A história da Missão Caiuá se confunde com a história de Dourados – MS.
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domingo, 5 de janeiro de 2025
IPB na Missão Caiuá
A história da Missão Caiuá se confunde com a história de Dourados – MS.
Igreja celebra virada do ano com mesa para 2.000 pessoas: ‘Muitas passariam sozinhas’
Culto da Virada na 1ª Igreja Batista de Mogi das Cruzes. (Foto: Ministério de Comunicação da PIB Mogi)
Estrutura para o Culto da Virada da PIB Mogi foi montada em 3 dias e contou com cerca de 200 voluntários antes e durante o evento.
A Primeira Igreja Batista de Mogi das Cruzes realizou uma festa de Réveillon (Culto da Virada), servindo uma ceia com frutas e frios para cerca de 2.000 pessoas. O evento foi gratuito e aberto às famílias da cidade, que fica na região metropolitana de São Paulo.
Mesa com frutas e frios. (Foto: Ministério de Comunicação da PIB Mogi)
A festa da virada já é uma tradição na PIB Mogi, mas esta foi a primeira para um público tão grande. Toda a estrutura foi montada durante três dias, com a ajuda de cerca de 200 voluntários, que trabalharam antes e durante o evento, conforme explicou o pastor e presidente da Igreja, Segundo Almeida.
Falando sobe o evento, o pastor Almeida disse: “Hoje é dia de festa, de celebração, de virada, onde estamos na presença do Senhor, recebendo o novo ano com tanta alegria, vibração e celebração.”
Pastor Segundo Almeida, presidente da PIB Mogi. (Foto: Ministério de Comunicação da PIB Mogi)
A programação, que teve início às 22h, contou com a presença do cantor Luã Freitas, vocalista do Preto no Branco, que ministrou o louvor por uma hora, antes da pregação do pastor Almeida, que trouxe uma palavra especial sobre o Ano Novo e as expectativas de todos os participantes para 2025.
Para o pastor Frank Medina, que integra a equipe pastoral da PIB Mogi, o evento foi um grande marco para a cidade. "Ver tantas famílias reunidas aguardando a virada de ano para agradecer pelo ano que se foi e louvar a Deus pelo ano que se inicia, foi algo sensacional que nos encheu de alegria", declarou.
Pastor Frank Medina. (Foto: Ministério de Comunicação da PIB Mogi)
Colunista do Guiame, Medina disse ainda que um dos focos desse evento foi alcançado: juntar, à família da fé, uma grande quantidade de pessoas que não tinham com quem passar a virada de ano.
“Ver pessoas sozinhas serem ‘adotadas’ pelas famílias ali e louvar e agradecer ao Senhor nosso Deus, foi um dos presentes que pudemos receber.”
Após a celebração, houve uma queima de fogos silenciosos, de baixo ruído, e uma mesa de frios e frutas foi preparada para receber as pessoas e suas famílias gratuitamente, conforme relatou o pastor.
Também houve a tradicional celebração dos balões. “Elevamos nossos balões ao Senhor com petições, orações e vibrações para o novo ano”, declarou o pastor.
Participantes soltaram balões brancos com orações. (Foto: Ministério de Comunicação da PIB Mogi)
“Tudo foi preparado de maneira excelente, como é peculiar à nossa igreja”, registrou o pastor.
Sobre o objetivo do evento, ele explicou: “A igreja é um movimento da cidade, e um movimento de Deus para o povo. A mensagem do Evangelho é que o mundo que andava em trevas viu uma grande luz.”
Fonte: Guiame, com informações da TV Globo
Para alcançar resultados diferentes, faça coisas diferentes
A mudança de comportamento, de atitudes e de mentalidade também está relacionada à prática de novas ações e hábitos.
A frase "Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes", atribuída ao físico Albert Einstein, foi minha inspiração neste início de ano para refletir com você sobre a importância da mudança.
Geralmente, nessa época, fazemos promessas, traçamos planos e juramos que "este ano as coisas serão diferentes". Mas a verdadeira questão é: "Você vai fazer coisas diferentes?" Para alcançar resultados diferentes, é preciso agir, pensar e adotar comportamentos novos.
No contexto cristão, podemos entender a renovação da mente como um princípio essencial que nos ensina a mudar nossos pensamentos e comportamentos, a fim de experimentar a transformação que tanto precisamos.
Em Levítico 26:10, Deus nos estimula a tirar as coisas velhas – palavras, atitudes, pensamentos – para receber coisas novas no lugar: "Comereis o velho suprimento, e tirareis o velho, por causa do novo." Isso significa que para vivermos uma nova realidade, é necessário abrir espaço para o novo, substituindo essas coisas velhas por ações que refletem o Reino de Deus.
A Bíblia também enfatiza que, como cristãos, devemos renovar nossa mente para discernir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Em Romanos 12:2, lemos: "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Essa renovação não é algo automático, mas exige um esforço deliberado de mudança de padrões de pensamento e ação. Isso se alinha com a ideia de que, para alcançar resultados diferentes, é necessário fazer coisas diferentes.
O pastor e escritor John Stott, em seu livro O Discípulo de Cristo, enfatiza a importância de uma mudança interior que se reflita em atitudes externas. A verdadeira transformação, segundo Stott, começa com um compromisso profundo com Cristo, que leva à mudança de comportamento.
John Maxwell, reconhecido líder em desenvolvimento de liderança, também compartilha a ideia de que a mudança de atitudes é essencial para alcançar resultados extraordinários, afirmando que "quem quer mudar o mundo, precisa primeiro mudar a si mesmo."
Carol Dweck, autora do livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, também fala sobre a importância de mudar nossa mentalidade para alcançar novos resultados. Dweck argumenta que a mentalidade de crescimento – acreditar que podemos desenvolver nossas habilidades e mudar nossas atitudes – é fundamental para o sucesso e a realização pessoal.
A mudança de comportamento, de atitudes e de mentalidade também está relacionada à prática de novas ações e hábitos.
O psicólogo James Clear explica em seu livro Hábitos Atômicos, a chave para alcançar mudanças duradouras está em criar sistemas e rotinas que promovam comportamentos positivos. A mudança, portanto, é um processo que exige consistência e perseverança.
Ao buscar resultados diferentes em nossas vidas, é fundamental lembrar que a transformação pessoal não acontece de forma isolada. Deus nos oferece apoio por meio do Seu Espírito Santo, mas também é importante buscar ajuda profissional, como psicólogos e terapeutas, e apoio espiritual, com conselheiros, quando necessário.
Essas pessoas podem ser instrumentos importantes para aqueles que lutam com questões emocionais ou comportamentais.
Como cristãos, devemos estar dispostos a buscar apoio, sabendo que a ajuda profissional é uma maneira de cuidar do corpo e da mente, para que possamos viver de acordo com o propósito divino para nossas vidas.
Se você está passando por dificuldades, não hesite em buscar ajuda. Deus tem recursos para restaurar todas as áreas de sua vida, e a transformação é possível, com fé, ação e apoio adequado.
Lembre-se: Você só poderá obter resultados diferentes fazendo coisas diferentes.
O Pai ama você!
Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.
Fonte: Guiame, Darci Lourenção
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Mais de 40 cristãos são mortos por extremistas enquanto celebravam Natal na Nigéria
Congregação adorando em igreja queimada na Nigéria. (Foto: Imagem ilustrativa/Open Doors).
Os terroristas atacaram uma igreja e cinco aldeias cristãs em dois estados do país. Entre as vítimas, está um bebê de 1 ano e sua mãe.
Mais de 40 cristãos foram brutalmente assassinados enquanto celebravam o Natal na Nigéria. Extremistas Fulani realizaram ataques a comunidades cristãs em dois estados do país.
No dia 23 de dezembro, terroristas armados atacaram a Igreja Evangélica Winning All (ECWA) logo após o culto de Natal, no estado de Plateau, na tribo Irigwe, segundo o International Christian Concern (ICC),
Os fulanis mataram 14 cristãos, incluindo um bebê de 1 ano e sua mãe. O ataque vitimou famílias inteiras e a comunidade realizou um enterro em massa.
A região próxima a igreja abriga cerca de 1.000 cristãos do povo Irigwe, que tem enfrentado perseguição dos extremistas islâmicos Fulani. Desde 2016, mais de 2.000 cristãos foram mortos na área.
Cinco aldeias cristãs atacadas
Dois dias depois, em 25 de dezembro, no estado de Benue, outros ataques deixaram 33 cristãos mortos no dia do Natal, conforme o Morning Star News.
Cinco aldeias de maioria cristã foram atacadas por terroristas Fulani: Anwase, Ubutu, Tse Azege, Nyiev-ya e Ityuluv. Além dos assassinatos, os islâmicos ainda queimaram casas e plantações.
“Os ataques a essas comunidades ocorreram quando as pessoas estavam ocupadas celebrando o Natal com seus entes queridos", relatou o morador local Adam Kpandev, em entrevista ao Morning Star News.
E o morador Abraham Kyambe afirmou: “O ataque resultou na destruição de produtos agrícolas no valor de milhões de nairas, deixando a comunidade cambaleando".
Um líder comunitário do grupo étnico Tiv e morador local, Iorbee Ihagh, confirmou o número de mortos e acrescentou: “Muitos cristãos ainda estão desaparecidos".
O governador do estado de Benue, Hyacinth Alia, divulgou um comunicado na última sexta-feira (27), confirmando os ataques e prometendo que os agressores serão presos e levados à justiça.
“Esses ataques são ataques hediondos a cidadãos inocentes e desarmados do estado de Benue por supostos pastores armados. Posso garantir que os perpetradores deste ato pagarão caro por isso. Eles podem pensar que não são conhecidos, mas não se pode permitir que continuem perpetuando isso. É uma questão de tempo”, afirmou o governador.
Perseguição
A Nigéria continua a ser a nação mais mortal do mundo para quem decide seguir a Cristo. Só no período entre outubro de 2022 a setembro de 2023, 4.118 cristãos foram mortos por causa de sua fé, conforme relatórios da Portas Abertas, sem contar os sequestros, ataques a igrejas, casas e escolas cristãs.
O país ocupa a 6ª posição da Lista Mundial da Perseguição 2024 da Missão Portas Abertas de países mais difíceis para ser cristão.
Fonte: Guiame, com informações de International Christian Concern e Morning Star News
sábado, 28 de dezembro de 2024
Líder relata aumento da perseguição na Índia: “Há pastores na prisão”
O líder Todd Nettleton explicou como os cristãos estão sofrendo devido a acusações de conversões forçadas no país.
Recentemente, o estado do Rajastão, no norte da Índia, aprovou um projeto de lei que pode levar a penas de prisão de até 10 anos para pessoas acusadas de “forçar” conversões religiosas.
Essa legislação é frequentemente usada contra os cristãos locais e a justiça é rara. O líder Todd Nettleton, da missão “A Voz dos Mártires”, nos Estados Unidos, disse: “Antes que o caso seja decidido, os crentes são presos, e permanecem na prisão por meses ou anos, em alguns casos”.
“A polícia prende você e depois faz perguntas enquanto você está sentado em uma cela”, acrescentou ele.
Embora a Constituição da Índia garanta a liberdade religiosa, Todd contou: “Há pastores na prisão hoje por causa dessas leis anticonversão”.
Segundo Todd, não é preciso muita coisa para acusar um cristão injustamente: “Você simplesmente aparece na delegacia e diz: 'Essa pessoa tentou me induzir a mudar de religião'”.
E continuou: “E a polícia dirá: 'Bem, qual foi a abordagem?'. Em alguns estados, a resposta pode ser: 'Eu passei e ouvi um louvor tocando. Isso foi o suficiente para eu entrar e mudar de religião'”.
O Mission Network News informou que, se o projeto de lei se tornar uma lei, o Rajastão se tornará o 12º estado com legislação anticonversão.
“Os estados que aprovaram leis anticonversão têm visto um aumento na perseguição. Nos últimos meses, algumas dessas leis foram estendidas e endurecidas, e as punições têm sido mais severas”, explicou Todd.
A perseguição na Índia
Segundo o ICC, a lei se baseia no conhecimento científico para “proteger os cidadãos”:
“Esta lei supostamente quer criar conhecimento baseado na ciência e um ambiente seguro para proteger a saúde humana. Ela também visa acabar com as ‘práticas malignas’ e ‘sinistras’ que os legisladores acreditam que prosperam na ignorância e na saúde precária das pessoas”.
Além disso, a lei criminaliza práticas que recorrem à “cura mágica” — como os legisladores se referem às orações — e estipula uma pena de prisão de três anos e uma multa para violações.
Líderes cristãos acreditam que a legislação se trata de uma tentativa de proibir e conter a disseminação do cristianismo.
“Nos últimos 10 anos, houve mais perseguição, a ponto de aqui na Voice of the Martyrs, mudarmos a maneira como classificamos a Índia no início deste ano. Ela mudou de uma área hostil, que é um lugar onde a Constituição promete liberdade religiosa, e talvez o governo tente proteger a liberdade religiosa. Ainda assim, alguns grupos não permitem a liberdade religiosa”, contou Todd.
E continuou: “O status da Índia mudou para uma nação restrita, onde o governo é o principal impulsionador da perseguição. E isso é verdade na Índia sob o primeiro-ministro Modi. Essa mudança aconteceu sob seu governo nacionalista hindu; agora é o governo o principal impulsionador da perseguição”.
“Ore para que a vontade do Senhor seja feita no Rajastão, e ore para que os crentes sejam ousados e corajosos. Ore para que o Evangelho mude os líderes de grupos hindus radicais”, acrescentou.
A Índia ficou em 11º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024 dos lugares mais difíceis para ser cristão.
Fonte: Guiame, com informações de Mission Network News
‘Sede de Jesus’: Ucranianos clamam por mais Bíblias em meio à guerra
Mesmo em meio à destruição, o número de pedidos por Bíblias em ucraniano aumentou.
Um ministério cristão com sede no Texas, que nos anos 1960 contrabandeava Bíblias para a União Soviética, segue firme em sua missão décadas depois, agora levando a mensagem de Deus a milhões de pessoas afetadas pela guerra na Ucrânia e no Leste Europeu.
A organização Missão do Leste Europeu (EEM) está imprimindo e distribuindo Bíblias e materiais cristãos por meio de uma rede de igrejas e organizações locais, ajudando as pessoas em sua língua nativa. Em 2024, a meta da EEM é distribuir 970 mil Bíblias e materiais baseados na Bíblia em mais de 30 países e 20 idiomas diferentes.
Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, milhões de ucranianos foram deslocados, enfrentando destruição e perda de suas casas. Muitos buscaram refúgio em países vizinhos, como Polônia, Hungria e Moldávia. O impacto tem sido devastador, especialmente para as crianças.
Mesmo antes do conflito começar, em fevereiro de 2022, a EEM já enviava Bíblias para a Ucrânia. Hoje, o ministério percebe um fenômeno especial: refugiados ucranianos levam consigo a mensagem do Evangelho para onde vão.
“Deus usa o mal, e esta guerra claramente não vem de um lugar bom, mas Deus consegue usar até as piores situações para realizar Seus propósitos”, afirmou Dirk Smith, vice-presidente da EEM, ao site The Christian Post.
Segundo a ONU, mais de 6,8 milhões de refugiados ucranianos estão espalhados pelo mundo, enquanto outros 4 milhões permanecem deslocados dentro do próprio país.
Mesmo em meio à destruição, o número de pedidos por Bíblias em ucraniano aumentou. De acordo com Smith, isso acontece porque muitos ucranianos buscam consolo e esperança em Deus.
“Estamos vendo ucranianos crentes viajando e convivendo com outros ucranianos que não têm fé”, explicou Smith. “E os não crentes percebem: ‘Estamos passando pelo mesmo sofrimento, mas vocês lidam com isso de um jeito diferente’. Isso desperta perguntas, e os crentes aproveitam para compartilhar sobre Jesus.”
Reino de Deus avançando
Apesar do conflito, a EEM continua imprimindo Bíblias em Kiev e em regiões do oeste da Ucrânia. A guerra obrigou o ministério a reorganizar sua logística, utilizando rotas vindas da Polônia e Moldávia. Mas, segundo Smith, outros obstáculos maiores não têm surgido.
No próprio território ucraniano, a EEM trabalha com ONGs, igrejas e ministérios locais. Sempre que ocorrem ataques de mísseis, a demanda por Bíblias cresce, mostrando a busca por respostas espirituais em tempos de desespero.
Para Smith, o aumento nos pedidos é um reflexo claro do poder do Espírito Santo.
“Não se trata de nós”, disse ele. “É o poder da Palavra de Deus. Quando uma Bíblia chega às mãos de alguém, é como na Parábola do Semeador: nós apenas espalhamos a semente e Deus faz o resto.”
A Parábola do Semeador, descrita no capítulo 13 do Evangelho de Mateus, conta a história de um agricultor que planta sementes. Algumas caem em terra boa e dão frutos, mas outras são sufocadas por espinhos ou levadas por pássaros. Jesus usou essa parábola para ensinar como a Palavra de Deus cresce em corações receptivos, enquanto outros não a deixam florescer.
“Nós apenas semeamos e, em seguida, ficamos maravilhados com a forma como Deus age”, concluiu Smith.
Fonte: Guiame, com informações de Christian Post
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
Escola cristã é alvo de ataque nos EUA; pelo menos 3 são mortos
O ataque aconteceu na Abundant Life Christian School. (Foto: Reprodução/YouTube/Brasil Urgente)
A polícia acredita que o atirador é um estudante da Abundant Life Christian School e está entre os mortos.
Um atirador abriu fogo em uma escola cristã em Madison, nos Estados Unidos, na manhã desta segunda-feira (16). Pelo menos três pessoas foram mortas, outras seis ficaram feridas e foram levadas para o hospital.
Segundo a NBC News, o ataque iniciou pouco antes das 11 horas na Abundant Life Christian School, uma escola particular no estado de Wisconsin.
A polícia acredita que o atirador é um estudante da escola e está entre os mortos. À repórteres, o chefe de polícia de Madison, Shon Barnes, informou que recebeu uma chamada para a escola às 10h57 e que nenhum policial disparou armas em resposta ao tiroteio.
"Cada pessoa naquele prédio é uma vítima e será uma vítima para sempre. Esses tipos de traumas não desaparecem. No momento, meu coração está pesado pela minha comunidade. Meu coração está pesado por Madison”, declarou Barnes.
A polícia local está investigando o caso. A idade das vítimas do tiroteio ainda não foram divulgadas.
O governador de Wisconsin, Tony Evers, disse em um comunicado: "Estamos orando pelas crianças, educadores e toda a comunidade escolar da Abundant Life enquanto aguardamos mais informações e somos gratos pelos socorristas que estão trabalhando rapidamente para responder".
Em uma postagem no Facebook, a Abundant Life Christian School (ALCS) pediu orações em meio à tragédia.
“Hoje tivemos um incidente de atirador ativo no ALCS. Estamos no meio do acompanhamento. Compartilharemos informações conforme pudermos. Por favor, ore por nossa Família Challenger”, afirmou.
Mulher é espancada pelo marido na Somália por orar em nome de Jesus
Cristã perseguida na Somália. (Foto: Reprodução/Morning Star News)
Após a agressão, Fatuma sofreu graves lesões e precisou fugir de casa.
Uma cristã na Somália precisou fugir de casa após ser agredida pelo marido muçulmano depois de abandonar o islamismo para seguir a Cristo.
Fatuma, de 30 anos, aceitou Jesus no dia 15 de outubro em um culto na região de Mudug, noroeste da Somália.
No dia 8 de dezembro, seu marido descobriu sobre sua conversão e a agrediu fisicamente. Fatuma, que é mãe de duas crianças com idade de 4 e 6 anos, fugiu de casa e não pode levar os filhos.
“Sinto falta dos meus filhos, mas não posso voltar para o meu marido porque ele vai me matar”, disse ela ao Morning Star News.
E continuou: “Sinto muita dor devido à minha mão fraturada e cicatrizes sérias que desfiguraram meu rosto, bem como o estresse e a ausência dos meus filhos”.
O caso ocorreu depois que sua sogra a viu orando em nome de Jesus e a mandou parar:
“Ela disse: ‘O islamismo exige que apenas oremos em nome de Alá e Maomé. Por favor, pare com esse tipo de oração imediatamente. Que esta seja sua primeira e última oração de uma forma tão ruim. Isso é diabólico, e se você não parar, será expulsa da família’”.
Violência doméstica
No entanto, Fatuma disse que sua fé veio de Deus e estava crescendo. Ela afirmou que encontrou uma vida melhor em Cristo e decidiu continuar orando secretamente em Seu nome.
Dois dias depois, quando a sogra a encontrou orando novamente, ela ficou furiosa e disse: "Eu lhe avisei, mas você decidiu ignorar. Então, meu filho terá que se divorciar de você".
No dia 8 de dezembro, seu marido chegou e a espancou com paus antes que a sogra conseguisse ajudá-la. Desde então, ela deixou a região e foi socorrida por um líder.
“Deus prometeu nos dar paz e amor”, então precisamos orar por nossa irmã Fatuma para que Deus nos dê paz abundante neste momento difícil”, disse um cristão.
E Fatuma acrescentou: “Perdoei meu marido e estou orando para que Deus mude sua vida. Estou muito magoada e preciso de orações para curar meu coração”.
Intolerância religiosa
Segundo o Departamento de Estado dos EUA, a constituição da Somália estabelece o islamismo como religião do estado e proíbe a propagação de qualquer outra religião.
No país, também é exigido que as leis cumpram os princípios da sharia (lei islâmica), sem exceções na aplicação para não muçulmanos.
A pena de morte por apostasia faz parte da legislação islâmica, conforme interpretado pelas principais escolas de jurisprudência. O grupo extremista islâmico Al Shabaab, na Somália, que é aliado da Al Qaeda, segue esse ensinamento.
A Somália ficou em 2º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024 como um dos lugares mais difíceis para ser cristão.
Fonte: Guiame, com informações de Morning Star News
Jovens são expulsos de biblioteca em Luxemburgo durante devocional
O grupo foi expulso da biblioteca e continuou o encontro na rua. (Foto: Reprodução/Instagram/Jason Maia).
Apesar do frio, o grupo continuou o momento devocional na rua e quatro pessoas aceitaram a Jesus.
Um grupo de jovens, que fazia devocional em uma biblioteca em Luxemburgo, foi expulso do local.
Em vídeo no Instagram, o evangelista brasileiro Jason Maia, denunciou o episódio, dizendo que os cristãos foram convidados a sair por estarem estudando a Bíblia.
O líder da missão Revival Streets explicou que ele e os jovens fazem devocionais na biblioteca toda semana há mais de um ano, até que no dia 19 de novembro foram impedidos.
“Hoje, pela primeira vez, fomos expulsos por estarmos estudando a Palavra de Deus. Então, nós saímos. Estava chovendo muito e estava muito frio, muito vento, mas ninguém consegue e pode para a obra de Deus”, relatou Jason.
Neste dia, havia mais de 30 jovens reunidos para ouvir o Evangelho. O grupo continuou o momento devocional na rua.
Mesmo com a dificuldade, o Senhor se moveu poderosamente no encontro. Quatro jovens aceitaram Jesus e três pessoas foram curadas de enfermidades.
“A Europa anseia por Jesus, orem por nós. Luxemburgo pertencente a Jesus”, declarou Jason.
É Natal! A Verdadeira Luz do Natal.
Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. João 12:46
Quando nos aproximamos deste período das festas natalinas, a sensação que temos é que tudo parece estar bem. Por um momento, as luzes multicoloridas que ornamentam casas e cidades e encantam nossos olhos, parecem nos fazer esquecer que o mundo em que vivemos encontra-se em densas trevas , repleto de incertezas, conflitos e solidão. É neste cenário que Jesus se apresenta como a verdadeira luz que dissipa toda escuridão de nossas vidas.
Não são as luzes da festa de Natal que têm o poder de nos resgatar deste ambiente de trevas, mas todo aquele que crer em Jesus, esse sim é liberto das trevas. Se o Natal não nos fizer entender que somente Cristo é a única luz que promove esperança, direção e paz, todas as demais luzes do Natal serão mera distração em um ambiente de completa escuridão.
Pb. Levi almeida
Dia do Pastor Presbiteriano 17 de Dezembro - A Vida do ex-padre Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873)
A Vida do ex-padre Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873)
A Vida do ex-padre Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873) Primeiro Pastor da IPB
José Manoel da Conceição nasceu na cidade de São Paulo em 11 de março de 1822, tendo sido batizado treze dias depois. Era filho do português Manoel da Costa Santos e da brasileira Cândida Flora de Oliveira Mascarenhas. Dois anos mais tarde, a família mudou-se para Sorocaba, onde o menino foi criado e educado por seu tio-avô, o padre José Francisco de Mendonça. Desejoso de seguir o sacerdócio, foi para São Paulo, onde frequentou o curso anexo da Academia Jurídica e estudou teologia (1840-1842). Conheceu o frei Joaquim do Monte Carmelo, que foi seu amigo e defensor até o final da vida. Em abril de 1842 recebeu as ordens menores da Igreja Católica, inclusive a de subdiácono. Pouco depois, ele e o tio-avô apoiaram a Revolução Liberal, o que retardou a sua ordenação. Passou a exercer as suas atividades religiosas em Ipanema, localidade próxima de Sorocaba, onde foi instalada a primeira fundição de ferro do Brasil.
Desde os dezoito anos travou contato com a Bíblia, descobrindo conflitos entre os seus ensinos e certas práticas e doutrinas católicas. Certa vez, ao repreender o seu professor de desenho, o francês Carlos Leão Baillot, por tê-lo visto andar na igreja com o boné na cabeça, ouviu dele palavras que nunca esqueceu: “Menino, aprende em tua Bíblia a distinguir a alegoria da religião. O fim da Bíblia é ensinar-nos a amar a Deus sobre tudo e depois amarmo-nos uns aos outros como bons irmãos, filhos de um só Pai que está no céu. Ouves, meu menino?” Relacionou-se com protestantes e sentiu-se atraído por eles, levado pelo bom testemunho de suas vidas religiosas. Em Ipanema, visitou a família inglesa Godwin e as casas dos alemães, impressionando-se com a maneira respeitosa como guardavam o domingo e com a prática da leitura da Bíblia e de livros religiosos. Fez amizade com o médico dinamarquês Dr. João Henrique Teodoro Langaard, com quem aprendeu alemão, história e geografia.
No primeiro semestre de 1863, Conceição escreveu ao novo bispo, D. Sebastião Pinto do Rego, sobre as suas lutas espirituais e foi nomeado vigário da vara, um cargo administrativo sem funções sacerdotais. Comprou um sítio junto ao rio Corumbataí, perto de Rio Claro, para onde se mudou. No final do mesmo ano, recebeu a visita do Rev. Alexander Latimer Blackford, missionário presbiteriano que acabara de mudar-se para São Paulo e ouvira falar do padre que tinha ideias protestantes. Seguiu-se uma correspondência assídua entre os dois, até que, no dia 19 de maio de 1864, Conceição chegou a São Paulo para encontrar-se com Blackford. Conheceu a esposa deste, Elizabeth, que o convidou sem rodeios a se tornar protestante. Depois de várias palestras longas e proveitosas com o missionário, o sacerdote voltou para casa no dia 24 decidido a abraçar a fé evangélica. Na volta, passou por Campinas e levou a irmã Gertrudes do Amaral – Tudica (1849-1923), com apenas quinze anos, que fora educada pela família Bierrenbach. Foram para Rio Claro, onde Gertrudes se casou no início de junho com José Rufino de Cerqueira Leite – Nhô Zé (1844-1907), irmão do futuro pastor Antônio Pedro.
No dia 23 de setembro, Conceição tornou a ir a São Paulo e foi hospedado por Blackford. Dois dias depois, um domingo, participou pela primeira vez de um culto protestante. No dia 28, obteve uma audiência com o bispo e lhe comunicou que estava deixando o sacerdócio e a Igreja Católica Romana. Uma semana mais tarde, em 4 de outubro, partiu com o missionário para o Rio de Janeiro, deixando em mãos de um amigo a carta de renúncia que devia ser entregue a D. Sebastião. Sua chegada à capital do império causou sensação e quando pregou pela primeira vez, no dia 9, a sala ficou repleta. Fez amizade imediata com o Rev. AshbelSimonton, que ainda sentia a morte da esposa ocorrida há três meses. No dia 23 de outubro de 1864, Conceição fez a sua pública profissão de fé e foi batizado pelo Rev. Blackford. O Rev. Simonton proferiu breves palavras e o ex-padre explicou aos presentes o passo que havia dado. A série de conferências que fez foi o seu primeiro trabalho como evangélico. Sendo culto e eloquente, a sua conversão causou consternação no clero católico. Passou a colaborar com os missionários na redação do jornal Imprensa Evangélica, cujo primeiro número foi lançado ao público no dia 5 de novembro.
Pouco depois, sem avisar, Conceição partiu repentinamente, regressando a Brotas, onde viviam a irmã Gertrudes e seu esposo José Rufino. Debatia-se com uma grave crise de consciência por causa da sua vida anterior. Depois de algumas viagens com os missionários e de muitos esforços pacientes dos mesmos no sentido de tranqüilizá-lo, superou o sentimento de culpa que o atormentava. Foi então, em meados de 1865, que escreveu a sua bela e inspiradora Profissão de Fé Evangélica. No dia 13 de novembro daquele ano, graças ao seu trabalho evangelístico e à colaboração dos missionários, foi organizada a Igreja Presbiteriana de Brotas, a primeira do interior do Brasil. Blackford recebeu por profissão de fé onze pessoas da família Gouvêa e batizou dez crianças. Conceição apresentou a mensagem e fez uma tocante oração de encerramento.
Nos meses seguintes foram recebidos na igreja vários familiares seus, inclusive Gertrudes e José Rufino, bem como outros membros da família Cerqueira Leite. Desde fins de 1863, Conceição vinha distribuindo folhetos e Bíblias em Brotas e expondo suas dúvidas e novas convicções às famílias Gouvêa e Cerqueira Leite. Em abril e maio de 1865 acompanhara o Rev. George Chamberlain em Brotas e em outubro e novembro, o Rev. Blackford, pregando e ensinando na vila e nos sítios. Outro irmão do ex-padre que veio a se converter foi Venceslau da Costa Santos (Nhô Lau), nascido em 28 de setembro de 1846, que foi presbítero, residiu em Boa Vista do Jacaré e outros locais, e faleceu na Fazenda Olivete, em Torrinha, em junho de 1941. Era casado com Adelaide, filha de Remígio de Cerqueira Leite, um dos irmãos de Antônio Pedro.
No dia 16 dezembro de 1865, os Revs. Simonton, Blackford e Francis Schneider organizaram na cidade de São Paulo o Presbitério do Rio de Janeiro, composto das Igrejas do Rio, São Paulo e Brotas. José Manoel da Conceição foi examinado acerca das suas convicções e considerado apto. No dia seguinte, um domingo, pregou pela manhã o sermão de prova sobre Lucas 4.18-19 e à tarde foi ordenado ministro do evangelho. Blackford fez as perguntas de praxe e Simonton discursou com base em 2 Coríntios 5.20, saudando e exortando o novo pastor. Pouco depois da sua ordenação, Conceição deu início às suas famosas viagens evangelísticas, que eventualmente o levaram até Itapeva (sul de São Paulo), Brotas (oeste), Campanha (sul de Minas) e Barra do Piraí (Vale do Paraíba). Visitou as cidades e vilas onde havia sido pároco e muitas outras, plantando as sementes de futuras igrejas. O Rev. George Landes, em um folheto sobre a evangelização do Paraná, diz que certa vez Conceição visitou a vila de Castro, onde uma de suas irmãs era professora, e pregou em Ponta Grossa.
Em 28 de fevereiro de 1866, dois meses e meio após a ordenação, Conceição partiu de São Paulo pela estrada do sul, passando por Cotia, Una, Piedade, São Roque e Sorocaba, e retornou à capital. A seguir, foi novamente a Sorocaba, onde pregou por muitos dias a auditórios sempre crescentes, e distribuiu Bíblias, folhetos e muitos exemplares da Imprensa Evangélica. O primeiro culto foi realizado na casa da família Bertoldo. A seguir, Conceição foi a Porto Feliz, Rio Claro e Brotas, onde pregou na companhia de Schneider e Chamberlain. Após recuperar-se de um problema de saúde, foi para Rio Claro, onde muitas pessoas o ouviram, inclusive o vigário local. Esteve em Limeira, Campinas, Belém de Jundiaí (Itatiba) e Bragança, onde Blackford foi encontrá-lo em 25 de maio. Pregaram a auditórios de cem a duzentas pessoas, sem incidentes. Voltando a São Paulo, tomou a estrada do Rio de Janeiro no início de junho, passando pela Penha, São Miguel, Jacareí e São José dos Campos. Pregou a muitas pessoas no Hotel Figueira, sendo essa possivelmente a primeira vez que a fé evangélica foi anunciada naquela cidade. A seguir passou por Caçapava, Taubaté (onde fora vigário), Pindamonhangaba, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Queluz, Resende, Barra Mansa e Piraí, onde tomou o trem, chegando ao Rio em 29 de junho para a reunião do presbitério, ao qual prestou relatório. Todo esse enorme trabalho foi realizado em apenas quatro meses, sendo a maior parte do trajeto percorrida a pé.
No ano presbiterial de 1866-1867, após retornar a São Paulo, pregou nas cidades onde já estivera e em muitas outras. Escrevendo em 30 de agosto, o aspirante ao ministério Antônio Pedro afirmou: “O nome do padre José Manoel está espalhado pelo universo; não há lugar onde se passe que não falem em seu nome”. Passou dois meses em Brotas, que também recebeu a visita de Blackford, Emanuel Pires e Schneider. Em janeiro e fevereiro de 1867, visitou vários pontos do Vale do Paraíba na companhia de Blackford. Em março, seguiu para Minas Gerais na companhia de Miguel Torres, visitando Ouro Fino, Borda da Mata, Pouso Alegre e Santana do Sapucaí. Em Borda da Mata, pregou três vezes no sítio de Antônio Joaquim de Gouvêa, parente dos crentes de Brotas. As sete reuniões realizadas em Pouso Alegre foram muito concorridas. Em 23 de abril de 1867 o jornal Correio Paulistano publicou a “Sentença de Excomunhão e Exautoração” contra o ex-padre. No mês seguinte, os jornais publicaram a resposta do Rev. Conceição, um verdadeiro manifesto evangélico. Em junho ele publicou a sentença e a respectiva resposta em um livreto que teve grande divulgação. Seguiu então novamente para o Rio de Janeiro. Tendo chegado pouco antes da reunião do presbitério (11 a 16 de julho), pregou em Copacabana, São Cristóvão, Cascadura, Maxambomba, Macacos e Serra, estações da estrada de ferro. Na reunião presbiterial, leu um texto intitulado “O Brasil necessita da pregação do evangelho?”
Como a sua saúde inspirava cuidados, os missionários o incentivaram a ir aos Estados Unidos, o que ele fez no início de agosto, lá permanecendo quase um ano. Partiu em 3 de agosto no navio Eclipse e chegou a Nova York em 12 de setembro. Apresentou ao Dr. David Irving, secretário da Junta de Missões, uma carta de recomendação de Simonton, e passou alguns dias com Chamberlain, que angariava donativos para a construção do templo do Rio. Este o levou para conhecer as igrejas portuguesas de Springfield e Jacksonville, no Illinois, nas quais Conceição trabalhou durante oito meses e onde aplicou os seus conhecimentos de medicina. Iria corresponder-se com essas igrejas até pouco antes do seu falecimento. As mesmas haviam enviado ao Brasil o Rev. Emanuel Pires e logo enviaram os Revs. Robert Lenigton e João Fernandes Dagama. Nessa estadia nos Estados Unidos, Conceição fez a revisão de uma tradução do Novo Testamento para a Sociedade Bíblica Americana e traduziu artigos e folhetos para a Sociedade Americana de Tratados. De regresso a Nova York, Irving e Chamberlain o acompanharam ao vapor Mississippi, no qual embarcou no dia 23 de junho de 1868, chegando ao Rio de Janeiro em 20 de julho. No dia 1° de agosto, embarcou com Blackford e Schneider para Santos, a fim de participar da reunião do presbitério em São Paulo (5 a 8 de agosto).
Após a reunião presbiterial, Conceição tomou o caminho do sul, passando por Cotia, São Roque, Sorocaba, Campo Largo, Alambari e Itapetininga. No início de outubro retornou a São Paulo e foi para o Rio de Janeiro. Acompanhou Chamberlain no vapor Parati ao litoral fluminense, visitando Angra dos Reis e Parati. Dali subiram a serra, passando por Cunha e Lorena, onde houve perseguição. Seguiu então para São Paulo, visitando as principais cidades e vilas do Vale do Paraíba. Na capital paulista, foi hospedado pelos Revs. Pires e McKee. No dia 15 de janeiro de 1869 partiu para Atibaia, Bragança, Amparo e Socorro. Esteve também em São José dos Campos e outros locais. Em julho voltou a São Paulo para a 5ª reunião do Presbitério do Rio de Janeiro (12-18 de agosto), a última a que compareceu. O trabalho havia mudado durante a sua ausência no exterior. A ênfase era outra: não mais o febril desbravamento, mas a consolidação em torno de alguns centros. Seu relatório foi considerado demasiado longo e recebido com certo desinteresse.
A partir de agosto de 1869, Conceição voltou a ser um solitário. Não se sentia atraído pelas estruturas e formalidades eclesiásticas. Preferia continuar viajando e pregando, apesar da saúde cada vez mais precária. Nunca mais teve companheiros de estrada; nunca mais compareceu ao presbitério nem lhe prestou relatório. Tornou-se um estranho para os próprios amigos, que raramente sabiam onde ele se achava. Era afligido periodicamente por sérias crises de depressão, que foram, no dizer de um autor, o seu “espinho na carne”. Em 21 de setembro de 1869, escreveu de São Paulo à irmã e ao cunhado dizendo-se doente “com umas feridas grandes e dolorosas” e impossibilitado de viajar. Em 6 de março de 1870 ministrou a Ceia na Igreja de São Paulo em companhia do Rev. McKee e no dia 14 oficiou no sepultamento do Rev. William D. Pitt. Em julho de 1872 esteve no Rio de Janeiro; em agosto e setembro foi visto em Queluz e depois em Caldas, Campanha e outros pontos de Minas; de outubro a dezembro andou por Areias e Mambucaba, no litoral de São Paulo. No primeiro semestre de 1873, esteve em Queluz, São Paulo, Rio de Janeiro, Piraí, Campo Belo e Caraguatatuba, entre outros locais. Tornou-se uma figura lendária nas estradas. Em muitos lugares, enfrentou tremendas perseguições e injúrias. Em Pindamonhangaba, um homem foi ouvi-lo para o insultar, mas a prédica versou sobre o Filho Pródigo e ele chorava a ausência de um filho querido. Numa fazenda, o dono o interrompeu, perseguiu-o pela estrada com um chicote e açulou os cães contra ele, deixando-o gravemente ferido. Em 1872, na cidade de Campanha, foi apedrejado por uma turba e deixado como morto na estrada.
O Rev. Conceição exerceu o seu ministério de maneira sacrificial e abnegada. Seu método era ir de vila em vila e de casa em casa, pregando, lendo e expondo a Bíblia. Vivia como um nômade, pregando em toda parte e experimentando toda sorte de privações, que lhe prejudicaram a saúde. Passava a noite em qualquer lugar que lhe oferecessem e, em sinal de reconhecimento, servia de enfermeiro a algum doente ou prestava pequenos serviços, como varrer e lavar. Alimentava-se de maneira frugal e o seu único vestuário era o que lhe cobria o corpo. Nas longas peregrinações, ocupava as horas vagas escrevendo a lápis sermões, traduzindo artigos e fazendo anotações curiosas sobre tudo o que observava. Quando se demorava por algum tempo em algum local onde podia dispor de comodidade, passava a limpo os seus sermões, hinos, notas e traduções, empregando em tudo muito método, clareza e uma bela caligrafia. Todos esses papéis ele levava consigo embrulhados em um pano, até poder dar-lhes o destino apropriado, enviando uns aos amigos e outros à redação da Imprensa Evangélica. Tinha uma presença nobre e atraente, voz harmoniosa, grande eloquência e pureza de vida. O pouco que possuía, dava aos pobres.
Na reunião do presbitério em agosto de 1873, decidiu-se que Conceição devia fixar residência no Rio de Janeiro para cuidar da saúde. Em dezembro, ele finalmente dirigiu-se só e a pé para aquela cidade, onde o Rev. Blackford alugara uma casa aprazível em Santa Teresa para ele descansar. Perto de Piraí, indo à estação da via férrea, anoiteceu e ele buscou abrigo numa casa à beira da estrada. Um policial, vendo-o descalço e mal-vestido, o levou preso como indigente. Nos três dias que passou na prisão, gastou os seus últimos recursos, tendo de seguir a pé para a capital. Ao aproximar-se da cidade, às quatro horas da tarde do dia 24, caiu desfalecido à beira do caminho, na estrada da Pavuna. Foi levado para a enfermaria militar do Campinho, onde recebeu carinhosa assistência. Mudaram-lhe as roupas e lhe deram um caldo; só respondia com monossílabos e movimentos da cabeça. Pediu para “ficar só com Deus”. Naquela madrugada, 25 de dezembro de 1873, o Rev. Conceição morreu enquanto dormia. O major Augusto Fausto de Souza, diretor da enfermaria militar, e o subdelegado Honório Gurgel do Amaral coordenaram os preparativos para o enterro. Ia ser sepultado como indigente quando chegou o futuro candidato ao ministério Cândido Joaquim de Mesquita, enviado pelo Rev. Blackford em busca de notícias. No mesmo dia, o Rev. Conceição foi sepultado condignamente no cemitério da matriz de Irajá.
O bispo D. Pedro Maria de Lacerda soube do ocorrido e repreendeu com veemência os sacerdotes responsáveis pelo sepultamento, que alegaram não saber que se tratava do excomungado José Manoel da Conceição. Três anos mais tarde, antes de vencido o prazo legal de cinco anos, seus ossos foram exumados e transferidos para São Paulo, sendo sepultados ao lado do túmulo de Simonton, no Cemitério dos Protestantes. Sua lápide tem dois versículos que bem descrevem o seu ministério: “Não me envergonho do Evangelho de Cristo” (Rm 1.16) e “Me alegro nos sofrimentos por seu corpo, que é a igreja” (Cl 1.24). O diretor da enfermaria militar, major Fausto de Souza, anos depois veio a converter-se e escreveu uma biografia desse herói da fé, publicada na Imprensa Evangélica de janeiro e fevereiro de 1884, na forma de suplemento, sob o título “Ex-padre José Manoel da Conceição”.
Conceição deixou muitos filhos espirituais, cujos descendentes atuam até hoje na Igreja Presbiteriana do Brasil. Dois exemplos entre tantos, além dos Gouvêa e dos Cerqueira Leite, são as famílias Barbosa Martins (Rev. Wadislau Martins Gomes) e Campos (D. Aurora de Campos Kerr, Rev. Heber Carlos de Campos). Colaborou na Imprensa Evangélica com artigos e sermões, alguns dos quais foram reproduzidos em um suplemento do Brasil Presbiteriano em 1972, no sesquicentenário do seu nascimento (“A devoção doméstica”, “A ilustração”, “O evangelho”, “O endurecimento do coração” e “A última ceia do Senhor”). Deixou também alguns hinos, dentre os quais “Amar-te, Jesus e crer-te”, “Oh! Se me fora possível”, “Dou de mão à vaidade” e “Escreve tu com própria mão”, o escrito “As exéquias de Abraão Lincoln, presidente dos Estados Unidos” (1865) e algumas cartas. Era versado em matemáticas e ciências físicas e naturais; conhecia francês, inglês, latim e alemão.
Em sua homenagem, a instituição fundada em 1928 pelo Rev. William A. Waddell em Jandira, nos arredores de São Paulo, recebeu o nome de Instituto José Manoel da Conceição, nome esse preservado atualmente no seminário presbiteriano situado no bairro do Campo Belo, na capital paulista. Em Votorantim, cidade próxima de Sorocaba, a igreja presbiteriana está em uma avenida que leva o seu nome, na qual também se encontra o seu busto. Como bem apontou o seu biógrafo, Rev. Boanerges Ribeiro, a maior contribuição do ex-sacerdote foi a proposta de um modelo brasileiro para a reforma da vida religiosa do seu país. Outro estudioso, Paul E. Pierson, um ex-missionário no Brasil, também destacou as características de Conceição que o qualificavam para fazer uma síntese entre o cristianismo evangélico e a cultura brasileira, em contraste com os seus colegas estrangeiros e mesmo brasileiros.
Alderi Souza de Matos
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Fonte:Hinologia Cristã