sábado, 16 de abril de 2022

POR QUE NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO?


 

Por que NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO?

Romanos 1.14-17

Na atualidade “há os que se envergonham do evangelho, os que são a vergonha do evangelho e os que não se envergonham do evangelho”.

O evangelho que Paulo anunciou a igreja de Roma, foi o evangelho prometido pelos profetas do Antigo Testamento e revelado aos Apóstolo do Novo Testamento.Por que Paulo sequer teria sido tentado a envergonhar-se do evangelho ao planejar sua viagem para Roma? Ele confiava em sua mensagem e nos deu várias razões por que não se envergonhava do Evangelho.

1 – PORQUE É O EVANGELHO DE DEUS (Rm 1.1, 16ª)

Ao levar em conta, todos os fatores que circundavam o apóstolo Paulo, poderíamos perguntar: Por que Paulo seria tentado a envergonhar-se do evangelho ao planejar sua viagem para Roma? Paulo deseja ir a Roma para compartilhar o evangelho. Alguns podiam objetar que não havia nada a receber de um pregador cristão. Eles tinham muitos deuses. Tinham o poder político. Tinham riquezas e glórias humanas. E nesse contexto que Paulo diz: “Eu não me envergonho do evangelho”.

                Paulo, o maior bandeirante do cristianismo, não se envergonhou do evangelho. Porque o evangelho, não emana da terra, mas do céu; não procede de homens, mas de Deus; não é fruto da lucubração humana, mas da revelação divina. O evangelho é a boa-nova do amor de Deus ao homem(1.16,17); é a boa notícia do perdão de Deus ao pecador. No evangelho resplandecem tanto o amor quanto a justiça de Deus.

A condição para a salvação do judeu e do gentio é a mesma: a fé em Cristo. — O resultado do evangelho (1.17). O evangelho produz não apenas fé salvadora, mas também fé santificadora. O justo viverá pela fé. O justo é salvo pela fé, vive pela fé, vence pela fé e caminha de fé em fé.

2- PORQUE O EVANGELHO É PODEROSO (1.16)

Precisamos definir melhor o que é o evangelho. Antes de analisar o que é, veremos o que não é o evangelho.

O evangelho que Paulo anuncia não é o evangelho da prosperidade,não está centralizado em milagres e prodígios. O evangelho que Paulo anuncia não é o evangelho do descompromisso com o senhorio de Cristo. Hoje temos visto muita adesão e pouca conversão. Muito ajuntamento e pouco quebrantamento. Muito barulho carnal e pouco choro pelo pecado. Os crentes entram para o evangelho, mas o evangelho não entra neles. Muitos estão vivendo um evangelho customizado, mas não o evangelho de Cristo.

Este evangelho é o da onipotência divina (1.16), operando para a salvação. O evangelho é o poder de Deus para a salvação. O evangelho não é um poder destruidor, mas salvador. Mas, o evangelho estabelece uma condição clara para a salvação: a fé em Cristo.

O evangelho entra em todas as culturas e quebra o muro de separação entre os povos. Entrou no palácio de Nero e conquistou o coração dos soldados da guarda pretoriana. O evangelho conquistou o coração do povo romano. Em poucos anos, o evangelho havia dominado o mundo. O evangelho entrou nas muralhas de concreto do comunismo. Penetrou nas prisões e libertou os encarcerados, e hoje continua libertando o homem das garras do diabo.

3- PORQUE O EVANGELHO É EFICAZ (1.17)

O apóstolo Paulo menciona algumas verdades importantes aqui, que o evangelho é o poder de Deus para a salvação porque nele se revela a justiça de Deus (1.17). Paulo diz que a ira de Deus se revela contra toda impiedade e perversão dos homens (1.18), mas a justiça de Deus se revela no evangelho (1.17).

A justificação é mais do que perdão. Cristo não apenas cancelou a nossa dívida, pagando-a completamente por meio do seu sacrifício substitutivo, mas também Deus depositou em nossa conta a infinita justiça de Cristo, de tal forma que estamos completamente quites com a lei e com a justiça divina. O perdão é a imputação da nossa dívida a Cristo. A justificação é a imputação da justiça de Cristo a nós. A justiça de Deus é recebida pela fé, e não operada pelas obras. O justo vive pela fé. A nossa justiça não é a nossa própria, mas a justiça de Cristo a nós imputada e por nós recebida mediante a fé.

Portanto, meus irmãos é tempo de nos levantarmos e proclamarmos o evangelho, porque ele é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer em Jesus Cristo.

(Ext. ad. do comentário de Romanos do pastor H. D. Lopes)

Pr. Eli Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *