segunda-feira, 2 de junho de 2014

O ato de profetizar e determinar: UMA Análise Histórica, Teológica e Apologética - 1/3


.

Por Leonardo Dâmaso

Introdução

N º s Ultimos 30 Anos, Fatos Importantes aconteceram há Cenário evangélico brasileiro. Como Décadas de 80 e 90 trouxeram um lume muitas " novidades Religiosas "e" Tendências doutrinárias inusitadas "Que ficariam Marcadas parágrafo Semper. Muitos cristãos, especificamente OS desatentos, Opaco presenciaram a chegada dessas novidades e doutrinas no Brasil, Nao poderiam Sequer Imaginar Que ELAS Localidade: Não seriam salutares e devastaria Opaco, com o passar dos Anos, de Maneira Implacável, Uma proporção abrangente da Igreja evangélica, embora OS SEUS Adeptos Localidade: Não concordem com ISSO, UMA Vez Que São limitados UO Praticamente Leigos los Relação AO CONHECIMENTO das Escrituras.

Dentre varias como "Novidades Religiosas" e Tendências doutrinárias vigentes no Brasil, Quero elencar apenas Duas, Que São o ato de PROFETIZAR e DETERMINAR. E de suma importância observar Opaco PROFETIZAR e DETERMINAR Localidade: Não São Sinónimos, mas estao Relacionados e São Similares. Entretanto, Ambos possuem algumas nuances Opaco diferem Entre si, o Opaco Veremos na Análise Teológica. Atos estes, contudo, salientam Opaco como Mais VARIADAS bênçãos Opaco o Cristão profetiza e determinação, Pela Fé, Para Si MESMO E OUTRAS PESSOAS Pará, acontecerá.

A Seguir, apresentarei UMA breve Análise Histórica, Teológica e Apologética dos Populares atos de PROFETIZAR e DETERMINAR, Que se tornaram Praticamente UMA doutrina não evangélico Meio.

Análise Histórica

O ato de profetizar e determinar bênçãos, Milagres Tais Como, curas, Provisão Financeira, "Portas Abertas" e Felicidade na Vida sentimental TEM SUA ORIGEM na Confissão Positiva UO Movimento da Palavra de Fé. Juntamente com a Autoridade Espiritual UO unção especial, Que Deus conceder um alguns, especialmente EAo crentes "Profetas" ea Libertação Das maldições, Que incluem a Pobreza, Doenças e como frustrações Todas UO Derrotas na Vida, ESTA "doutrina" E hum dos Pilares Opaco formam uma  Teologia da PROSPERIDADE .

Localidade: Não obstante, muitos acreditam Conforme, a Teologia da PROSPERIDADE Localidade: Não Teve uma SUA ORIGEM nenhuma Clássico pentecostal da Primeira fase Movimento, Que Veio Para O Brasil em meados de 1910 e, tampouco, nenhuma Movimento pentecostal da Segunda FASE, Que sucedeu a Primeira meados EM de 1950. Antes, a Teologia da PROSPERIDADE e SUAS doutrinas tiveram SUA Origem NAS Religiões sincréticas da nova Inglaterra, Que FICA localizada nn  ESTADOS UNIDOS , não Nordeste do País, Bem No Início do Século 20.

Uma Vez Que a Teologia da PROSPERIDADE possui algumas Afinidades com a cosmovisão pentecostal, Isto É, com o SUAS doutrinas, Como um profecias Crença EM, Revelações, Sonhos, visões, FOI justamente não pentecostalismo, e, conseguinte POR, não neopentecostalismo Opaco uma Teologia da PROSPERIDADE EO ato de profetizar e determinar (Confissão Positiva UO Movimento da Palavra de Fé) tiveram boa receptividade e se destacaram, Tanto nn ESTADOS UNIDOS Quanto No Brasil.

Embora  Kenneth Hagin  (1917-2003) considerado o precursor SEJA da Teologia da PROSPERIDADE POR SEUS muitos de Adeptos, Pesquisas meticulosas realizadas POR Vários estudiosos renomados demonstraram, de forma inequívoca, Que o verdadeiro originador da Teologia da PROSPERIDADE, OU SEJA, da Prática de profetizar e determinar bênçãos, Que FAZ Parte da Confissão Positiva UO Movimento da Palavra de Fé, FOI  Essek William Kenyon . Sendo ASSIM, É de suma importância abordar hum Pouco da História destes Dois Grandes Paladinos da Teologia da PROSPERIDADE e SUAS implicações, um sabre, Essek William Kenyon e Kenneth Hagin.

Essek William Kenyon, o precursor da Teologia da PROSPERIDADE

Nascido não condado de Saratoga, Estado de Nova York, Kenyon (1867-1948) Mudou-se na Adolescência  com OS  Pais parágrafo a Cidade de Amsterdã, Região Opaco FICA localizada Próximo à Fronteira do Canadá. Nesta Época, AOS 17 Anos, elemento conheceu o Evangelho los UMA Igreja Metodista, porem, a Só se tornou Membro da MESMA AOS 19 Anos e, Por conseguinte, um evangelista.

Via de Regra, EM 1892, Kenyon Mudou-se par Boston, Onde se casou com Eva Spurling, EM 1893. Iniciou SEUS ESTUDOS não "Emerson College", conhecido POR serviços hum centro fazer Chamado Movimento "transcendental" ou "metafísico", Opaco DEU Origem uma Varias seitas de Orientação duvidosa. Uma das influências recebidas e reconhecidas POR Kenyon nessa Época FOI  Mary Baker Eddy , Fundadora da "Ciência Cristã". 1

Mais Tarde Kenyon pastor Ordenado was na Igreja " Batista Livre 's "em 1894, Onde assumiu UMA Pequena Congregação los Elmira, DEPOIS los Springyville e, AINDA, EM Concord, Nova Iorque. No entanto, EM 1898, elemento se Desliga da Igreja Batista Livre de. Em SEGUIDA, Inicia Um Novo Trabalho na Igreja tabernáculo, EM Worcester, Massachusetts. Em 1900 elementos FOI transferido de para uma Cidade de Spencer, Onde fundou o Instiuto Bíblico Betel, Opaco dirigiu ATÉ 1923. DEPOIS Disso Kenyon FOI parágrafo a Califórnia, Onde fez inúmeras Campanhas evangelísticas. Pregou DIVERSAS Vezes sem célebre Templo Angelus, EM Los Angeles, da evangelista Aimee Semple McPherson, Fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular. Pastoreou Igrejas Batistas Independentes los Pasadena e Seattle, e FOI UM pioneiro fazer evangelismo Pelo rádio, com o SUA "Igreja do Ar". Como transcrições gravadas de SEUS Programas serviram de base de muitos de parágrafo SEUS Escritos. de Além de SUA Teologia, Kenyon also was o criador de famosos jargões Populares contidos nenhum triunfalismo, Como "O Que eu Confesso, eu Possuo" e hum dos principais influenciadores dos muitos jargões Populares criados não decorrer dos Anos Pelos Adeptos do Movimento de Fé triunfalista.

Como influências na Teologia de Kenyon

Houve muitos debates Acerca da Influência de Kenyon na Teologia da PROSPERIDADE e não Movimento da Palavra de Fé triunfalista (o ato de profetizar e determinar). Conforme VIMOS Anteriormente, when estudou nenhuma  Emerson College , EM Boston, Kenyon, provavelmente Teve Acesso AO Conhecimento metafísico. Como seitas aderentes uma metafísica ensinavam Opaco uma Verdadeira Realidade ESTA Alem do Âmbito Físico. A Esfera do Espírito Localidade: Não superiores portanto E AO Físico Mundo, mas ControlA CADA UM DOS SEUS Aspectos. Mais AINDA, um PODE Humana Mente Controlar uma Esfera Espiritual. Portanto, o SER HUMANO TEM um capacity Inata de Controlar o  Mundo materiais  POR SUA Meio de Influência sobre o Espiritual, principalmente sem Opaco Diz Respeito à cura de Enfermidades. Kenyon acreditava Que essas ideias Localidade: Não somente ERAM Compatíveis com o Cristianismo, mas podiam aperfeiçoar a espiritualidade Cristã tradicional. Mediante o USO correto da Mente, o crente poderia reivindicar OS plenos Benefícios da Salvação. 2

O Norueguês Geir Lie afirmou los SUA  tese de mestrado  Publicada em 1994, intitulada: "EW Kenyon: Ministro evangélico UO Fundador de culto" Que a doutrina de Kenyon FOI influenciada Pelos ensinamentos de John Wesley sobre Santidade, Mas Que elementos poderia ter Sido Influenciado also, de Certa forma, POR Traços da metafísica cultual. No entanto, Segundo Pesquisas realizadas Pelo Dr. Dale H. Simmons, Kenyon, ALÉM de possuir raízes nn Ensinos de  John Wesley , Conforme Geir Lie destacou los SUA TESE, also was Influenciado Pelo Movimento de Vida Superior e Pelo Movimento Novo Pensamento fazer. Simmons argumentação Opaco Kenyon poderia ter Tido Conhecimento de Ambos OS Sistemas.

O Movimento Novo Pensamento fazer  FOI UMA onda Espiritual Opaco surgiu nenhum do Século final de 19, nos estados unidos, obtendo grande eclosão. Este Movimento consistia los hum Grupo Formado POR Instituições Religiosas VARIADAS, Organizações Seculares, Escritores, Filósofos e PESSOAS Opaco compartilhavam das crenças metafísicas, como cais Quais d'Orsay enfatizavam OS efeitos fazer Pensamento positivo na Esfera Física, da lei da Atração, cura atraves da Força da Mente, Força vital, visualização image Criativa e Poder Pessoal. Segundo um Movimento Teologia dEste, TODAS como  Doenças  se originam da  Mente , e Opaco o "Pensamento positivo" em enfrentar delas Produz uma cura.

Um DOS Primeiros e principais originadores do Movimento Novo Pensamento não FOI  Phineas Parkhurst Quimby  (1802-1866) . Nascido los  Líbano ,  Nova Hampshire , era Quimby Filósofo e hipnólogo, porem, sofria de algumas Doenças. De Isso, portanto, o motivou a Estudar sobre o ASSUNTO, Onde desenvolveu algumas ideias. Ele. Chegou à Conclusão de Opaco como Doenças TEM ORIGEM na Própria Mente que Homem POR Conta de crenças Falsas ", e Opaco uma Mente Aberta parágrafo a Sabedoria de Deus vence a Doença". Quimby acreditava Opaco "O Corpo Era Uma Casa Para a Mente fazer Homem. Se havia hum "Inimigo" (Doença UO alguma outra perturbação negativa, Minha ênfase) instalado não corporativa, ISSO SE POR UMA dava Crença errada da Mente. MESMO com o desconhecimento fazer Portador, a Mente é Quem adoecia O Homem. Desse modo, Quimby prometia Entrar na Casa e com o Poder da Mente expulsar o intruso, corrigindo um Pelo "impressão errada" restabelecimento da "Verdade" na Mente. 5

Contudo, when como PESSOAS possuíam uma Correta Crença, ELAS desenvolveriam uma Habilidade de Curar SUAS Próprias Enfermidades POR Meio da Força de SUAS Mentes. This Crença da cura Pelo Poder da Mente tinha SUA ORIGEM na Teologia de hum Deus amoroso Que deseja o Bem Estar ea Felicidade de Todos, e de UMA Realidade Espiritual Mais profunda e Tao do verdadeiro Como E A Nossa Realidade Física No Mundo. Portanto, according to tão Pesquisas realizadas de forma acurada, e como Informations los pauta, um teologiade Kenyon, de Fato, possui Traços dos Ensinos das seitas transcendentais, metafisicas, do Movimento de Vida Superior e, principalmente do Movimento Novo Pensamento fazer. 

Kenneth Hagin, o propagador da Teologia da PROSPERIDADE

Se Kenyon FOI o pioneiro da Teologia da PROSPERIDADE e da Confissão Positiva, Kenneth Hagin FOI o divulgador. Nascido los McKinney, não Texas, com hum Problema cardíaco congénito, Kenneth Erwin Hagin (1917-2003) Teve UMA infância conturbada. QUANDO tinha 6 anos, Seu pai decidiu abandonar a Família. Perto de completar 16 años, Seu Estado de Saúde piorou, chegando AO Ponto de Ficar prostrado uma cama UMA. FOI Neste Momento Doloroso de SUA Vida Que Hagin TEVE "Experiências espirituais" marcantes. DEPOIS de alegar that was AO inferno e AO CEU POR Vezes Três, elemento converteu-se a Cristo Jesus.

Hagin afirmou that was los 1933 "visitado" por Jesus Cristo e curado de SUA Doença ". O Seu Testemunho tornou-se par base de muitas de SUAS pregações de ferro. Apos refletir nenhum Evangelho de Marcos 11,23-24, elemento concluiu that parágrafo uma Pessoa receber uma benção, era necessario "CRER", EM SEGUIDA "declarar verbalmente a Fé" e, Finalmente, "Agir Como se tivesse JÁ Recebido uma benção". Em OUTRAS Palavras, Como hum Tipo de "Mágica fórmula", Hagin acreditava e ensinava Opaco, parágrafo receber uma benção, bastava Tão somente "CRER" e "profetizar, determinar UO decretar" com a boca, that was that Aquilo Pedido acontecerá.

Em Seu Testemunho, Hagin descreve Que, apesar de Muito debilitado físicamente POR Conta da Doença, AINDA ASSIM insistia los ir de para uma Escola, MESMO Que muitos o recomendassem uma Localidade: Não ir como Aulas parágrafo Permanecer los Repouso. Como JÁ havia desobedecido como Recomendacoes Médicas, elemento acreditava e declarava um SUA cura. Feito ISSO, DEPOIS Pouco ritmo recebeu uma benção, Isto É, uma cura de SUA Doença.

Em 1934 Hagin começou Seu Ministério Como Pregador batista e Três Anos DEPOIS se associou AOS pentecostais, EM 1937. Recebeu o Batismo com o Espírito Santo e falou los linguas. Nenhum MESMO ANO FOI Licenciado Como pastor das Assembleias de Deus e pastoreou varias Igrejas não Texas. Em 1949 começou a Envolver-se com pregadores de cura divina Independentes e 1962 fundou los Seu Proprio Ministério. Finalmente, EM 1966, fez da Cidade de Tulsa, Oklahoma los, uma Sede de SUAS Atividades. Ao Longo dos Anos, o Seminário Radiofónico da Fé, a Escola Bíblica POR Correspondência Rhema, o Centro de Treinamento Bíblico Rhema ea revista "Word of Faith" (Palavra da Fé) alcançaram hum Imenso number of PESSOAS. OUTROS Recursos utilizados FORAM Fitas cassete e Mais de cem Livros e panfletos. Hagin dizia ter Recebido uma unção divina parágrafo Ser mestre e profeta. Em Seu Fascínio Pelo sobrenatural, alegou ter Tido Oito visões de Jesus Cristo Nos Anos 50, Bem Como Diversas OUTRAS Experiencias fóruns do Corpo. Segundo elemento, SEUS Ensinos LHE FORAM transmitidos diretamente Pelo Proprio Deus Mediante Revelações Especiais. Todavía, ficou comprovado posteriormente Que elementos se inspirou grandemente los Kenyon, um Ponto de Copiar, Quase Palavra POR Palavra, Livros inteiros Desse antecessor. Em Uma tese de mestrado na Universidade Oral Roberts, DR McConnell demonstrou Opaco Muito fazer Opaco Hagin afirmou ter Recebido de Deus Localidade: Não passava de Plágio dos Escritos de Kenyon. A explicação dada Bastante Suspeita POR Hagin E Que o Espírito Santo havia revelado como mesmas Coisas EAo Dois. 8 

Os reflexos da Influência dos Ensinos de Kenneth Hagin no Brasil

De Os Ensinos de Hagin Nao somente influenciaram muitos pregadores norte-Americanos, Como Kenneth Copeland, Benny Hinn, Frederick Price, John Avanzini, Robert Tilton, Marilyn Hickey, Charles Capps, Hobart Freeman, Jerry Savelle, Paul David Yonggi Cho, dentre OUTROS, mas tambem muitos Pastores e pregadores brasileiros. ASSIM, nos Anos 80, a Teologia da Prosperidade EO O Movimento Da Palavra de Fé triunfalista chegaram AO Brasil POR Meio de Conferências, literatura e vídeos. Rex Humbard, Marilyn Hickey, John Avanzini, Robert Tilton, dave Robertson um e Benny Hinn FORAM OS SEUS divulgadores. Estes pregadores participaram das varias Conferências promovidas Pela Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep).

Alguns dentre OS muitos pastores e pregadores Opaco abraçaram OS Ensinos de Hagin no Brasil FORAM um "apostola" Valnice Milhomens, Líder fazer Ministério Palavra da Fé, o Missionário RR Soares, da Igreja Internacional da Graça, o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, o "apóstolo" Renê Terra Nova, não  Ministério Internacional da Restauração , o "apóstolo" Miguel Ângelo da Silva Ferreira, da  Igreja Evangélica  Cristo Vive, o pastor Silas Malafaia, da Igreja Assembleia de Deus Vitória los Cristo EO pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha. Atraves destes Lideres Religiosos supramencionados e de muitos OUTROS, a Teologia da PROSPERIDADE FOI se difundindo AO Longo dos Anos pelas Igrejas de TODO o Brasil atraves do Impacto de sermões, Livros e vídeos.   

Continua Nos proximos dias do ...
_________
Notas:
[1]  Alderí de Souza Matos. Artigo:  Raízes Históricas da Teologia da PROSPERIDADE .
[2] Ibid.
[3] Geir Lie. EW Kenyon:  fundador culto ou pastor evangélico?  (2003).
[4]  Phineas Parkhurt Quimby .
[5]  Os manuscritos Quimby .
[6] Alderí de Souza Matos. Artigo:  Raízes Históricas da Teologia da PROSPERIDADE.
[7]  O novo dicionário internacional de pentecostais e movimentos carismáticosMichigan, 2003, pag 687.
[8] Alderí de Souza Matos. Artigo:  Raízes Históricas da Teologia d um PROSPERIDADE

***
Fonte:  Bereianos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *