O portal oferece duas ideias para sua igreja colocar em prática neste fim de semana. São ideias simples, mas que vão ajudar sua comunidade a adorar a Deus com compromisso social e a dialogar com os “pequeninos” sobre o reino de Deus.
1. Culto “Luz para os meus pés” (sobre pobreza e corrupção):
Dia 17 deste mês é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O Desafio Miquéias (uma articulação mundial de igrejas e organizações cristãs contra a pobreza) está encorajando comunidades cristãs a reservarem este domingo para orar e meditar a respeito do tema. A liturgia elaborada é baseada no versículo “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119.105). Precisamos saber o que Deus pensa sobre a corrupção, o comportamento ético e a integridade. É ele quem traz a luz à igreja, aos governos e ao mundo dos negócios.
Para simplificar a organização do culto, os recursos estão divididos em 3 seções. Cada seção tem uma folha de recursos e ideias para ajudá-los:
Orar: sugestões para orar sobre assuntos relacionados com a pobreza;
Refletir: histórias de corrupção e campanhas internacionais, com motivos que ajudam a orientar as orações.
Agir: exemplos de compromissos que podem ser assumidos, individualmente e pela congregação, para promover a luz de Deus na terra.
Baixe aqui a liturgia traduzida pela organização cristã Tearfund.
2. Como dialogar com as crianças sobre a vida no reino de Deus
Imagine-se diante de uma criança de nove anos, muito séria e compenetrada, dizendo para você isto:
“Eu acho que para ter uma vida boa em primeiro lugar precisamos de Deus e devemos ter o espírito como o de uma criança. Deus sempre quis nos dar a vida boa, então o que nós precisamos para ter esta vida boa é: paz, amor e esperança. Precisamos ser como as ovelhas, não seguir os estranhos e sim a Jesus que quer nos dar a vida eterna.”
Estas são as palavras da Vitória Regina Barros da Silva, menina linda por dentro e por fora, que participou de uma roda de conversa sobre “O que é vida plena” nas dependências de um projeto social, num bairro periférico de Viçosa (MG).
Qualquer um de nós pode promover estes momentos com as crianças, praticar o “deixar vir a mim as criancinhas” de Jesus e ainda sair edificado com a simplicidade e alegria com as quais elas encaram encontros com o “bom pastor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário