terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias do Campo Missionário da Romênia- Simone Rosa

 


Romênia, junho 2024

Pace, fraților mei! Domnul sa te binecuvinteze!

Amados irmãos, obrigada por seguirem fielmente comigo neste desafio missionário, na Romênia. Por serem mãos que servem e por permanecerem comigo nesta caminhada. Que o Senhor satisfaça os desejos do coração de cada um. Que a cada dia a sua vida seja como a primavera que tenho vivenciado aqui na Romênia: florida, colorida e abundante com uma diversidade de belíssimas flores e tipos variados de frutas pela rua de Mangália e Limanu. Que sua família e seus dias sejam repletos de todas as bênçãos do nosso amado e bondoso Pai das luzes, em quem não há sombra de dúvida ou variação.

INÚMERAS ATIVIDADES


Tenho participado ativamente de todos os trabalhos da igreja em Mangalia e do trabalho em Limanu. Cooperando com a equipe no trabalho com as crianças de Limanu, sou a motorista da equipe. Aos sábados, pela manhã, participo do trabalho de evangelização de crianças e adolescentes, em Limanu.

Dia 08 de março, tivemos um chá para comemoração do dia das mulheres e das mães, levei uma mensagem às mulheres presentes, 37 no total. A tradução foi realizada pela missionária Ireni.

Tive a oportunidade de conhecer a casa de a duas famílias de Limanu, em uma visita que fizemos a elas. Foi um momento de prestar assistência à famílias que precisavam de alimentos e roupas de frio.

Duas senhoras nos procuraram pedindo orientação e aconselhamento. Foi um momento de conhecer o misticismo e o sincretismo religioso que forma a mente e dirige a vida dessas mulheres pelas quais oramos e compartilhamos a Palavra de Deus.

Nos dias 15, 16 e 17 de abril, estive em Brasov para auxiliar na mudança da missionária da OM, Eliete Santos, que veio para Mangalia trabalhar conosco.

No último sábado de abril e maio, nos reunimos com as famílias da igreja para um momento de socialização e comunhão. Um tempo agradável para fortalecer laços de amizade.

ADAPTAÇÃO

A adaptação à cultura romena permanece indo bem. Cada dia mais amando este país e principalmente os romenos.

Tenho estabelecido relacionamentos de maneira intencional, com a intenção de estreitar laços de amizade para propagação do evangelho. O ensino e dogmas da igreja ortodoxa tem grande influência na Romênia, portanto para que eu possa pregar o evangelho precisarei estreitar laços de amizade e confiança. Busco testemunhar diariamente, orar e interceder pelas vidas com as quais convivo. Posteriormente, com a sabedoria de Deus, anunciar o evangelho. Orem comigo por este motivo.

Para isso, tenho estudado o romeno de maneira sistemática nestes primeiros sete meses. A aprendizagem da língua ainda não é fácil, mas já entendo várias coisas que ouço e leio, prossigo com os estudos e tentando falar algumas palavras e frases simples. Estudo por meio de aulas do Youtube, assisto a filmes e ouço músicas romenos. Tenho muito a aprender até alcançar um nível satisfatório de comunicação. Prossigo para este alvo.

A alegria de servir ao Senhor em Mangalia e Limanu tem sido um motivo de gratidão e força para prosseguir mesmo nos dias que me vejo com dificuldade de aprender a língua que ainda é um grande desafio para mim.

ANIVERSÁRIO DA IGREJA PRESBITERIANA EM MANGÁLIA

Nos dias 10 a 12 de maio, houve uma conferência em comemoração aos 24 anos de igreja presbiteriana em Mangália. Tivemos um pastor de fora que trouxe mensagens bíblicas edificantes. No domingo, almoçamos juntos como igreja. Que dias maravilhosos para relembrar que até aqui o Senhor tem ajudado e fortalecido esta parte do corpo de Cristo, em Mangália, na Romênia.

NOVA MORADIA

Estou alegre de poder compartilhar com os irmãos minha nova moradia. Meu lar! Um lugar simples, mas bem aconchegante e num bairro residencial cheio de romenos por perto.

Uma nova etapa importante que se inicia nesse processo de aculturação e aprendizado do romeno. Pois meus vizinhos são todos romenos apenas falam a sua língua. Portanto, para me fazer entendida terei de por em prática aquilo que estou aprendendo. Isso aperfeiçoara a aprendizagem do idioma.

Outro motivo para esta mudança é que estou rodeada de famílias que não conhecem o evangelho. Meus vizinhos, em sua maioria são ortodoxos ou ateus. Uma oportunidade de relacionamentos com a intenção de testemunhar e falar do amor de Cristo.

O tempo que estive morando na igreja foi muito bom e bem acolhida. Porém, estou na Romênia para pregar o evangelho, em tempo e fora de tempo. Para este fim, tomei essa decisão, uma maior imersão na cultura e na língua.

Mais uma despesa, €350, por mês. O aluguel por aqui é nesta moeda. Peço que ajudem em oração e na divulgação do projeto para o despertar de mais parceiros financeiros.

DIA DAS CRIANÇAS NA ROMENIA

Aconteceu no dia 01 de junho. Fizemos uma festa com as crianças de Limanu. Houve história com o plano de salvação, muitas brincadeiras e bagunça. Um dia muito alegre com elas.

ESTOU MUITO FELIZ!

Deus tem me agraciado com dias abençoados nestas belas duas cidades: Mangália e Limanu. São dois lugares lindos. A natureza é deslumbrante! Há diversos tipos de flores e frutos naturais por toda cidade. Ando pelas ruas, parece que estou num filme. O inverno passou e as duas cidades onde trabalho estão pintadas de diversas cores. São tantas flores silvestres e rosas grandes que meus olhos não conseguem apreciar todas. Estamos na primavera, meu coração floresce a cada dia junto com as árvores e roseiras. O povo é agradável e hospitaleiro. A alegria da primavera se vê refletida no rosto deles e em suas casas. É uma abundância de beleza! Deus em toda sua formosura se revela por meio da natureza e nos ensina por meio de cada estação. Tenho vivido a realidade deste texto: “Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração.” (Sl. 37:4)

Por fim, permaneçam em oração por nós e por todo o trabalho missionário aqui na Romênia. Que o Senhor nos dê sabedoria para anunciar o evangelho e acolher aos necessitados que vierem até nós. Que os corações daqueles a quem servimos na igreja, de Mangália e Limanu, seja cheio da presença e do poder do Espírito Santo.

Em Cristo Jesus, por ele, para ele e por meio dele!

La revedere, fraților mei!

Simone Rosa
Nome na Romênia: SimonA

Fonte: Apmt em 18/06/24 https://apmt.org.br/blog/12528-simone-rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *