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quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Irmão de Benny Hinn é afastado da igreja após escândalo sexual



Sam Hinn manteve um caso extraconjugal durante 4 anos
por Jarbas Aragão

Irmão de Benny Hinn é afastado da igreja após escândalo sexualIrmão de Benny Hinn é afastado da igreja após escândalo sexual

O pastor e escritor Sam Hinn é o irmão mais novo do conhecido pregador e televangelista Benny Hinn. Sam, 51, fundou em 1996 a igreja Gathering Place of Worship Center, na cidade de Sanford, Flórida.
Ontem (21) a igreja publicou uma carta em seu site, explicando que o pastor Sam está deixando a liderança da congregação para se dedicar à família. Ele confessou que estava vivendo um caso extraconjugal e que agora será acompanhado pelo pastor Ron Johnson.
O jornal Orlando Sentinal publicou na edição de ontem que Sam manteve por quatro anos um caso com uma mulher que era membro da igreja. Chantel Wonder, filha da mulher que não teve o nome divulgado, disse que seus pais foram casados por mais de 30 anos e desde 2001 frequentavam a Gathering Place, onde exerciam posições de liderança.
Segundo Chantel, o pastor Sam enganou sua mãe, dizendo-lhe que eles eram “almas gêmeas” e que Deus aprovava o relacionamento. Contou ainda que seu pai, que era diácono da igreja,  tomou conhecimento do caso em dezembro de 2008, quando descobriu mensagens de texto e de voz do pastor no telefone de sua esposa.
Sam Hinn é casado com Erika e tem quatro filhos. Ele teria sido confrontado por lideranças da igreja no ano passado, mas inicialmente negou o caso.  Em 14 de janeiro, Hinn confessou para usa esposa e prometeu não falar com a amante.
O último domingo marcou a saída de Sam da igreja por um período indeterminado. Uma carta assinada por ele foi lida diante da congregação, e que dizia:
“Por mais doloroso que seja para eu confessar, me permiti ser atraído para uma relação que tem causado muita mágoa e dor para minha esposa e família. Já me arrependi, pedi e recebi o perdão deles, mas…  estou tirando uma licença do ministério para que eu possa focar toda a minha energia em minha relação com Deus e a restauração de minha família”.
A liderança da igreja foi procurada pelo Orlando Sentinel, mas não quis comentar a decisão do pastor Sam. Seu irmão Benny Hinn também teve problemas conjugais que o levaram a  separar-se da esposa Suzanne , em 2010. Mesmo tendo anunciado que Deus os havia restaurado e eles iriam casar novamente no ano passado, a cerimônia não ocorreu. Com informações Orlando Sentinel e Christian Post. 
Fonte:gospelprime

O Ser de Deus e Seus Atributos


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Por Rev. João Ricardo Ferreira de França


A Teologia Sistemática busca apresentar também o ser de Deus e os seus Atributos. Lidar com este tema é fundamental para a vida da Igreja, pois, existe um total desconhecimento de quem seja o Deus que se revela na Igreja de Cristo.

5.1 – O Ser de Deus:

O Catecismo Maior de Westminster (1643-1648) na sua pergunta: Que é Deus? A resposta é a seguinte:

Deus é um espírito, em Si e por Si mesmo infinito em Seu ser, glória, bem-aventurança e perfeição; Todo-Suficiente, eterno, imutável, incompreensível, onipresente, Todo Poderoso, onisciente; sapientíssimo, justíssimo, misericordioso e cheio de graça, longânimo e pleno de verdade.[1]( Trindade. Capítulo 2, seção I)

Esta definição teológica do Catecismo é uma verdade impar, pois, reflete o que as Igrejas herdeiras da Reforma sempre tem acreditado sobre o ser de Deus. A Confissão de Fé de Westminster nos apresenta a mesma tônica:

Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições.  Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, - onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para a sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro remunerador dos que o buscam e, contudo, justíssimo e terrível em seus juizos, pois odeia todo o pecado; de modo algum terá por inocente o culpado.[2]

5.1.1 – Deus é Suficiente em si mesmo.

A Confissão de Fé nos mostra com base na Bíblia que Deus é em si mesmo suficiente; o que isto quer dizer? Isto significa que Deus não é dependente da nada ao seu redor para continuar existindo.

Deus tem em si mesmo toda:

a) Vida: ele é si mesmo e de si mesmo toda a vida (João 5.26)
b) Glória: Deus tem toda a glória em si mesmo. Ele é o Deus exaltado em si mesmo (Atos 7.2)
c) bondade: A Teologia Reformada diz que Deus é o supremo bem que homem deve ter. Isso quer dizer que para nós Deus é infinitamente bom (Salmos 119.68).

Isto implica dizer que Deus não precisa de nada ou de ninguém para continuar existindo como Deus. Sua glória não é derivada de alguma coisa que criou. A confissão de Fé diz exatamente isso “Ele é todo suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua glória nelas, por elas, para elas e sobre elas”. É nosso propósito viver para a Glória de Deus sem acrescentar nada a esta Glória.

5.1.2 – Deus é o Fundamento de toda a Criação.

Os teólogos de Westminster, juntamente com a Bíblia, declaram que Deus é a razão de existência de tudo o que foi criado. Os teólogos puritanos afirmam isso de forma bem arrojada e segura: “Ele é a única origem de todo o ser; dele, por ele e para ele são todas as coisas e sobre elas tem ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser.”

A confissão diz que Deus é “a única origem de todo o ser”, então, entendemos que:

a. Deus é a fonte da existência: Isto significa que para nós o mundo não é o resultado de uma explosão (Big-Bang) e nem é o processo de uma geração espontânea (evolucionismo / darwianismo), mas que esta criação tem um único autor que o nosso Deus Trino (Atos 17.24-25)

b. Deus é a única origem indicando que ele é o Soberano sobre a criação: Todas as coisas que existem são dele, por ele e para ele, esta é a linguagem bíblica para descrever a soberania absoluta de Deus sobre todas as coisas que ele criou – ele tem o “soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser” o conceito de soberania é ressaltado aqui porque Deus deve ser visto como o governante deste mundo (Rom. 11:36; Apoc. 4:11).

5.2 – Os Atributos de Deus:

Deus se revela por meio de seus atributos, alguns preferem o termo qualidades ou perfeições de Deus, todavia, continuaremos usando o termo usual da Teologia Sistemática – os Atributos de Deus. Os atributos de Deus são classificados em duas categorias: Atributos Incomunicáveis e Atributos Comunicáveis.

5.2.1 – Os Atributos Incomunicáveis:

Definição: Podemos dizer que são os atributos que Deus não comunica ao homem, pois, estes atributos encontram-se somente em Deus.

A unidade de Deus: Antes de considerarmos apropriadamente este assunto, se faz necessário considerar a unidade Deus. Nós presbiterianos acreditamos que há um só Deus, e este é “Vivo e Verdadeiro”.

O texto de Deuteronômio 6.4 nos mostra essa realidade. O termo “único” ocorre no texto para apontar uma “Unidade” não Absoluta, mas para uma “Unidade composta”, ou seja, Deus é um, mas nele há certa pluralidade que o judeu não podia explicar. Este é o indicio da doutrina da Trindade que consideraremos depois.

a) Deus é Infinito em Perfeição:

Deus tem sido caracterizado na Bíblia como um ser infinito. Em profunda perfeição a infinitude de Deus descreve que ele não tem fim, sempre continuará existindo, isto descreve que ele é isento de qualquer limitação, descreve que ele está ausente de qualquer erro em seu ser, e assim, descreve sua perfeição. Veja-se Jó 11.7-10; Salmos 145.3; Mt.5.48.

b) Deus é Imutável:

Outro atributo de Deus que é incomunicável ao homem é chamado de imutabilidade, a imutabilidade de Deus significa que Ele é sempre o mesmo em Seu ser, Ele não muda em sua natureza ontológica. O texto de Tiago. 1.17 nos informa isso. Três coisas podem ser analisadas aqui:

(1) Tudo o que é bom vem de Deus.
(2) Que de Deus as trevas não vem.

(3) Que Deus não pode mudar.

c) Deus é Eterno:

A sua eternidade não pode ser enumerada, somente ele é o ETERNO POR MAGNIFICIENCIA. A eternidade de nossa alma está ligada à criação de Deus. O SENHOR criou o homem para ser eterno, mas a eternidade de Deus é dEle somente.

d) Onipotência:

Creio “em Deus Pai, Todo-Poderoso” esta é a confissão da igreja. O atributo de onipotência cabe somente em Deus que criou o mundo e tudo o que nele existe; ter todo poder significa que Deus pode fazer tudo o que lhe apraz para glorificar o seu próprio nome. Jó 37.23.

e) Onisciente:

Deus conhece todas as coisas em sua totalidade, esse conhecimento não é adquirido, mas é inato em seu ser, Deus não aprende as coisas como acontece conosco, mas ele sabe tudo – alguns chamam isso de conhecimento exaustivo e simultâneo de Deus. Dentro deste atributo podemos incluir a presciência que é fruto deste conhecimento exaustivo de Deus. Romanos 11.34 e 1 Pedro 1.1-2.

f) Onipresença:

O Criador está em todos os lugares e não está limitado a estes lugares. É isto que quer dizer “Onipresença”. Dentro deste atributo encontramos apoio para duas verdades teológicas que são: 1) que Deus é Imanente – está na Criação, mas não é a Criação; 2) que Deus é transcendente – que está ausente na Criação, mas não abandona a Criação e não se funde ou confunde-se com ela. (Salmos 139.7-10).
_________________
Notas:
[1] VOS, Johannes Geerhardus. Catecismo Maior de Westminster Comentado. Tradutor: Marcos Vasconcelos. São Paulo: Os Puritanos, 2007, p. 49.
[2] WESTMINSTER, Confissão de Fé. De Deus e da Santíssima Trindade. Capítulo 2, seção I in:  IN: Símbolos de Fé. São Paulo: Cultura Cristã, 2005, p. 27.

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terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dois norte-coreanos são mortos por crerem em Jesus Cristo



O líder do país, Kim Jong Un, é tido como uma divindade
O Portas Abertas dos EUA confirmou a morte de dois cristãos, revelando que um foi baleado enquanto ia a um ‘treinamento’ da Bíblia na China, e que outro morreu em um campo de trabalho na Coreia do Norte.
“Ele estava muito animado com a sua nova fé e queria compartilhar o Evangelho com sua família”, disse um trabalhador não identificado do Portas Abertas, em um comunicado. “Ele queria voltar para a China para estudar mais a Bíblia para que pudesse explicar a fé cristã melhor a sua família. É de partir o coração a sua morte e eu não consigo parar de pensar: ‘Se ele tivesse chegado um pouco mais tarde no rio de fronteira, o guarda não o teria visto e atirado nele. Ele ainda poderia estar vivo hoje”.
O outro cristão que foi morto também, aparentemente, fez cursos de Bíblia na China, mas voltou para a Coreia do Norte oito meses depois.
O Portas Abertas disse que ele era um cristão dedicado e fiel, o que é uma ofensa criminal na Coreia do Norte, passível de prisão e até mesmo de morte. Quando as autoridades descobriram sobre sua fé, eles o enviaram a uma prisão em um campo de trabalho forçado.
“Acabamos de receber a informação de que ele estava morto”, disse o Portas Abertas. “Ele foi terrivelmente torturado por causa de sua fé. Ele também foi forçado a fazer trabalho pesado, sem receber qualquer alimento. Antes de seu retorno à Coreia do Norte, ele foi batizado e se dispôs a enfrentar todas as dificuldades por isso. Nós nunca dizemos às pessoas para voltarem à Coreia do Norte, mas ele estava feliz. Estamos devastados ao ouvir sobre esses assassinatos. Sabemos que cristãos morrem por sua fé quase todos os dias naquele país, mas ainda é difícil lidar com isso”.
“Em nenhum outro lugar do mundo a perseguição de cristãos é tão intensa. Mesmo a posse de uma Bíblia é suficiente para ser morto ou enviado para um campo de trabalho forçado por toda a vida”, disse o Portas Abertas. A organização acrescentou que entre 200 mil e 400 mil cristãos podem estar vivendo na Coreia do Norte, mas os números oficiais são difíceis de informar, já que a profissão de fé deve ser mantida em segredo. Desses crentes, acredita-se que de 50 mil a 70 mil estão vivendo em campos de concentração, onde alguns enfrentarão uma morte cruel.
“Não há qualquer liberdade religiosa na Coreia do Norte. As pessoas são simplesmente mortas se eles acreditam em Jesus”, informou um refugiado norte-coreano, cujo nome não foi divulgado por razões de segurança, à Portas Abertas. “Kim Jong-Un é um deus e não pode haver qualquer deus além dele”. O Portas Abertas também revelou que existem serviços de igreja na Coreia do Norte, mas só quando os estrangeiros estão presentes, porém não há liberdade de religião, fala ou imprensa no país.
Em dezembro, um cidadão dos EUA ligado a um grupo protestante foi preso na Coreia do Norte. Detalhes de seu caso são vagos, mas fontes disseram que as autoridades encontraram em sua posse um computador com “informações delicadas” sobre a Coreia do Norte. As informações em questão supostamente se referem a fotos de órfãos e as lutas que população enfrenta, fatos que o governo norte-coreano não quer que sejam revelados.

Fonte: TCP e Portas Abertas

Pr. Silas desmente ‘safadeza’ da Forbes sobre sua renda


A sucursal brasileira da revista norte-americana Forbes publicou uma reportagem onde enumera os cinco pastores mais ricos do Brasil. Em primeiro lugar está o bispo Edir Macedo (Igreja Universal do Reino de Deus), cuja renda divulgada pela revista é de aproximadamente US$ 950 milhões.
Em segundo lugar aparece o nome do apóstolo Valdemiro Santiago (Igreja Mundial do Poder de Deus), com uma fortuna estimada em US$ 220 milhões, de acordo com a Forbes.
Na terceira colocação surge o nome do pastor Silas Malafaia, cuja fortuna é estimada emUS$ 150 milhões, de acordo com a revista.
O Líder e fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, missionário R. R. Soares, ficou em quarto lugar com um patrimônio estimado em US$ 125 milhões.
Na quinta posição ficou o casal Apóstolo Estevam Hernandes Filho e bispa Sonia Hernandes, ambos líderes e fundadores da Igreja Renascer em Cristo, com fortuna de aproximadamente US$ 65 milhões.
A Forbes informou que os dados obtidos para esta reportagem foram concedidos através do Ministério Público e pela Polícia Federal.
Pr. Silas responde
Existe um jogo muito bem organizado para denegrir pastores evangélicos a fim de que a sociedade tenha uma ideia de que pastor é um malandro usurpando dinheiro de imbecis e idiotas a fim de se locupletar.
Como sou psicólogo, aprendi que para a mente humana acreditar em alguma coisa são necessárias várias repetições. Se você não tem consistência na sua mente sobre a verdade, uma mentira várias vezes repetida para você, passa a ser uma verdade no seu processo mental. E é este o jogo: construir um preconceito da sociedade em relação a pastores e as igrejas evangélicas.
Estão com um medo danado do nosso crescimento.
Agora deixa eu desmentir essa “safadeza” inescrupulosa da Forbes Brasil em relação a minha renda:
1- Eu sou o pastor que nunca neguei informação a nenhum veículo de mídia, tanto é que meu patrimônio, receita da Associação Vitória em Cristo, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, da Editora Central Gospel, já foram publicadas por diversas entrevistas que dei, entre as quais, as páginas amarelas da revista Veja.
2- Não tenho medo, nem o que esconder do meu patrimônio, porque tudo o que possuo foi constituído de maneira legal, tanto diante da lei dos homens, quanto das leis de Deus. E mais, há 25 anos não recebo salário de pastor, não que seja errado ou pecado. A Bíblia diz que digno é o obreiro do seu salário. Foi uma decisão de foro íntimo da minha relação pessoal com Deus.
3- Se juntarmos a receita da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, QUE NÃO É MINHA, mais a receita da Associação Vitória em Cristo, QUE NÃO É MINHA, com mais o faturamento da Editora Central Gospel, que é minha propriedade, e mais as ofertas voluntárias que recebo por palestras dadas, somando tudo isto, não dá a metade do que eles anunciaram como receita pessoal minha. É só para vocês verem a safadeza e a cachorrada desses inescrupulosos.
4- Tudo o que tenho de patrimônio pessoal e renda, estão declarados na Receita Federal. Não tenho nada a temer ou a dever. Dizer que a informação da minha renda foi dada pelo Ministério Publico do Brasil e pela Polícia Federal é uma afronta a essas instituições sérias, porque eles não tem autoridade legal para fornecer nenhum tipo de informação como esta. Mais uma vez para provar a mentira desses safados, mediante a isto, entrarei com uma ação judicial contra a Forbes Brasil.
Fonte:verdadegospel

Líder da Igreja Maranata entra na justiça pedindo o cargo de volta



Ele é um dos investigados no processo de desvio de mais de R$21 milhões das doações dos fiéis
por Leiliane Roberta Lopes

Líder da Igreja Maranata entra na justiça pedindo o cargo de voltaLíder da Igreja Maranata entra na justiça pedindo o cargo de volta

Depois de ser afastado da presidência da Igreja Maranata, o pastor Gedelti Victalino Gueiros entrou na Justiça pedindo para reassumir o posto. Gedelti e outras 26 pessoas estão sendo investigadas pelo desvio de R$ 21 milhões doados pelos fiéis.
O desembargador Raldênio Bonifácio Costa, do Tribunal Regional Federal (TRF da 2ª Região) assinou o habeas corpus que autoriza Gedelti a voltar ao posto, mas ele continua sem poder entrar no Presbitério de Vila Velha (ES) pela decisão da juíza Sayonara Couto Bittencourt Barbosa, da Vara de Inquéritos Criminais de Vitória, que ainda está valendo.
Foi essa decisão que afastou não só o presidente como outros diretores da denominação exigindo a nomeação de novos pastores para ocupar os cargos deixados em aberto.
As finanças da Maranata estão sendo investigadas pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apontando também para o enriquecimento ilícito de alguns pastores.
Gueiros está na lista dos pastores da denominação que tiveram movimentações financeiras superiores aos valores declarados no Imposto de Renda. De acordo com o jornal A Gazeta, a Maranata nega o enriquecimento ilícito de seus pastores e justifica o aumento dos ganhos de seu ex-líder dizendo que ele vendeu algumas propriedades entre 2008/2011 o que aumentou sua movimentação financeira.
A assessoria da igreja respondeu ao jornal capixaba dizendo que “lamenta que tais leviandades construídas por uma dissidência da igreja atentem contra os pilares firmes que há 45 anos sustentam a instituição” e sobre Gueiros diz que os bens que ele possui são “fruto do trabalho de toda uma vida”.
Fonte:gospelprime

Filho de pastor mata os pais e três irmãos nos EUA



Novo massacre usando armas pesadas chocou a população.
por Jarbas Aragão

Filho de pastor mata os pais e três irmãos nos EUAFilho de pastor mata os pais e três irmãos nos EUA

Em meio ao debate nos Estados Unidos sobre as 23 novas medidas para o controle de armas de fogo implementadas pelo presidente Barack Obama, um novo crime chocou a nação.
Na cidade de Albuquerque, capital do Estado do Novo México, ocorreu o massacre de uma família, vitimando pai, mãe e três crianças. A polícia afirma que o autor é o filho mais velho do casal, de 15 anos.
O adolescente identificado como Nehemiah Griego teria usado várias armas para matar seu pai Greg (51), sua mãe Sarah (40) e os irmãos Zephania (9), Jael (5), e Angelina, 2.  Uma das armas seria um rifle de assalto do tipo militar, justamente o tipo de material que o governo Obama quer impedir a venda a civis. Não está claro como o jovem adquiriu o armamento.
No momento, ele está detido num centro de detenção juvenil. Segundo a polícia, ele matou a mãe e os irmãos primeiro, tendo esperado por cinco horas até o pai chegar em casa para matá-lo também.
As autoridades afirmam que Nehemiah teria posto na van da família várias outras armas e tinha planos de ir até o supermercado mais próximo e fazer mais vítimas. Ele esperava morrer em uma troca de tiros com a polícia. Os vizinhos dizem que o jovem tinha uma personalidade “estranha” e era muito recluso. Alguns relataram que ele era visto seguidamente usando uniformes militares.
A tragédia maior só foi evitada porque ele ligou para um amigo antes, contando seu plano. Este amigo o convenceu a passar primeiro em uma reunião na igreja Calvary, onde seu pai era o pastor. Um dos seguranças da igreja foi avisado e chamou a polícia.
O pastor Greg Griego é filho de um ex-senador do Estado e bastante conhecido. Ele e a esposa tinham dez filhos, mas naquele diz apenas os mais novos estavam em casa. Os sobreviventes da família Griego agradecem as orações, mas não querem falar. Pediram respeito à sua privacidade neste “momento difícil”.
Além de liderar a igreja, Greg Griego foi capelão voluntário no Centro Metropolitano de Detenção durante 13 anos, além de fornecer apoio espiritual aos bombeiros de Albuquerque. Com informações NY Daily News.

Sobre a prostituição como profissão legalizada


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Por Augustus Nicodemus Lopes

O deputado Jean Wyllys protocolou um projeto na Câmara de Deputados que visa regulamentar e legalizar a prostituição. De acordo com a notícia abaixo, ele espera que seja aprovada até ao que a Copa de 2014. Ele alega que o projeto é um esforço para atender as reivindicações de um movimento de prostitutas que ocorreu nos anos 70 e 80 e que ele defende as liberdades individuais e os direitos humanos das minorias. Um de seus argumentos em favor da aprovação é que, segundo afirmou, 60% dos deputados contratam prostitutas. Veja aqui e aqui.

Qualquer perspectiva dos cristãos sobre este assunto deveria passar pelo que as Escrituras nos informam sobre a prostituição:

1 – Os primeiros relatos bíblicos a mencionar a prostituição a relacionam com as religiões pagãs de Canaã. Estes cultos pagãos mantinham sacerdotisas que se deitavam com os adoradores de Baal e outros deuses para “encenar” a relação destes deuses com a terra. Elas eram chamadas de "prostitutas cultuais", veja Gn 28:1-22. No caso de homens (homossexuais), eram chamados de "prostitutos-cultuais" e a prática considerada uma abominação (1Reis 14:24). Mas também a prostituição é mencionada fora do contexto religioso como meio de vida. As meretrizes recebiam a paga de seus “serviços” sexuais, cf. Ez 16:30-33 e Provérbios 6:26.

2 – A prostituição cedo foi usada pelos autores bíblicos como símbolo da prostituição espiritual, que era a adoração de outros deuses por parte dos judeus, veja Ex 34:15-16; Lv 17:7; Lv 20:5-6; etc. Veja especialmente os profetas, como por exemplo Ezequiel 16.

3 – A prostituição era terminantemente proibida ao povo de Deus no Antigo Testamento. Um pai não podia obrigar sua filha a se prostituir para ajudar na renda da família (Lv 19:29). Um sacerdote não poderia se casar com uma mulher que fosse prostituta (Lv 21:7,14) e uma filha de sacerdote que se prostituísse desonraria o sacerdócio do pai (Lv 21:9). Nenhuma mulher das que servia no templo poderia se prostituir (Dt 23:17) e o dinheiro obtido pela prostituição não poderia ser trazido como oferta a Deus (Dt 23:18).

4 – A prostituição de judeus com mulheres pagãs sempre foi um problema em Israel e Deus sempre castigou os envolvidos, conforme Nm 25:1-4. Veja ainda Juízes 6:1. Mas havia também prostitutas em Israel, veja 1Reis 22:38 e o famoso caso das duas prostitutas que disputam o filho diante do rei Salomão (1Re 3:16). O livro de Provérbios descreve a prostituta e seu comportamento bem como o castigo que ela traz para si e para todos os que se envolvem com ela (Provérbios 7). Este mesmo livro traz advertências sérias contra a prostituição (Pv 23:27; 29:3). A prostituta é considerada uma mulher que não tem vergonha (Jr 3:1), depravada (Ez 23:43-44), adúltera (Os 2:2).

5 – O Senhor Jesus incluiu a prostituição entre os pecados que brotam do coração corrompido do homem (Mt 15:19). O apóstolo Paulo inclui a prostituição como uma das obras da carne (Gl 5:19) e parte da nossa natureza terrena pecaminosa (Col 3:5). Ele condena de maneira veemente, com argumentos teológicos, a prática da prostituição por parte de quem é crente em Jesus Cristo (1Cor 6:13-20) e determina aos crentes que se abstenham da prostituição (1Tess 4:3). O livro de Apocalipse usa a figura da prostituta e da meretriz como símbolo das falsas religiões e dos reinos de mundo que perseguem os servos de Deus (Ap 17:1-5; 19:2).

6 – Apesar de a prostituição ser terminantemente proibida na palavra de Deus, as prostitutas não estão fora do perdão e da salvação, mediante o arrependimento e a fé, como a famosa prostituta Raabe (Js 2:1). Jesus disse que meretrizes arrependidas entram no Reino de Deus em contraste com os religiosos endurecidos de seus dias (Mt 21:31-32).

Diante do exposto, os cristãos jamais poderiam ser a favor de um projeto de lei que regulamenta a prostituição como uma profissão reconhecida e legítima. Para nós, mesmo que fatores sociais e econômicos sejam trazidos como argumentos para justificar a prostituição, sempre será um pecado diante de Deus, uma manifestação da natureza corrompida do ser humano. Cristãos verdadeiros acreditam em arrependimento e mudança de vida pelo poder do Evangelho e que prostitutas e os que usam seus serviços – podem ser senadores ou deputados, não importa – precisam se arrepender. Além de pregar o Evangelho, as igrejas deveriam oferecer serviços de apoio para que aqueles que querem realmente mudar de vida tenham condição de ganhar seu sustento de maneira digna.

Fonte: Rev. Augustus Nicodemus Lopes, via Facebook

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vaticano homenageia evangélicos



Tim Tebow e Jeremy Lin foram convidados para evento promovido pela Igreja Católica
por Jarbas Aragão

Vaticano homenageia evangélicosVaticano homenageia evangélicos

No ano passado, foi criado um novo departamento do dicastério: “Cultura e Esporte”. Trata-se de uma iniciativa do Vaticano para promover “novos caminhos de evangelização e devolver ao esporte seu valor moral”.
Dirigido pelo Monsenhor Melchor Sánchez de Toca y Alameda, uma de suas propostas é “combater a imoralidade e resgatar valores no esporte profissional”. Surpreendentemente, os dois atletas convidados para exemplificar isso não são católicos.
O jogador de futebol americano Tim Tebow e o jogador de basquete Jeremy Lin serão homenageados, mas ainda não confirmaram sua presença no evento denominado “Nós acreditamos no Sport”, uma conferência internacional que visa promover bons valores em todos os eventos esportivos do mundo.
Tebow, quarterback do New York Jets, e Lin, guarda do Houston Rockets, apareceram muitas vezes na mídia ano passado falando de sua fé em Jesus. Ambos foram visto orando em público e testemunhando da diferença que Deus fez em suas vidas. O fato de eles serem evangélicos chamou atenção pelo fato de ser um evento promovido pelo Vaticano.
Monsenhor Alameda, diretor de Cultura da Câmara Municipal e da seção de esportes, afirmou que espera “oferecer exemplos de pessoas que provaram que a fé e o esporte são compatíveis”. Representantes do Comitê Olímpico Italiano, da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e da União Internacional de Ciclismo também foram convidados.
Durante uma entrevista, o monsenhor disse: “Para onde vai o mundo do esporte, por que surgem continuamente fenômenos de violência entre os aficionados do futebol, fenômenos de corrupção nas partidas, ou o doping? Este mundo ficou dominado pelo mercado e que está asfixiando todos os valores próprios do esporte. Acredito que isto é de interesse  de toda a sociedade e a Igreja pode ajudar a combater isto porque é perita em humanidade”. Com informações Catholic News. Via gospelprime

Hipocrisia no cristianismo




Por Kevin DeYoung


Muitos cristãos não compreendem a natureza da hipocrisia. É comum pensar que hipocrisia é a diferença entre suas ações e seus sentimentos.

Então, se eu fizer alguma coisa sem ter o meu "coração" nele, então eu sou um hipócrita.

Evangélicos são especialmente sensíveis a essa acusação porque acreditamos (com razão) que o cristianismo é mais do que "apenas se movimentar."

Nós sabemos que ter um relacionamento pessoal com Cristo é crucial. Nós acreditamos que a fé deve ser sincera. E, no entanto, podemos facilmente desviar nossos bons instintos. Alguns cristãos se perguntam se devem ainda ir à igreja se não se sentir bem.

Eles se perguntam se é certo cantar as canções de louvor, se não querem adorar naquela manhã. Eles hesitam a dar generosamente, porque "Deus ama ao que dá com alegria" e, assim, dando não os torna mais felizes.

Eles não têm certeza de que se arrependeram de seus pecados ou trabalham para perdoar seu agressor, a menos que eles se sintam com muita vontade de perdoar. Muitos cristãos temem que fazendo a coisa certa, sem os sentimentos certos, os torna hipócritas.

Mas isso é realmente hipocrisia? Outra palavra para descrever este comportamento pode ser "maturidade".  Crianças só fazer o que querem fazer. Adultos aprendem a fazer coisas que deveriam fazer, mesmo que não estejam animados a fazer.

É claro que, como cristãos, queremos crescer, e de uma forma que nos sentimos bem sobre o que é bom.

Hipocrisia é a incapacidade de praticar o que prega: “Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.” Mateus 23:03. Aparecendo exteriormente justo para os outros, enquanto na verdade, cheio de impureza e auto-indulgência, que é a definição de hipocrisia.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” Mateus 23:25-28

O hipócrita não é o cristão que luta contra o pecado, luta contra a tentação, e continua fazendo o que é certo mesmo em seus dias piores sentimentos. Isso é um herói. O hipócrita é o cristão que usa o verniz da virtude pública para cobrir a podridão do vício privado.

Ele é o homem que vive uma vida dupla ou o aluno que orgulhosamente responde as perguntas de escola dominical e tão orgulhosamente maquina imoralidades no resto da semana.

O pecado da hipocrisia não é que estamos mais confuso do que parece. Isso é verdade para todos nós. O pecado está em usar a aparência de bondade para encobrir as obras do mal.

Traduzido e adaptado por Carlos Reghine | Reformando-me | original aqui

Uma Admoestação a Jovens Evangélicos que Abraçam a Cultura


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Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica (2Tm 4:10).

Como as coisas deste mundo nos tentam a abandonar a Cristo, a amar a nossa própria vida mais que a Cristo e ao evangelho (Mc 8:35). É um grande perigo. E que ninguém se orgulhe em sua carne, achando que está imune: 

“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co 10:12).

Neste vídeo, John Piper nos alerta sobre um amor pelo mundo que torna o ministério impossível - um amor pelo mundo que ou leva ao abandono do ministério, ou torna o ministério tão secular que ele se torna inútil.

Caso não visualise o video, clique aqui!

Transcrição

Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica (2Tm 4:10).

Eu admito que não sei se ele se arrependeu. Nada na Bíblia diz que ele se arrependeu ou não. Não há evidência disso, mas certamente todos nós, pelo menos os mais velhos, conhecemos ministros que abandonaram seus parceiros e desistiram do ministério, abandonaram a fé, e até onde sabemos, nunca mais voltaram. Nós conhecemos pessoas assim.

Penso que Paulo queira que Timóteo sentisse não apenas uma preparação para tal pesar no ministério – “Isso acontece, Timóteo. Estou dizendo que aconteceu comigo para que você esteja pronto quando isso acontecer com você.” –, penso que ele também queria que Timóteo ouvisse a causa, para que ele pudesse evitá-la e, então, nunca fizesse o mesmo. Em outras palavras, nunca ser abandonado e nunca abandonar por ter visto a causa aqui.

“Demas, tendo amado o presente século, me abandonou.”

Há um amor pelo mundo que torna o ministério impossível. Existe um amor pelo mundo que ou leva ao abandono do ministério, ou torna o ministério tão secular que ele se torna inútil. Isso acontece tão frequentemente.

Então, se um ministro começa a se tornar mundano, ele tem duas escolhas: Deixar o ministério ou tornar o ministério mundano. Então ele consegue sobreviver. Demas não conseguiu. Por quê? Paulo! Isso não aconteceria na equipe de Paulo.

Então eis aqui uma admoestação a jovens e também velhos, mas especialmente jovens cristãos evangélicos que abraçam a cultura: Vocês precisam meditar sobre Demas por muito tempo. Tendo amado o presente século, ele considerou o ministério com Paulo impossível. E ele o abandonou.

Existe um amor pelo mundo, um amor pelo presente século, esses produtos da cultura que ignoram a Deus, que negam a Deus, que depreciam a Deus, que distorcem a Cristo, que se exclui mutualmente com um profundo amor por Jesus. Existe um amor por este mundo que é irreconciliável com o ministério para o mundo. O ministério de expor o mundo, de testemunhar ao mundo, de resgatar pessoas do mundo. Nada disso vai acontecer bem se você o amar demasiadamente. Eles vão pensar que você é apenas um deles.

Então, jovem Timóteo e jovem Bethlehem, lembre-se: mais pessoas abandonam a Cristo, e mais pessoas abandonam a igreja, e mais pessoas abandonam o ministério por causa do amor pelo mundo do que por qualquer outra coisa.

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Por John Piper © 2012 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: A Caution to Young, Culture-Embracing Evangelicals. Trecho da pregação: He Stood by Me and Strengthened Me for the Sake of the Gospel

Tradução: Vinícius Musselman Pimentel – Editora Fiel © Todos os direitos reservados
Fonte: Blog Fiel

sábado, 19 de janeiro de 2013

Por que crer na Trindade é essencial para a fé cristã?



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Por Denis Monteiro


Será que a religião que não crê na Trindade ela pode ser considerada herege? Por que que eu tenho que crer na Trindade para dizer que sou um cristão? 

Um assunto tão complicado que Berkhof diz:

A controvérsia trinitariana, que chegou ao clímax no conflito entre Ário e Atanásio, teve suas raízes no passado. Os Pais da Igreja Primitiva, [...], não tinham idéias claras sobre a Trindade. Alguns deles concebiam o Logos como razão impessoal, que se tornara pessoal quando da criação; outros, porém, reputavam-lO pessoal e co-eterno com o Pai, participante da essência divina, embora Lhe atribuíssem certa subordinação ao Pai. O Espírito Santo não ocupava lugar importante nas discussões deles. [...]. Tertuliano foi o primeiro a declarar claramente a tri-personalidade de Deus e a manter a unidade substancial das três Pessoas. Mas não chegou a exprimir de forma clara a doutrina da Trindade. (História das Doutrinas Cristãs, p.77. - Ed. PES)

 Veja algumas controvérsias que ocorreram na história, sobre a Trindade:

  • Arianos: negavam a divindade do Filho e do Espirito Santo, apresentando o Filho como a primeira criatura do Pai e o Espirito Santo como a primeira criatura do Filho.
  • Monarquismo dinâmico: via em Jesus apenas o homem e no Espirito Santo, uma influência divina.
  • Monarquismo modalista: considerava o Pai, o Filho e o Espirito Santo meramente como três modos de manifestações assumidos sucessivamente pela Divindade.
  • Socinianos: é da época da Reforma e seguiam as linhas arianas, mas foram além de Ario, pois para eles Cristo era simples homem e o Espirito Santo apenas um poder ou influência.

O Credo de Niceia diz que aquele que afirma "que houve um tempo em que o Filho de Deus não existia, ou que antes que fosse gerado ele não existia, ou que ele foi criado daquilo que não existia, ou que ele é de uma substância ou essência diferente (do Pai), ou que ele é uma criatura, ou sujeito à mudança ou transformação, todos os que falem assim, são anatemizados (grifo meu) pela Igreja Católica e Apostólica." Ou seja, o Credo relata que aquele que diz que Jesus não é Deus ou que foi gerado por Deus ou é menor que Deus, seja este, anátema (amaldiçoado). O Credo de Nicéia, revisado em Constantinopla em 382d.c, (com pequenas modificações efetuadas pelo Concílio de Calcedônia (451 AD) e pelo Concílio de Toledo (Espanha, 589 AD)) mostra agora o Espírito Santo com igualdade com o Pai e o Filho chamando-o de Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado. 

Para finalizar o argumento de que aqueles que não creem na Trindade não são salvos e nem professam uma fé verdadeira, o Credo Atanasiano reza assim: 

Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica. A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória e coeterna a majestade. Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E contudo não são três eternos, mas um só eterno. Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. E contudo não são três deuses, mas um só Deus. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor. E contudo não são três senhores, mas um só Senhor. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores. O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém. O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si. De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade. Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.

Em rápidas palavras o Credo diz que aquele que não crer na Trindade não pode ser salvo. Mas como eu posso aceitar tal doutrina, que foi posta como um fundamento da fé cristã pelos os pais da igreja, como regra de fé? Não estou dizendo que a Bíblia não ensina sobre a Trindade. Mas não encontramos relatos diretos na Sagrada Escritura que diz sobre a descrença na Trindade possa implicar na nossa fé em Cristo, para ser salvo.

Por fim, eu entendo que os Pais apostólicos estão certos. A crença na Trindade implicará em alguns fundamentos da fé Cristã. Como:

1 - Implicará na criação do universo e principalmente na criação do Homem. "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança [...] E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:26,27). O texto é claro em mostrar uma pluralidade no "façamos" e o contexto não afirma que este "façamos" são anjos, porque o verso 27 diz que foi criado à imagem de Deus.

2 - Implicará na crença no nascimento de Cristo, sendo ele Filho de Deus.

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo."(Mateus 1.18) O texto relata que Maria se acha grávida do Espírito Santo, mas é chamado "Filho de Deus" como disseram os endemoninhados: "Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?"(Mateus 8:29).

3 - Implicará na crença da obra de salvação. 

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (1 Pedro 1:2). Veja que na obra de salvação a Trindade está presente. Deus elege, o Espírito Santo santifica e o Filho asperge o seu sangue precioso. Como também relata Paulo na obra da salvação: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;[...] tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." (Efésios 1:4,13). Deus elege em Cristo e somos selados com o Santo Espírito "o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória." (Efésios 1:14 - itálico meu). Mas "devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;" (2 Tessalonicenses 2:13). Veja que mais uma vez a Trindade age, também, na salvação do pecador.

4 - Implicará na proclamação do Evangelho, sendo que, é a confirmação visível daquilo que foi aceito pela fé, o batismo.

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mateus 28:19) A formula de ministrar o batismo é em nome da Santíssima Trindade, como diz a CFW 28.2 "batizar o candidato em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.".

5 - Implicará na perseveração do cristão até que Cristo o leve para a vida eterna. 

"Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna." (Judas 1:20-21). "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (1 João 5:20) 

Portanto, fico com o que diz o Credo de Atanásio: 

Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade. 

Como diz Fançois Turretini:

Assim, aquele que não reconhece e não crê na Trindade não tem o Deus verdadeiro, porém erigiu para sim um ídolo no lugar de Deus.  (Compêndio de Teologia e Apologética. Vol 1. Livro: 3; Pergunta 24; p. 347).

Fonte: Teologia & Apologética via Bereianos

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