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sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O movimento carismático na Igreja Reformada

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Por Rev. Alderi Souza de Matos

Introdução

1. A Igreja Reformada

Igrejas que resultaram da obra teológica de João Calvino (1509-1564), Ulrico Zwínglio (1484-1531), João Knox (c.1513-1572) e outros reformadores, e que adotaram a forma presbiteriana de governo eclesiástico. Distinguem-se dos outros ramos da Reforma: luteranos, anglicanos e anabatistas. No continente europeu foi adotado o nome Igreja Reformada (Suíça, França, Holanda, etc.) e nas Ilhas Britânicas e América do Norte (Escócia, Irlanda, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos), Igreja Presbiteriana.

Doutrinariamente, as Igrejas Reformadas adotam, entre outras, as definições aprovadas pelo Sínodo de Dort (1618-1619) e pela Assembléia de Westminster (1643-49). Além dos princípios aceitos pelos protestantes em geral (Escrituras, Cristo, graça, fé, sacerdócio universal ), o sistema calvinista dá ênfase à plena soberania de Deus na criação, providência e redenção.

2. O Movimento Carismático

O nome vem de chárisma (pl. charísmata) = dádiva, dom (como expressão da graça divina = cháris). O termo ocorre 17 vezes no Novo Testamento, todas, exceto uma, nas cartas de Paulo, sendo dez vezes no singular e sete no plural. Rm 1.11; 5.15,16; 6.23; 11.29; 12.6; 1 Co 1.7; 7.7; 12.4,9,28,30,31; 2 Co 1.11; 1 Tm 4.14; 2 Tm 1.6; 1 Pe 4.10. A expressão “dom espiritual” somente ocorre em Rm 1.11.

Os carismas ou dons carismáticos podem ser entendidos como dons da graça concedidos pelo Espírito de Deus para a edificação da igreja cristã. Sua enumeração é encontrada em Rm 12.6-8; 1 Co 12:8-10,28; Ef 4.11 e 1 Pe 4.10-11. Os dons carismáticos dividem-se em naturais e sobrenaturais, extraordinários ou miraculosos.

“Movimento carismático” (lato sensu): todo movimento que dá ênfase aos dons carismáticos do Espírito, principalmente os de natureza extraordinária, como profecia, curas e glossolália. Geralmente, também tem um forte componente apocalíptico (milenismo).

3. Aspectos históricos

Ao longo da história da igreja tem havido vários movimentos de natureza “carismática.” Um dos primeiros foi o montanismo, no segundo século. Montano começou a pregar sua mensagem na Frígia, por volta de 155 AD. Ele e duas mulheres, Priscila e Maximila, afirmando serem profetas, anunciaram com base no Evangelho de João o início do último e mais elevado estágio da revelação, a era do Parácleto. Daí sua ênfase aos dons espirituais (principalmente a profecia), proximidade do fim do mundo, ascetismo e exaltação do martírio. Protesto contra o formalismo e mundanismo da igreja, e contra a dependência de líderes humanos (bispos) ao invés do Espírito Santo. Rejeitado por seu fanatismo e reivindicação de possuir revelações mais altas que as do Novo Testamento. Surgiram outras manifestações dessa natureza nos séculos seguintes, muitas vezes em grupos dissidentes, minoritários. 

O termo se aplica com maior propriedade a um fenômeno do século XX composto de três estágios ou “ondas”: 

(1) Primeira onda: Movimento Pentecostal – teve início em 1900-1901 com Charles F. Parham, evangelista, pregador da cura pela fé e diretor de uma escola bíblica em Topeka, Kansas. Adquiriu maior ímpeto com o pastor negro William J. Seymour e sua famosa missão da Rua Azuza, em Los Angeles. Tanto Parham como Seymour eram ligados aos movimentos Holiness (“santidade”) que haviam surgindo dentro do metodismo norte-americano. Dentre as primeiras igrejas pentecostais estavam as Assembléias de Deus e o Evangelho Quadrangular.

(2) Segunda onda: Movimento Carismático – também conhecido como Renovação Carismática. Resultou da penetração do movimento pentecostal nas denominações históricas ou tradicionais e também na Igreja Católica, a partir dos anos 50. Uma importante organização pioneira desse movimento foi a Adhonep (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno).

(3) Terceira onda: Igrejas neopentecostais – também conhecido como Movimento de Sinais e Maravilhas. Tem ligação com Peter Wagner, John Wimber e a Vineyard Christian Fellowship. Uma expressão mais recente é a Igreja Vineyard de Toronto, com suas manifestações de riso santo, rugidos e sons de animais. No Brasil, são exemplos desse grupo a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Deus é Amor e outras.

4. O Movimento Carismático e as Igrejas Reformadas

Curiosamente, um dos precursores do moderno movimento carismático foi o pastor presbiteriano escocês Edward Irving (1792-1834). Irving trabalhou inicialmente em Glasgow, como auxiliar do famoso Rev. Thomas Chalmers. Aos 30 anos, assumiu o pastorado de uma pequena congregação da Igreja da Escócia em Londres. Sua poderosa pregação produziu tamanho crescimento, que cinco anos depois (1827), quando o novo templo foi inaugurado, a congregação se tornara a maior igreja de Londres. As mais altas personalidades íam ouvir seus sermões, que chegavam a estender-se por duas horas. Irving participava de um grupo que se reunia para estudar escatologia. Convictos da iminente volta de Cristo, ele e seus companheiros oravam por um derramamento do Espírito Santo. No início de 1830 ocorreram manifestações carismáticas na Escócia e no ano seguinte surgiram línguas e profecias na igreja de Irving. Crendo que essas eram expressões genuínas dos dons do Espírito, Irving recusou-se a proibi-las, e poucos meses depois foi afastado da igreja. Mais tarde, o grupo que o acompanhou (mais de 600 pessoas) criou a Igreja Católica Apostólica. Sua posição acerca dos dons estava ligada às suas idéias acerca de Cristo: este teria sido concebido com uma natureza humana pecaminosa, que foi plenamente santificada pelo Espírito Santo. O mesmo Espírito que santificou a Cristo também capacitaria os crentes para a obra de Deus no final dos tempos. Irving morreu com apenas 42 anos, vitimado pela tuberculose.

No Brasil, o movimento de renovação afetou as igrejas históricas em geral nas décadas de 1960 e 1970, inclusive a presbiteriana. Surgiu a Igreja Presbiteriana Renovada, que tornou-se inexpressiva. Práticas e ênfase carismáticas, no entanto, tem sido bastante aceitas em igrejas presbiterianas: estilo de culto (cânticos, instrumentos musicais, informalidade), testemunhos, batalha espiritual, crescimento da igreja. Nos Estados Unidos, existem grupos que se denominam carismáticos reformados.

5. Diferenças entre a Fé Reformada e o Movimento Carismático

a) Históricamente, apesar da experiência de Irving, não há conexão entre os dois movimentos. O movimento carismático procede do metodismo, via igrejas holiness e pentecostais.

b) Por sua teologia arminiana, o movimento carismático põe grande ênfase nas decisões humanas e na experiência pessoal. A fé reformada põe sua ênfase maior na ação soberana de Deus e na glória de Deus como o objetivo maior de tudo.

c) Essa ênfase primária em Deus, e não nos desejos ou bem-estar das pessoas, leva à preocupação com o estudo sério das Escrituras, culto solene e respeitoso, evangelismo equilibrado, harmonia entre razão e emoção, ética pessoal e social.

d) A centralidade das Escrituras como norma de fé e prática (acima da experiência individual). Tudo deve ser julgado pela Palavra. Daí, a preocupação com o preparo bíblico e teológico dos pastores. 

e) O Espírito e a Palavra andam juntos, assim como a obra do Espírito não pode ser separada da obra de Cristo. A função do Espírito Santo é exaltar a Cristo e testemunhar dele.

Contribuições positivas dos carismáticos: espiritualidade intensa e alegre, culto vibrante, fervor evangelístico, ênfase à santificação, valorização da pessoa e obra do Espírito Santo.

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Via Bereianos

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mais um pastor assembleiano morre em colisão frontal com carreta no interior de São Paulo


Mais um pastor assembleiano morre em colisão frontal com carreta no interior de São Paulo

Um acidente automobilístico na última segunda-feira, 04 de novembro, matou o pastor José Barbosa do Nascimento, ligado à Assembleia de Deus Ministério do Belém.
Uma colisão frontal com uma carreta na rodovia Jornalista José Wilibaldo de Freitas (SP-304) deixou o veículo Siena totalmente destruído. O pastor tinha 53 anos e estava acompanhado de Natanael Américo de Campos, 45 anos, autônomo, que também seria membro da Assembleia de Deus.
Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 22h30, na região da cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo. Ainda não há informações sobre as causas do acidente, segundo o site Folha da Região.
Uma equipe de peritos do Instituto de Criminalística foi ao local e informou que, devido ao impacto, os corpos do pastor e do autônomo foram arremessados para fora do veículo. Em 30 dias será divulgado o laudo com as prováveis causas do acidente.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Pastor da Igreja Presbiteriana de Irecê sofre grave acidente de carro no sul do Estado da Bahia


O veículo, um Mitsubishi de cor prata, placa NTG – 7835, de João Dourado-BA, ficou quase que destruído com os quatro pneus pra cima depois de o motorista perder o controle e cair em um barranco de mais de 10 metros de altura


Orlando Danton/Rádio Caraíbas
O carro em que viajavam quatro pessoas, entre elas o pastor da Igreja Presbiteriana de Irecê, Valternor Dourado Morais, capotou na tarde desta segunda-feira (04), próximo à cidade de Gandu, sul da Bahia.

As vitimas foram socorridas e levadas a um Hospital de Gandu. O médico Mário Cruz, da cidade de Jacobina que passava no local no momento do acidente, prestou assistência e ajudou no atendimento às vitimas. Apesar das proporções do acidente, não houve vitimas fatais. Segundo informações de familiares, o estado das vitimas é considerado estável.

O veículo, um Mitsubishi de cor prata, placa NTG – 7835, da cidade de João Dourado-BA, ficou parcialmente destruido e com os quatro pneus pra cima depois de o motorista perder o controle e cair em um barranco de mais de 10 metros de altura.

Garotinho rasga exemplar de “O Globo” no plenário e acusa jornal de perseguição

Pare, leia e assista!

O ex-governador do Rio de Janeiro foi citado como réu do processo que resultou na condenação da atriz Deborah Secco
por Leiliane Roberta Lopes

Garotinho rasga exemplar de “O Globo” no plenário e acusa jornal de perseguiçãoGarotinho rasga exemplar de "O Globo" no plenário da câmara
O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) usou o Plenário da Câmara para denunciar o jornal “O Globo” por perseguição. O parlamentar discursou fervorosamente contra a publicação nesta quinta-feira (7) e ainda rasgou o exemplar que tinha em mãos.
O ex-governador do Rio de Janeiro estava nervoso com uma “informação mentirosa” que o jornal trazia sobre ele. A matéria em questão ligava o deputado e sua esposa, Rosinha Garotinho, com o caso da atriz Deborah Secco que foi condenada por enriquecimento ilícito.
“O Globo teve acesso à sentença de Deborah Secco e lá o juiz afirma exatamente isso, que eu e Rosinha fomos excluídos do processo por não haver elementos mínimos que justificassem a acusação. Mas o Globo preferiu ignorar para poder me atacar”, disse o parlamentar.
A reportagem criticada foi publicada na quarta-feira (6) e a assessoria do deputado conseguiu pedir o direito de resposta junto ao jornal. Porém a correção da matéria foi feita na página de obituário ao lado de informes sobre mortes e missas de sétimo dia.
“É para isso que serve a liberdade de imprensa?”, questionou. “Vou fazer picadinho desse jornal, que já me causou muito prejuízo, muitas pessoas têm uma imagem deturpada de mim por causa desse jornal”.
Garotinho aproveitou o momento para defender o Projeto de Lei que pede aos veículos de imprensa o mesmo espaço dado à ofensa para o direito de resposta.
Assista:
Fonte:gospelprime

Igreja da Síria critica silêncio de cristãos diante dos massacres


Mais de um terço dos cristãos da Síria não está mais no país desde o início da guerra civil
por Jarbas Aragão

Igreja da Síria critica silêncio de cristãos diante dos massacresIgreja da Síria critica silêncio de cristãos diante dos massacres
Há mais de dois anos a história se repete. Milícias muçulmanas avançam sobre cidades onde cristãos e muçulmanos viviam em paz e tudo muda. Eles começam a forçar conversões ao islamismo, queimam e saqueiam casas e igrejas, chegando a decapitar ou até mesmo crucificar os que não negam sua fé em Jesus.
Notícias semelhantes chegaram ao conhecimento da imprensa mundial no início de novembro. Duas semanas atrás, milícias rebeldes invadiram a vila de Sadad, a 100 quilômetros da capital Damasco. O vilarejo é tão antigo que seu nome é mencionado na Bíblia em Números e em Ezequiel, com a grafia original de Zedade.
A grande maioria das 3000 pessoas que atualmente vivem ali são cristãos. Nos primeiros dias, 45 foram mortos, dezenas ficaram feridos e milhares forçados a abandonar suas casas usando apenas a roupa do corpo.
Os rebeldes que lutam contra o governo, destruíram igrejas e mosteiros que estavam no lugar havia séculos.  As Forças Armadas da Síria reocuparam a vila alguns dias depois, e muitos já regressaram para casas embora ainda temam novos ataques.
Surgiram agora relatos de dezenas de feridos e muitos desaparecidos. Um dos casos mais chocantes é de uma família inteira dizimada. Avó, filha e netos, com idades entre 16 e 90 anos, foram estrangulados e lançados juntos em uma cisterna.
Noura Haddad de 18 anos, que está refugiada numa cidade vizinha, lembra: “Eles queriam nos matar só porque éramos cristãos. Nos chamavam de kafirs (infiéis). Até mesmo os que eram nossos vizinhos se voltaram contra nós.  Tenho mantido contato com os poucos amigos cristãos que voltaram para casa, mas eu não posso dizer que ainda tenho algum amigo muçulmano depois disso. É muito triste”.
O arcebispo da Igreja Siro-Ortodoxa, Selwanos Boutros Alnemeh, lançou um questionamento incômodo durante o funeral das vítimas. “Pedimos socorro ao mundo; ninguém nos escuta. Onde está a consciência cristã? Onde estão os nossos irmãos?”.
Diferentes igrejas da Síria, incluindo ortodoxas, evangélicas e católicas, se uniram para pedir socorro e condenar a violência contínua contra os cristãos do país.
Mais de um terço dos cristãos da Síria não está mais no país desde o início da guerra civil, afirma o maior líder católico sírio, Gregório III Laham. Ele disse acreditar que mais de 450 mil cristãos estão refugiados ou mortos. Mesmo assim, afirmou que a comunidade cristã da Síria irá sobreviver. Segundo Laham, os cristãos devem testemunhar uma nova forma de vida e novos valores ao mundo árabe durante a atual crise. “A nossa missão é tentar mudar a visão do mundo árabe”. Com informações de Reuters e Catholic.
Fonte:gospelprime

O que a igreja teme perder?

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Por Josemar Bessa


Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e DEU também ao seu Marido, e ELE COMEU (Gn 3.6).

Amamos fazer parte da maioria, e isso tem se tornado o veneno mortal que destrói a igreja da nossa era. Nada mais difícil para nós em nos contentarmos em ser o que temos que ser para a glória de Deus, sabendo que o mundo, e com isso a maioria, jamais viverá para esse propósito.

A “igreja” de hoje é como Adão. Mesmo sabendo das conseqüências em desobedecer a Deus, já que Deus falara diretamente com ele, Adão depois de Eva ter comido o fruto proibido por Deus, tomou e comeu também. Quanto não foi perdido naquele momento. Por que ele não a deixou sozinha naquela loucura? Por que participar de algo que você sabe ser a morte e ruína inevitável? Talvez tenha começado aí a inclinação de preferirmos nos unir a maioria a sermos obedientes a Deus sozinhos. Adão ficou com medo de ficar só? Medo de perdê-la? O que a “Igreja” teme perder ao se unir ao mundo num culto antropocêntrico quando ela podia desfrutar da glória da Verdade de Deus?

Alargamos as portas e o mundo entrou. O mundo ao entrar, a atração da maioria fez seu trabalho e nos tornamos a imagem do mundo. Escolha tão louca quanto a escolha de Adão. Era melhor ficar só no Éden na companhia do Altíssimo (se é que isto é estar só) – do que ter Eva, e com isso perder tudo. Tudo pelo qual tinha sido criado – A GLÓRIA DE DEUS! Não é esta a louca história dessa geração que ENCHE templos VAZIOS de Deus e da Verdade? Escolhemos comer o fruto proibido por Deus junto com o Mundo do que perdê-lo. Perdemos Deus, perdemos a verdade, perdemos a glória da existência como homem e como igreja. Podemos ter ficado juntos com o Mundo como Adão conservou Eva, mas então iremos juntos em direção a MORTE. Depois de tanto tempo, já devíamos ter perdido o medo de sermos MINORIA na terra. Ter acreditado que a porta era estreita e o caminho apertado – mas que conduz a salvação.

A igreja quis construir pontes para o mundo – a intenção inicial podia ser até influenciar o mundo. Mas as pontes não tem uma mão única, mas mão dupla. Não foi a Igreja que invadiu o mundo através destas pontes, mas por essas pontes o mundo invadiu a igreja.

Por que insistimos se está claro que isso conduz tudo a perdição? Porque achamos que está tudo bem, afinal estamos nos tornando grande multidão. Se somos pragmáticos não há mais nada que possa nos interessar. Mas uma pergunta sempre ecoará sobre nossas cabeças. POR QUE CONTAR PESSOAS? Não há dúvidas de que um homem com Deus é a MAIORIA. Melhor um Jeremias do que toda a população de Jerusalém que está fadada por sua obstinação ao cativeiro babilônico. A Palavra de Deus nos diz: “UM SÓ HOMEM dentre vós perseguirá mil, pois o Senhor, vosso Deus, é quem peleja por vós, como já vos prometeu” (Jz 23.10).

Então por que contar pessoas? Por que mensurarmos o valor das coisas contando cabeças? Um homem com Deus se torna maioria, embora existam milhares do outro lado. Ficamos com a força da multidão e não percebemos que os muitos que nos ajudam podem ser muitos, e de fato são MUITOS, para que Deus possa nos ajudar. Esses muitos são nosso empecilho e não nossa benção. Deus disse a Gideão “É demais o povo que está contigo, para que eu possa entregar os medianitas nas suas mãos”. (Jz 7.2) – Deus desejou diminuir as fileiras. A vitória do Reino de Deus não depende delas. Conforme aconteceu com Gideão que não pôde fazer nada, até que FORTALECEU SEU EXÉRCITO, REDUZINDO O NÚMERO DE SOLDADOS. Teremos que perder a paixão pela maioria, parar de contar pessoas... Havia o perigo de Israel dizer que sua própria mão o livrou – e é nossa própria mão que tem transformado o igreja num monstro enorme, feita de pedaços de cadáveres, um FRANKENSTEIN – enorme, mais um monstro – fruto, como na história de Mary Shelley, de um homem querendo gerar vida e força a partir de pedaços mortos, que além de mortos não podem se encaixar – fruto do homem querendo fazer o que só Deus pode fazer, DAR VIDA. Deus quis que Gideão reduzisse o número de soldados. De trinta e dois mil, para trezentas pessoas – muitos diriam, que fracasso esse grupinho. Mas Deus diz: “Um só homem dentre vós perseguirá mil” – E Deus fortaleceu o exército o diminuindo. Mas as hostes de Deus são infinitas – Um perseguirá mil por quê? “Pois o Senhor, vosso Deus, é quem peleja por vós!

Se você desejasse criar uma nação poderosa para cumprir um propósito, como você começaria? Escolheria uma raça de homens fortes, organizados, constituídos por laços antigos? Quando DEUS FUNDOU a nação de Israel, Ele chamou apenas um homem. Um para Deus basta para formar uma grande nação – Ele chamou ABRAÃO. Chamou Abraão SOZINHO e o ABENÇOOU!! Aí está a diferença. Cremos nas escolhas de Deus. Cremos que de um ele faz uma nação? “Ele é quem peleja por vós, como já vos prometeu”.

Quatrocentos anos de cativeiro. Geração após geração nascida e acostumada com a vida de escravos. Escravos do maior Império que a terra conhecera até então. Como tirar aquele povo inteiro do cativeiro? Como enfrentar tão grande poder? Tão grande e temido exército? Ah! Se pudéssemos entender hoje. Quando Deus quis DERROTAR O ORGULHOSO Faraó, não recrutou um exército. Não preparou armas, arcos, bigas, lanças, multidão... Apenas chamou UM homem – Apenas Um! Moisés! Como podemos denominar isso? O MINISTÉRIO DE UM ÚNICO HOMEM. É isso que Deus tem utilizado por gerações e gerações. Então, porque continuamos contando pessoas? O exército, o ministério de UM HOMEM tem sido mais utilizado por Deus do que multidão de soldados treinados e comandados por grandes oficiais.

O filisteus eram uma nação poderosa. Trabalhava o ferro, criava armaduras e armas letais. Dominavam povos e os escravizavam. Entre estes povos estava Israel. Debaixo das garras mortais da força filistéia. Deus irá libertar seu povo de novo. Quantos ele levantará? Quantos ele treinará e dará armas mais poderosas para poderem fazer frente a tão grande poder dominador? Me responda: quantos israelitas seriam necessários para destruir o poder filisteu – que SANSÃO não pudesse, tendo sido levantado por Deus para fazer? Deus levanta um SANSÃO, e isso lhe basta!

Saul era um homem valente e grande guerreiro. Seu filho Jônatas também. Davi disse sobre eles quando morreram: A tua glória, ó Israel, foi morta sobre os altos! Como caíram os valentes!...” (2Sm 1.19) – Saul era valente, Jônatas era valente e com eles estava grande exército de valentes. Mas o quê é dito para nós? SAUL E SEUS EXÉRCITOS mataram os seus milhares, porém DAVI destruiu seus DEZ MILHARES!!

Então por quê continuar a contar pessoas? Por quê estreita é a porta e poucos entram por ela? Por quê o caminho é apertado...? Deus pode, Deus quer OFERECER GRANDE VANTAGEM AOS INIMIGOS e, apesar dessa grande vantagem, VENCÊ-LOS!! Por quê contar pessoas? Isso não te dá vontade de mandar a multidão para casa como Gideão?

Um só dentre vós perseguirá mil...” – Por quê??? “Porque Deus é quem peleja por vós, como vos prometeu!” – Por quê mercadejar o evangelho para atrair a multidão quanto temos essa promessa? Diante disso, O QUE SIGNIFICAM MULTIDÕES DE HOMENS? Se Deus envia um homem (Abraão, Moisés, Gideão, Sansão, Davi...) ou um pequeno povo, meu irmão – O PODER DELE REALIZARÁ O SEU PROPÓSITO.

O segredo para a pureza da igreja é acreditar na Palavra de Deus, não mercadejá-la. CONFIAR!! “O Senhor, vosso Deus, é quem peleja por vós, como já vos prometeu”. (Js 23.10) – Confiem na divina promessa. A mesma feita a Josué. Com essa promessa no coração Deus diz a nós: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra...” (Js 1.6).

A igreja não precisa se mundanizar para que Deus realize o seu propósito. Então por que contar pessoas????

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Fonte: Josemar Bessa

Afinal, o que é orar?

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Por Rev. Augustus Nicodemus Lopes


[Alguns vão estranhar que um calvinista escreva sobre oração e mais ainda se eu disser que costumo orar todo dia... mas, aqui vai]

Orar a Deus deveria ser uma coisa simples. Todavia, poucos assuntos precisam de mais esclarecimentos do que a oração. Há muitos conceitos errados sobre a oração por causa do misticismo e da superstição que acometem o ser humano (não somente os brasileiros), por falta de mais conhecimento bíblico sobre o assunto e por causa de ideias equivocadas que as pessoas têm sobre Deus. Seguem alguns pontos sobre oração que penso que são fundamentais e também relevantes para nós hoje. Estou pressupondo o básico: quem vai orar acredita que Deus existe e que Ele recompensa os que o buscam (Hb 11.1-2 e 6).

1 – Orar é basicamente apresentar a Deus, mediante Jesus Cristo e com a ajuda do Espírito Santo, nossos desejos, necessidades, confissão de pecados, intercessões, agradecimentos. A razão é que somente o Deus Triúno conhece nossos corações, é capaz de atender os pedidos e o único que pode perdoar pecados. Portanto, não há qualquer fundamento bíblico para dirigirmos nossas orações a quaisquer criaturas, vivas ou mortas, mas somente ao Deus Triúno (2 Sm 22:32; 1Rs 8:39; Is 42:8; Sl 65:1-4;145:16,19; Mq 7:18-20; Mt 4:10; Lc 4:8; Jo 14:1; At 1:24; Rm 8:26-27; Jo 14:14 e dezenas de outros textos que falam de nos dirigirmos a Deus).

2 – O Novo Testamento nos ensina que devemos orar a Deus em nome de Jesus Cristo. A razão é que o pecado nos afastou de Deus e não podemos nos aproximar dele por nossos próprios méritos. Jesus Cristo é o único, na terra e no céu, que foi constituído pelo próprio Deus como mediador entre ele e os homens. Não há qualquer base bíblica para se chegar a Deus em oração pela mediação de qualquer outro nome. A Bíblia nos ensina que “não há outro nome dado aos homens” (At 4:12) e que “há somente um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo” (1Tim 2:5). (Ver ainda Jo 14:6; Ef 3:12; Cl 3:17;Hb 7:25-27;13:15).

3 – Orar em nome de Jesus é nos achegarmos a Deus confiados nos méritos de Jesus Cristo e no perdão de pecados que ele nos conseguiu por meio de sua morte na cruz. É pedir a Deus com base nos merecimentos de Cristo e não nos nossos. É renunciar a toda justiça própria e chegarmos esvaziados de nós mesmos diante de Deus, nada tendo para oferecer em nosso favor a não ser a obra daquele que morreu e ressuscitou por nós. Onde não houver esta disposição e atitude, invocar o nome de Jesus é vão. O nome de Jesus não é um talismã ou uma palavra mágica, ou a senha para desbloquear as bênçãos de Deus. Não funciona nos lábios daqueles que ainda confiam em si mesmos e na sua própria justiça, ainda que repitam este Nome dezenas de vezes em oração (Mt 6:7-8; 7:21; Lc 6:46-49; Jo 14:13,14; At 19:13-16; 1Jo 5:13-15; Hb 4:14-16).

4 – Embora possamos pedir a Deus qualquer coisa que desejarmos, todavia, só deveríamos orar por aquelas que trazem a maior glória de Deus, que promovem o crescimento do Reino de Deus neste mundo e que são para nosso bem, sustento, proteção, alegria, bem como de nosso próximo. Foi isto que Jesus nos ensinou a pedir na oração do “Pai Nosso” (Mt 6:9-13), além de outras coisas afins (Lc 9:11-13). Assim, é tentar a Deus orarmos por coisas ilícitas e pedir coisas que Ele declara, na Bíblia, serem contra a sua vontade (Tg 4:1-3; Mt 20:20-28).

5 – Em nossas orações, deveríamos nos lembrar de orar por outras pessoas. A Bíblia nos ensina a pedir a Deus pelos irmãos em Cristo, pela Igreja de Cristo em todo o mundo, pelos governantes, por nossos familiares e pessoas de todas as classes, inclusive pelos nossos inimigos. Todavia, não há qualquer base bíblica para orarmos pelos que já morreram ou oferecer petições em favor dos mortos (Gn 32:11; 2Sm 7:29; Sl 28:9; Mt 5:44; Jo 17:9 e 20; Ef 6:18; 1Tm 2:1-2; 2Ts 1:11; 3:1; Cl 4:3).

6 – Deus nos encoraja a trazer diante dele as nossas petições. Todavia, ainda que a eficácia de nossas orações dependa exclusivamente dos méritos de Cristo, Deus nos ensina em sua Palavra que há determinadas atitudes nos que oram que fazem com que ele não atenda estas orações, como brigas entre irmãos, mundanismo e egoísmo, tratar mal a esposa, pecados ocultos, incredulidade e dúvidas, falta de perdão a quem nos ofende, hipocrisia, vãs repetições, entre outras coisas (Mt 5:23-24; Tg 4:1-3; 1Pe 3:7; Sl 66:18; Pv 28:13; Is 59:1-2; Tg 1:6-7; Mt 6:14-15; Mt 6:5; Mt 6:7-8). Por outro lado, se nossas orações são respondidas, isto não se deve à nossa santidade, mas à graça de Deus mediante Jesus Cristo, que nos habilita a viver de forma agradável a ele (1Jo 3:21-22), e ao fato de que as orações, por esta mesma graça, foram feitas de acordo com a vontade de Deus (1Jo 5:14).

7 – Deus requer fé da parte dos que oram (Hb 3:12; 11:6; Jer 29:12-14; Tg 1:5-8; 5:15). Esta fé é uma simples confiança de que Deus existe, que ele nos aceitou plenamente em Cristo e que é poderoso para nos dar aquilo que pedimos, ou então, nos dar muito mais do que imaginamos (Hb 4:14-16). Orar com fé é trazer diante de Deus nossas necessidades e descansar nele, confiantes que ele responderá de acordo com o que for melhor para nós (1Jo 5:14-15). Orar com fé não significa determinar a Deus que cumpra nossos pedidos, ou decretar, como se a oração tivesse um poder próprio, que estes pedidos aconteçam. Orações não geram realidades espirituais e nem engravidam a história. É Deus quem ouve as orações e é Ele quem decide se vai respondê-las ou não, e isto de acordo com sua vontade e propósito de sempre nos fazer bem.

Se houvesse mais oração verdadeira a Deus por parte dos que professam conhecê-lo mediante Jesus Cristo, quem sabe veríamos aquele avivamento e reforma espirituais que tanto desejamos para nossa pátria?

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cron 7:14).

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Pastor Silas Malafaia e senador Lindbergh Farias, do PT, são processados por oração durante culto

Pastor Silas Malafaia e senador Lindbergh Farias, do PT, são processados por oração durante culto

Pare, leia e pense!
A oração do pastor Silas Malafaia pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, rendeu um processo aos dois por propaganda eleitoral antecipada.
informação já havia sido antecipada pelo jornalista Lauro Jardim, e agora, foi confirmada pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (PRE-RJ). O procurador Maurício da Rocha Ribeiro pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RJ) multas aos dois que variam entre R$ 5 mil a R$ 25 mil.
Segundo o portal Terra, a ação da PRE-RJ transcreve o discurso de Silas Malafaia no púlpito da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) durante um culto em que Lindbergh Farias esteve presente. Em sua fala, Malafaia fez referências a outros políticos, protestos de ativistas gays contra ele, e chama o senador petista para receber uma “oração grátis, 0800” à frente dos fiéis.
O que teria motivado a ação da PRE-RJ contra a dupla foi a insinuação do pastor de que Farias vencerá as eleições estaduais: “Quem sabe eu tô orando pelo futuro governador do Estado, um cara forte. Não custa nada, né?”, disse Malafaia na ocasião.
“A Justiça Eleitoral costuma reprimir a promoção de candidatos usando a pregação religiosa e o Ministério Público Eleitoral está confiante de que os responsáveis por essa irregularidade serão punidos pela propaganda fora do período previsto”, declarou o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro.
O senador Lindbergh Farias comentou a ação da PRE-RJ e lamentou a postura adotada contra ele: “Não tem o menor fundamento. Eu não falei lá [no culto], o pastor [Silas Malafaia] não fez propaganda. Eu espero que a procuradoria tenha o mesmo critério com o candidato do governo, que usa a máquina pública, usa eventos do governo, inaugurações”, pontuou.
Em seu perfil no Twitter, Malafaia apenas ironizou o processo movido contra ele: “Piada do ano”.
Assista a oração e o discurso de Malafaia
Oração e votos
O colunista do Gospel+ Paulo Teixeira comentou o processo contra o pastor Silas Malafaia em um artigo publicado nesta terça-feira, 05 de novembro: “Aproxima-se o ano eleitoral e os candidatos não evangélicos começam a ‘sentir um desejo enorme por oração’. Pouco preocupados com a legislação eleitoral, eles buscam intensamente as igrejas para receberem uma oração, não no gabinete do pastor, mas diante de toda a membresia. De preferência em templos grandes, com milhares de membros”, descreveu.
Segundo Teixeira, políticos têm usado as igrejas evangélicas como palanque, de forma assumida, com o interesse de obter votos e alavancar candidaturas.
“As palavras do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que se diz católico, possível candidato ao governo do Rio de Janeiro, nas eleições de 2014, refletem bem isto. Ao falar de sua preferência em ir à igreja evangélica e não na católica, ele expressou: ‘Na Igreja Católica, é diferente: você não fala. Já no templo evangélico, muitas vezes há 2.000, 3.000 pessoas. Onde mais o cara tem a possibilidade de falar para 3.000 pessoas assim?’ As palavras do petista vão direto ao ponto: a oração gera visibilidade. E esta é tudo o que um candidato não evangélico quer”, comentou o colunista.
Teixeira encerra seu artigo com um alerta aos líderes evangélicos: “Mas é bom que as lideranças evangélicas de todo o Brasil estejam atentas. Tomem como parâmetro a ocorrência com o pastor Silas Malafaia [...] É lastimável tal fato, visto que  expõe desnecessariamente a igreja e sua liderança. Todo o cuidado é pouco”.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Igreja Hillsong está entre as 10 mais influentes do mundo


Aos 30 anos, ministério comemora “poderosa influência global”
por Jarbas Aragão

Igreja Hillsong está entre as 10 mais influentes do mundoIgreja Hillsong está entre as 10 mais influentes do mundo
Existe uma disputa histórica sobre o descobrimento da Austrália. Uma das teorias mais conhecidas é que o navegador português Pedro Fernandez de Queirós chegou até ali em 1606, batizando a enorme ilha de “Austrialia do Espirito Santo”. Somente em 1768, o capitão James Cook aportaria no local, decretando-a propriedade da coroa da Inglaterra.
Desde o final dos anos 1990, uma igreja que começou na periferia de Sydney, passou a influenciar o louvor em todo o mundo. Dentro de poucos anos, o nome Hillsong passou a ser conhecido no meio evangélico. Diferentes versões de suas músicas foram gravadas em várias línguas. No Brasil, ganhou muita popularidade graças as canções adaptadas pelo ministério Diante do Trono.
Cassandra Langton, diretora do ministério criativo da Hillsong, afirma que, toda semana, mais de 45 milhões de pessoas cantam canções escritas pela Hillsong em inglês. Impossível contabilizar quantas seriam em todas as línguas. Além disso, mensamente chegam pedidos de autorização e de licenciamento do material produzido por eles.
Na comemoração de seus 30 anos, a Hillsong Church contempla um alcance global, não apenas dos diferentes grupos musicais nascidos desse ministério. Hoje, além de ser a maior igreja da Austrália, a Hillsong é uma denominação, com igrejas espalhadas por cidades importantes em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Suécia, Holanda, Espanha, Ucrânia e África do Sul.
Além disso, possui uma forte influência na formação da teologia pentecostal, lembrando as origens de seu nome de “terra do Espírito Santo”. Oriundos de uma divisão na Assembleia de Deus da Austrália e mantendo a linha pentecostal, ela já foi chamada por teólogos de “sensação global”. Quando seus fundadores, Brian e Bobbie Houston, começaram a reunir cerca de 70 pessoas em uma escola, certamente não imaginavam que seria assim.
Embora amplamente conhecidos e admirados, os líderes da Hillsong sabem que são observados de perto dentro e fora dos círculos religiosos. Por um lado, geraram polêmica ao consagrarem mulheres como pastoras. São criticados por grupos conservadores sobre sua posição que nega a criação do mundo em 6 dias literais. Outros pedem uma maior clareza em sua postura sobre a homossexualidade e o casamento gay.
A igreja tem um relacionamento complicado com a imprensa australiana. O ministério já foi acusado de ser uma “máquina de fazer dinheiro”. Divulgadores da teologia da prosperidade, o livro mais famoso de Brian chama-se “You need more Money” [Você precisa de mais dinheiro].
Tanya Levin, que foi parte da igreja escreveu um “livro denúncia” em 2007, chamado “People in Glass House”, algo como “Pessoas com o telhado de vidro” mostrando o que considera os abusos dos líderes da Hillsong.
No último ano fiscal, a sede da Hillsong arrecadou 28 milhões de dólares ente dízimos e ofertas. O ministério de louvor recebeu mais 7 milhões referentes a venda de CDs, DVDs e música digital. Foram mais 4 milhões do departamento de “Conferências e eventos” e 10 milhões referentes a “Seminário e cursos teológicos”. O total declarado é de 55 milhões de dólares anuais.
Como se trata de uma organização religiosa, com status de instituição de caridade enviou sem pagar impostos 5.5 milhões para fora da Austrália a titulo de “missões” e quase o mesmo valor para obras de caridade. Como a lei da Austrália não exige a prestação pública de contas, não se sabe ao certo quanto a igreja movimenta.
Scott Thumma, professor do Seminário Hartford, especialista em megaigrejas analisa: “Sei que existe preocupação com a pregação da prosperidade pela Hillsong, mas ela diminuiu nos últimos tempos”.
Recentemente, o pastor Brian Housto explicou “Defendemos uma teologia pentecostal clássica, mas não estamos preocupados em fazer teologia. Fazemos tudo ser sobre Jesus, sobre a graça de Deus, e precisamos de uma rede ampla para isso, o que custa caro… Acho que a mensagem é atemporal, mas os métodos precisam mudar se quisermos continuar atingindo a sociedade”.
O que preocupa os teólogos é a força da teologia ensinada nas músicas de louvor. Apesar das controvérsias, é consenso que as letras dos louvores torna-se a base teológica em igrejas que não dão ênfase ao discipulado bíblico. Sobre isso, a posição de Brian Houston é clara: “Eu sempre quis fazer parte de uma igreja que influenciasse a maneira como as outras pessoas vivem em suas igrejas… As pessoas podem se dividir quanto o assunto é doutrina, teologia e outras coisas, mas a experiência do culto transcende tudo isso”.
O fato é que o ministério de louvor da Hillsong, que inclui o grupo United, é o grupo evangélico que mais vende CDs e música digital no mundo. Seu álbum mais recente ficou durante semanas em primeiro lugar global na categoria gospel do iTunes.
Além disso, é o ministério de louvor que mais tem seguidores, contando com 4 milhões de fãs no Facebook e cerca de 700 mil de seguidores no Twitter.
O presidente da LifeWay Research, Ed Stetzer, afirma: “No momento, acho que a Hillsong está entre os 10 ministérios evangélicos mais influentes do mundo. Se eu tivesse que resumir tudo, diria que a Hillsong acrescenta profissionalismo e positividade em seu pentecostalismo, combinada com uma dedicação a querer mudar o mundo”. Com informações de Huffington Post e Religion News.
Fonte:gp

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Pastor Saeed Abedini é transferido para pior prisão do Irã


Saeed Abedini foi transferido para pior prisão do Irã
por Jarbas Aragão

Pastor Saeed Abedini é transferido para pior prisão do IrãSaeed Abedini é transferido para pior prisão do Irã
O pastor iraniano de nascimento Saeed Abedini naturalizou-se americano, mas constantemente fazia viagens missionárias ao seu país natal.  Desde setembro de 2012 ele está preso no Irã por causa de sua fé cristã. Inicialmente, sua pena é de oito anos.
É constantemente torturado e forçado a negar Jesus. Conforme as notícias mais recentes ele está muito doente. No início deste mês, foi transferido da prisão de Evin, em Teerã, para a prisão Rajai Shahr em Karaj, 20 km a oeste da capital.
A fama dessa prisão é de ser a pior do Irã. “Ir para Karaj é uma punição severa”, afirmou Loes Bijnen, um diplomata holandês que vive no país. “Lá dentro você não é mais um ser humano. Fica fora do alcance de todos, incluindo ativistas de direitos humanos e a imprensa. Assassinatos ou mortes inexplicáveis ​​ocorrem com frequência”.
Parentes do pastor tentaram visitá-lo nesta segunda-feira, mas foram informados que isso não é permitido na nova prisão.  Abedini está no mesmo pavilhão que os condenados por crimes como estupro e assassinato.
Jordan Sekulow, diretor executivo do Centro Americano para Lei e Justiça, contesta: “A mudança para esta prisão é muito preocupante. Só pode ser visto como um movimento que coloca a vida do Pastor Saeed seriamente em risco”.
Em uma das cartas que conseguiu enviar da prisão, narrou o que estava vivendo em Evin, ressaltando que só sairá vivo da cadeia se negar a Cristo. Mas assevera: “eles nunca vão ouvir isso de mim”.
Embora haja um amplo apoio nos EUA para a libertação de Abedini, Sekulow diz que o presidente Barack Obama precisa se posicionar e dar passos claros para salvar sua vida. No Brasil, o deputado pastor Marco Feliciano pediu uma posição do governo brasileiro sobre o casoCom informações de Religion Today.
Fonte:gospelprime

Zé Roberto ministra para 3 mil jovens em igreja de Porto Alegre


O jogador tem 40 anos e está jogando pelo Grêmio
por Leiliane Roberta Lopes

Zé Roberto ministra para 3 mil jovens em igreja de Porto AlegreZé Roberto ministra para 3 mil jovens em igreja de Porto Alegre
Na última sexta-feira (1) o jogador Zé Roberto esteve ministrando para 3 mil jovens na Igreja Evangélica Encontros de Fé em Porto Alegre (RS).
O jogador do Grêmio usou o espaço para falar sobre as dificuldades que teve na infância, o início da carreira, a ida para Europa e ainda fez diversas orações com os jovens.
O pastor Isaias Figueiró, presidente da igreja, disse que as palavras do atleta foram bem recebidas pelos fiéis e que Zé Roberto até falou sobre ter 40 anos e ainda estar com disposição para jogar em um grande time.
“Ele colocou que tem muita satisfação, ainda com 40 anos, de ter saúde e poder contribuir para um time de grande expressão. Mesmo com a reserva, ele está em paz”, disse o pastor.
“Foi um evento especial. Ele é um vencedor.”
ze roberto pregando Zé Roberto ministra para 3 mil jovens em igreja de Porto Alegre
Zé Roberto discursa para jovens em igreja (Foto: Tomaz Sehn/ Igreja Encontros de Fé)
O pastor Figueiró sempre convida atletas para falar com os fiéis, o jogador Clemer já participou de um desses cultos ministrando para 500 pessoas.
Fonte:gospelprime

Pastor primo de Marco Feliciano morre em acidente de carro


Ele voltava de um culto na AD Madureira de Presidente Alves quando seu carro colidiu de frente com um caminhão
por Leiliane Roberta Lopes

Pastor primo de Marco Feliciano morre em acidente de carroPastor primo de Marco Feliciano morre em acidente de carro
Na madrugada desta segunda-feira (4) o pastor Cleiton Luiz Aparecido da Silva, mais conhecido como Cleiton Feliciano, faleceu vítima de um acidente de carro na cidade de Orlândia, interior de São Paulo.
Cleiton era primo do deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e mesmo sem ter o mesmo sobrenome usava-o como referência.
A notícia foi confirmada pela assessoria do deputado que lamentou a perda, mas glorificou à Deus pela salvação. No comunicado, a assessoria afirma que o pastor Cleiton estava voltando de um culto na Assembleia de Deus Madureira da cidade de Presidente Alves (SP).
De acordo com informações do site G1, o carro do pastor Cleiton colidiu de frente com um caminhão carregado com cana-de-açúcar. O caminhão tombou e o veículo do pastor ficou completamente amassado. Ele morreu no local.
O tenente da Polícia Rodoviária Thales Borges Leite acredita que o primo do pastor estava em alta velocidade e que teria invadido a pista contrária. “Toda pista simples exige mais cuidado do motorista, principalmente durante as ultrapassagens”, disse.
Os veículos foram periciados pela equipe da Polícia Civil e o corpo de Cleiton foi levado ao Instituto Médico Legal de São Joaquim da Barra. O pastor deixa mulher e um casal de filhos.
Fonte:gospelprime

Série Mês da Reforma – Depravação Total (Parte 1) – R. C. Sproul (7/12)

TeologiaReformada7

No mês de outubro é comemorado o aniversário da Reforma Protestante. Com isso, nós comemoraremos essa importante data postando uma série de 12 aulas, com R. C. Sproul, sobre Teologia Reformada. Hoje seguiremos a série com a sétima aula, “Depravação Total (Parte 1)”:
Confira, também, o guia de estudos: Download do Guia de Estudos
Encontre o DVD aqui: DVD O que é Teologia Reformada?

Por R. C. Sproul. © 2013 Editora Fiel. Website: www.editorafiel.com.br e www.ministeriofiel.com.br. Original: Série Mês da Reforma – Depravação Total (Parte 1) – R. C. Sproul (7/12) de R. C. Sproul
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

O que o Senhor disse?




por Michael Horton


Tal profeta, tal povo: "Assim direis, cada um ao seu próximo, e cada um ao seu irmão: Que respondeu o Senhor? e que falou o Senhor? Mas nunca mais vos lembrareis do peso do Senhor; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus." [Jeremias 23.35,36]. O profeta adverte quanto ao julgamento divino sobre aqueles que, quer profetas ou pessoas comuns, afirmam ouvir do Senhor uma revelação além da sua Palavra revelada. 

Esta advertência foi dada durante um período de revelação ativa dos profetas, quando a Escritura ainda estava sendo escrita. Quanto mais ela se aplica a nós hoje, após ter Deus falado completa e finalmente em seu Filho (Hb 1.1). Se desejamos ver um verdadeiro avivamento em nossos dias, devemos recusar separar o que Deus uniu. A Palavra sem o Espírito seria ineficaz, e o Espírito sem a Palavra não é o Espírito - mas as ilusões mentirosas de nossa mente imaginativa e falível.

É tempo de recuperarmos nossa confiança na Palavra e no Espírito novamente. Devemos nos recusar a aceitar qualquer versão de espiritualidade que busque a Palavra sem o Espirito doador da vida, ou o Espírito sem a real proclamação, ensino e clareza doutrinária do texto real das Sagradas Escrituras. À parte da boa doutrina e da vívida pregação da verdade bíblica, o Espírito Santo permanece silencioso; quando essa Palavra é fielmente proclamada, o Espírito Santo age. Surge, então, um grande ruído, quando os ossos começam a se juntar um a um, formando um exército do Senhor no vale da morte.

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Fonte: A face de Deus. Editora Cultura Cristã, p. 144-145

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