que “após a conclusão de um culto regular na capela em 8 de fevereiro de 2023, na Asbury University, os alunos permaneceram para orar, adorar e compartilhar. Eles não pararam e, além disso, foram acompanhados por homens e mulheres famintos em todo o mundo que desejam buscar o Senhor neste espaço”.

Chamando o culto de histórico, ele continua: “Desde o primeiro dia, houve inúmeras expressões e demonstrações de radical humildade, compaixão, confissão, consagração e entrega ao Senhor. Estamos testemunhando o Fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, generosidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”.


Estudantes oram no altar na Asbury University. (Foto: Josh Sadlon/The Christian Post).

O presidente explica que “continuamos a procurar discernir o equilíbrio certo entre a ordem para nossos alunos universitários, professores e funcionários e nossos visitantes do campus – e criar espaço para que os indivíduos tenham um encontro centrado em Cristo que transforme suas vidas”.

Antes de concluir, Brown agradece pelos “homens e mulheres que trabalharam tão arduamente e diligentemente para criar espaço para este mover especial de Deus”.

“Hospedar um momento tão significativo tem um custo – e a boa vontade e a humildade de nossa comunidade têm sido inspiradoras. Finalmente, não podemos expressar totalmente a profunda gratidão que temos por administrar esse derramamento na vida de nossa escola e além. Por fim, oramos para que nossos esforços nestes dias apontem para o nosso Salvador”, finaliza e assina o comunicado.

Novo calendário

De acordo com a nota, no início da tarde de domingo (19), a universidade, em consulta com a polícia local e a administração da cidade, notificou os visitantes que chegavam que o estacionamento e os assentos haviam excedido a capacidade. Diante disso, Asbury passaria a transmitir algumas partes do culto ao vivo pelo link asbury.edu/outpouring até quinta-feira, 23 de fevereiro.

“As filas são longas e não podemos garantir a entrada em Hughes. Incentivamos os visitantes a considerar participar de uma das reuniões transmitidas simultaneamente do outro lado da rua em Estes Chapel e McKenna Chapel, ou a uma curta caminhada no GCF/Wilmore UMC”, avisa a universidade.

A programação dos cultos permanece a mesma no Auditório Hughes, com música e adoração, palavra, oração e testemunhos.

Nova programação

Desde domingo (19) a programação de transmissão ao vivo foi reformulada, ficando com a seguinte configuração:

Na segunda-feira, 20 de fevereiro, das 13h às 16h (quando haverá a conclusão do culto público desta recente manifestação no campus da Universidade de Asbury). Das 19h30 às 22h, com presença somente participantes do ensino médio até a idade universitária.

Já, na terça-feira, 21 de fevereiro, será das 19h30 às 22h, somente para alunos do ensino médio até a idade universitária. Na quarta (22), no mesmo horário, participarão os estudantes do ensino médio até a idade universitária e, na quinta (23), O Dia Nacional de Oração do Colegiado, a reunião privada aos alunos será das 20h às 22h. Nesse dia, haverá uma transmissão ao vivo disponível pelo link collegiatedayofprayer.org/live

Outro aviso é de que os cultos da Capela da Universidade de Asbury serão transmitidos ao vivo todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 10h50 (horário local) e poderão ser acompanhados pelo link https://www.asbury.edu/life/spiritual-life/chapel/live/

Novas diretrizes

Enquanto os cultos puderem ser públicos, a transmissão ao vivo por celulares e fotografias tiradas com flash ainda permanecem proibidas no Hughes Auditorium. A Universidade explica que o pedido é feito “por respeito aos outros e ao que Deus está fazendo aqui.”

A Asbury University vive um grande mover de oração, adoração e quebrantamento. (Foto: Instagram/Allen Hood).

“As vagas são limitadas no Hughes Auditorium e há um tempo de espera para se sentar. Esteja preparado para ficar do lado de fora, potencialmente por um período de tempo significativo”, avisam.

Por segurança, as únicas malas de convidados permitidas no Hughes Auditorium serão bolsas de fraldas, bolsas médicas ou carteiras de mão. Todas as malas serão revistadas, deixam claro.

Início do Avivamento em Asbury

Desde 8 de fevereiro, os alunos da Universidade de Asbury, juntamente com professores, funcionários, administradores, membros da comunidade local e visitantes de fora da cidade, se reúnem no Hughes Auditorium para um momento de renovação espiritual.

Quando a notícia se espalhou, o campus passou a começar receber milhares de pessoas de diversas partes dos EUA e também do exterior.

Em respeito ao mover espiritual, a Universidade cancelou períodos de aulas, deixando os alunos e equipes de professores e funcionários livres para o que estava acontecendo em seu campus.

Considerado por muitos como um reavivamento, veja link, o movimento em Asbury nasceu de forma espontânea e sem liderança, levando jovens estudantes a um profundo encontro com Deus:

“O Senhor está trabalhando enquanto compaixão radical, confissão, mudança e transformação estão ocorrendo”, explica a universidade.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO ASBURY UNIVERSITY

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