sexta-feira, 9 de setembro de 2022

A Vida de Dwight Lyman Moody



Célebre ganhador de almas (1837-1899)

Tudo aconteceu durante uma das famosas campanhas de Moody e Sankey para salvar almas. A noite de uma se­gunda-feira tinha sido reservada para um discurso dirigido aos materialistas. Carlos Bradlaugh, campeão do ceticis­mo, então no zênite da fama, ordenou que todos os membros dos clubes que fundara assistissem à reunião. Assim, cerca de 5000 homens, resolvidos a dominar o culto, entraram e ocuparam todos os bancos.

Moody pregou sobre o texto: ” A rocha deles não é como a nossa Rocha, sendo os nossos próprios inimigos os juizes” (Deuteronômio 32.31).

“Com uma rajada de incidentes pertinentes e como­ventes das suas experiências com pessoas presas ao leito de morte, Moody deixou que os homens julgassem por si mes­mos quem tinha melhor alicerce sobre o qual deviam ba­sear sua fé e esperança. Sem querer, muitos dos assistentes tinham lágrimas nos olhos. A grande massa de homens, demonstrando o mais negro e determinado desafio a Deus estampado nos seus rostos, encarou o contínuo ataque de Moody aos pontos mais vulneráveis, isto é, o coração e o lar.

“Ao findar, Moody disse: ‘Levantemo-nos para cantar: Oh! vinde vós aflitos! e, enquanto o fazemos, os porteiros abram todas as portas para que possam sair todos os que quiserem. Depois faremos o culto, como de costume, para aqueles que desejarem aceitar o Salvador.’ Uma das pes­soas que assistiu a esse culto, disse: ‘Eu esperava que todos saíssem imediatamente, deixando o prédio vazio. Mas a grande massa de cinco mil homens se levantou, cantou e assentou-se de novo; nenhum deles deixou seu assento!’

“Moody, então disse: ‘Quero explicar quatro palavras: Recebei, crede, confiai, aceitai.’ Um grande sorriso passou de um a outro em todo aquele mar de rostos. Depois de fa­lar um pouco sobre a palavra recebei, fez um apelo: ‘Quem quer recebê-lo? É somente dizer: Quero.’ Cerca de cin­qüenta dos que estavam em pé e encostados às paredes, responderam: ‘Quero’, mas nenhum dos que estavam sen­tados. Um homem exclamou: ‘Eu não posso’, ao que Moo­dy replicou: ‘Falou bem e com razão, amigo; foi bom ter fa­lado. Escute e depois poderá dizer: Eu posso’. Moody en­tão explicou o sentido da palavra crer e fez o segundo ape­lo: ‘Quem dirá: Quero crer nele?’ De novo alguns dos ho­mens que estavam em pé responderam, aceitando, mas um dos chefes dirigente dum clube, bradou: ‘Eu não quero!’ Moody, vencido pela ternura e compaixão, respondeu com voz quebrantada: ‘Todos os homens que estão aqui esta noite têm de dizer: Eu quero ou Eu não quero’.

“Então, levou todos a considerarem a história do Filho Pródigo, dizendo: ‘A batalha é sobre o querer – só sobre o querer. Quando o Filho Pródigo disse: Levantar-me-ei a luta foi ganha, porque alcançara o domínio sobre a sua própria vontade. É com referência a este ponto que depen­de tudo hoje. Senhores, tendes aí em vosso meio o vosso campeão, o amigo que disse: Eu não quero . Desejo que to­dos aqui, que acreditam que esse campeão tem razão le­vantem-se e sigam o seu exemplo, dizendo: Eu não quero.’ Todos ficaram quietos e houve grande silêncio até que, por fim, Moody interrompeu, dizendo: ‘Graças a Deus! Ninguém diz: Eu não quero. Agora quem dirá: Eu quero? Instantaneamente parece que o Espírito Santo tomou con­ta do grande auditório de inimigos de Jesus Cristo, e cerca de quinhentos homens puseram-se de pé, as lágrimas ro­lando pelas faces e gritando: ‘Eu quero! Eu quero!’ Clama­ram até que todo o ambiente se transformou. A batalha foi ganha.

“O culto terminou sem demora, para que se começasse a obra entre aqueles que estavam desejosos de salvação. Em oito dias, cerca de dois mil foram transferidos das filei­ras do inimigo para o exército do Senhor, pela rendição da vontade. Os anos que se seguiram provaram a firmeza da obra, pois os clubes nunca se ergueram. Deus, na sua mise­ricórdia e poder, os aniquilou por seu Evangelho.”

Um total de quinhentas mil preciosas almas ganhas para Cristo, é o cálculo da colheita que Deus fez por inter­médio de seu humilde servo, Dwight Lyman Moody. R. A. Torrey, que o conheceu intimamente, considerava-o, com razão, o maior homem do século XIX, isto é, o homem mais usado por Deus para ganhar almas.

Não é exagero dizer que, hoje em dia, muitas décadas depois de sua morte, os crentes se referem ao seu nome mais do que a qualquer outro nome depois dos tempos dos apóstolos.

Que ninguém julgue, contudo, que D. L. Moody era grande em si mesmo ou que tinha oportunidades que os de­mais não têm. Seus antepassados eram apenas lavradores que viveram por sete gerações, ou duzentos anos, no vale do Connecticut, nos Estados Unidos. Dwight nasceu a 5 de fevereiro de 1837, de pais pobres, o sexto entre nove filhos. Quando era ainda pequeno, seu pai faleceu e os credores tomaram conta do que ficou, deixando a família destituída de tudo, até da lenha para aquecer a casa em tempo de in­tenso frio.

Não há história que comova e inspire tanto quanto a daqueles anos de luta da viúva, mãe de Dwight. Poucos meses depois da morte de seu marido, nasceram-lhe gê­meos e o filho mais velho tinha apenas doze anos. O conse­lho de todos os parentes foi que ela entregasse os filhos para outros criarem. Mas com invencível coragem e santa dedicação a seus filhos, ela conseguiu filhos no próprio lar. Guarda-se ainda, como tesouro pre­cioso, sua Bíblia com as palavras de Jeremias 49.11 subli­nhadas: “Deixa os teus órfãos, eu os conservarei em vida; e confiem em mim tuas viúvas.”

– “Pode-se esperar outra coisa a não ser que os filhos fi­cassem ligados à mãe e que crescessem para se tornarem homens e mulheres que conhecessem o mesmo Deus que ela conhecia?” – Assim se expressou Dwight, ao lado do ataúde quando ela faleceu com a idade de noventa anos: “Se posso conter-me, quero dizer algumas palavras. É grande honra ser filho de uma mãe como ela. Já viajei mui­to, mas nunca encontrei alguém como ela. Ligava a si seus filhos de tal maneira que representava um grande sacrifí­cio para qualquer deles afastar-se do lar. Durante o pri­meiro ano depois que meu pai faleceu, ela adormecia todas as noites chorando. Contudo, estava sempre alegre e ani­mada na presença dos filhos. As saudades serviam para chegá-la mais perto de Deus. Muitas vezes eu me acordava e ela estava orando, às vezes, chorando. Não posso expres­sar a metade do que desejo dizer. Aquele rosto, como é querido! Durante cinqüenta anos não senti gozo maior do que o gozo de voltar a casa. Quando estava ainda a setenta e cinco quilômetros de distância, já me sentia tão inquieto e desejoso de chegar que me levantava do assento para passear pelo carro até o trem chegar à estação… Se chega­va depois de anoitecer, sempre olhava para ver a luz na ja­nela da minha mãe. Senti-me tão feliz esta vez por chegar a tempo de ela ainda me reconhecer! Perguntei-lhe: -‘Mãe, me conhece?’ Ela respondeu: – ‘Ora, se eu te conhe­ço!’ Aqui está a sua Bíblia, assim gasta, porque é a Bíblia do lar; tudo que ela tinha de bom veio deste livro e foi dele que nos ensinou. Se minha mãe foi uma bênção para o mundo é porque bebia desta fonte. A luz da viúva brilhou do outeiro durante cinqüenta anos. Que Deus a abençoe, mãe; ainda a amamos! Adeus, por um pouco, mãe!”

Ao contemplar o êxito de Dwight L. Moody, somos constrangidos a acrescentar: – Quem pode calcular as pos­sibilidades de um filho criado num lar onde os pais amam sinceramente ao Pai celestial a ponto de chamar diariamente todos os filhos para escutarem a sua voz na leitura da Bíblia e reverentemente clamarem a Ele em oração? Todos os filhos da viúva Moody assistiam aos cultos nos domingos; levavam merenda para passar o dia inteiro na igreja. Tinham de ouvir dois prolongados sermões e, no intervalo, assistir à Escola Dominical. Dwight, depois de trabalhar a semana inteira, achava que sua mãe exigia de­mais obrigando-o a assistir aos sermões, os quais não com­preendia. Mas, por fim, chegou a ser agradecido a essa boa mãe pela dedicação nesse sentido.

Com a idade de dezessete anos, Moody saiu de casa para trabalhar na cidade de Boston, onde achou emprego na sapataria de um seu tio. Continuou a assistir aos cultos, mas ainda não era salvo.

Notai bem, os que vos dedicais à obra de ganhar almas: não foi num culto que Dwight Moody foi levado ao Salva­dor. Seu professor da Escola Dominical, Eduardo Kimball, conta:

“Resolvi falar-lhe acerca de Cristo e de sua alma. Vaci­lei um pouco em entrar na sapataria, não queria embara­çar o moço durante as horas de serviço. Por fim, entrei, re­solvido a falar sem mais demora. Achei Moody nos fundos da loja, embrulhando calçados. Aproximei-me logo dele e, colocando a mão sobre seu ombro, fiz o que depois parecia-me um apelo fraco, um convite para aceitar a Cristo. Não me lembro do que eu disse, nem mesmo Moody podia lembrar-se alguns anos depois. Simplesmente falei do amor de Cristo para com ele, e o amor que Cristo esperava dele, de volta. Parecia-me que o moço estava pronto para receber a luz que o iluminou naquele momento e, lá nos fundos da sapataria, entregou-se a Cristo.”

Na história dos crentes, através dos séculos, não há crente que fosse, no zelo, menos remisso e, no espírito, mais fervoroso em servir ao Senhor, desde a conversão até o dia da morte, do que Moody de Northfield. Quantas ve­zes depois, o senhor Kimball dava graças a Deus por não ter sido desobediente à visão celestial; qual teria sido o re­sultado se não tivesse falado ao moço naquela manhã na sapataria?!Era costume das igrejas daquela época, alugarem os as­sentos. Moody, logo depois da sua conversão, transbordan­do de amor para com seu Salvador, pagou aluguel de um banco, percorrendo as ruas, hotéis e casas de pensão solici­tando homens e meninos para enchê-lo em todos os cultos. Depois alugou mais um, depois outro, até conseguir encher quatro bancos, todos os Domingos. Mas isso não era sufi­ciente para satisfazer o amor que sentia para com os perdi­dos. Certo domingo visitou uma Escola Dominical em ou­tra rua. Pediu permissão para ensinar também, uma clas­se. O dirigente respondeu: “Há doze professores e dezesseis alunos, porém o senhor pode ensinar todos os alunos que conseguir trazer à escola.” Foi grande a surpresa de todos quando Moody, no domingo seguinte, entrou com dezoito meninos da rua, sem chapéu, descalços e de roupa suja e esfarrapada, mas, como ele disse: “Todos com uma alma para ser salva.” Continuou a levar cada vez mais alunos à Escola até que, alguns domingos depois, no prédio não ca­biam mais; então resolveu abrir outra escola em outra par­te da cidade. Moody não ensinava, mas arranjava profes­sores, providenciava o pagamento do aluguel e de outras despesas. Em poucos meses essa Escola veio a ser a maior da cidade de Chicago. Não julgando conveniente pagar ou­tros para trabalhar no Domingo, Moody, cedo, pela ma­nhã, tirava as pipas de cerveja (outros ocupavam o prédio durante a semana), varria e preparava tudo para o funcio­namento da escola. Depois, então, saía para convidar alu­nos. Às duas horas, quando voltava de fazer os convites, achava o prédio repleto de alunos.

Depois de findar a escola, ele visitava os ausentes e convidava todos para ouvirem a pregação, à noite. No ape­lo, após o sermão, todos os interessados eram convidados a ficar para um culto especial, no qual tratavam individual­mente com todos. Moody também participava nessa co­lheita de almas.

Antes de findar o ano, 600 alunos, em média, assistiam à Escola Dominical, divididos em 80 classes. A seguir a as­sistência subiu a 10000 e, às vezes, a 1500.

O êxito de Moody na Escola Dominical atraiu a aten­ção de outros que se interessavam pelo mesmo trabalho.De vez em quando era convidado a participar nas grandes convenções das Escolas Dominicais. Certa vez, depois de Moody haver falado numa convenção, um orador censu­rou-o severamente por não saber dirigir-se a um auditório. Moody foi para a frente, e depois de explicar que reconhe­cia não ser instruído, agradeceu ao ministro por ter mos­trado seus defeitos e pediu-lhe que orasse a Deus para que o ajudasse a fazer o melhor que pudesse.

Ao mesmo tempo que Moody se aplicava à Escola Do­minical com tais resultados, esforçava-se, também, no co­mércio todos os dias. O grande alvo da sua vida era vir a ser um dos principais comerciantes do mundo, um multi­milionário. Não tinha mais de 23 anos e já tinha ajuntado 7000 dólares! Mas seu Salvador tinha um plano ainda mais nobre para seu servo.

Certo dia, um dos professores da Escola Dominical en­trou na sapataria onde Moody negociava. Informou-o de que estava tuberculoso e que, desenganado pelo médico, resolvera voltar para Nova Iorque e aguardar a morte. Confessou-se muito perturbado, não porque tinha de mor­rer, mas porque até então não conseguira levar ao Salvador nenhuma das moças da sua classe da Escola Dominical. Moody, profundamente comovido, sugeriu que visitassem juntos as moças em suas casas, uma por uma. Visitaram uma, o professor falou-lhe seriamente acerca da salvação da sua alma. A moça deixou seu espírito leviano e começou a chorar, entregando-se ao seu Salvador. Todas as outras moças que foram visitadas naquele dia fizeram o mesmo.

Passados dez dias, o professor foi novamente à sapata­ria. Com grande gozo informou a Moody que todas as mo­ças se haviam entregado a Cristo. Resolveram então convi­dar todas para um culto de oração e despedida na véspera da partida do professor para Nova Iorque. Todos se ajoe­lharam e Moody, depois de fazer uma oração, estava para se levantar quando uma das moças começou, também, a orar. Todos oraram suplicando a Deus em favor do profes­sor. Ao sair Moody suplicou: “Ó Deus, permite-me morrer antes de perder a bênção que recebi hoje aqui!”Moody, mais tarde, confessou: “Eu não sabia o preço que tinha de pagar, como resultado de haver participado na evangelização individual das moças. Perdi todo jeito de negociar; não tinha mais interesse no comércio. Experi­mentara um outro mundo e não mais queria ganhar di­nheiro… Oh! delícia, a de levar uma alma das trevas deste mundo à gloriosa luz e liberdade do Evangelho!”

Então, não muito depois de casar-se, com a idade de vinte e quatro anos, Moody deixou um bom emprego com o salário de cinco mil dólares por ano, um salário fabuloso naquele tempo, para trabalhar todos os dias no serviço de Cristo, sem ter promessa de receber um único cêntimo. De­pois de tomar essa resolução, apressou-se em ir à firma B. F. Jacobs & Cia., onde, muito comovido, anunciou: – “Já resolvi empregar todo o meu tempo no serviço de Deus!” -“Como vai manter-se?” – “Ora, Deus me suprirá de tudo, se Ele quiser que eu continue; e continuarei até ser obriga­do a desistir.”

É muito interessante notar o que ele escreveu não mui­to depois, a seu irmão Samuel: “Caro irmão: As horas mais alegres que já experimentei na terra foram as que passei na obra da Escola Dominical. Samuel, arranja uma classe de moços perdidos leva-os à Escola Dominical e pede a Deus sabedoria, e instrui-os no caminho da vida eterna!” Ao mesmo tempo em que Moody descrevia a sua alegria, foi obrigado a deixar a pensão, a alimentar-se mais simples­mente e a dormir num dos bancos do salão.

Acerca de seu desprendimento pelo dinheiro, R. A. Tor-rey fez esta observação: “Ele (Moody) disse-me que, se ti­vesse aceitado lucros provenientes da venda dos hinários por ele publicados, eles somariam um milhão de dólares. Porém Moody recusou-se a tocar naquele dinheiro, embora por direito fosse seu… Numa certa cidade visitada por Moody nos últimos dias de sua vida, estando eu em sua companhia, foi publicamente anunciado que ele não acei­taria qualquer recompensa por seus serviços. O fato era que ele quase não tinha outros meios de sustento senão aquilo que recebia nas suas conferências, todavia ele não comentou o anúncio feito, mas saiu daquela cidade sem re­ceber um centavo sequer pelo seu árduo trabalho; e, pare­ce-me, que foi ele mesmo quem pagou sua conta no hotel onde se hospedara.”

A parte da biografia de D. L. Moody que trata dos pri­meiros anos do seu ministério está repleta de proezas feitas na carne. Mencionamos aqui apenas uma, isto é, o fato de Moody fazer 200 visitas em um só dia. Ele mesmo mais tarde se referia àqueles anos como uma manifestação do “zelo de Deus, mas sem entendimento”, acrescentando: Há, contudo muito mais esperança para o homem com zelo e sem entendimento do que para o homem de entendi­mento sem zelo.”

Rompeu a tremenda Guerra Civil e Moody chegou com os primeiros soldados ao acampamento militar onde ar­mou uma grande tenda para os cultos. Depois ajuntou di­nheiro e levantou um templo onde dirigiu 1500 cultos du­rante a guerra. Uma pessoa que o conhecia assim comen­tou sua ação: “Moody precisa estar constantemente em to­dos os lugares, dia e noite, nos domingos e todos os dias da semana; orando, exortando, tratando com os soldados acerca das suas almas, regozijando-se nas oportunidades abundantes de trabalhar no grande fruto ao seu alcance por causa da guerra.”

Depois de findar a guerra, dirigiu uma campanha para levantar em Chicago um prédio para os cultos, com capa­cidade para três mil pessoas. Quando, mais tarde esse edifício foi destruído por um incêndio, ele e dois outros ini­ciaram outra campanha, antes de os escombros haverem esfriado, para levantar novo edifício. Trata-se do Farwell Hall II, que se tornou um grande centro religioso em Chi­cago. O segredo desse êxito foram os cultos de oração que se realizavam diariamente, ao meio-dia, precedidos por uma hora de oração de Moody, escondido no vão debaixo da escada.

No meio desses grandes esforços, Moody resolveu, ines­peradamente, fazer uma visita à Inglaterra.

Em Londres, antes de tudo, foi ouvir Spurgeon pregar no Metropolitan Tabernacle. Já tinha lido muito do que “o príncipe dos pregadores” escrevera, mas ali pôde verificar que a grande obra não era de Spurgeon, mas de Deus, e saiu de lá com uma outra visão.

Visitou Jorge Müller e o orfanato em Bristol. Desde aquele tempo a Autobiografia de Müller exerceu tanta in­fluência sobre ele como já o tinha feito “O Peregrino”, de Bunyan.

Entretanto, nessa viagem, o que levou Moody a buscar definitivamente uma experiência mais profunda com Cris­to, foram estas palavras proferidas por um grande ganha­dor de almas de Dubim, Henrique Varley: “O mundo ain­da não viu o que Deus fará com, para, e pelo homem intei­ramente a Ele entregue.” Moody disse consigo mesmo: “E­le não disse por um grande homem, nem por um sábio, nem por um rico, nem por um eloqüente, nem por um inte­ligente, mas simplesmente por um homem. Eu sou um ho­mem, e cabe ao homem mesmo resolver se deseja ou não consagrar-se assim. Estou resolvido a fazer todo o possível para ser esse homem.” Apesar de tudo isso, Moody, depois de voltar à América, continuava a se esforçar e a empregar métodos naturais. Foi nessa época que a cidade de Chicago foi reduzida a cinzas no pavoroso incêndio de 1871.

Na noite do início do pavoroso incêndio, Moody pregou sobre este tema: – “Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo?” Ao concluir seu sermão, ele disse ao auditório, o maior a que pregara em Chicago: “Quero que leveis esse texto para casa e nele mediteis bem durante a semana e no domingo vindouro iremos ao Calvário e à cruz e resolvere­mos o que faremos de Jesus de Nazaré.”

– “Como errei!” disse Moody, depois. – “Não me atrevo mais a conceder uma semana de prazo ao perdido para de­cidir sobre a salvação. Se se perderem serão capazes de se levantar contra mim no dia do juízo. Lembro-me bem de como Sankey cantou e como sua voz soou quando chegou a estrofe de apelo: “O Salvador chama para o refúgio. Rom­pe a tempestade e breve vem a morte.”

“Nunca mais vi aquele auditório. Ainda hoje desejo chorar… Prefiro ter a mão direita decepada, a conceder ao auditório uma semana para decidir o que fará de Jesus. Muitos me censuram dizendo: – “Moody, o senhor quer que o povo se decida imediatamente. Por que não lhe dá tempo para consultar?”

“Tenho pedido a Deus muitas vezes que me perdoe por ter dito naquela noite que podiam passar oito dias para considerar, e se Ele poupar minha vida não o farei de novo.”

O grande incêndio rugiu e ameaçou durante quatro dias; consumindo Farwell Hall, o templo de Moody e a sua própria residência. Os membros da igreja foram todos dis­persos. Moody reconheceu que a mão de Deus o castigara para o ensinar, e isso tornou-se para ele motivo de grande regozijo.

Foi a Nova Iorque, a fim de granjear dinheiro para os flagelados do grande sinistro. Acerca do que se passou, ele mesmo escreveu: “Não sentia o desejo no coração de solici­tar dinheiro. Todo o tempo eu clamava a Deus pedindo que me enchesse do seu Espírito. Então, certo dia, na cida­de de Nova Iorque – Ah! que dia! Não posso descrevê-lo, nem quero falar no assunto; é experiência quase sagrada demais para ser mencionada. O apóstolo Paulo teve uma experiência acerca da qual não falou por catorze anos. Pos­so apenas dizer que Deus se revelou a mim e tive uma ex­periência tão grande do seu amor que tive de rogar-lhe que retirasse de mim sua mão. Voltei a pregar. Os sermões não eram diferentes; não apresentei outras verdades; contudo, centenas se converteram. Não quero voltar para viver de novo como vivi outrora nem que eu pudesse possuir o mun­do inteiro.”

Acerca dessa experiência, um de seus biógrafos acres­centou: “O Moody que andava na rua parecia outro. Nun­ca jamais bebera mosto, mas então conhecia a diferença entre o júbilo que Deus dá e o falso júbilo de Satanás. En­quanto andava, parecia-lhe que um pé dizia a cada passo, ‘Glória!’ e o outro respondia, ‘Aleluia!’. O pregador rom­peu em soluços, balbuciando: ‘Ó Deus, constrange-nos an­dar perto de ti para todo o sempre.'”

Sobre o mesmo acontecimento, ainda outro escreveu o seguinte: “O fruto da sua pregação tinha sido pequeno. Angustiado em espírito, ele andava pelas ruas da grande cidade de noite orando: ‘Ó Deus unge-me com teu Espírito!’ – Deus ouviu e concedeu-lhe lá mesmo na rua, aquilo por que rogava. Sua vida anterior era como se experimen­tasse puxar água dum poço que parecia seco. Fazia funcio­nar a bomba com toda a força, mas tirava muito pouca água. Agora Deus fez sua alma como um poço artesiano onde nunca falta água. Assim chegou a compreender o que significam as palavras: “A água que eu lhe der, virá a ser nele uma fonte de água que mana para a vida eterna.”

O Senhor supriu dinheiro para Moody construir um edifício provisório para realizar os cultos em Chicago. Era de madeira rústica, forrado de papel grosso para evitar o frio; o teto era sustentado por fileiras de estacas colocadas no centro. Nesse templo provisório realizaram-se os cultos, durante três anos, no meio dum deserto de cinzas. A maior parte do trabalho de construção fora feita pelos membros que moravam em ranchos ou mesmo em lugares escavados por debaixo das calçadas das ruas. Ao primeiro culto assis­tiram mais de mil crianças com seus respectivos pais!

Esse templo provisório serviu de morada para Moody e Sankey, seu evangelista-cantor; eram tão pobres como os outros em redor, mas tão cheios de esperança e gozo que conseguiram levar muitos a Cristo e se tornarem ricos, apesar de nada possuírem. Onda após onda de avivamento passou sobre o povo. Os cultos continuavam dia e noite, quase sem cessar, durante alguns meses. Multidões chora­vam seus pecados, às vezes dias inteiros e no dia seguinte, perdoados, clamavam e louvavam em gratidão a Deus. Homens e mulheres até então desanimados participavam do gozo transbordante de Moody, transformado pelo batis­mo com o Espírito Santo.

Não muito depois de haver construído o templo perma­nente (com assentos para 2000 pessoas – e sem endividar-se), Moody fez a sua segunda viagem à Inglaterra. Nos seus primeiros cultos nesse país, encontrou igrejas frias, com pouca assistência e o povo sem interesse nas suas mensagens. Mas a unção do Espírito, que Moody recebera nas ruas de Nova Iorque, ainda permanecia na sua alma e Deus o usou como seu instrumento para um avivamento mundial.

Não desejava métodos sensacionais, mas usou os mesmos métodos humildes até o fim da vida: sermão dirigido direto aos ouvintes; aplicação prática da mensagem do Evangelho à necessidade individual; solos cantados sob a unção do Espírito; apelo para que o perdido se entregasse imediatamente; uma sala no lado aonde levava os que se achavam em “dificuldades” em aceitar a Cristo; a obra que depois os salvos faziam entre os “interessados” e re­cém-convertidos; diariamente uma hora de oração ao meio-dia, e cultos que duravam dias inteiros.

O próprio Moody disse estas palavras: “Se estamos cheios do Espírito, e de poder, um dia de serviço com poder vale mais do que um ano de serviço sem esse poder.” Outra vez acrescentou: “Se estamos cheios do Espírito, ungidos, nossas palavras alcançarão os corações do povo.”

Na Inglaterra, as cidades de York, Senderland, Bishop, Auckland, Carlisle e Newcastle foram vivificadas como nos dias de Whitefield e Wesley. Na Escócia, em Edinburgh, os cultos se realizaram no maior edifício e “a cidade inteira ficou comovida.” Em Glasgow, a obra começou com uma reunião de professores da Escola Dominical, a que assistiram mais de 3000. O culto de noite foi anuncia­do para às 6,30, mas muito antes da hora marcada, o gran­de edifício ficou repleto e a multidão que não pôde entrar foi levada para as quatro igrejas mais próximas. Essa série de cultos transformou radicalmente a vida diária do povo. Na última noite Sankey cantou para 7000 pessoas que es­tavam dentro do edifício, e Moody, sem poder entrar no auditório, subiu numa carruagem e pregou a 20 mil pes­soas que se achavam congregadas do lado de fora. O coral cantou os hinos de cima dum galpão. Em um só culto mais de 2000 pessoas responderam ao apelo para se entregarem definitivamente a Cristo.

Durante o verão, pregou em Aberdeen, Montrose, Brechin, Forfar, Huntley, Inverness, Arbroath, Fairn, Nairn, Elgin, Ferres, Grantown, Keith, Rothesay e Campbel-town; muitos milhares assistiam a todos os cultos.

Na Irlanda, Moody pregou nos maiores centros com os mesmos resultados, como na Inglaterra e Escócia. Os cul­tos em Belfast continuaram durante quarenta dias. O últi­mo culto foi reservado para os recém-convertidos, que só podiam ter ingresso por meio de bilhetes, concedidos gra­tuitamente. Assistiram 2.300 pessoas. Belfast fora o centro de vários avivamentos, mas todos concordam em que nun­ca houvera um avivamento antes desse de resultados tão permanentes.

Depois da campanha na Irlanda, Moody e Sankey vol­taram à Inglaterra e dirigiram cultos inesquecíveis em Shefield, Manchester, Birgmingham e Liverpool. Durante muitos meses, os maiores edifícios dessas cidades ficaram superlotados de multidões desejosas de ouvirem a apresen­tação clara e ousada do Evangelho por um homem livre de todo o interesse e ostentação. O poder do Espírito se mani­festou em todos os cultos produzindo resultados que per­manecem até hoje.

O itinerário de Moody e Sankey na Europa, findou-se após quatro meses de cultos em Londres. Moody pregava alternadamente em quatro centros. Os seguintes algaris­mos nos servem para compreender algo da grandeza dessa obra durante os quatro meses: Realizaram-se 60 cultos em Agricultural Hall, aos quais um total de 720.000 pessoas assistiram; em Bow Road Hall, 60 cultos, aos quais 600.000 assistiram; em Camberwell Hall, 60 cultos, com a assistên­cia de 480.000; Haymarket Opera House, 60 cultos, 330.000; Vitória Hall, 45 cultos, 400.000 assistentes.

Como é glorioso acrescentar aqui o seguinte: “As dife­renças entre as denominações quase desapareceram. Pre­gadores de todas as igrejas cooperavam numa plataforma comum para a salvação dos perdidos. Abriram-se de novo as bíblias e houve um grande interesse pelo estudo da Pa­lavra de Deus.”

Quando Moody saiu dos Estados Unidos em 1873, era conhecido apenas em alguns Estados e tinha fama, apenas como obreiro de Escola Dominical e da Associação Cristã de Moços. Mas quando voltou da campanha na Inglaterra em 1875, era conhecido como o mais famoso pregador do mundo. Contudo continuou o mesmo humilde servo de Deus. Foi assim que uma pessoa que o conhecia intima­mente descreveu sua personalidade: “Creio que era a pes­soa mais humilde que jamais conheci… Ele não fingia hu­mildade. No íntimo do seu coração rebaixava-se a si mes-mo e superestimava os outros. Ele engrandecia outros ho­mens, e, sempre que possível arranjava para que eles pre­gassem. Fazia tudo para não aparecer.”

Ao chegar novamente aos Estados Unidos, Moody rece­beu convites, para pregar, de todas as partes do País. Sua primeira campanha (em Brooklyn) foi um modelo para to­das as outras. As denominações cooperavam; alugaram um prédio que comportava 3000 pessoas. O resultado foi uma grande e permanente obra.

Durante um período de vinte anos, ele dirigiu campa­nhas com grandes resultados nas maiores cidades dos Es­tados Unidos, Canadá e México. Em diversos lugares as campanhas duraram até seis meses. Em todos os lugares Moody proclamava clara e praticamente a mensagem do Evangelho.

Nas suas campanhas havia ocasiões que eram realmen­te dramáticas. Em Chicago, o Circo Forepaugh, com uma tenda de lona que tinha assentos para 10.000 pessoas e lu­gares para outras 10.000 em pé, anunciou representações para dois domingos. Moody alugou a tenda para os cultos de manhã, os donos achando muita graça em tal tentativa. Mas no primeiro culto a tenda ficou repleta. Foram tão poucos os que assistiram às representações do circo à tar­de, que os donos resolveram não fazer sessão no segundo domingo. Entretanto, o culto realizou-se sob a lona no se­gundo domingo, o calor era tanto que dava a impressão de matar a todos, porém 18.000 pessoas ficaram em pé, ba­nhados em suor e esquecidos do calor. No silêncio que rei­nava durante a pregação de Moody, o poder desceu e cen­tenas foram salvos. Acerca de um desses cultos certo assis­tente deu estas impressões:

“Nunca jamais me esquecerei de certo sermão que Moody pregou. Foi no Circo de Forepaugh durante a Expo­sição Mundial. Estavam presentes 17.000 pessoas, de to­das as classes e de todas as qualificações. O texto do ser­mão foi: Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.’ Grandiosa era a unção do pregador; pa­recia que estava em íntimo contacto com todos os corações daquela massa de gente. Moody disse repetidamente: Pois o Filho do homem veio – veio hoje ao Circo Forepaugh – para procurar e salvar o que se perdera.’ Escrito e impres­so, isso parece um sermão comum, mas as suas palavras, pela santa unção que lhe sobreveio, tornaram-se palavras de espírito e de vida.”

Durante a Exposição Mundial, no dia designado em honra de Chicago, todos os teatros da cidade fecharam, porque se esperava que todo o mundo fosse à Exposição a seis quilômetros de distância. Porém Moody alugou o Cen­tral Music Hall e R. A. Torrey testificou que a assistência era tão grande, que ele só conseguiu entrar por uma janela dos fundos do prédio. Os cultos de Moody continuaram tão concorridos que a Exposição Mundial teve de deixar de funcionar aos domingos, por falta de assistência.

Henrique Moorehouse, pregador escocês, dá a seguinte opinião acerca dos discursos de Moody:

1) “Crê firmemente que o Evangelho salva os pecado­res, quando eles crêem, e confia na história simples do Sal­vador crucificado e ressuscitado.

2) “Espera a salvação de almas, quando prega, e o re­sultado é que Deus honra a sua fé.

3) “Prega como se nunca jamais se realizasse outro cul­to e como se os pecadores nunca mais tivessem oportuni­dade de ouvir o som do Evangelho. Seus apelos a decisão agora mesmo são comoventes.

4) “Consegue levar os crentes a trabalhar com os inte­ressados depois do sermão. Insiste em que perguntem aos que estão assentados ao lado se são salvos ou não. Tudo na sua obra é muito simples e aconselho os obreiros da seara do Senhor a aprenderem de nosso amado irmão algumas li­ções preciosas sobre a obra de ganhar almas.”

O doutor Dale disse: “Acerca do poder de Moody, acho difícil falar. É tão real e ao mesmo tempo tão diferente do poder dos demais pregadores, que não sei descrevê-lo. Sua realidade é inegável. Um homem que pode cativar o inte­resse de um auditório de três a seis mil pessoas, por meia hora, de manhã, por quarenta minutos, de novo, ao meio-dia e de um terceiro auditório, de 13 a 15 mil, durante qua­renta minutos, à noite, deve ter um poder extraordinário.”

Acerca desse poder maravilhoso, Torrey testificou: “Várias vezes tenho ouvido diversas pessoas dizerem que viajaram grandes distâncias para ver e ouvir D. L. Moody, e que ele, de fato, é um maravilhoso pregador. Sim, ele era em verdade um maravilhoso pregador; considerando tudo, o mais maravilhoso que eu jamais ouvi; era grande o privi­légio de ouvi-lo pregar, como só ele sabia pregar. Contudo, conhecendo-o intimamente, quero testificar que Moody era maior como intercessor do que como pregador. Enfren­tando obstáculos aparentemente invencíveis, ele sabia vencer todas as dificuldades. Sabia, e cria no mais profun­do de sua alma, que não havia nada demasiadamente difí­cil para Deus fazer, e que a oração podia conseguir tudo que Deus pudesse realizar.”

Certo dia, na sua grande campanha em Londres, Moo­dy estava pregando num teatro repleto de pessoas da alta sociedade, e entre elas havia um membro da família real. Moody levantou-se e leu Lucas 4.27: “E havia muitos le­prosos em Israel no tempo do profeta Eliseu…” Ao chegar à palavra “Eliseu”, ele não a podia pronunciar e começou a gaguejar e balbuciar. Começou a ler o versículo de novo, mas de novo não podia passar adiante. Experimentou a terceira vez e falhou pela terceira vez. Então fechou o livro e muito comovido olhou para cima, dizendo: “Ó Deus! use esta língua de gago para proclamar Cristo crucificado a este povo!” Desceu sobre ele o poder de Deus e ele derra­mou sua alma em tal torrente de palavras que o auditório inteiro ficou como que derretido pelo fogo divino.

Foi durante essa segunda visita às Ilhas Britânicas que fez a sua obra entre os homens das suas célebres universi­dades, Oxford e Cambridge. É uma história muitas vezes repetida de como ele, sem instrução, mas, com a graça de Deus e diplomacia, venceu a censura e fez entre os intelec­tuais o que alguns consideram a maior obra da sua vida.

Apesar de Moody não ter instrução acadêmica, reco­nhecia o grande valor da educação e sempre aconselhava a mocidade a se preparar para manejar bem a Palavra de Deus. Reconhecia a grande vantagem da instrução tam­bém para os que pregam no poder do Espírito Santo. Ain­da existem três grandes monumentos às suas convicções nesse ponto – as três escolas que ele fundou: O Instituto Bíblico em Chicago, com 38 prédios e 16000 alunos matriculados nas aulas diurnas, noturnas e Cursos por Corres­pondência; o Northfield Seminário, com 490 alunos, e a Escola do Monte Hermom, com 500 alunos.

Entretanto, ninguém se engane como alguns desses alunos e como diversos crentes entre nós, pensando que o grande poder de Moody era mais intelectual do que espiri­tual. Nesse ponto ele mesmo falava com ênfase: para maior clareza, citamos o seguinte de seus “Short Talks”: “Não conheço coisa mais importante que a América preci­se do que de homens e mulheres inflamados com o fogo do Céu; nunca encontrei um homem (ou uma mulher) infla­mado com o Espírito de Deus que fracassasse. Creio que isso seja mesmo impossível; tais pessoas nunca se sentem desanimadas. Avançam mais e mais e se animam mais e mais. Amados, se não tendes essa iluminação, resolvei ad­quiri-la, e orai: ‘Ó Deus ilumina-me com o teu Espírito Santo!'”

No que R. A. Torrey escreveu aparece o espírito dessas escolas que fundou:

“Moody costumava escrever-me antes de iniciar uma nova campanha, dizendo: Pretendo dar início ao trabalho no lugar tal e em tal dia; peço-lhe que convoque os estu­dantes para um dia de jejum e oração.’ Eu lia essas cartas aos estudantes e lhes dizia: Moody deseja que tenhamos um dia de jejum e oração para pedir, primeiramente, as bênçãos divinas sobre nossas próprias almas e nosso traba­lho! Muitas vezes ficávamos ali na sala das aulas até alta noite – ou mesmo até a madrugada – clamando a Deus, porque Moody nos exortava a esperar até que recebêsse­mos a bênção. Quantos homens e mulheres não tenho eu conhecido, cujas vidas e caracteres foram transformados por aquelas noites de oração, e quantos têm conseguido grandes coisas, em muitas terras, como resultado daquelas horas gastas em súplicas a Deus!

“Até o dia da minha morte não poderei esquecer-me de 8 de julho de 1894. Era o último dia da Assembléia dos Es­tudantes de Northfield… Às 15 horas reunimo-nos em frente à casa da progenitora de Moody… Havia 456 pessoas em nossa companhia… Depois de andarmos alguns minu­tos, Moody achou que podíamos parar. Nós nos sentamos nos troncos de árvores caídas, em pedras, ou no chão. Moody então franqueou a palavra, dando licença para qual­quer estudante expressar-se. Uns 75 deles, um após outro, levantaram-se, dizendo: ‘Eu não pude esperar até às 15 ho­ras, mas tenho estado sozinho com Deus desde o culto de manhã e creio que posso dizer que recebi o batismo com o Espírito Santo.’ Ouvindo o testemunho desses jovens, Moody sugeriu o seguinte: ‘Moços, por que não podemos ajoelhar-nos aqui, agora, e pedir que Deus manifeste em nós o poder do seu Espírito de um modo especial, como fez aos apóstolos no dia de Pentecoste?’ E ali na montanha oramos.

“Na subida, tínhamos notado como se iam acumulan­do nuvens pesadas; no momento em que começamos a orar, principiou a chuva a cair sobre os grandes pinheiros e sobre nós. Porém houve uma outra qualidade de nuvem que há dez dias estava se acumulando sobre a cidade de Northfield – uma nuvem cheia da misericórdia, da graça e do poder divino, de sorte que naquela hora parecia que nossas orações bombardeavam essas nuvens, fazendo des­cer sobre nós, em grande poder, a virtude do Espírito San­to.

“Homens e mulheres, eis o de que todos nós carecemos – o batismo com o Espírito Santo!”

Que Moody mesmo era um estudante incansável, vê-se no seguinte:

“Todos os dias da sua vida, até o fim, segundo creio, ele se levantava muito cedo de manhã para meditar na Pala­vra de Deus. Costumava deixar sua cama às quatro horas da madrugada, mais ou menos, para estudar a Bíblia. Um dia ele me disse: Tara estudar, preciso me levantar antes que as outras pessoas acordem’. Ele se fechava num quarto afastado do resto da família, sozinho com a sua Bíblia e com o seu Deus.

“Pode-se falar em poder, porém, ai do homem que ne­gligenciar o único Livro dado por Deus, que serve de ins­trumento, por meio do qual Ele dá e exerce seu poder. Um homem pode ler inúmeros livros e assistir a grandes con­venções; pode promover reuniões de oração que durem noi­tes inteiras, suplicando o poder do Espírito Santo, mas se tal homem não permanecer em contato íntimo e constante com o único Livro, a Bíblia, não lhe será concedido o po­der. Se já tem alguma força não conseguirá mantê-la, se­não pelo estudo diário, sério e intenso desse Livro.”

Tudo no mundo tem de findar; chegou o tempo tam­bém para D. L. Moody findar o seu ministério aqui na ter­ra. Em 16 de novembro de 1899, no meio de sua campanha em Kansas City, com auditórios de 15.000 pessoas, pregou seu último sermão. É provável que soubesse que seria o úl­timo: certo é que seu apelo era ungido com poder vindo do Alto e centenas de almas foram ganhas para Cristo.

Para a nação, a sexta-feira, 22 de dezembro de 1899, foi o dia mais curto do ano, mas para D. L. Moody, foi o dia que clareou, foi o começo do dia que nunca findará. Às seis horas da manhã dormiu um ligeiro sono. Então os seus queridos ouviram-no dizer em voz clara: “Se isto é a mor­te, não há nenhum vale. Isto é glorioso. Entrei pelas portas e vi as crianças! (Dois de seus netos já falecidos). A terra recua; o céu se abre perante mim. Deus está me chaman­do!” Então virou-se para a sua esposa, a quem ele queria mais do que a todas as pessoas, a não ser Cristo, e disse: “Tu tens sido para mim uma boa esposa.”

No singelo culto fúnebre, Torrey, Scofield, Sankey e outros falaram à grande multidão comovida que assistiu. Depois o ataúde foi levado pelos alunos da Escola Bíblica de Monte Hermom a um lugar alto que ficava próximo, chamado “Round Top”. Três anos depois, a fiel serva de Deus, Ema Moody, sua esposa, também dormiu em Cristo e foi enterrada ao lado do marido, no mesmo alto, onde permanecerão até o glorioso dia da ressurreição.

Contemplemos de novo, por um momento, a vida ex­traordinária desse grande ganhador de almas. Quando o jovem Moody chorava sob o poder do alto na pregação do jovem Spurgeon, foi inspirado a exclamar: “Se Deus pode usar Spurgeon, Ele me pode usar também”. A biografia de Moody é a história de como ele vivia completamente sub­misso a Deus, para esse fim. R. A. Torrey disse: “O primei­ro fator por cujo motivo Moody foi instrumento tão útil nas mãos de Deus é que ele era um homem inteiramente sub­misso à vontade divina. Cada grama daquele corpo de 127quilos pertencia ao Senhor; tudo que ele era e tudo que ti­nha pertencia inteiramente a Deus… Se nós, tu e eu, leitor, queremos ser usados por Deus, temos de nos submeter a Ele absolutamente e sem reservas.”

Leitor, resolve agora, com a mesma determinação e pelo auxílio divino: “Se Deus podia usar Dwight Lyman Moody, Ele me pode usar também!”

Que assim seja! Amém!

Fonte: Estraido do livro hérois da fé

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Missionários caminham 7 horas na selva para levar o Evangelho a tribos isoladas na Libéria

 

Missionários na Libéria enfrentam os perigos da selva para levar Jesus a povos não alcançados. (Foto: Christian Aid Mission).

Enfrentando os perigos da floresta para falar de Jesus a povos não alcançados, a equipe já foi ameaçada de morte por indígenas hostis.

Missionários locais na Libéria estão enfrentando os perigos da selva e caminhando de cinco a sete horas por dia para levar o Evangelho a tribos isoladas de povos não alcançados.

Apoiados pela Christian Aid Mission, os missionários se esforçam para compartilhar Jesus com indígenas hostis, mesmo sofrendo ameaças de morte.

“Às vezes encontramos mosquitos, cobras ou leões, entre outros animais, e ficamos doentes”, contou o líder do ministério local, que não teve o nome revelado por razões de segurança.

“Os adoradores de ídolos às vezes nos ameaçam, dizendo que se não sairmos de sua aldeia, vão nos matar. Temos que lidar com tudo isso confiando em Deus, o autor e consumador de nossa fé”.

Comprometidos a levar as Boas Novas a todos os povos, os trabalhadores se submetem a sacrifícios.

Sacrifícios pelo Reino

“Em alguns lugares que vamos, não há onde dormir; nós apenas deitamos no chão de terra. Pode não haver água potável ou luz. Quando a bateria da lanterna que carrego acaba, não há onde conseguir luz adicional – não há lojas na selva. É difícil fazer missões; ore para Deus prover”, disse ele.

Os missionários também proclamam Jesus em cidades da Libéria, usando vários meios, como programas de rádio, reuniões de reavivamento e visitas às casas.

A equipe também se oferece para ajudar os aldeões em suas fazendas, como uma forma de conquistar a confiança deles e falar sobre Jesus.

“Planejo um dia com eles, descobrindo a que horas costumam ir para suas fazendas e quais são algumas das coisas que fazem lá, e às vezes levo mão de obra para trabalhar, sem pedir um centavo”, afirmou o líder. 

“Também os ajudo com algumas sementes agrícolas gratuitamente, como milho, tomate e berinjela, embora seja muito caro”.

Compaixão para alcançar pessoas

Para o líder local, o evangelismo deve ser acompanhado por ajuda social e os missionários precisam ter compaixão para alcançar as pessoas.

“Quando começo a compartilhar os folhetos evangélicos e a convidar os moradores da comunidade para os cultos, alguns deles me dizem: ‘Quero ir aos cultos, mas não tenho roupas para vestir’, enquanto outros dizem: ‘ Estou com fome’. Procuro atender a algumas dessas necessidades imediatas; ganhadores de almas devem ter compaixão”, ressaltou.

Em seis meses, a equipe missionária levou 270 liberianos a Cristo, de acordo com o líder. 

Uma jovem que passou grande parte de sua vida presa nas drogas, álcool e fumo, experimentou uma grande transformação ao se entregar para Jesus. Seu estilo de vida lembrava o do Filho Pródigo. 

“Quando eu compartilhei o Evangelho com ela, contei a história dos dois filhos em Lucas 15, então eu disse a ela: ‘Se você apenas crer no Senhor Jesus Cristo e pedir a Ele para perdoá-lo, Ele o fará”, contou o líder local.

Vidas transformadas pelo Evangelho

“Sem hesitação, ela imediatamente aceitou o Senhor Jesus, foi batizada e está servindo na igreja como porteira, fazendo isso com alegria”.

Enfrentando os desafios e perigos do campo missionário, os missionários confiam no poder da Palavra de Deus para salvar os liberianos.

“Só as palavras de Deus podem fazer a diferença. À medida que vão às reuniões e ouvem as palavras de Deus, e especialmente quando começam a ver o verdadeiro amor de Deus sendo demonstrado diante de seus olhos, eles acreditam e entregam suas vidas”, declarou.

E concluiu: “Assim como Jesus disse a seus discípulos que a colheita está madura e pronta, mas para orar para que o Mestre da colheita empregue mais trabalhadores, também temos feito isso com empenho e dedicação e, como resultado, almas foram ganhas para Cristo. Não foi fácil, mas valeu a pena”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CHRISTIAN AID MISSION

UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS DA IP COARACI 25 ANOS DE BÊNÇÃOS

 


UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS DA IP COARACI 25 ANOS DE PROCLAMANDO A GLÓRIA DE DEUS




Pr. Eli e a diretoria atual da UPH Coaraci

No dia 27 de agosto de 2022 aconteceu o culto de gratidão ao Senhor pelos 25 anos de organização da União presbiteriana de Homens(UPH) da Igreja Presbiteriana de Coaraci-BA. Na oportunidade o pregador foi o Rev. Eli Vieira pastor da Igreja Presbiteriana Semear de Itabuna-BA. Estiveram presentes também nas comemorações o preside te atual da federação do Presbitério de Itabuna o  diácono  Otacílio e secretário presbiterial o presbítero Aminadabe.

Quanto a história da UPH da  IP de Coaraci, foi organizada no dia 17 de agosto de 1997 no antigo templo na Rua José Evangelista de Farias onde os valorosos irmãos se reuniram e deram início a esse belíssimo trabalho tão necessário na vida da igreja. Com os trabalhos iniciando às  10:30 h da manhã. Na oportunidade estavam presentes 3três representantes da diretoria do Presbitério de Itabuna (PITB), o secretário presbiterial da Federação de UPH, e os representantes da federação de homens do Presbitério de Itabuna. Presentes ainda o Rev. Walderico Santana  pastor da IP Coaraci,  o presb. Deusdete Mendes e os irmãos: Carlos Albertos, Toinho,  Hércules,  José Lito, Marcos,  Silveira, Paulo, Cesar, Paulo José, Antônio,  Zezé,  Martinha, Aufredo de Tina, Zé  Garcia, Gilson, Silvestre Reis, Silvestre Aranha, João  Grande, Marcão,  Artur e Aminadabe.

Pr. Waldérico, Pr. Eli, diác. Otacilio e o Pb. Abinadabe

Sendo eleita a primeira diretoria eleita da UPH ficou composta assim: Presidente Carlos Albert, vice-presidente Hércules,  primeiro secretário


Marcos de João Grande, segundo secretario Zelito, tesoureiro sr. Silveira . E conselheiro o presbítero Deusdete.  Essa diretoria, teve seu mandato de 17/08/1997 a 22/11/1997.

A união presbiteriana de Homens é uma das sociedades internas da Igreja Presbiteriana do Brasil e tem como objetivo organizar o trabalho masculino em uma igreja e assim integrar os homens para melhor servirem ao Senhor na igreja, congregação ou ponto de pregação. É também organizada nos âmbitos regionais (Federação e Confederação Sinodal) e nacional  a Confederação Nacional de Homens  Presbiterianos (CNHP).

Parabéns a UPH Coaraci, que o nosso Deus continue derramando suas ricas bênçãos sobre os amados irmãos.

Com informações do pastor Waldérico Santana

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

JOÃO CALVINO – O REFORMADOR MISSIONÁRIO

 


João Calvino é conhecido por todos nós Reformados como a estrela de primeira grandeza na galáxia dos Reformadores, e o grande intérprete da Reforma do século XVI.

O calvinismo obteve força mundial desde os dias áureos da Reforma, mas Calvino tem sido interpretado, por outro lado, como o Reformador indiferente à causa missionária. Alguns o interpretam como um homem muito ocupado com as causas internas e polêmicas da Reforma, sem dar uma atenção especial aos pecadores perdidos entre as nações. Outros creem que há uma grande injustiça da parte de alguns quando acusam Calvino de não ter dado ênfase às missões.

Ele nunca escreveu um tratado específico sobre missões, todavia entendia, conforme expressa nas Institutas, que o objeto da obra da pregação do evangelho deveria ser “a todos os incrédulos de todos os lugares”. Ele entendia que a implantação e o avanço do reino de Deus apenas se dão quando o evangelho é pregado entre todas as nações.

Calvino insistia que os cristãos carregam a responsabilidade de espalhar o Evangelho. Ele afirma: “porque é nossa obrigação proclamar a bondade de Deus para todas as nações… a obra não pode ser escondida em um canto, mas proclamada em todos os lugares”.

Embora Deus pudesse ter usado outros meios, Ele escolheu “empregar a ação de homens” para a pregação do Evangelho. Pelo fato de entender que o catolicismo é o próprio paganismo, onde houvesse um católico o evangelho deveria ser pregado, especialmente na Europa.

Seus comentários estão repletos de referência a respeito da necessidade de a igreja clamar ao Senhor para que envie obreiros à sua seara. Historiadores honestos afirmam que João Calvino enviou centenas de missionários para a França, para o resto da Europa e para a América. Ele mesmo estava em Genebra, cantão francês, como missionário convidado por Farel.

A Academia de Calvino em Genebra foi interpretada como sendo “um centro de treinamento missionário”. Os doutores preparados na Academia foram enviados especialmente para o mundo romanista do continente europeu. Em 1544, uma delegação da igreja reformada da Bélgica foi até Genebra para solicitar a Calvino que lhes enviasse um missionário reformado para a sua terra devido ao grande paganismo existente lá.

Em 1556 João Calvino enviou dois pastores missionários, um de 50 e outro de 30 anos, para acompanhar um grupo de Huguenotes que veio ao Brasil para a Baía da Guanabara, a fim de trabalhar entre os índios Tupinambás. Chegaram dia 7 de março de 1557 e realizaram o primeiro culto evangélico em 10 de março, a seguir, em terras brasileiras. Cantaram naquele dia o hino que interpreta o Salmo 5 “A minha voz ó Deus atende” (122 do H.P). Alguns foram assassinados brutalmente, mas o sangue desses mártires foi a primeira semente em nossa terra para o nascimento da igreja cristã reformada.

Como é denominado de “O teólogo do Espírito Santo”, deixar de se envolver com a obra missionária seria um verdadeiro contrassenso. Por volta de 1542, a Genebra de Calvino tornou-se um centro de refúgio. Protestantes de toda a Europa iam à Genebra para refugiar-se da perseguição religiosa. Em 1555, a população de Genebra duplicou. O próprio Calvino tinha prazer em abrigar esses refugiados. Isso revela seu coração missionário.

John Knox, pai do presbiterianismo histórico, foi um desses que recebeu toda a influência de Calvino sobre sua vida. Por meio de sua Academia preparou centenas de doutores e os entregou a várias nações europeias para a pregação do evangelho. Países que receberam a influência missionária de Calvino: Holanda, Escócia, Inglaterra, Hungria, Polônia e outros; e, na América, Brasil.

Somos hoje herdeiros da Reforma calvinista. Ser calvinista significa ter também um coração missionário. O mundo inteiro recebeu influência da pregação e dos ensinos de João Calvino. Nossa pergunta é: quem influenciou mais o mundo do que Calvino na expansão do evangelho? Ensina-se missões fazendo missões.

Rev. José João de Paula

Fonte: APMT

VENCENDO OS PROBLEMAS DA VIDA

 


Gênesis 26.1-25

            Na jornada da vida todos nós em algum momento passamos por problemas, a grande diferença está como nós enfrentamos as dificuldades da vida. Os problemas são uma realidade. Talvez você esteja atravessando um período assim, seja financeiro, familiar ou mesmo na área dos seus sentimentos. Como você tem reagido diante desses problemas?

A experiência de Isaque nos ensina como devemos enfrentar os problemas da vida. A crise foi um tempo de oportunidade na vida de Isaque. Em vez de se desesperar, ele seguiu a direção de Deus e triunfou num tempo em que todos estavam fracassando.

Estou certo de que os princípios que encontramos neste capítulo poderão lançar luz em seu coração e colocar os seus pés na estrada que o conduzirá à verdadeira prosperidade e vitória.

Aqui estão os princípios para que possamos enfrentar e vencer os problemas da vida.

1- CRER E SEGUIR A ORIENTAÇÃO DE DEUS

Isaque também estava enfrentando um problema sério não era um problema pequeno. A fome assola a sua terra. Seu país vive o drama do empobrecimento coletivo. A esperança do povo está morta.

Ele ficou atento a voz de Deus. Devemos estar com os ouvidos atentos nos tempos de crise. É justamente nesses períodos que temos as maiores experiências com Deus. Quando todas as soluções da terra entram em colapso, o céu aponta o rumo a seguir. O trono de Deus não enfrenta crise. Os propósitos de Deus não podem ser frustrados. As catástrofes da história não desestabilizam o governo de Deus. As tragédias humanas não fazem sucumbir os planos divinos.

Os problemas que vivemos são instrumentos pedagógicos para nos aperfeiçoar em santidade, e não fatos acionados pela mão do acaso, para nos destruir. Aquilo que nos ameaça está rigorosamente sob o controle soberano de Deus. Ele muitas vezes nos permitir passar por crises não para nos destruir, mas para nos colocar mais perto de Cristo. A mesma crise que levanta uns, abate outros.

2- NOS VOLTAR PARA AS PROMESSAS DA PALAVRA DE DEUS

Deus diz a Isaque: " Permaneça nesta terra e eu estarei com você" (Gn 26.3). Quando o problema bate à porta da nossa vida, a primeira coisa que perdemos é a consciência da presença de Deus. Quando somos encurralados por circunstâncias adversas, tendemos a achar que Deus nos desamparou. Por isso, a primeira palavra de encorajamento que Deus dá a Isaque é a garantia da sua presença com ele.

O segredo da vitória na crise é peregrinar na terra em obediência a Deus. Andar sob a direção do céu é caminhar seguro. Estar no centro da vontade de Deus é triunfar nas horas de incertezas. Quando temos consciência da presença de Deus conosco, passamos pelas águas, pelos rios e até pelo fogo sem nos intimidar. O que dava confiança para Davi passar pelo vale da sombra da morte era a presença de Deus. Quando vivemos em obediência, mesmo na fornalha ardente das provações mais amargas contamos com a presença do Senhor caminhando conosco.

Andar com Deus é o maior investimento que podemos fazer na vida. Não há projeção para o futuro mais compensadora do que ser fiel a Deus hoje. Não há herança mais bendita a deixar para os filhos do que andar com Deus.

3- OBEDECER A DEUS SEM RACIONALIZAÇÕES

Isaque também é convocado a obedecer a Deus no fragor daquele problema. O Senhor então com o seu servo: "Não desça ao Egito" (Gn 26.2). Não fuja do problema.

Isaque não discute, não questiona, não racionaliza, não duvida. Ele obedece prontamente, pacientemente (Gn 26.6). Deus o manda ficar, ele fica. Deus dá uma ordem, ele obedece. A obediência imediata abriu-lhe a porta da esperança. Ele prosperou naquela terra. Ali ele viu milagres extraordinários acontecendo. A crise é um tempo de oportunidade. As grandes lições da vida são aprendidas no vale. “O deserto é o cemitério dos covardes e incrédulos, mas também campo de semeadura e treinamento para os que confiam nas promessas de Deus” (HDL).

O nosso triunfo é resultado da nossa confiança em Deus. É Deus quem transforma desertos em pomares e fracassos em vitórias. É ele quem faz dos nossos vales verdadeiros mananciais. O caminho da obediência é a estrada da bênção.

 4- CONFIAR QUE DEUS PODE FAZER UM MILAGRE

Isaque colheu a cento por um no deserto em tempo de seca (Gn 26.12). "O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo" (Gn 26.13). Tornou-se próspero empresário rural (Gn 26.14). A razão: "Porque o Senhor o abençoou" (Gn 26.12b). "A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma" (Pv 10.22).

A colheita farta é bênção de Deus. O homem planta e rega, mas só Deus pode dar o crescimento. O homem trabalha, mas só Deus pode fazê-lo prosperar. O homem investe, mas só Deus pode recompensar o seu labor. Deus não abençoa a indolência. O preguiçoso está fadado à miséria. O trabalho árduo, sério e honesto é o caminho da prosperidade. Devemos despender todo o nosso esforço e esperar com todas as forças da nossa alma em Deus. Sem semeadura não há colheita. Sem investimento não há retorno. Sem fé o milagre é retido.

Isaque colheu com fartura em tempo de fome. Ele prosperou no deserto e experimentou os milagres de Deus na crise. Mas Isaque não ficou rico de braços cruzados. Ele suou a camisa. Ele botou a mão na massa. Ele cavou poços. Plantou, investiu e trabalhou. Foi um empreendedor. É hora de parar de falar em crise e arregaçar as mangas. É hora de parar de reclamar e começar a trabalhar com afinco para a glória de Deus.

Portanto, não podemos ficar com os olhos fitos nos problemas, é preciso ouvir, crer e obedecer a Deus, na certeza que ele pode fazer um milagre extraordinário em nossas vidas.

Pr. Eli Vieira

terça-feira, 23 de agosto de 2022

A história da igreja que orou sem parar por 100 anos e enviou os primeiros missionários




A igreja morávia em Herrnhut, na Alemanha.

Após receberem um derramamento do Espírito Santo em 1727, a congregação de Herrnhut experimentou um grande avivamento.

A igreja morávia em Herrnhut, na Alemanha. (Foto: Wikimedia Commons/Rixxo).

Há 295 anos, aconteceu um dos maiores avivamentos da história do cristianismo, quando uma pequena congregação de imigrantes na Saxônia, região da Alemanha, recebeu o derramamento do Espírito Santo durante um culto.

No dia 13 de agosto de 1727, na cidade de Herrnhut, a igreja de 300 membros ouviu uma pregação sobre a cruz e o cordeiro de Deus. Enquanto a congregação se preparava para realizar a Santa Ceia, “o Espírito Santo caiu sobre eles”.

Nenhum dos cristãos que foram cheios naquela manhã de quarta-feira soube descrever o que tinham experimentado.

Mas, um deles descreveu que saíram da igreja no final naquele dia “sem saber se pertenciam à Terra ou já haviam ido para o Céu”.

A presença de Jesus foi sentida muito forte por todos os membros da igreja, até dois crentes que não estavam presentes no culto e trabalhavam a 30 km do templo.

Duas semanas depois do derramar do Espírito Santo, que ficou conhecido como

“Pentecostes da Morávia”, a igreja iniciou um relógio de oração de 24 horas, que duraria 100 anos, sem interrupção.

No começo, 24 irmãos participavam e cada um se comproteu a orar uma hora por dia todos os dias da semana. 

Com o tempo, o número passou para 77, incluindo crianças, que se revezavam para interceder todos os dias.

Enviando missionários às nações

Foi da pequena comunidade de Herrnhu que saíram os primeiros missionários da Igreja protestante. 

Durante os 25 anos após o derramamento do Espírito, 100 trabalhadores foram enviados para pregar o Evangelho em quase todos os países da Europa e em muitas tribos na América do Norte, América do Sul, Ásia e África.

Em 1791, 65 anos depois do início do ministério de oração, a igreja já havia enviado mais de 300 missionários até os confins da Terra. 

Isso aconteceu muito antes do “Pai das Missões Modernas”, William Carey, viajar para a Índia em 1793.

Lugar improvável para um avivamento

Aos olhos humanos, a comunidade de Herrnhut era um lugar improvável para viver um avivamento. 

A cidade foi criada pelo conde Nicolau Zinzendorf, para refugiar imigrantes cristãos da Boêmia, Morávia e Silésia (atual Tchecoslováquia), que fugiram para a Saxônia a fim de escapar da perseguição da Igreja Católica.

Na época, muitos crentes morávios foram mortos, torturados ou presos por sua fé. 

A cidade, que começou como uma vila, ganhou o nome de Herrnhut, que significa “cuidado vigilante do Senhor” ou “proteção do Senhor”.

De 1722 a 1727, a pequena vila de imigrantes cresceu para um total de 220 pessoas, vivendo em 30 casas.

Brigas por diferenças doutrinárias

Porém, os primeiros cinco anos em Herrnhut foram repletos de dissensão, amargura e brigas por diferenças doutrinárias na comunidade formada por batistas, presbiterianos, luteranos, schwenkfelders e morávios.

Em 1727, quando a comunidade estava prestes a se destruir, o conde Nicolau interviu, apaziguando os cristãos e realizando reuniões de oração.

Então, eles paravam de julgar uns aos outros e se arrependeram de suas atitudes. Foi assim, através do dom de reconciliação, que a igreja estava pronta para receber a manifestação do Espírito Santo em 13 de agosto daquele ano.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE ETERNITY NEWS

O que está acontecendo na Nicarágua? Um sinal de alerta para os Cristãos no Brasil

 


Desde o ano passado, 22 líderes foram presos arbitrariamente na Nicarágua (foto representativa)

Cristãos estão sob intensa perseguição do Estado

Localizada na  América Latina, a Nicarágua foi incluída na Lista de Países em Observação de 2022 por apresentar um contexto de forte opressão aos cristãos. Desde 2018, sob a gestão do presidente Ortega, o governo faz prisões e proibições de eventos cristãos com recorrência sob alegação de “desestabilizar o Estado”. Por causa dos protestos de 2018, contra as reformas sociais do governo Ortega, vários pastores passaram a ser fortemente vigiados e receberam restrições de deslocamento dentro e fora do país.

O governo aprovou recentemente leis que impactaram as ONGs e centros de educação no país. Várias instituições cristãs foram interditadas por causa dessa lei. O Estado também aumentou a pressão contra os “inimigos do governo”. Ortega e sua esposa, Rosário Murillo, que ocupa o cargo de vice-presidente há dois mandatos, suspeitam de todas as pessoas ou organizações vinculadas aos protestos de 2018. Eles fecharam universidades, ONGs e outras instituições que em algum momento manifestaram a insatisfação com as políticas do casal à frente da presidência.


Pastores vigiados

Muitos cristãos apoiaram as manifestações de 2018 contra ações do governo que eram incoerentes com o evangelho. Eles também consolaram os que perderam parentes nas manifestações e socorreram as vítimas feridas pelos policiais. Por isso, as igrejas estão prejudicadas e os líderes cristãos estão sob forte vigilância. Foram registrados casos de invasão e violência na casa de pastores. As famílias dos pastores foram muito afetadas pelas falsas denúncias que pretendem limitar a liberdade de ação dos líderes cristãos.

Desde 2021, foi registrada a prisão de 22 líderes cristãos. Todos estavam ministrando os cultos no momento da detenção e não tiveram direito a julgamento. Um líder cristão foi sequestrado e está desaparecido desde a semana passada e 12 cristãos foram agredidos fisicamente por causa da perseguição.

Restrição às instituições cristãs

Regularizar as igrejas tem sido um verdadeiro desafiona Nicarágua. Novos documentos são exigidos quase mensalmente e há rumores de uma nova lei que pretende colocar todas as igrejas do país sob a fiscalização de um novo órgão de vigilância. O governo afirma que essa medida procura evitar ações ilegais das igrejas contra a população, mas as burocracias na verdade só têm cooperado para fechar e confiscar os bens de igrejas que funcionavam regularmente há anos.

O governo pressiona também a relação com países estrangeiros. É proibido que cidadãos e instituições nicaraguenses tenham qualquer tipo de interação com o exterior, inclusive financiamentos, pois o governo afirma que isso traz riscos à segurança nacional. Muitas igrejas e ONGs que contam com a ajuda de organizações internacionais foram fechadas por esse motivo. Nos últimos quatro anos, 1.268 ONGs foram fechadas. 

“As mudanças estão acontecendo rapidamente por causa das entidades do governo que têm sido enviadas pelo presidente para executar leis que penalizam e prendem pessoas suspeitas de oposição. ONGs cristãs que funcionavam há anos no país foram fechadas e as igrejas enfrentam o desafio de manter os documentos atualizados, pois qualquer deslize resulta  igreja fechada e suspensão dos cultos”, comentou um pastor local.

Fonte: Portas Abertas

sábado, 20 de agosto de 2022

ATENÇÃO: ESTAMOS EM GUERRA

 


ESTAMOS EM GUERRA

Ef 6.10-20

            A história humana é a história das guerras. Nunca houve tempo de paz desde que o pecado entrou no mundo. Só no século passado, duas sangrentas guerras mundiais ceifaram mais de cem milhões de pessoas. Multiplicam-se ainda hoje as guerras tribais, étnicas, religiosas e ideológicas. A guerra de que falarei aqui, porém, não é a batalha com enfrentamento de armas carnais, mas uma guerra ainda mais perigosa. Ninguém é dispensado dessa peleja. Nessa conflagração quem não é um guerreiro, é uma vítima. Não há campo neutro nessa peleja.

Destacamos aqui alguns pontos importantes:

            Em primeiro lugar, a natureza dessa guerra. Essa guerra não é contra carne e sangue. Não lutamos contra pessoas. Nosso problema não é outro que mora debaixo do mesmo teto nem mesmo aquele que mora ao nosso lado ou além-fronteiras. Essa guerra é espiritual. Por isso, não podemos entrar nela usando armas carnais. Devemos usar armas espirituais, poderosas em Deus, para anular sofismas e destruir fortalezas. Entrar num conflito intérmino contra pessoas é fazer o jogo do verdadeiro inimigo contra quem devemos lutar.

            Em segundo lugar, o inimigo a ser enfrentado nessa guerra. Se a nossa luta não é contra carne e sangue, a Bíblia diz que é contra o diabo e seus asseclas: principados, potestades, dominadores deste mundo tenebroso e forças espirituais do mal, nas regiões celestes. O diabo não é um mito nem uma energia negativa. O diabo é um ser maligno e perverso. A Palavra de Deus o chama de Satanás, diabo, maligno, tentador, enganador, pai da mentira, assassino, ladrão, antiga serpente. Ele veio para matar, roubar e destruir. Ele anda ao nosso derredor como leão ao mesmo tempo que é sutil como a serpente. Ele rodeia a terra e passeia por ela, buscando alguém para devorar. A Bíblia chama esse inimigo de príncipe da potestade do ar, de espírito que atua nos filhos da desobediência. Ele tem uma casa e guarda em segurança todos os seus súditos. Seu reino é o reino das trevas e debaixo de sua potestade estão todos aqueles que ainda não foram libertos e remidos por Jesus. 

            Em terceiro lugar, as artimanhas do inimigo nessa guerra. O inimigo usa várias artimanhas para atacar o povo de Deus. Ele coloca dúvidas sobre a veracidade da Palavra. Semeia joio, ou seja, os filhos do maligno do trigal de Deus. Ele dissemina falsas doutrinas e realiza falsos milagres. Intercepta orações e coloca barreiras na obra missionária. Ele se opõe aos obreiros de Deus e engana os que abrem brechas para suas artimanhas. O inimigo tem um arsenal variado e muda de tática para alcançar seus intentos perversos. Ele age com pressão e, também, com perseverança. Não podemos ignorar seus desígnios. Sua aparente trégua é apenas um tempo de refazimento de novas estratégias. Precisamos nos acautelar. Homens como Davi e Pedro caíram em suas armadilhas. Homens como Jó foram alvo de suas setas venenosas.

            Em quarto lugar, as armas da vitória nessa guerra. Para enfrentarmos vitoriosamente essa peleja, precisamos ser revestidos do poder de Deus. Não temos forças em nós mesmos para esse conflito. Precisamos, outrossim, ser revestidos de toda a armadura de Deus para ficarmos firmes contra as ciladas do diabo. Precisamos tanto de armas defensivas como de armas ofensivas. Precisamos orar, jejuar e manejar bem a espada do Espírito. É insensatez entrar nesse campo minado de cara limpa, confiando em nossos próprios recursos ou predicados morais e espirituais. Precisamos do poder que vem do alto, da força do onipotente, da proteção da armadura divina. O diabo e suas hostes, embora tão medonhos e perigosos, já foram vencidos na cruz do Calvário e nós somos soldados alistados no exército vitorioso, sob o comando do nosso supremo comandante, Jesus Cristo. Portanto, não é hora de ensarilhar as armas, mas de entrar nessa peleja e vencermos!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Fonte:LPC

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