sábado, 30 de setembro de 2017

Torneio de Futsal - Pés que Anunciam as Boas Novas

Foto de Eli Vieira Filho.


Foto de Eli Vieira Filho.
Foto de Eli Vieira Filho.

Equipe da Igreja Presbiteriana Filadélfia - Campeã do Torneio
Foto de Eli Vieira Filho.

Equipe da Congregação Presbiteriana de Jupi - Vice-Campeã do torneio
Foto de Eli Vieira Filho.

Borussia Dortmund  3º colocado
Foto de Eli Vieira Filho.

Foto de Eli Vieira Filho.


Foto de Eli Vieira Filho.
No dia 30 de setembro de 2017 a Congregação Presbiteriana de Caetés-PE promoveu  na  quadra da Escola Municipal Monsenhor José Carlos de Anchieta Callou, o primeiro torneio "Pés que Anunciam as Boas Novas" com a presença de alguns de times do Presbitério de Garanhuns e alguns times da cidade de Caetés. Foi um dia esportivo maravilhoso, mas foi também um momento para evangelizar. Na oportunidade os missionários William César da Congregação Presbiteriana de Caetés,  Jorge da Congregação Presbiteriana de Jupi-PE, e os jovens da Federação de UMP,s do Presbitério de Garanhuns juntamente com o secretário Presbiterial Júnior Vilela proclamaram o evangelho de Jesus para os atletas, as pessoas que estavam participando do evento e também nas ruas e praças da cidade de Caetés.
Foto de Eli Vieira Filho.Foto de Eli Vieira Filho.
Foto de Diego Batista.


Depois de várias partidas, foram definidas as equipes finalistas. No final, o resultado foi: Borussia Dortmund de Caetés ficou com o 3º Lugar. O time da Congregação de Jupi foi vice-campeão e o time da Igreja Presbiteriana Filadélfia foi Campeão do torneio. 
Antes da entrega dos troféus houve o momento devocional, e  a nossa maior alegria foi ver alguns jovens dedicando suas vidas para servir a Jesus depois da mensagem e do desafio do Miss. William. A Deus toda Glória. Em breve mais informações

07 Motivos Porque Pastores E Igrejas Não Devem Aderir Ao "Coaching" Teológico


Estou convicto que parte da igreja evangélica brasileira comumente tem se deixado levar por modismos. Sem sombra de dúvidas essa é  uma das características mais marcantes de uma igreja imatura teologicamente. Ademais, ouso afirmar que a igreja desse pais, devido a fraqueza bíblica de seus pastores tem sido levada com muita facilidade por ventos de doutrinas (Efésios 4:14) 

Nessa perspectiva, quando surge uma nova "sacada" ou revelação, os pastores deste tipo de comunidade, rapidamente abandonam na esquina do esquecimento as revelações passadas em detrimento às novas. 

Tem sido assim nas ultimas décadas. A Igreja passou por inúmeros "ventos" como a busca por  dentes de ouro, cura interior, batalha espiritual, confissão positiva, teologia da prosperidade, quebra de maldição hereditárias e muito mais. No entanto, apesar de algumas destas doutrinas ainda serem fortes em alguns dos nossos arraiais, posso afirmar que aos poucos, parte deste comportamento teológico está sendo substituído pela teologia do "coaching".  Há pouco, fique sabendo de um "coach" que está cobrando 6 mil reais por dois finais de semana com o objetivo de  motivar tanto o pastor como a igreja que por motivos distintos foram vencidos pelo desânimo.

Diante do exposto, resolvo elencar sete motivos porque pastores e igrejas não devem aderir ao "coaching" teológico:

1- Por que as Escrituras devem ser a única e exclusiva forma de consolo, conforto, exortação, admoestação e motivação para o crente.

2- Pelo fato de que o "coaching" incentiva a prática de um evangelho humanista e antropocêntrico.

3- Pelo fato de que uma igreja não é um negócio, nem  o evangelho um tipo de business e tampouco o  crente um cliente que deve ser motivado a encontrar o caminho da felicidade,

4- Porque o "coaching" ensina que o homem deve ter fé em si mesmo, utilizando para isso técnicas humanas onde o indivíduo  é o centro de tudo 

5-  Porque o "coach"  em vez de expor as Escrituras, faz de suas pregações palestras motivacionais confundindo evangelho com empreendedorismo e Cristo com um guru motivacional.

6- Pelo fatos de que as técnicas motivacionais substituem de forma velada, a suficiência de Cristo e das Escrituras.

7-  Pelo fato de que a teologia do "coaching" é mais um braço do pragmatismo religioso  do nosso tempo onde em nome da felicidade do cliente se faz qualquer negócio desde que o objetivo seja atingido.

Pense nisso"

Renato Vargens 

Como vivem os cristãos no Tajiquistão

Minoria cristã enfrenta perseguição tanto por parte do governo comunista como da maioria muçulmana

30-tarjisquistao-como-vivem-os-cristaos-no-tarjiquistao
O Tajiquistão é um dos países mais pobres da Ásia Central. Sua cultura assemelha-se muito a do Irã, inclusive a língua oficial, que é uma derivação do persa. A religião oficial é o islamismo. Por 800 anos, o cristianismo conviveu pacificamente com o islamismo no Tajiquistão, entre os séculos 6 e 14. Depois o cristianismo foi praticamente erradicado, e só voltou a partir de 1991, depois que o país se tornou independente da ex-União Soviética. Nesse ano, a igreja nativa que contava apenas com alguns poucos membros, cresceu para três mil, todos ex-muçulmanos.

Atualmente, contando com os cristãos ortodoxos russos, protestantes, cristãos históricos e várias denominações representadas, o número de cristãos no Tajiquistão chega a 62.200. Mas esse número representa menos de 1% da população total, que é de 8,8 milhões. Grande parte deles frequentam igrejas domésticas e são ativos na evangelização. No entanto, enfrentam pressão de dois lados. Tanto por parte da base comunista do governo, que não permite a presença de igrejas no país. Quanto da maioria muçulmana, que oprime qualquer muçulmano que se converte ao cristianismo.

Em relação ao ano de 2016, a pressão sobre os cristãos diminuiu ligeiramente, mas ainda é considerada alta, principalmente dentro do contexto familiar e da comunidade. O país passou de 31º lugar na Lista Mundial da Perseguição, em 2016, para a 35ª posição, em 2017.O ambiente social é tenso para quem decide seguir a Cristo. Atividades religiosas não são permitidas fora do contexto estatal e são totalmente controladas pelo governo. Casos de agressões contra a minoria cristã são comuns.

Pedidos de oração
  • Interceda pela igreja tajique, para que a fé dos cristãos seja cada vez mais fortalecida.
  • Peça para que tenham treinamento de liderança e assim sejam aptos a servir e edificar a igreja.
  • Clame para que a igreja continue crescendo e que haja muitas conversões.
  • Ore para que eles sejam livres de todo medo e permaneçam firmes mesmo em meio à perseguição.
Fonte: Portas Abertas

Jogador prega para multidão de jovens em estádio: "Vocês são amados por Deus"

Tim Tebow incentivou jovens a entregarem suas vidas a Deus num estádio de futebol, nos Estados Unidos.
Tim Tebow em momentos antes de jogo em Port St. Lucie, na Flórida. (Foto: Richard Graulich/The Palm Beach Post)
Tim Tebow em momentos antes de jogo em Port St. Lucie, na Flórida. (Foto: Richard Graulich/The Palm Beach Post)

O atleta americano Tim Tebow incentivou uma multidão de jovens a entregarem suas vidas a Deus na última quarta-feira (20) em um estádio de futebol em Alabama, nos Estados Unidos.
Considerado um dos melhores jogadores universitários da história, Tebow disse ao público de 14 mil jovens que, no início de sua carreira, uma das maiores dificuldades foi escolher em qual universidade ele estudaria e desenvolveria sua atuação no esporte.
“Meu pai me disse apenas para orar sobre isso. Mas eu já estava fazendo isso nos últimos 10 anos”, disse ele, acrescentando que conversou com pastores e amigos para definir sua escolha.
Mas foi uma conversa com seu pai, Bob, que finalmente fez a diferença. Ele perguntou qual era a prioridade de Tim. Ele respondeu que queria estar cercado de grandes pessoas. Em 2006, ele se tornou quarterback titular do time da Universidade da Flórida.
Embora Tim tivesse feito sua escolha, ele confessa que ainda não se sentia alívio. Ele percebeu que mesmo após orar e colocar sua confiança em Deus, você ainda pode estar sujeito a sentir ansiedade.
“Isso não significa que Deus não estava me conduzindo. Deus tinha um plano para isso, mesmo que eu não pudesse ver”, afirmou.
Além de falar como aprendeu a lidar com suas decepções e sucessos, o jogador de baseball incentivou os jovens a formarem suas identidades em algo “imperecível” e não serem seduzidos pelos padrões de sucesso deste mundo.
“Você não é um acidente”, disse Tim à multidão. “Você é importante. Você é amado pelo Deus do Universo”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE AL.COM



quinta-feira, 28 de setembro de 2017

IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA 15 anos Proclamando a Glória de Deus

A imagem pode conter: 10 pessoas, multidão e área interna



A imagem pode conter: 8 pessoas

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, multidão

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, multidão e área interna

No dia 28 de setembro de 2017 a Igreja Presbiteriana Filadélfia comemora 15 anos de organização.Durante o mês de setembro estivemos rendendo graças ao Senhor pelo nosso aniversário, com o lema: ”Um mês de Gratidão por quinze anos de bênçãos” e contamos com a participação dos preletores Dr. Arthur Cortez(IV IP de Garanhuns), Pr. Eli Vieira(pastor da IP Filadélfia), Pr. Wallace Rodrigues(IV IP de Garanhuns) e Pr. Josivan Martins(IP Lajedo-PE) e contamos com a participação dos Grupos de Louvor da nossa igreja e das irmãs Isabel Chalegra e Eliane Salvador e também contamos com a participação do pastor Jayme Barros, pastor Jadson Cunha e das Congregações de Caetés e Lagoa do Ouro.


Breve História da Igreja Presbiteriana

 Filadélfia

Origem da Igreja Presbiteriana Filadélfia

No primeiro semestre de 1990, foi recebido pelo conselho da Igreja Presbiteriana de Heliópolis um grupo de jovens, oriundos da Igreja Presbiteriana Fundamentalista Monte Sinai, que passou a reunir-se durante os dias da semana na residência dos irmãos; Odete Correia Braga e seu filho Moisés Braga, na Rua Diário de Pernambuco bairro de Heliópolis Garanhuns.
No mesmo ano passamos a congregação da referida igreja, após dois anos na residência dos irmãos Odete e Moisés, mudamos para COHAB I Rua L na residência da irmã Doraci Batista, onde passamos seis meses, no segundo semestre de 1992, passamos a funcionar com endereço fixo, no bairro de Heliópolis loteamento Jardim Petrópolis, Rua Tobias Barreto nº 30 - Garanhuns-PE.

Congregação Filadélfia nos anos 90
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Fotos da irmã Simone Carvalho

Irmã Nair Evangelista

Era um grupo de aproximadamente, trinta pessoas, em sua maioria jovens, e contávamos com o apoio das irmãs Odete Braga, Nair Maria dos Santos e Doraci Batista, que nos ajudaram na caminhada.
O primeiro evangelista da Congregação foi o irmão Claudionor Evangelista dos Santos, outros irmãos cooperaram com o trabalho em seu início como o seminarista e atualmente pastor Hamilton Rodrigues, o missionário Neto Terra Nova¹.

Com o apoio da Igreja Presbiteriana de Heliópolis no período do pastorado do Rev. Maely Ferreira Vilela a Congregação se fortaleceu e começou a crescer então foi organizada Junta Administrativa que era composta pelos seguintes irmãos: José Cícero da Silva, José Antônio Felix, Moisés Braga Júnior, Matosalém Evangelista  e pelo Seminarista Samuel Vitorino da Silva².
No pastorado do Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos  a Igreja Presbiteriana continuou apoiando os trabalhos da congregação. No ano 2000 a Congregação teve como pastor o Rev. Luiz Carlos Bueno que trabalhou com os irmãos. Em 2001 recebeu o missionário Carlo Ribeiro Novais.
 No dia 11 de fevereiro de 2001 a mesa administrativa recebeu a presença do Conselho da Igreja Presbiteriana de Heliópolis (ata de nº7 da Junta administrativa), constando com a presença do Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos, Pb. Hercílio Jorge Rodrigues de Melo e Pb. José Teixeira Vilela e registra-se um voto de apreciação pela aquisição de 10 bancos de madeiras do IBN. O missionário continuou na liderança da Congregação até o mês de setembro do ano dois mil e dois (09/2002).
A última reunião da Junta Administrativa da Congregação Presbiteriana Filadélfia aconteceu no dia 11 de setembro de 2002 e sob a presidência do missionário Carlo Ribeiro Novais e dos membros Pb. Moisés Pereira Braga Júnior, dos diáconos José Cícero da Silva e Antônio Felix da Silva e do irmão Matosalém Evangelista dos Santos, onde decidiram concluir a frente do templo, adquirir oito bancos plásticos para uso do Departamento Infantil bem como a pintura da classe térrea do Departamento Infantil³            

A Organização da Igreja Presbiteriana Filadélfia

Com o crescimento e fortalecimento da Congregação Presbiteriana Filadélfia o Presbitério de Garanhuns decidiu organizá-la em Igreja. E as dezenove horas e quarenta minutos do dia 28 de setembro de 2002 no salão de cultos da Congregação Presbiteriana Filadélfia, reuniu-se a comissão executiva do Presbitério de Garanhuns sob a presidência do vice-presidente Pb. José Antônio Lima de Araujo, verifica-se a presença dos seguintes membros membros da mesa: Rev. Irineu ferreira da Silva secretário Executivo, Rev. Alexander Oliveira Paes segundo secretário, Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos tesoureiro e ausentes o presidente Rev. Edson Dantas de Oliveira e do primeiro secretário Presb. José Barbosa da Silva Neto, conforme cópia da ata de organização da igreja abaixo.
                                
Ata de Organização da IP Filadélfia








Eleição dos Oficiais - Foram eleitos os seguintes presbitteros: José Cícero da Silva, Warcy Ubirajara Alves e Matosalém Evangelista e diáconos: Rogério Natalício, Edivaldo Vicente e Jocinaldo Bezerra, estes foram os primeiros oficiais da Igreja Presbiteriana Filadélfia.

Pastores da Igreja Presbiteriana Filadélfia

O primeiro pastor da nova igreja foi o Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelosdesignado pelo presbitério. No dia 13 de novembro de 2002 em sua segunda reunião o conselho decidiu marcar a eleição pastoral para o dia  oito de dezembro de 2002 e apresentou o nome do Rev. Suetônio  de Souza Leão Araujo como candidato do conselho, e fora dada oportunidade a igreja para apresentação de nomes até o dia 30 de novembro de 2002. Os membros da igreja apresentaram o nome do Rev. Esdras Cordeiro e Silva. A eleição seria para um período de  de dois anos. Mas o pastor Suetônio como a pastor Esdras terminaram não concorrendo a eleição. A assembleia foi realizada ás 21:00 do dia 22 de dezembro de 2002 foi constatado a presença de 23 membros comungantes onde foi eleito o Bel. Francisco das Chagas dos Santos.


OS PASTORES DA IP FILADÉLFIA










1-Rev. José Ernando Pereira de Vasconcelos (28/09/2002 a 12/2002)- designado pelo PGAR.



Foto do perfil de Francisco Chagas Santos Chagas, A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
















2-Rev. Francisco das Chagas dos Santos (2003 a 2004) O primeiro pastor eleito e segundo pastor da IP Filadélfia foi o Rev. Francisco das Chagas dos Santos o qual pastoreou a igreja até ano dois mil e quatro.



A imagem pode conter: 1 pessoa








3- Rev. Mariano Alves Júnior (2005 a 2010) - No pastorado do Rev. Mariano a igreja se fortaleceu e se consolidou. No seu pastorado a igreja fundou o Projeto Social CBCE(Café na Barriga Cabeça na Escola) depois Projeto Barnabé, e o Projeto Novos Campos.













4- Rev. Eli Vieira Filho pastor efetivo de 2011 até hoje




A imagem pode conter: 2 pessoas












5-Dr. Rev. Jayme Barros de Oliveira pastor colaborador deste o pastorado do Rev. Mariano Alves até hoje.




CONSELHO E JUNTA DIACONAL EM 2017


CONSELHO 2017

 Pastores:

Eli Vieira Filho ( Pastor Efetivo), Maria Goretti e Eli Neto
Foto de Eli Vieira Filho.

Dr.Jayme Barros de Oliveira (pastor colaborador) e irmã Eunice Oliveira
A imagem pode conter: 2 pessoas

Presbíteros em setembro 2017
  César Henrique, Iraneide, Pedro Henrique e Lorena
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

     Pedro Izídio, Josenaide Vilela, Breno e Sabrina
Foto de Nayde Vilela.


                    José Cícero, Claudia Carvalho, Rebeca e João Marcos

                  Matosalém Evangelista, Sílvia Feitosa e Miguel

Diego Batista, Bárbara Vasconcelos e  Luiz Antônio
Foto de Bárbara Vasconcelos.

Presbíteros em disponibilidade

Romualdo e Silvana
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

               Warcy Ubirajara e Alda Vilela
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

JUNTA DIACONAL 2017

Diáconos em setembro de 2017
Antônio Pereira e Shirley
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo


Edvaldo Vicente e Danielle
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

Gildo Libório, Mosenite e Rebeca
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, criança

            Jonas Vilela e Taciana Vilela
   A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, área interna


 IGREJA PRESBITERIANA FILADÉLFIA 15 ANOS 

A imagem pode conter: 8 pessoas

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

No dia 28 de 2017 a Igreja Presbiteriana Filadélfia completa 15 anos de organização e pela graça de Deus continua crescendo e se fortalecendo, hoje tem mais de 160 membros comungantes e não-comungantes (sede e congregações) e atualmente vários irmãos estão envolvidos trabalhando, como você pode ver:
CONSELHO - Pastores: Eli Vieira Filho ( Pastor Efetivo), Dr. Jayme Barros de Oliveira (pastor colaborador);Presbíteros: César Henrique, Pedro Izídio, José Cícero, Matosalém Evangelista e Diego Batista. Presbíteros em disponibilidade: Romualdo Carlos e Warcy Ubirajara.
JUNTA DIACONAL – Diáconos: Antônio Pereira, Edvaldo Vicente, Gildo Libório e Jonas Vilela. Diáconos em disponibilidade Jocinaldo Bezerra, Ednaldo e Antônio Sávio.   
ZELADORIA DA IGREJA-Silvana Martins
BOLETIM INFORMATIVO – Antônio Pereira e Shirley Isabel Pereira.
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: SUPERINTENDENTES:  Josenaide Vilela, Diego Batista e Rosana.SECRETÁRIO (A)S DA EBD- Marta Almeida e Rosângela Fidelis. PROFESSORES DA EBD-Pr. Eli Vieira, Pr. Jayme Barros, Presb. José Cícero, Samuel Vieira, Simone Carvalho, Claudia Carvalho, Taciana Vilela, Silvana Martins, Presb. César Henrique, Edson Cabral, Silvana Martins, Josélia Moraes e Tiago Evangelista.
CLASSE DE CRIANÇAS DO CULTO A NOITE-  Josenaide Vilela, Josélia, Sabrina Vilela, Fernanda, Raquel Almeida, Cida Pontes, Maria Goretti, Eliane Ferreira, Débora Pontes.
COORDENADORAS DO DEPARTAMENTO INFANTIL- Maria Goretti Vieira e Selma Morais;
SOCIEDADES DA IGREJA: UPH (UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS)-Presidente   Presb. César Henrique,  Vice- Gildo Libório,1º Secretário : Antônio Arcadium, 2º Secretário  Pedro Izídio e Tesoureiro  Jonas Vilela pastor Jayme Barros. SAF (SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA) - Presidente: Gecy Lopes, Vice-presidente: Diolinda Marques,1ª Secretária: Maria Goretti França, 2ª Secretária : Silvania Martins e Tesoureira: Maria Alexandra e conselheiro o presb. Romualdo Carlos. UMP (UNIÃO DE MOCIDADE PRESBITERIANA) Presidente: Tiago Evangelista, Vice-presidente Sabrina Vilela, 1º Secretária Debora Pontes, 2º Secretário Carlos Richards e Tesoureiro Filipe Carvalho e conselheiros Taciana Vilela, Jonas Vilela e Samuel Vieira. UPA (UNIÃO PRESBITERIANA DE ADOLESCENTE)-Presidente Maria Júlia, Vice-presidente Eli Neto, Secretário Djair Vasconcelos e Tesoureiro Wildson Matheus e orientadores Claudia Carvalho e . UCP (UNIÃO DE CRIANÇAS PRESBITERIANAS) -Presidente Neto Vasconcelos, Vice-presidente Miguel Carvalho, Secretário(a) Iuriele Pinto e Tesoureiro Sávio e orientadora Diolinda Marques.
EQUIPE DE MÚSICA E LOUVOR –  Pedro Izídio, César Henrique, Pedro Henrique, Reginaldo Pontes, Filipe Carvalho, João Marcos, Carlos Richards, Jonas Vilela, Tiago Evangelista, Sabrina Vilela, Débora Pontes, Silvana Martins, Silmara, Simone, Maria Júlia, Maria Alexandra.
PROJETO DÉBORA – “Mães de joelhos filhos de pé” todas as quintas às 15:00 às irmãs da igreja se reúnem com propósito de orar pelos seus filhos, igreja, cidade, etc.
GRUPO FAMILIARES – Em 2017 a Igreja visando a comunhão, adoração, oração, edificação e a evangelização de forma mais efetiva começou a trabalhar com pequenos grupos ou células e hoje já temos os seguintes grupos: Grupo Ebenézer, Grupo Shalom, Grupo Doulos e Célula Jovem.
PROJETO ALFA – visando alcançar as crianças e adolescentes do bairro através do esporte, foi criado o Alfa Futebol Clube(Pr. Eli Vieira, Presb. Diego Batista e irmão Filipe Ferreira).
CONGREGAÇÕES – assim como a IP Filadélfia foi criada e apoiada pela Igreja Presbiteriana de Heliópolis, tem apoiado e trabalhado em parceria com o Projeto Novos Campos buscando alcançar almas para glória de Deus nos campos das cidades de Caetés e Lagoa do Ouro. Congregação em Caetés – Missionário Willam César e cooperadores Reginaldo e sua esposa Mariá; Congregação em Lagoa do Ouro - Missionária Magali Fonseca e cooperadoras as missionárias Cristiane e Rayne Dayse.

Em breve mais informações. Aguarde!
Autor Pr. Eli Vieira

1- Informações fornecidas pelos presbíteros José Cícero e Matosalém Evangelista.
 2-Ata de nº 1  da Junta Administrativa
3- Ata de nº 27 da Junta Administrativa.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *