terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Breves conselhos se você está pensando em deixar sua igreja – Mark Dever


AntesDeDeixarSuaIgreja

Sabemos que muitos dos leitores do VE foram despertados para o Evangelho, mas se encontram em igrejas onde o mesmo não aconteceu. Já postamos uma série de Bobby Jamieson, do ministério 9Marks, onde ele fala sobre a dificuldade (quase impossibilidade) de se mudar uma igreja, sem mudar o púlpito ou sem causar divisão:
  1. Porque Você Não Pode Mudar Sua Igreja
  2. Quando você pode mudar sua igreja?
  3. Como Mudar Sua Igreja
  4. Como Viver Com o Que Você Não Consegue Mudar
Também postamos recomendações por Mark Dever e R. W. Glenn do que procurar em uma nova igreja. Mas e sair? O que fazer antes de deixar sua igreja? Mark Dever dá breves conselhos em seu livreto O que é uma Igreja Saudável? (leitura essencial para quem quer achar uma igreja saudável). Um presente do ministério Fiel para você

Antes da decisão final

1. Ore.
2. Informe ao seu pastor o que você está pensando, antes de mudar para outra igreja ou tomar sua decisão de mudar-se para outra cidade. Peça-lhe conselhos.
3. Analise seus motivos. Você deseja sair da igreja por causa de conflito pessoal e pecaminoso ou desapontamento? Se for por causa de razões doutrinárias, essas doutrinas são questões importantes?
4. Faça tudo que puder para restabelecer qualquer relacionamento rompido.
5. Assegure-se de levar em conta todas as “evidências da graça” que você tem visto na igreja — ocasiões em que a obra de Deus é evidente. Se você não pode observar qualquer evidência da graça de Deus, talvez deva examinar outra vez seu próprio coração (Mt 7.3-5).
6. Seja humilde. Reconheça que você não dispõe de todos os fatos e avalie amavelmente as pessoas e as circunstâncias (proporcione-lhes o benefício da dúvida).

Se você for de fato sair

1. Não divida o corpo.
2. Tenha muito cuidado para não mostrar descontentamento mesmo entre seus amigos mais achegados. Lembre-se: você não quer nada que obstrua o crescimento espiritual deles na igreja. Rejeite qualquer desejo por fofoca (às vezes referida como “expressar seus pensamentos” ou “dizer como se sente”).
3. Ore em favor e abençoe a igreja e a sua liderança. Descubra maneiras de tornar isso prático.
4. Se você foi magoado, perdoe, assim como você foi perdoado.
Extraído do livro “O que é uma igreja saudável?”. Copyright © Editora Fiel 2009.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Deixe o seu comentário no O Agreste Presbiteriano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *