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segunda-feira, 13 de maio de 2024

AOS QUE ESTÃO EXAUSTOS

 



AOS QUE ESTÃO EXAUSTOS

“… Fatiguei-me, ó Deus; fatiguei-me, ó Deus, e estou exausto” (Prov 30:1b)

Em um mundo que nos aconselha a escondermos nossas fraquezas e limitações pessoais, somos pela Palavra encorajados a abrir inteiramente o coração com o nosso Deus.

capítulo 30 do livro de Provérbios começa com uma figura desconhecida, que é “Agur, filho de Jaque, de Massá” (v.1). Não se sabe quem ele é, havendo diferentes especulações a respeito. O certo, pelo que veremos, é que Deus o usou para registrar verdades reveladas e necessárias para nossas vidas.

O verso de hoje é uma espécie de desabafo, pois grita: “Fatiguei-me, ó Deus; fatiguei-me, ó Deus, e estou exausto” (v.1). A palavra hebraica usada para “exaustão” (ukal) significa também ‘consumido’, ‘totalmente exaurido’. É um grito por misericórdia (“ó Deus”), falando com repetição o que passa em sua alma (“fatiguei-me”) e concluindo com o seu estado pessoal (“estou exausto”). Há aqui lições que precisamos observar com atenção.

Primeiro, abra o seu coração com o Senhor. É certo que devemos desabafar com a família e os amigos chegados, porém o mais interessado em suas dores e aflições é o Pai. Ele o criou, conhece os meandros de sua história, segundo a segundo, sabe qual é a sua força e a sua fraqueza, e deseja caminhar com você quando chega a fadiga e a exaustão. Cultive uma vida de oração, diálogo com o Pai em nome de Jesus, abrindo honesta e inteiramente o seu coração com o Senhor. Ele deseja ouvi-lo.

Segundo, somos todos limitados. É importante saber que nossa capacidade pessoal não é estática. Nossos limites não são fixos, mas dinâmicos, variando de momento a momento da vida. Há épocas em que suportamos mais e outras em que o cansaço já tomou conta do corpo e da alma. Aprenda a lidar com seus limites e, para isto, é preciso primeiramente reconhecê-los. Aquele que não enxerga os seus limites e deixa de lado a sua exaustão em breve não conseguirá mais andar. Não são poucos os que são paralisados pelo esgotamento e burnout. Avalie o presente momento de sua vida.

Terceiro, achamos descanso e renovo em Deus. Perante o cansaço é preciso descansar. Quando exaustos, é preciso procurar ajuda. Deus usa conselheiros, profissionais de saúde e oportunidades de descanso para renovar o abatido, porém, a fonte do descanso profundo, de corpo, alma e vida, é o Senhor. A fé em Deus faz descansar a alma, pois sabemos que o incontrolável está sujeito ao Eterno. Como lemos: “Ele me faz descansar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso” (Sl 23:2). Se você se encontra exausto, desabafe com Deus; reconheça os seus limites; procure conselheiros, profissionais e os companheiros de caminhada. Sobretudo, confie no Senhor, que é Fiel!

Pastor Ronaldo Lidorio

#ronaldolidorio

Quatro igrejas são reabertas no Oriente Médio

 


Cristãos locais estão alegres e voltando para as cidades locais na Síria e no Iraque (foto representativa)

Três igrejas na Síria e uma no Iraque tomadas pelo Estado Islâmico foram devolvidas

Três igrejas que estavam sob o domínio do Estado Islâmico, quando os radicais tomaram a capital da Síria em 2013, foram devolvidas para os cristãos este ano. No dia 16 de abril, os sinos voltaram a soar nas igrejas de Raqqa, que há pouco tempo era considerada a capital do Estado Islâmico. 

Quando a cidade de Raqqa foi retomada pelas autoridades sírias, o controle das igrejas foi entregue para outras organizações e não para os cristãos locais. Anos se passaram, e a maioria da comunidade cristã, que antes de 2011 era composta por aproximadamente cinco mil cristãos, deixou a cidade.  

Restavam apenas 26 seguidores de Jesus em Raqqa no período entre a dominação do Estado Islâmico e a retomada da cidade. Mas, em um vídeo divulgado pelo noticiário The North Press, o cristão local Armen Mardo declarou como a devolução recente das igrejas aos cristãos se tornou “um dia inesquecível”. Armen afirmou que esse é o primeiro passo para o retorno dos cristãos à “bela cidade de Raqqa”.  

Sinos da igreja voltam a tocar 

“Raqqa é cheia de beleza graças a sua variedade cultural, étnica e social”, acrescentou o cristão. Armen está alegre e afirmou que agora os sinos voltarão a tocar, as pessoas poderão voltar a orar e cultuar a Deus no templo em comunhão.  

cidade de Mosul, no Iraque, também foi abençoada recentemente com uma fagulha de esperança. Uma igreja histórica local foi reaberta no dia 5 de abril deste ano. Um culto de grande celebração reuniu os cristãos locais para cantarem hinos e orarem juntos.  

O líder cristão Lois Raphael Sako, que foi alvo de perseguição das autoridades iraquianas em 2023, foi quem conduziu a celebração. A igreja reaberta havia sido ocupada pelo Estado Islâmico em 2014 e foi usada como centro de ações extremistas. Todas as cruzes e símbolos cristãos foram destruídos durante a ocupação. 

Culto com mais de 300 pessoas 

Cruzes e outros símbolos cristãos foram destruídos pelo Estado Islâmico
(foto representativa)
 

Mais de 300 pessoas participaram do culto de reabertura do culto, incluindo cristãos, muçulmanos e iazidis (um grupo minoritário que vive em partes do Iraque e da Síria). “Segundo a vontade de Deus, a vida está voltando ao que era em Mosul e as famílias cristãs estão retornando”, disse um dos participantes do culto de celebração.  


Louvamos a Deus pelos nossos parceiros no Brasil que oraram e contribuíram para a reconstrução de Mosul e para a cura de nossos nossos irmãos na fé abalados pela invasão do Estado Islâmico. Esses motivos de gratidão são frutos do trabalho de Deus por meio da fidelidade e do amor pela Igreja Perseguida de cada cristão brasileiro.  

Celebre e ore para que, em breve, outras famílias cristãs que ainda aguardam o dia em que poderão voltar a suas casas na Síria e no Iraque sejam abençoadas com o retorno ao lar e testemunhas do poder e do amor de Deus no Oriente Médio.  

Fonte: Portas Abertas

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Por que Deus permite o sofrimento?

 

Bombeiro chora diante do cenário catastrófico no RS. (Fotos: Instagram governo_rs/Gustavo Mansur)

Em uma mensagem aos sobreviventes de um incêndio de grandes proporções em Los Angeles, Billy Graham falou sobre a dor e o sofrimento humano.

A dor e o sofrimento atingem o ser humano desde sempre por meio de inúmeras situações, tanto pessoais quanto coletivas. Guerras, doenças e tragédias naturais são apenas algumas das formas pelas quais a humanidade enfrenta adversidades.

Mesmo no século 21, com o avanço da ciência, da tecnologia e da civilização, esses fatores não só continuam como em muitos casos foram agravados. Por exemplo, as guerras atuais são mais mortais, com armamentos capazes de dizimar cidades inteiras.

Além disso, não passa muito tempo sem que a mídia noticie tiroteios em massa e desastres naturais como o que o Rio Grande do Sul enfrenta neste momento, com tantas perdas materiais e, o pior, de vidas humanas. Por trás de cada notícia, há histórias individuais de sofrimento, famílias destroçadas e comunidades em luto.

Em momentos como esses, é natural questionarmos por que um Deus soberano permite o sofrimento. Foi exatamente sobre essa questão, fundamentada em verdades bíblicas, que o evangelista Billy Graham abordou em 1980, durante o incêndio no MGM Grand Hotel em Las Vegas.

Na ocasião, os sobreviventes foram encaminhados ao Centro de Convenções, onde estavam acontecendo reuniões da Cruzada realizadas pelo evangelista. Foi nesse contexto que ele falou sobre o sofrimento de Jó.

“A Bíblia diz que Jó perdeu repentinamente toda a sua riqueza e seus filhos. O diabo disse a Deus: ‘Se você tirar todas essas posses dele, ele te amaldiçoará e se afastará de você’. Mas Deus respondeu: ‘Você pode fazer qualquer coisa com ele, exceto que não pode matá-lo, e então veremos’ (Cf. Jó 1:11–12)”.

O pastor disse que Jó nunca perguntou por que essas coisas estavam acontecendo com ele e o mais próximo que ele chegou foi quando disse: “Mostra-me por que contendes comigo” (Jó 10:2).

“Jó estava compartilhando sua agonia espiritual com o próprio Deus que ele não conseguia entender”, explicou Graham.

Ele disse que o sofrimento carrega uma mensagem de mistério. E citou a Bíblia em 1 Timóteo 3:16, que diz: “Grande é o mistério da piedade”.

“Quando me pediram para explicar a tragédia do incêndio no MGM Grand Hotel, tive de dizer: ‘Há um mistério em tragédias como esta. Não sabemos a resposta’. E talvez nunca saibamos até que Deus nos explique todas as coisas”, respondeu.

Sobre os mistérios de situações como as tragédias, ele disse que as respostas de Deus vêm através da Bíblia e através de Seu Filho Jesus. “Na Bíblia você encontrará as respostas para as perguntas e os problemas da sua vida”, disse à época.

Graham também citou a independência humana que se rebelou contra Deus como uma causa para o sofrimento. Lembrando que Deus disse: “Se você assumir essa posição, você sofrerá e morrerá”. Mesmo assim, o homem assumiu essa posição e começou a sofrer e tem morrido desde então.

“A morte física é apenas a morte do corpo, mas o espírito continua vivo. Se o seu espírito estiver separado de Deus por toda a eternidade, ele estará perdido para sempre”, destacou.

Além disso, ainda há a questão do pecado, cujo autor é o diabo. “A Bíblia ensina que Satanás é o autor do pecado. O pecado é a razão de termos aflições, inclusive a morte. Todos os nossos problemas e sofrimento, incluindo a própria morte, são resultado da rebelião do homem contra Deus”, disse.

No entanto, o pastor lembrou da esperança: “Mas Deus providenciou um resgate na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. Foi por isso que Cristo morreu na cruz. É por isso que Ele ressuscitou dos mortos.”

Três mensagens de sofrimento:

– Compaixão

Billy Graham disse que no sofrimento há também uma mensagem de compaixão, e citou uma fala de Cristo registrada em Mateus 25:35–36):

“Jesus disse: ‘Porque tive fome e destes-me de comer; tive sede e você me deu de beber; eu era um estranho e você me acolheu; eu estava nu e você me vestiu; estive doente e vocês me visitaram; Eu estava na prisão e vocês vieram até mim’”.

Ele testemunhou que na tragédia do incêndio do MGM Grand Hotel, viu as equipes de emergência, os militares, o Exército de Salvação, a Cruz Vermelha, os médicos, as enfermeiras e as pessoas chegando para doar roupas e alimentos. “Eu vi a compaixão em ação”, afirmou.

– Unidade

“No sofrimento há uma mensagem de unidade. Os filhos gêmeos de Isaque, Jacó e Esaú, estavam brigando e brigando. Mas quando Isaque morreu, eles vieram enterrá-lo. Por causa da morte do pai, os dois filhos ficaram juntos”, declarou.

Graham lembrou que a unidade é o desejo de Deus e que Jesus orou por ela: “Para que todos sejam um, como tu, Pai, és em mim e eu em ti” (João 17:21).

“E é assim que devemos ser como cristãos, um em Cristo. Se você nasceu na família de Deus, você é um filho de Deus. Vocês são irmãos e irmãs”, afirmou.

– Conforto

Outro ponto no sofrimento, disse Graham, é que ele contém uma mensagem de conforto.

“Em 2 Coríntios 1:3–4 lemos: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão em alguma angústia, com a consolação com que nos nós mesmos somos consolados por Deus.”

E disse: “Porque a tragédia aconteceu com você, isso lhe dá uma sensação maior de unidade com outras pessoas que vivenciam a tragédia. Você pode sentir o mesmo que eles nessa situação de sofrimento. Por termos sido consolados através da Palavra de Deus, nós, por sua vez, poderemos consolar outros”.

Reação do cristão ao sofrimento

O evangelista também falou como deve ser o comportamento do cristão diante do sofrimento.

Primeiro, deveria ser de adoração. Deveríamos dizer: “Ó Deus, creio que Tu és o grande e poderoso Deus. Não entendo todas as coisas que estão acontecendo em minha vida, mas, ó Deus, confio em Ti.”

Em segundo lugar, devemos pedir a Deus que nos ensine tudo o que Ele deseja que aprendamos sobre Ele, sobre nós mesmos, sobre os outros e como podemos ministrar àqueles que estão sofrendo.

Terceiro, a nossa atitude no sofrimento deve glorificar a Deus. As pessoas vão nos observar como cristãos. Eles perguntarão: “Como é que Cristo tem tanto controle sobre sua vida a ponto de ser capaz de ajudar os outros?”

Deus controla tudo

Billy Graham continuou: “Jesus sofreu e morreu por nós na cruz, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. Jesus Cristo agora está sentado à direita de Deus Pai e vê nosso sofrimento. Ele vê nossa vida todos os dias e sabe exatamente onde estamos.”

E afirmou: “A Bíblia ensina que devemos ser pacientes no sofrimento. Isso é o mais difícil de tudo, ter paciência, louvar durante a noite. Peça a Deus que o ajude a ter uma atitude confiante e paciente e a fugir da amargura.”

O pastor disse acreditar que no sofrimento também há uma mensagem de advertência.

“Você está preparado para encontrar Deus? O que você precisa fazer para estar pronto? Deus tomou a iniciativa de entregar Seu Filho Jesus Cristo. Deus diz: ‘Eu te amo. Eu quero te perdoar. Eu quero que você vá para o céu’. Mas você deve responder a Ele”.

E, como sempre fazia, o evangelista convidou o leitor de sua mensagem a entregar sua vida a Cristo.

“Receba Jesus Cristo em seu coração como Senhor, Mestre e Salvador. Siga-O e sirva-O a partir deste momento. Você pode saber que está preparado para encontrar Deus, seja qual for o futuro.”

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO EVANGELÍSTICA BILLY GRAHAM

Não É Só Dar Presente, É Ser Presente

  

Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer. Provérbios 23:22

No próximo domingo, é o dia em que se comemora o dia das mães, mas gostaria de pedir licença para fazer uso dessa palavra, direcionando-a aos filhos.
Você filho(a) que mesmo morando debaixo do mesmo teto, ou não, passa quase que o ano inteiro ausente da vida de sua mãe, e que só se lembra de seus pais por ocasião dessas datas especiais.

Você que sempre tem tempo para sair com amigos, passear com colegas, ligar para os mais chegados, mas que nunca tem tempo nem agenda para seus pais.

Se você filho(a) está preocupado(a), em qual presente dar à sua mãe no próximo domingo, o sábio Salomão te dá a dica: seja um filho presente na vida da sua mãe todos os dias.

Filhos presentes sempre tem tempo para ouvir o seu pai, e jamais abandona a sua mãe na velhice.
Por isso filho(a), não deixe de dar essa alegria nem de proporcionar esse presente a quem te gerou. Seja um(a) filho(a) presente!

Pb. Levi Almeida

SEJA HUMILDE DE ESPÍRITO

 


SEJA HUMILDE DE ESPÍRITO

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Prov 29:23)

Desde a infância, a sociedade ensina as pessoas a se considerarem superiores e melhores. Muitos pais perpetuam essa visão na educação de seus filhos. A competição, os elogios ao ego e os conselhos questionáveis fazem com que o indivíduo veja o mundo, tendo a si mesmo como referência máxima. Enquanto o pecado sussurra “seja o maior”, as Escrituras nos instruem “seja um servo”.

No texto bíblico de hoje, aprendemos que “a soberba do homem o humilhará”, enquanto “o humilde de espírito será honrado”. A palavra hebraica para “soberba” (ga’avah) também é traduzida como ‘orgulho’, ‘altivez’ e ‘arrogância’. Ela descreve alguém que vê os outros com um sentimento de superioridade. A Bíblia adverte que a soberba leva à queda, resultando em humilhação. Em contraste, “o humilde de espírito será honrado”, uma honra que, mais do que o reconhecimento humano, reflete um valor profundo diante de Deus. Esse é um tema que merece nossa atenção.

Seja humilde de espírito. Devemos entender que a humildade não significa ser passivo, sem opiniões ou iniciativa, e sim reconhecer a grandeza de Deus e a necessidade de Sua graça e misericórdia diariamente. O humilde é aquele que vê os que estão ao seu redor como pessoas a serem amadas e servidas, não como rivais a serem superados. O verdadeiro humilde agarra-se à honra diante de Deus, mesmo sem o aplauso dos homens.

Evite a soberba. O soberbo acredita que pode ser algo significativo sem Deus, seguindo apenas seus próprios desejos. Ele vê as pessoas ao seu redor como inferiores, incapazes ou medíocres, sempre se considerando o melhor e maior. Quando não é valorizado, culpa a limitação alheia, não a sua. O soberbo será eventualmente confrontado com a grandeza de Deus, seja em vida ou na morte.

Valorize a verdadeira honra. Não se trata de buscar aplausos humanos ou reconhecimento público, mas de abraçar uma vida digna com os valores e propósitos estabelecidos por Deus. Cada um é único e possui dons e oportunidades distintas. Não aspire ser como outro; antes, agradeça a Deus por como Ele o criou e pelo que lhe concedeu. Utilize sua vida, talentos, oportunidades e experiências para servir a Deus e aos outros. Evite a vaidade e não persiga elogios. Sua verdadeira identidade está em Cristo, resguardada por Ele. Portanto, pela graça do Senhor, sejamos humildes de espírito.

Pr. Ronaldo Lidório

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Quatro Riquezas de Alto Valor

Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento. Provérbios 23:23


Num mundo de mentiras e enganos, se existe uma riqueza pela qual não devemos medir esforços por adquirir, essa riqueza é a verdade.

Assim como costumamos pagar por algo que é físico e palpável, que hoje parece nos completar, mas que amanhã já não tem tanto valor assim, porquanto são bens perecíveis; a verdade por sua vez também tem um preço, sendo que a sua principal diferença é que independentemente das circunstâncias, ela prevalece e não perde o seu valor.

Os que estimam pela verdade, tem que estar cientes de que via de regra ela custará um preço muito alto. Contudo, é melhor ser seu possuidor do que desfazer-se dela pela barganha da mentira.

E do mesmo modo como não devemos medir esforços por adquirir a verdade, devemos fazer o mesmo para ser possuidor da sabedoria, da instrução e da inteligência, porquanto nestas virtudes estão as verdadeiras riquezas da vida do homem.

Pb. Levi Almeida


Juristas evangélicos criticam proibição de evangelismo em presídios

 


Diretrizes e recomendações referentes à assistência socio-espiritual e à liberdade religiosa. (Foto ilustrativa: Unsplash/Matthew Ansley)

A Associação de Juristas Evangélicos contesta parte da resolução federal que estabelece diretrizes para “assistência socio-espiritual” em prisões.

Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE e a Frente Parlamentar Evangélica do Senado Federal emitiram nota conjunta sobre a Resolução nº 34 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que proíbe “proselitismo religioso” dentro dos presídios.

A entidade de juristas e os parlamentares evangélicos divulgaram a “Manifestação Pública sobre a Resolução nº 34 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária”, que define diretrizes e recomendações referentes à assistência socio-espiritual e à liberdade religiosa nas cadeias do país.

O documento, publicado em 24 de abril no Diário Oficial da União (DOU), traz alguns pontos referentes à atividade religiosa dentro das prisões, que para a ANAJURE ferem a liberdade religiosa.

Entre eles, está a proibição de fazer proselitismo religioso, que pode ser entendido por fazer propaganda da fé com objetivo de evangelizar os detentos ou pregações.

Para a ANAJURE, mesmo reconhecendo alguns avanços destacados na resolução, considera a proibição de proselitismo “inconstitucional ao ferir o próprio núcleo central do direito à liberdade religiosa”.

Assistência socio-espiritual

O trecho da resolução que recomenda a proibição diz: “será assegurada a atuação de diferentes grupos religiosos em igualdade de condições, majoritárias ou minoritárias, vedado o proselitismo religioso e qualquer forma de discriminação, de estigmatização e de racismo religioso”.

Para o presidente da Frente Parlamentar Evangélica no Senado, Carlos Viana (Podemos-MG), a resolução é desrespeitosa.

“A proposta do governo simboliza um preconceito religioso. É bom lembrar que ninguém é obrigado a se converter, as pessoas participam e tomam as decisões livremente. Esta medida vai inclusive contra a declaração dos direitos humanos que diz que as pessoas são livres para praticar a religião que quiser e mudar de religião e serem respeitados”, afirmou o senador lembrando que um dos princípios do protestantismo é justamente pregar nos presídios.

Além do proselitismo, a resolução veda a participação de servidores públicos como voluntários religiosos nessas instituições e o pagamento do dízimo às igrejas pelos detentos, também estão proibidas.

Ato inconstitucional

A nota conjunta da ANAJURE e da Frente Parlamentar também argumenta sobre a proteção dos direitos fundamentais dos indivíduos.  

“Considera-se característica basilar do Estado Democrático de Direito a proteção dos direitos fundamentais, sendo as instituições do Estado e o sistema jurídico projetados para assegurar o exercício pleno e efetivo das liberdades individuais e coletivas.”

E ressalta: “O Estado e a igreja possuem diferentes âmbitos de atuação e competência, sendo necessário que cada um cumpra sua responsabilidade própria.”

Sobre a atividade de evangelização, a ANAJURE afirma que “proibir o proselitismo religioso é violar o direito à liberdade religiosa”.

“Percebe-se, em alguns setores da sociedade, a falsa associação de que o proselitismo ameaça a laicidade estatal. Muito pelo contrário, ambos são complementares. O proselitismo religioso, por sua vez, consiste em difundir a própria religião, isto é, persuadir outros, seja por meio de divulgação individual ou coletivo, público ou privado, a respeito de certas crenças ou práticas religiosas”.

Colunista do Guiame, a ANAJURE finalizou a nota ressaltando os benefícios da religião aos indivíduos que estão presos: “A assistência religiosa pode enriquecer a compreensão do indivíduo encarcerado ao promover a reflexão sobre valores fundamentais como liberdade, tolerância, responsabilidade, amor e perdão, facilitando a valorização pessoal através do entendimento de sua própria cultura”.

“Adicionalmente, a assistência religiosa contribui para a formação de redes de suporte, ajudando na reintegração social dos indivíduos. Pode ainda aprimorar habilidades de comunicação e fomentar um sentimento de pertencimento, além de auxiliar na elaboração de novos planos de vida e oferecer estratégias para enfrentar desafios adversos”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO GLOBO E ANAJUREFacebook

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Famosa ativista declara que não é mais ateia: ‘Eu zombava do cristianismo e me arrependo’

 

A escritora Ayaan Hirsi Ali enfrenta Richard Dawkins sobre o Novo Ateísmo em debate apresentado por Freddie Sayers [centro]. (Captura de tela/UnHerd)

Ayaan Hirsi Ali participou de um debate com o biólogo evolucionista Richard Dawkins em Nova York, onde defendeu sua nova fé em Jesus

A ativista e escritora dos direitos das mulheres, Ayaan Hirsi Ali, manifestou arrependimento por suas críticas anteriores ao cristianismo durante a conferência inaugural dos Diálogos Dissidentes em Nova York no último fim de semana.

Ali, uma figura proeminente no movimento do Novo Ateísmo, reconheceu publicamente suas declarações anteriores de que todas as religiões, incluindo o cristianismo, eram igualmente prejudiciais.

Em um debate animado com o biólogo evolucionista Richard Dawkins no sábado (04), Ali detalhou sua transformação, revelando que sua crença anterior de que todas as religiões eram igualmente prejudiciais estava equivocada.

“Lamento ter feito isso”, confessou ela a Freddie Sayers, editor-chefe do UnHerd e moderador do evento.

Ali reconheceu as consequências não intencionais de sua posição, que incluíam promover o ceticismo em detrimento da fé, sem apresentar uma alternativa moral viável, deixando assim um vácuo no quadro cultural e moral que agora acredita que o cristianismo preenche de forma benéfica.

“O que você valoriza no cristianismo é algo que é absolutamente necessário transmitir à próxima geração”, disse ela. “E falhamos com a próxima geração ao tirar deles essa estrutura moral e dizer-lhes que é um disparate e uma falsidade. Também não os protegemos das forças externas que atingem os seus corações, mentes e almas.”

Ela explicou: “Você está vindo de um lugar onde ‘não há nada’. E o que aconteceu comigo é que acho que aceitei que existe algo. E quando você aceita que existe algo, existe uma entidade poderosa – para mim, (esse é) o Deus que me transformou.”

Ali acrescentou: “Como você, eu zombei da fé, em geral, e provavelmente do cristianismo em particular, mas não faço mais isso. … Fiquei de joelhos para dizer que as pessoas que sempre tiveram fé têm algo que nós que perdemos a fé não temos.”

Muita sabedoria

Ali revelou que conheceu uma mulher que lhe disse: “Você tentou de tudo e perdeu a esperança, perdeu a fé. Experimente… ore.” Ali acrescentou que há muita sabedoria no que lhe foi dito.

Hannah Long, editora da HarperCollins, escreveu no X: “… Ontem à noite ela revelou o que aconteceu: um despertar espiritual após uma depressão suicida. Dawkins investigou, destacando ‘bobagens que o vigário diz’ e criticando o cristianismo por estar ‘obcecado pelo pecado'”.

Ali respondeu: “Acho que o que o vigário está dizendo não parece mais absurdo. Faz muito sentido… Acho que o cristianismo é realmente obcecado pelo amor.”

Saída do ateísmo

A conversão de Ali do ateísmo para uma identidade cristã declarada não tem sido livre de controvérsias, especialmente entre seus antigos colegas na comunidade do Novo Ateísmo, que ganhou destaque no início dos anos 2000 por sua postura crítica em relação à religião.


Ayaan Hirsi Ali. (Foto: Wikipedia/Creative Commons)

Seu anúncio no ano passado, também no UnHerd, enfatizou o papel do cristianismo na preservação da civilização ocidental, uma perspectiva que inicialmente encontrou ceticismo por parte de Dawkins.

Ele desafiou sua fé recém-adquirida, questionando a sinceridade de sua crença na doutrina cristã.

“Sério, Ayaan? Você, cristã? Você não é mais cristã do que eu”, respondeu Dawkins em uma carta aberta, expressando dúvidas sobre sua aceitação das crenças cristãs fundamentais, como a Ressurreição de Jesus.

‘Você é cristã’

No entanto, o diálogo do sábado revelou uma suavização da postura de Dawkins. Confrontado com o testemunho pessoal de Ali sobre sua fé, Dawkins admitiu:

“Vim aqui preparado para tentar persuadi-la, Ayaan, de que você não é cristã”, disse ele. “Agora, acho que você é cristã e acho que o cristianismo é um absurdo.”

A conversa também abordou as implicações mais amplas da crença religiosa na sociedade. Tanto Ali quanto Dawkins concordaram sobre os aspectos problemáticos do Islã, que Dawkins descreveu como uma “religião desagradável”.

Dawkins, que recentemente afirmou se identificar como um cristão cultural apesar de suas críticas ao Cristianismo, discutiu o potencial de usar as crenças cristãs como um “vírus mais suave” para neutralizar as ideologias mais prejudiciais presentes em outros movimentos religiosos.

A apresentadora Sayers, que compartilhou os destaques do debate na plataforma de mídia social X, resumiu o evento como uma “experiência emocionante de moderar”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO CHRISTIAN POST

Pai e filho cristãos resgatam 300 pessoas com barco da família no RS

 

Juarez e Dionatan resgataram moradores em Novo Hamburgo. (Foto: Arquivo pessoal/Notícias Adventistas).

Durante três dias contínuos, Juarez e Dionatan navegaram pela inundação em Novo Hamburgo e salvaram moradores e animais de estimação.

Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta a maior enchente de sua história, voluntários civis têm se tornado verdadeiros herois ao fazerem a diferença nos resgates de moradores.

É o caso de Juarez e seu filho Dionatan. Os cristãos, membros da Igreja Adventista, salvaram cerca de 300 pessoas com o barco da família, em Novo Hamburgo, na região metropolitana.

Tudo começou quando pai e filho souberam de um pedido de resgate de um casal da igreja, que estavam ilhados no bairro Integração, na sexta-feira (3).

Eles se ofereceram para ajudar. Ao chegarem ao local de barco, eles se depararam com um cenário mais grave do que imaginaram. Diversas pessoas estavam presas nas casas inundadas, aguardando serem socorridas.

Maratona de resgates

Juarez e Dionatan levaram o casal a um local seguro e logo voltaram para salvar outras vítimas. Eles iniciaram uma maratona de resgates, navegando pela água durante horas sem parar.

“Tinha muita gente empenhada em ajudar, graças a Deus. É impressionante o que o pessoal viveu ali. Pessoas sendo salvas dentro da água, nadando, porque já não tinham para onde ir”, contou Juarez.

Durante três dias consecutivos, pai e filhos salvaram centenas de animais de estimação e pessoas, incluindo um cadeirante.

“Quando olhamos para o lado, havia tábuas de madeira ideais para retirar a pessoa em segurança. Meu pai fala que é a direção de Deus encaminhando as coisas para se encaixarem”, comentou Dionatan.

Enfrentando as dificuldades das inundações, os cristãos resgataram cerca de 100 pessoas no bairro Integração e 200 pessoas no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo.

Dionatan relatou que havia outros civis ajudando nos resgates. “Haviam pessoas que estavam desde sexta-feira até domingo resgatando. Elas diziam que estavam exaustas, mas não conseguiam parar, pois cada vez que voltavam e diziam que era a última vez que iriam buscar gente, eles se lembravam de que aquelas pessoas contavam com elas e que haviam prometido voltar”, disse ele.

Enchentes no RS

Segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado nesta terça-feira (7), 90 pessoas morreram, 361 ficaram feridas e 132 moradores ainda estão desaparecidos, pelas enchentes no estado.

Mais de 200 mil estão desabrigados em 388 cidades atingidas. No total, 844 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas.

O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública, após as fortes chuvas provocaram enchentes, deslizamentos, rompimentos de barragens e destruição em grande parte do estado.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE NOTÍCIAS ADVENTISTAS

terça-feira, 7 de maio de 2024

Casal leva individualmente 500 estudantes chineses à Jesus: “Deus faz a obra”

 

Shu e Lilly Huang. (Foto: Grace Thornton/The Alabama Baptist)

Shu e Lilly Huang se reúnem todos os sábados para ensinar os alunos sobre Jesus.

casal Shu e Lilly Huang foi vocacionado a realizar uma missão onde levaram 500 estudantes a Jesus, nos Estados Unidos.

Shu se mudou para o Alabama em 1978, lá ele ouviu o Evangelho, mas o rejeitou.

“Os cristãos falavam comigo e eu dizia: ‘Não quero isso’”, disse ele à Baptist Press.

Ele cresceu sem acreditar que era um pecador e por isso não entendia quando ouvia falar que “estava destinado ao inferno”.

“Pensei: ‘Não, sou um cara legal, estou fazendo o meu melhor. Não posso aceitar isso”, disse Shu.

Ele e a esposa Lilly eram de Taiwan, país na Ásia Ocidental. Nos EUA, Shu decidiu ir à igreja na intenção de confrontar os cristãos com perguntas, até que eles mudassem de ideia.

No entanto, ele ouviu testemunhos de como Deus havia mudado o coração das pessoas e através de seu trabalho como médico do Hospital UAB (Universidade do Alabama em Birmingham), acreditou na existência de Deus por meio dos detalhes do corpo humano.

Após a conversão, ele e Lilly foram vocacionados a cumprir uma missão.

“Nós dois estávamos muito ansiosos para compartilhar o Evangelho com outras pessoas”, disse Shu.

Início do ministério 

Depois de 46 anos, os Huangs viram cerca de 500 estudantes chineses da UAB aceitarem Jesus.

“Quando fazemos esta obra, as impressões digitais de Deus estão por toda parte”, disse Shu Huang.

“Isso fica evidente na maneira como Deus nos trouxe para o Alabama, nos atraiu para Cristo e nos conectou com uma congregação chinesa na área de Birmingham”, acrescentou ele. 

Na Igreja Batista Shades Mountain, eles se conectaram com os líderes de um programa de inglês.

A princípio, Shu pensou que era uma conexão casual, mas depois descobriu que um cristão no local estava orando para que Deus enviasse um chinês para ajudar no ministério.

“Fiquei tão surpreso. Minha esposa e eu decidimos com muito entusiasmo que queríamos fazer parte desta igreja”, contou ele.

A partir daí, os Huangs começaram a se reunir com estudantes e acadêmicos chineses. Lilly fazia amizade com os alunos e os ajudava distribuindo sacos de pães.

Shu se reunia com estudantes e explicava os fundamentos do cristianismo. Porém, no final do primeiro ano, ninguém havia tomado a decisão de seguir Jesus.

“Minha esposa orou e disse: ‘Deus, acredito que o Senhor enviará alguém para nós. Quero lhe pedir que este ano, cinco alunos aceitem Jesus’”.

“Deus respondeu. No ano seguinte, ela orou por 10, e 10 seguiram a Cristo. Embora estivéssemos muito entusiasmados naquele primeiro ano, Deus queria nos dizer que sem Ele ninguém pode fazer o trabalho”, afirmou Shu. 

Tempo depois, mais estudantes aceitaram a Cristo todos os anos. Hoje, eles testemunham cerca de 500 conversões.

O grupo, que ainda é um ministério da Shades Mountain Baptist (BCM), se reúne aos sábados no Baptist Campus Ministries da UAB para estudar sobre os fundamentos do cristianismo e depois comem juntos.

Eles possuem uma parede à prova de som que permite a tradução ao vivo da aula para o inglês para alunos que não falam chinês.

Bill Morrison, ministro principal do campus da UAB BCM, disse que imagina que entre os estudantes que agora seguem a Cristo e os discípulos que fizeram tanto no Alabama como na China e Taiwan, o impacto do ministério dos Huangs é “na casa dos milhares, se não nas dezenas de milhares”.

Ele atribui esse impacto à vida de oração do casal: “Eles são incríveis, realmente são. Isso só prova que se você tem um coração voltado para o Evangelho e um coração para os estudantes universitários, não importa sua idade, você pode fazer a diferença”.

E Shu concluiu dizendo: “Eu realmente reconheço que Deus me ajuda. Mesmo sendo velhos — ela tem 82 anos, eu tenho 83 — se você quiser fazer isso e for sincero, Deus irá guiá-lo”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE BAPTIST PRESS

Ruínas encontradas em Jerusalém podem provar relatos da Bíblia, dizem arqueólogos

 

Escavações na cidade de Davi. (Captura de tela/YouTube/City of David)

Um novo estudo conseguiu datar com precisão as descobertas do período do Primeiro Templo encontradas na Cidade de Davi.

Uma descoberta científica revelou a verdade sobre um local na antiga Jerusalém que está desafiando a opinião de especialistas e confirmado o relato da Bíblia.

Até o momento, os especialistas acreditavam que um trecho de muralha no núcleo original da cidade foi erguido durante o reinado de Ezequias, rei de Judá, que governou entre os séculos VII e VIII a.C.

Ele testemunhou a destruição de seus vizinhos ao norte, o Reino de Israel, pelo Império Assírio, e acredita-se que tenha construído o muro como medida de defesa contra os invasores.

Porém, um estudo de quase uma década revelou que o muro foi construído pelo bisavô de Ezequias, o rei Uzias, após um grande terremoto, o que coincide com o relato da Bíblia.

O muro está localizado na Cidade de Davi, o sítio arqueológico histórico que, de acordo com a Bíblia, foi o local da cidade original de Jerusalém.

Joe Uziel, da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), explica: “Durante décadas, presumiu-se que este muro foi construído por Ezequias, rei de Judá. Mas agora está ficando claro que isso remonta aos dias do Rei Uzias, conforme sugerido na Bíblia.”

“Até agora, muitos investigadores presumiam que o muro foi construído por Ezequias durante a sua rebelião contra Senaqueribe, rei da Assíria, para defender Jerusalém durante o cerco assírio”, disse ele.

E continuou: “É agora evidente que o muro na sua parte oriental, na área da Cidade de Davi, foi construído antes, pouco depois do grande terramoto de Jerusalém, e como parte da construção da cidade.”

De acordo com o Antigo Testamento, a construção figura no Segundo Livro de Crônicas: “Uzias construiu torres em Jerusalém, na Porta da Esquina, na Porta do Vale e na esquina do muro, e as fortificou.”

A Bíblia também atesta a atividade sísmica – com o Livro de Amós, no Antigo Testamento, datando de “dois anos antes do terremoto, quando Uzias era rei de Judá”.

Antiga muralha

O estudo, um projeto conjunto entre a IAA, a Universidade de Tel Aviv e o Instituto Weizmann de Ciência, revelou a origem da antiga muralha através da datação por carbono-14.

Também conhecida como datação por radiocarbono, essa técnica utiliza o decaimento de um isótopo radioativo de carbono (14C) para determinar a idade de objetos que contenham material carbonáceo.

Segundo o IAA, esse período da história foi anteriormente considerado um “buraco negro” para a datação por carbono-14, devido às flutuações nos níveis do isótopo na atmosfera da época.

No entanto, utilizando anéis de árvores antigas da Europa, os cientistas conseguiram mapear essas flutuações ano após ano.

Escavações

Elisabetta Boaretto, do Instituto Weizmann, afirmou: “A resolução do c-14 foi muito ruim – 200-300 anos; era impossível distinguir qualquer outra coisa. Com o trabalho que fizemos na Cidade de Davi, conseguimos chegar a uma resolução em menos de 10 anos, o que é realmente algo muito novo e dramático.”

Os cientistas coletaram amostras de artefatos orgânicos encontrados em quatro locais de escavação diferentes no antigo núcleo de Jerusalém, às vezes chamado de Cidade de Davi.

Entre essas amostras estavam sementes de uva, caroços de tâmaras e até mesmo esqueletos de morcegos.

Todos foram limpos, convertidos em grafite e posteriormente inseridos em um acelerador de partículas, onde foram submetidos a velocidades de 3.000 quilômetros por segundo para separar o carbono-14 de outros materiais orgânicos.

Assim, a medição do carbono revelou a verdadeira idade da amostra.

Expansão de Jerusalém

Yuval Gadot, da Universidade de Tel Aviv, mencionou que o método também atrasou a expansão da cidade para o oeste em cinco gerações.

Ele disse: “Até agora, a maioria dos investigadores relacionou o crescimento de Jerusalém a oeste, ao período do rei Ezequias – há pouco mais de 2.700 anos.”

“A suposição convencional até à data tem sido a de que a cidade se expandiu devido à chegada de refugiados do Reino de Israel no norte, após o exílio assírio.”

“No entanto, as novas descobertas reforçam a visão de que Jerusalém cresceu e se espalhou em direção ao Monte Sião já no século IX a.C.”

“Isso foi durante o reinado do rei Jeoás – cem anos antes do exílio assírio.”

“À luz disto, a nova investigação ensina que a expansão de Jerusalém é resultado do crescimento demográfico interno da Judeia e do estabelecimento de sistemas políticos e econômicos.”

Reinados de Davi e Salomão

Além disso, mostra que a cidade era maior do que se pensava durante os reinados de Davi e Salomão.

Dr. Uziel declarou: “Durante o século 10 a.C., nos dias de Davi e Salomão, esta pesquisa mostrou que a cidade estava ocupada em diferentes áreas, e parece ter sido maior do que pensávamos anteriormente.”

“Podemos identificar edifícios específicos e relacioná-los com reis específicos mencionados no texto bíblico.”

O Reino de Judá perdurou até 587 a.C., quando os babilônios cercaram e destruíram sua capital, Jerusalém, juntamente com o Templo de Salomão, frequentemente referido como o Primeiro Templo.

Um arqueólogo alega que as ruínas de cinco cidades fortificadas nos arredores de Jerusalém pertenciam ao mesmo reino governado pela figura bíblica do Rei Davi.

Yosef Garfinkle, da Universidade Hebraica de Jerusalém, acredita que as cidades datam do início do século 10 a.C., cerca de 200 anos antes do que se pensava anteriormente, situando sua construção na época de Davi.

Publicado em junho do ano passado, o estudo de Garfinkel descreve todas as cidades com duas muralhas paralelas no centro e estradas organizadas, sugerindo que a rede estava ligada a um reino.

Embora as cidades tenham sido descobertas separadamente, o arqueólogo afirma ser o primeiro a conectar os pontos, determinando que se trata de uma rede urbana organizada construída por volta de 1000 a.C.

E o Rei Davi governou de 1104 a 960 a.C., durante a Idade do Ferro.

Afirma-se que Davi, um pastor que se tornou o terceiro e mais proeminente rei de Israel por volta de 1000 a.C., unificou todas as tribos de Israel sob um único monarca. No entanto, a veracidade dessa narrativa tem sido contestada devido à escassez de evidências.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO DAILY MAIL

segunda-feira, 6 de maio de 2024

A Misericórdia Deve Gerar Temor

Pela misericórdia e pela verdade, se expia o pecado; e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal. Provérbios 16:6


Não importa qual tenha sido o nosso pecado contra Deus. Se existe verdade na nossa confissão, certamente obteremos o favor do perdão de Deus por conta da sua infinita misericórdia.

Tão certo como isso é verdadeiro, também é certo que essa premissa não deve ser tomada como um passaporte livre para uma vida pecaminosa.

Uma confissão verdadeira perante Deus, é aquela que vem acompanhada de um genuíno arrependimento, caso contrário, é só uma confissão, uma declaração de culpa.

Se a misericórdia move o coração de Deus à nos perdoar, por outro lado, ela também deve gerar na nossa alma profundo temor a Deus. Visto que, se pela misericórdia e pela verdade, os nossos pecados são anulados, É tendo temor a Deus que nos resguardamos e evitamos o mal.

Pb. Levi Almeida

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