segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MORRE MÉDICO MISSIONÁRIO BOB FOSTER

No domingo passado, 8 de janeiro de 2012, faleceu em Lubango, Angola, o Dr. Bob Foster, aos 87 anos.

Dr. Bob Foster era filho de missionários que trabalhavam com a tradução da Bíblia no interior da Zâmbia no início do século passado, pagando um enorme preço para fazê-lo naquela época. Só como exemplo das dificuldades enfrentadas, dois de seus filhos, irmãos do Dr. Bob Foster, portanto, faleceram de meningite sem possibilidade de atendimento médico ou tratamento naquela época. Dr. Bob na sua adolescência foi enviado para o Canadá devido a essas dificuldades na África daquele tempo, e para ter melhor possibilidades de estudos, tendo ficado por 7 anos sem se encontrar com seus pais! Mesmo diante dessas enormes dificuldades, Dr. Bob sentiu desde pequeno o desejo de ser, um dia, um médico missionário na África.

O Senhor abriu as portas para que ele estudasse medicina no Canadá mesmo sem recursos financeiros para fazê-lo, e logo após o término de sua residência, nos Estados Unidos, partiu para Zâmbia com sua esposa, como médico cirurgião missionário.

Na Zâmbia, Dr. Bob passou duas décadas, tendo a energia e dedicação para abrir dois hospitais em zonas rurais, onde realizou literalmente milhares de cirurgias, salvando sabe-se lá quantas vidas, sempre aliando o trabalho médico à proclamação da palavra de Deus.
Depois de todo seu trabalho na Zâmbia, Dr. Bob Foster teve a coragem de ir com sua família para Angola, mesmo sabendo da guerra civil naquele país, por onde serviu vários anos, inicialmente construindo o hospital de Cavango, depois trabalhando no hospital de Caluquembe, e posteriormente mobilizando recursos para a construção do hospital em Lubango.

Esse último hospital, o Centro Evangélico de Medicina do Lubango, em Angola, tem como lema “Saúde e Esperança através de Jesus Cristo”, levando a mensagem da salvação plena em Jesus àqueles que procuram o hospital, muitas vezes vindo de longínquas regiões de Angola, para receber atendimento médico de qualidade. Ali serve atualmente como cirurgião seu filho mais velho, Dr. Steve Foster, nacionalmente conhecido em Angola como o Dr. Estêvão.

Paralelamente ao serviço médico, Dr. Bob Foster abriu um número incontável de igrejas nos lugares onde passou, além de ter servido de mentor e catalisador para que um grande número de missionários seguissem seus passos missionários no interior da África.
Dr. Bob também foi diretor internacional da missão SIM (Servindo em Missão), antiga AEF (Africa Evangelical Fellowship), tendo aberto trabalho missionário pioneiro em alguns países no sul da África.

Em 2010, Dr. Bob e sua esposa Belva se mudaram novamente para Angola, já com a saúde debilitada, para viverem seus últimos dias em sua amada África, ao lado de seus queridos que moram ali.

Dr. Bob deixa sua esposa Belva, após 63 anos casados, cuja saúde também está frágil, e seus sete filhos, quatro deles missionários em Angola, um missionário em Moçambique, e uma outra trabalhando nos Estados Unidos com agências humanitárias que servem o povo africano. Deixa também 17 netos, alguns dos quais também servindo no campo missionário africano, e 5 bisnetos.

Deixa também, além de toda a obra que permanece, um enorme exemplo de dedicação e serviço missionário ao sofrido povo africano.

Seu testemunho está descrito na sua biografia “Espada e Bisturi”, publicado no Brasil pela Editora Descoberta, cuja leitura edifica, desperta e desafia.

Foto: Dr. Robert Livingston (Bob) Foster, 1924-2012

_________
Eduardo Ferreira é médico, esposo de Norinha, pai de David, Paula e Rachel e pastor da Comunidade Evangélica Caverna de Adulão, de Belo Horizonte (MG). Eduardo serviu como médico missionário por dois anos em Lubango, Angola, em um hospital dirigido pelo Dr. Steve Foster, filho de Bob Foster, e ajudou na tradução de sua biografia, "A Espada e o Bisturi", lançada pela editora Descoberta

Fonte: Ultimato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *