Seja o nosso parceiro neste ministério. Adquira o Ebook COMUNHÃO COM DEUS.

Seja o nosso parceiro neste ministério. Adquira o Ebook COMUNHÃO COM DEUS.
Seja o nosso parceiro neste ministério. Clique e o conheça

Conheça e adquira o Ebook do Livro do Pr. Eli Vieira já está Disponível

Conheça e adquira o Ebook do Livro do Pr. Eli Vieira já está Disponível
Disponível na Amazon

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Novos sequestros em massa deixam nigerianos em alerta

 

Ataques também afetam famílias que precisam fugir em busca de segurança

Extremistas islâmicos armados voltam a atacar e ameaçar vilarejos


Um vídeo que mostra reféns em uma floresta viralizou na Nigéria. Um jovem fala para a câmera, pedindo para que os policiais de Zamfara negociem a soltura do grupo. 

O material foi publicado nas redes sociais de um militante islâmico e continua com o jovem refém lendo um texto que culpa o governo nigeriano por falhar ao negociar com os sequestradores. “Só no nosso acampamento há 150 pessoas. Em outros, há mais de 200 reféns”, ele diz.  
 
Alguns dias após a publicação, rebeldes islâmicos armados atacaram um vilarejo, matando 11 pessoas e sequestrando mais de 50. Esses dois casos trouxeram medo à população nigeriana, que acredita estar vivendo uma nova onda de sequestros em massa. 
 
O ano de 2025 está sendo marcado pela brutalidade dos assassinatos em massa na Nigéria. Os primeiros meses de 2025 ficaram na memória pelos sequestros em massa, como o das 287 crianças na cidade de Kuriga e as 200 em Gamboru Ngala, ambos no mesmo dia. 
 

O que os sequestradores pretendem? 

“Todos os sequestros fortalecem o suporte financeiro de grupos criminosos, incluindo o tráfico de armas, drogas e pessoas”, diz Frans Vierhout, do Observatório de Liberdade Religiosa na África. As exigências dos sequestradores são absurdas. No sequestro em Chikun, em fevereiro de 2024, foram exigidos 11 bilhões de dólares, uma quantia maior do que o próprio orçamento nacional do governo nigeriano. 
 
“A estratégia pode não ser apenas financeira. A principal obrigação do Estado é a segurança, portanto, esse tipo de sequestro em massa diz aos cidadãos: ‘Somos nós, os sequestradores, que determinamos a sua segurança, não o Estado’. Quando você quebra a confiança das pessoas no governo, ele entra em colapso. Nesse vácuo de poder, um novo estado pode surgir. É por isso que esse tipo de ação cria condições para o fim de um governo”, diz Frans. 
 

Não são raras as notícias recentes de raptos e assassinatos em solo nigeriano. E não são apenas as vítimas que sofrem, mas todos que se veem obrigados a fugir de casa para garantir a segurança da família. 

Pedidos de oração

  • Ore por todos aqueles que foram raptados. Que todos possam voltar para suas casas em segurança.
  • Peça para que o Senhor continue usando e protegendo sua igreja em toda a Nigéria.
  • Interceda pela conversão dos criminosos e dos líderes nigerianos. 
  • Ore por paz e por provisão ao povo nigeriano.

A igreja pede socorro. Estenda sua mão

Com sua doação, nossos parceiros locais na Nigéria podem trabalhar em favor dos que mais precisam, como é o caso dos deslocados de Benue. Ajude-nos a alimentar e fortalecer os cristãos nigerianos física e espiritualmente.


Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *