sábado, 19 de fevereiro de 2022

O DEUS QUE AGE

 



O Deus que age e nosso viver

Texto: Josué 4.1-24

Nos dias difíceis que estamos vivendo, muitos creem que Deus reina soberano no céu, mas muitos não acreditam que ele reina na terra. Muitos duvidam de sua soberana providência no mundo pós-moderno (atual), acham que ele não está conosco, não se interessa com o que está acontecendo em nossas vidas, família, igreja, nação, mas, quando estudamos a Palavra de Deus, podemos ver que o nosso Deus é transcendente e imanente, olhe e veja o sua intervenção na história de Israel. O texto  de Josué capítulos 3 e 4 nos ensina algumas lições importantes sobre o agir soberano de Deus.

1-CUMPRE A SUA PALAVRA (Js 3.1-13; 4.10) – Meus irmãos, no livro de Josué, podemos ver Deus  cumprindo a sua Palavra, como ele falara ao seu servo (Js 1.1-9;3.7,8 e 15). Diante desta verdade, aprendemos que podemos confiar na Palavra e no Deus da Palavra, pois ele não é como o homem. Sua Palavra é verdadeira e imutável, Deus não muda (Ml 3.6).

O Senhor Jesus nos ensina dizendo: “PASSARÁ O CÉU E A TERRA, PORÉM AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO”(Mt.24.35). Nós podemos confiar na Palavra viva e eficaz do nosso Deus. Nas escrituras encontramos todo o conselho de Deus concernente a vida, a salvação a sua vontade para nós, etc. Hoje é o dia de nos firmarmos na Palavra, pois a Palavra de Deus é fiel e verdadeira como o nosso Deus.

2- É O DEUS SOBERANO (3.14-17;4.1-9) – O Deus que Age, é o Deus todo poderoso, é o Senhor do impossível. Nada é difícil para Ele. Nos capítulos 3 e 4 de Josué, podemos contemplar o agir soberano de Deus, fazendo as águas do Rio Jordão pararem de maneira inédita, fato igual a este Israel não havia visto.

Deus é especialista em fazer coisas inéditas, nada é impossível para Ele. Ele é o Deus imutável, o soberano o criador dos céus e da terra. O mesmo Deus que abriu o mar vermelho (Êx.14.15-31), que derrotou o exército de Faraó, ele não está morto, mas continua agindo ainda hoje, lutando por seu povo de tal maneira que ninguém pode impedir “…agindo eu quem impedirá?” (Isaías 43.13).

Desse modo, meus irmãos diante das dificuldades da vida, confie em Deus, entregue seus problemas, sonhos e projetos a Ele, na certeza que Deus proverá. Não diga “eu tenho um grande problema”, mas fale, eu tenho um grande Deus, nada é impossível para o Soberano Deus a quem nós servimos. Ele está vivo, tem o controle da minha vida e de tudo e de todos em suas mãos. Sua mão é forte e poderosa e não está encolhida, por isso, nEle eu posso confiar.

3- É O ÚNICO DIGNO DE GLÓRIA(4.21-24) – Deus realizou aquele milagre extraordinário, não só para que Israel entrasse na terá prometida, mas para que Israel e os demais povos da terra soubessem que Ele verdadeiramente era o único Deus digno de temor, honra e glória (Josué 4.24). Só o Senhor é Deus. Sua mão é forte, para livrar, salvar, para fazer aquilo que o homem não pode fazer.

Meu irmão, você está enfrentando lutas em sua vida, família, empresa, etc. Confie em Deus, como nos ensina o salmista “entrega o teu caminho (vida) ao Senhor confia nele e o mais ele fará” (Sl 37.5). Deus nosso andar, sabe o momento que estamos passando, as circunstâncias que você está vivendo, por isso não temas.

Portanto, quando você alcançar a sua vitória, glorifique o nome do Senhor, manifeste a sua glória e o seu amor através do seu viver, para que todos saibam que o Senhor é Deus (1 Co 10.31). O Senhor continua agindo ainda hoje. Nele estar a nossa esperança e salvação. A Ele somente a glória.

Autor: Pr. Eli Vieira é formado e pós-graduado pelo Seminário Presbiteriano do Norte, Recife-PE e pastor efetivo da Igreja Presbiteriana Semear, Itabuna-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *